domingo, maio 28, 2006

A Selecção

Num ano em que se falou muito de uma tal selecção... aqui deixo os 13 que penso serem os melhores, tendo em conta apenas os jogos que vi! Alguns não sei o nome mas certamente que os conhecerão!
Em relação ao treinador... quem é campeão é sempre bom! Para mim o melhor treinador será sempre quem faz mais pontos... ou seja o Campeão - Manuel Nogueira!

Guarda-Redes:
Miro: Mesquita - Um dos pilares da equipa!
Alfarelense: Bruno Pocinho - Contra nós sofreu 7 mas fez uma excelente exibição...
Cernache B: No jogo da 2ª volta foi simplesmente intransponivel!

Jogadores de Campo:
Miro: Arménio - Do melhor que vi até hoje no distrital e outro atleta que contra nós jogou com o 7! Penso que é o Pina... Um Ala muito bom técnicamente que desiquilibra muito.

Prodeco: Filipe - Apenas jogou na 2ª volta mas o tempo que teve em campo deu pra notar que é um excelente Pivot. Na Posição de pivot tem pormenores excelentes. Ainda há mais 1 ala que não sei o nome (Deve ser o Juan nº 8)... Rápido e tecnicamente ágil!

Alfarelense: Tem 1 pivot muito bom... No jogo da 1ª volta quase todo o perigo do Alfarelense passou por ele! Tem também um ala que tecnicamente é muito bom e rápido...

Belide: O Fixo da equipa (Pedro Aires nº10)... Muito forte a defender. Tem um ala (maior parte do tempo ala direito) (Olavo nº 9) que contra nós raramente alguém lhe tirava a bola... Tem uma condução de bola e capacidade técnica excelente.

Ribeira de Frades: Vitó - Com 17 ou 18 anos tem muita margem de progressão... mas já é um dos elementos mais influentes da equipa...

ARC Espariz: José Carlos Varela: Pra quem marca 60 golos numa época pouco mais é necessário dizer... Apenas que deve ser um dos melhores marcadores do distrito! Nuno Fernandes: Ainda Junior é um atleta que não é regular mas quando está bem é dificil pará-lo!

Em relação às restantes equipas... Há sempre 1 ou 2 elementos a destacar mas coloquei o limite em 10+3... No Serpinense é que gostaria de destacar 1 elemento... É técnicamente o melhor jogador da equipa e poderia sem grandes dificuldades jogar na divisão de honra... Mas quem ao longo de uma época "apanha 12 jogos de castigo" não pode aspirar a nada... Jogar Futsal não é só ter dois bons pés... é preciso algo mais... Talvez mais um pouco de "cabecinha"...

Classificações

CLASSIFIÇÃO FINAL
Tabela Classificativa final do campeonato. Do lado esquerdo, entre parênteses, estão as variações da classificação em relação ao final da 1ª volta. Do lado direito a soma dos pontos da 1ª e 2ª volta. Aproveito mais uma vez para felicitar as equipas que subiram...

CLASSIFICAÇÃO GERAL (APENAS JOGOS DA 2ª VOLTA)
Esta tabela apenas contabiliza os jogos entre as jornadas 16 e 30 (2ª volta)... Do lado esquerdo está a entre parênteses a variação em relação ao lugar ocupado na classificação apenas da 1ª volta (1ª a 15ª Jornada). Do lado direito a variação pontual em relação à classificação apenas da 1ª volta (1ª a 15ª Jornada).
Houve 6 equipas a melhorarem as suas prestações da 1ª para a 2ª volta... Cernache B (+10 pontos), Miro (+9), Penelense (+7), ARC Espariz (+6), Brunhós (+4) e Alfarelense (+2)... Os que mais pioraram foram O Campises e a Prodeco (-9)... Dos que melhoraram há que destacar o Cernache B pois foi a equipa que mais melhorou.. o Miro pois fez uma 2ª volta impecável e se assim o tivesse feito na 1ª tinha sido campeão muito antes... E claro a equipa que eu treinei... No final da 1ª volta após no Diário de Coimbra ter sido escrito que o haveria 7 equipas na luta pela subida surgiram muitos comentários em tom de gozo para com a nossa equipa afirmando que a nossa 2ª volta ainda seria pior que a primeira... Está aqui a prova... A treinar 1 vez por semana os resultados também aparecem... só que demasiado tarde...
Em relação á Prodeco e Campises... A Prodeco soube aproveitar a excelente primeira volta... Dominou a seu belo prazer na 1ª volta e na 2ª geriu o avanço pontual... O Campises e para uma equipa que deveria ambicionar subir fez uma 2ª volta desastrosa.

CLASSIFICAÇÃO GERAL (APENAS JOGOS DA 1ª VOLTA)

Classificação Jornada a Jornada

Aqui fica um gráfico com as variações classificativas jornada a jornada

Parabens ao Miro!

Depois do empate 5-5 entre Miro e Prodeco, o Miro tornou-se no Campeão da 1ª divisão distrital... Um título merecido e que é o reflexo da excelente época da equipa de Penacova... Parabens!

GSSDCR MIRO
(Foto : Alvaro Futsal)

sexta-feira, maio 26, 2006

Miro - Prodeco

O jogo do titulo... Muito se escreveu e muito se falou sobre este jogo nos últimos meses... agora espero apenas que tudo termine bem e que vença o melhor... Neste aspecto penso que o Miro leva ligeira vantagem pois o factor casa é determinate... Também penso que tem um colectivo mais forte e é bom lembrar que para o campeonato ainda não perdeu em casa... Mas sendo este jogo encarado como uma final o nervosismo de todos os intervenientes naturalmente estará um pouco acima da média pelo que tudo é possivel... e vencerá quem mostrar mais serenidade... só espero mais uma vez que tudo corra bem para bem do futsal... qualquer que seja o resultado... E qualquer que seja o vencido espero que os seus atletas, directores e adeptos se comportem devidamente... de modo a não prejudicarem as instituições que representam...
Com muita pena minha não vou poder estar presente mas fica o desejo de que seja um excelente espectaculo e que vença quem mais fizer por isso.

quarta-feira, maio 24, 2006

Parabéns ao Cernache!

Depois de um campeonato indefinido até à última jornada o Cernache é o novo campeão da Honra! Por 1 ponto se ganha e por 1 ponto se perde!! Parabéns pela subida aos Nacionais e espero que fiquem por lá muitos anos!

UDR CERNACHE
(Foto : Jornal Futsal - Ricardo Ferreira Santos)

Parabéns à CRI Alhadense

A CRIA venceu no passado sábado a Prodeco por 4-3 na Final da Taça AF Coimbra.
Parabéns à CRIA! E Parabéns também à Prodeco por ter chegado tão longe e provar que as diferenças entre a 1ª Divisão e a Honra não são assim tão grandes!
CRI ALHADENSE

(Foto : Jornal Futsal - Ricardo Ferreira Santos)

domingo, maio 21, 2006

Taça AF Coimbra (Final)

Depois de baterem o Granja do Ulmeiro e a União Alhadense respectivamente por 3-1 e 4-3 a CRIA e a Prodeco são os Apurados para a final.
17h00 - CRI ALHADENSE - PRODECO


Penso que a CRIA tem um conjunto mais forte e com maior ou menor dificuldade deverá vencer o jogo... mas tratando-se de uma final... tudo é possivel... e a motivação extra da Prodeco poderá
dificultar um pouco a vitória da CRIA.

(Fotos : Jornal Futsal - Ricardo Ferreira Santos)

sexta-feira, maio 19, 2006

Taça AF Coimbra (Final-Four)

Pavilhão Municipal de Mira
Dia 20 - Sábado (Meias-Finais)

16h00 - GRANJA DO ULMEIRO - CRI ALHADENSE

Penso que será uma final antecipada... Duas equipas que lutavam pela subida aos Nacionais e tem aqui a sua hipótese de vencer algum troféu esta época. Nenhuma delas vai querer certamente desperdiçar a oportunidade mas penso que a CRIA leva ligeira vantagem... No campeonato venceu ambos os jogos... e ficou em 2º lugar a apenas 1 ponto do Cernache.
A titulo de curiosidade nas últimas 3 épocas, em duas delas, a equipa que nos eliminou venceu a Taça! Penso que a CRIA tem muitas hipóteses de esta época levantar o troféu!

18h00 - U. ALHADENSE - PRODECO
A Prodeco como representante da 1ª Distrital tem aqui uma excelente hipotese de chegar à final... Deve ser um jogo muito equilibrado entre duas equipas que na próxima época estarão no mesmo campeonato! Sendo uma eliminatória a decidir num só jogo tudo é possivel... É um jogo de 50 % para cada lado.

Dia 21 - Domingo
17h00 - FINAL
(Fotos : Jornal Futsal - Ricardo Ferreira Santos)

quarta-feira, maio 17, 2006

Resultados e Classificação (30ª Jornada)

E a faltar o jogo do titulo... aqui está a classificação! Uma última jornada que decidiu a última equipa a subir... Um empate que secalhar todos gostavamos de saber como foi, ou seja, como foi o jogo... se foi um empate "arrancado a ferros", pelo Alfarelense ou vice-versa... ou até se algum jogador do Belide falhou um livre no último minuto que daria a subida... por exemplo! Irei nas próximas semanas colocar uns gráficos e classificações parciais... para melhorar a análise de cada um ao campeonato! Em relação a nós... um 6º lugar que podia ser 5º (Se no jogo com o Alfarelense não nos tivessem roubado 2 pontos) que sabe a pouco.... porque sei que poderiamos ter ficado mais acima se trabalhassemos como no inicio da época planeei... e que é bom tendo em conta a forma como trabalhamos... seria mau sinal se com um plantel onde só tenho 4 jogadores que jogam com regularidade com mais de 50% de frequência aos treinos terminassemos mais acima... Foi a opção deles (não trabalharem como estava planeado) e não foi o único motivo que me leva a que na próxima época não fique a treinar a ARC Espariz... Mas ná próxima semana e estava à espera do desfecho do jogo Miro-Prodeco para fazer um balanço total da época onde irei dar a minha opinião sobre cada uma das equipas e claro sobre a que treinei e explicar as razões porque a vou deixar...
Para fechar deixo os Parabéns ao CERNACHE pela subida à 3º divisão, ao Miro, Prodeco e Alfarelense pela subida à Honra... e para os restantes para o ano há mais e espera-se como sempre... que seja melhor!

domingo, maio 14, 2006

Serpinense - ARC Espariz (3-4)

Um jogo em que entrámos bem... a pressionar, circular a bola... muitos espaços criados na defensiva adversária e muitas oportunidades de golo nos primeiros 10 minutos... 3 bolas aos postes... 2 falhanços isolados... o adevrsário apenas respondia de contra-ataque e futsal directo, tendo uma ou duas oportunidades de golo mas não tão claras como as nossas. Aos 13 minutos marcamos o nosso 1º golo (José Varela) na transformção de um livre directo. Talvez por pensarmos que o mais dificil estava feito... baixamos um pouco o ritmo e permitimos ao adversário criar algumas oportunidades... mas sempre através de futsal directo e contra-ataque... aos 18 marcaram o golo do empate... aos 20 enviaram-nos uma bola ao poste... Voltamos a "acordar" e criamos mais oportunidades enviando mais uma bola ao poste... contra a corrente do jogo o Serpinense marca o seu 2º golos aos 26 minutos... Nos restantes 4 minutos da 1ª parte criamos mais oportunidades mas falhavamos sempre no remate.Na 2ª parte entramos muito bem... nos 5 primeiros minutos tivemos umas 5 ou 6 oportunidades de golo... acertando uma novamente nos postes... Com o adversário encontado à sua baliza a paciência foi fundamental para aguentar as muitas e duras faltas sofridas e para entrar na defensiva adversária... Aos 10 minutos marcamos o golo do empate (André Dias)... Aos 13 passamos para a frente do marcador novamente por André Dias... Aos 15 o Serpinense empate na sua 2ª oportunidade de golo da 2ª parte... Depois até final o jogo foi aberto demais... Na busca do 4º golo permitimos muitos espaços na nossa defensiva que poderiam ter sido fatais... algumas oportunidades para o adversário consequentes sempre de passes mal efectuados em lances de conta-ataque nosso... Falhamos muitos lances de superioridade numérica e mais uma vez uma ou duas bolas aos postes... mas a 1 minuto do fim fizemos o 4º golo que nos deu a vitória no jogo.Depois do nosso golo a equipa adversária perdeu a paciência num lance em que me pareceu que o jogo estava parado, pois o 2º árbitro se encontrava a apontar uma falta, lance em que eu toquei numa bola que corria sobre a linha lateral após um atleta do Serpinense a tentar colocar em jogo. Resultado duas expulsões para o Serpinense e pouco depois acabou o jogo.Um jogo em que os meus jogadores foram por muitas vezes agredidos... Muitas faltas assinaladas mas por incrivel que pareça a equipa de arbitragem esquecia-se de as apontar! Na primeira parte o adversário fez 6 e só foram apontadas 4... Na 2ª o adversário voltou a fazer 6 e só foram apontadas 5... por um dos àrbitros e 4 pelo outro (Perguntei a um qts faltas tinha o adversário pois para mim já era a 6ª e ele diz-me q vai ficar com 4... No mesmo lance o seu colega assinala a 5ª falta!) Houve um lance que me marcou logo no inicio do jogo e demonstra o espirito com que a dupla de arbitragem veio para o jogo... Uma falta ao meio campo em que é dada lei da vantagem... na paragem seguinte pergunto ao àrbitro porque não acumulou a falta... Resposta... Como vocês não precisam de ganhar a jogo pra subir na classificação não se chateiem com isso... Em suma estavam-se borrifando para o jogo... Depois no fim viu-se o resultado... ao longo da partida foram permitidas agressões, faltas à margem da lei... tudo ao adversário que com uma dupla normal tinha tido 3 a 4 jogadores expulsos... Depois ainda há pessoas que dizem que o Espariz é uma equipa indisciplinada... se nós somos indisciplinados há equipas que não sei o que serão... mas deste ponto vou falar no balanço da época...

quarta-feira, maio 10, 2006

30ª Jornada (Última)

Santa Clara - Miro
Penso que o Miro vencerá, tendo em conta que o objectivo deverá ser o titulo e o Santa Clara apenas cumprirá calendário.

Prodeco - Ribeira de Frades
Com a decisão da AFC a Prodeco regressou ao 1º lugar e não deverá querer sair deste... O jogo é dificil... contra uma boa equipa... O Ribeira ainda poderá aspirar ao 4º lugar, o que poderá servir de motivação extra para tentar vencer a Prodeco. Talvez o factor casa seja determinante.

Carvalhense - Penelense
Talvez... empate... O Penelense tem feito uma boa ponta final... O Carvalhense "gosta" de empatar jogos e talvez o consigam mais uma vez... Ligeira vantagem para o Carvalhense...

Belide - Alfarelense
O Jogo do ano! A discussão directa da subida... O Belide tem que vencer... ao Alfarelense o empate chega... Duas boas equipas, cada uma com um estilo muito próprio mas penso que o factor casa poderá ser determinante para o Belide finalmente subir à Honra. Espero que seja um bom jogo, com o pavilhão cheio... em suma... um bom espectáculo e no final que vença o melhor.

Brunhós - Campises
O Campises tem melhor equipa mas o factor casa talvez ajude o Brunhós a pontuar...

Serpinense - Espariz
Tal como na semana passada um jogo contra um adversário teóricamente mais fraco... temos que demonstrar dentro de campo que somos melhores e terminar o campeonato da melhor maneira... Qualquer que seja o resultado esta será a nossa melhor época de sempre...

Cernache B - Figueiró
O Cernache B vai golear e terminar o campeonato da melhor maneira...

Resultados e Classificação (29ª Jornada)

Com a divulgação do resultado do processo disciplinar do jogo Miro-Prodeco a classificação altera-se um pouco, tendo em conta que o jogo em questão vai ser repetido... Uma decisão que peca por tardia e na minha opinião não é a mais acertada... Tudo bem que não havia àrbitros mas para que servisse de exemplo para as restantes equipas penso que aplicar a pena de derrota a ambos seria o mais correcto... As equipas não se conseguiram entender no final do jogo... para homologar o resultado... Como pelo que li a culpa foi de ambos, nada melhor que penalizar ambos... é que segundo os regulamentos, o jogo tem que se realizar mesmo não havendo àrbitros...

segunda-feira, maio 08, 2006

Resultados e Classificação (29ª Jornada)

Uma jornada marcada certamente pelo estágio de alguns treinadores, àrbitros e muitos jogadores na queima das fitas na noite de sexta-feira... visto muitos de nós sermos estudantes do ensino superior... Os da frente todos venceram... os restantes... destaque para a 1ª vitória do Figueiró e pela goleada imposta pelo Tapéus ao Cernache no seu último jogo da época. Nós finalmente saímos de 7º... 20 jornadas depois de termos caido para este lugar... e claro destaque para a linda marca dos 100 golos atingida pelo José Carlos em pouco mais de 2 épocas pelo nosso clube...

ARC Espariz - Brunhós (9-4)

Um jogo em que não jogamos muito bem mas vencemos... O adversário com estilo de jogo que eu pessoalmente não gosto... muito futsal directo... e a fechar bem nos primeiros minutos muito atrás... tivemos dificuldades em marcar o primeiro golo, dificuldades que duraram 9 minutos (José Varela)... Circulavamos a bola... criavamos situações e com naturalidade aos 14 e 26 marcamos 2 golos (José Carlos)... O adversário criou perigo em alguns lances mas nunca consegui concretizar... Com 3-0 ao intervalo nada melhor que começar logo a 2ª parte com um golo... Aos 15 segundos por Filipe Tavares... Depois falhamos defensivamente... como já tem sido hábito... Aos 5 e 10 sofremos dois golos completamente oferecidos... Enfim gostamos de sofrer... Mas aos 11 e 12 marcamos dois para compensar os erros (José Carlos)... Aos 14 André Dias elevou para 7-2... Aos 19 o 8-2 (José Carlos) e aos 25 o 9-2 (Autogolo)... Depois como não estavamos contentes só com 2 golos sofridos decidimos oferecer mais 1 golo aos 31... 58 segundos depois o Brunhós fechou o resultado em 9-4.
A equipa de arbitragem esteve regular... muitas faltas ficaram por assinalar... mas como prejudicaram ambas as equipas... Último jogo em casa... última vitória neste campo... espero que os 40 x 20 venham a caminho para podermos não só ganhar como jogar bem em casa e podermos entrar no campeonato do próximo ano!

quinta-feira, maio 04, 2006

29ª Jornada

Ribeira de Frades - Santa Clara
O Ribeira é mais forte e deverá vencer o jogo... no entanto não será tarefa fácil... Para nós, em termos classificativos, o empate seria o melhor resultado!

Penelense - Prodeco
A Prodeco parece estar forte mas após a confirmação da subida poderá haver já algum pensamento na final-four... O Penela tem feito bons resultados... e poderá provocar alguma surpresa.

Alfarelense - Carvalhense
O Carvalhense é a equipa dos empates... Mas a jogar em casa penso que o Alfarelense não irá perder a oportunidade de vencer.

Campises - Belide
Ambos jogam em casa! O Belide está moralizado, a jogar relativamente bem e deverá vencer para na última jornada decidir a subida à honra no confronto com o Alfarelense.

Espariz - Brunhós
Nós somos mais fortes... mas não basta ser mais forte... é preciso prová-lo dentro de campo... espero que os meus atletas o façam de modo a "vingar" a derrota da 1ª volta.

Figueiró - Serpinense
Talvez mais uma falta de comparência do Figueiró... ou então vitória do Serpinense.

Tapéus - Cernache B
A luta pelo 8º lugar... Apesar do Tapéus jogar em casa penso que o Cernache irá fazer um bom resultado (empate ou vitória).

Resultados e Classificação (28ª Jornada)

Relançamento da luta pelo 3º lugar... derrota pesada do Alfarelense e vitória do Belide sobre nós... Destaque para a 1ª vitória do Serpinense na 2ª volta... e para a falta de comparência do Figueiró... Antevê-se um Belide-Alfarelelense "escladante" na última jornada.