segunda-feira, janeiro 28, 2008

Lordemão FC - FC Oliveira do Hospital (1-5)

Um jogo em que após a entrada para o aquecimento me apercebi que tinha cometido um erro na preparação do jogo. Como é hábito, tinha feito a observação da equipa adversária e terreno de jogo mas devido às marcações do campo serem diferentes do habitual (àreas) fiquei com algumas dúvidas relativamente às suas dimensões, logo após o jogo com o Nogueira, mas não tive oportunidade de as esclarecer... Ao entrármos para o aquecimento verificámos que o campo era dimensões inferiores ao habitual, um erro de percepção que fez com que não tivessemos tão preparados como gostaria. Um pormenor importante pois levou a que a primeira parte tivesse funcionado como período de adaptação (tal como na Ribeira na pré-época).
Em relação ao jogo, sabíamos que o Lordemão é uma equipa que vive muito da garra que aplica em cada lance e da velocidade que imprime. Havendo menos espaço para jogar, conseguiria ter a bola quem jogasse com maior velocidade e entrasse com mais garra.
Nós entrámos muito lentos no jogo, previsiveís nos lances de ataque e desatentos a defender. Fruto disso, na primeira vez que o Lordemão rematou à baliza marcou golo. Tentámos jogar o nosso Futsal habitual mas revelou-se ineficaz, quer pela falta de velocidade e também da forma aguerrida como o adversário entráva aos lances. Quando se aplica demasiada intensidade a ir à bola é natural que as faltas surjam, e aos 10 minutos o Lordemão tinha já atingido a 5ª falta. Esse facto condicionou o jogo a partir desse momento e começámos a conseguir ter mais posse de bola, criando algumas jogadas de perigo. Poderíamos ter empatado em duas boas jogadas mal finalizadas mas foi na recarga a um livre de 10 metros que chegámos ao golo do empate aos 21 minutos. No minuto seguinte poderíamos ter sofrido golo mas o atleta do Lordemão falhou a emenda ao 2º poste. Aos 26 minutos nova falta e na transformação do livre de 10 metros chegámos à vantagem. Até ao intervalo poucos lances a registar. Um resultado demasiado penalizador para o adversário que soube aproveitar a Nossa lentidão e demasiados passes errados, para ter muita posse de bola.
Na 2ª parte, mais do que tácticamente, uma mudança de atitude impunha-se e ai os jogadores estão de parabéns. Vestiram o "fato de macaco", tapando os olhos e ouvidos ao que vinha de fora e aplicaram a mesma garra que o adversário, sendo inteligentes na recuperação de bola e na gestão da mesma.
Dominámos os primeiros 20 minutos, marcando logo aos 3 e 9 minutos, período em que poderíamos ter marcado por mais uma vez. Entre os 9 e os 18 algumas oportunidades desperdiçadas. Aos 18 minutos a equipa adversária viu um atleta seu ser advertido pela 2ª vez, ficando a jogar com menos um, tempo em que aproveitámos para fazer o 5-1. Após o 5-1 atingimos a 5ª falta em lances perfeitamente desnecessários, o que condicionou o jogo, assim como alguns cartões, tendo havido lances de perigo de ambas as equipas, com ascendente Nosso, e com o adversário a falhar dois livre de 10 metros.
Não foi um jogo de futsal vistoso, como outros jogos que já fizemos, foi um jogo com muita intensidade e muita garra. Não fizemos um grande jogo, fizemos uma 2ª parte inteligente pois nem sempre se pode jogar bem e ganhar. Globalmente foi o pior jogo que fizemos em termos de futsal vistoso pois não fizemos a adaptação que deveríamos ter feito durante a semana por responsabilidade minha.
Em relação ao adversário, é uma equipa combativa, interessante em termos ofensivos mas que paga a factura da juventude em certos momentos do jogo.
Para a semana, um derby, jogo sempre muito dificil, contra um adversário que vai certamente lutar mais do que é habitual contra as restantes equipas.
Em relação a factos que não gostei... Comportamente de algumas pessoas do público. Tal como em todo o lado há espectadores bons e maus e a luta terá que ser para afastar os maus. Cada um faz os gestos que quer, diz o que quer, pois estamos num país livre, mas lembrem-se que os clubes têm uma imagem a defender e se forem penalizados são somente os clubes e não os ignorantes que não se sabem comportar num jogo. Houve gestos que não se fazem porque há crianças e pessoas que querem assistir aos jogos com civismo.
Quanto a espiar adversários. Só como esclarecimento, as observações são responsabilidade minha e é um procedimento que tenho com todos os adversários de igual forma. Um procedimento meu, independente do clube em que estou (a época passada fazia exactamente o mesmo) e independente do adversário a defrontar. Foi algo que me ensinaram a fazer nas formações que tive e até achei aquilo interessante. "Não somos profissonais mas ninguém nos impede de trabalhar-mos como tal". Eu cá prefiro ir ver um adversário e aplicar o meu tempo, esforço e o dinheiro no combustivel (pois até sou de longe) que o gastar numa possível saída à noite para uma qualquer discoteca, que ficaria bem mais cara. Mais uma achega e como eu faço a consulta semanal dos sites e blogues do distrito para me ir mantendo informado e me rir com as barbaridades que se escrevem (sim, também sei que faço rir muita gente...), este site nada tem a ver com o FC Oliveira do Hospital, sendo todo o seu conteúdo unica e exclusivamente da minha responsabilidade. O site oficial da secção pode ser consultado através dos links.

Inicio: Carlos Oliveira (G.R.), Fábio Cintra, Marco Pereira, Carlos Garcia e Pedro Martins.
Suplentes Utilizados: Telmo Sancho, Jorge Fileno, Nuno Oliveira, João Ferreira e Rogério Duarte.
Tempo de Jogo: 32 + 35
Resultado ao Intervalo: 1-2
Marcha do Marcador: 1-0 (2' ), 1-1 (21' - João Ferreira), 1-2 (22' - Nuno Oliveira), 1-3 (3' (2ªP) - Nuno Oliveira), 1-4 (9' (2ªP) - João Ferreira) e 1-5 (19' (2ªP) - Marco Pereira).

8 comentários:

Anónimo disse...

...então é assim !

Quem gosta do que faz, tenta sempre fazer mais e melhor...

O FCOH Futsal não se julga melhor do que ninguem...O FCOH Futsal trabalha para ser melhor cada dia que passa e com o empenho de todos iremos com certeza alcançar muitas vitórias.

O FCOH Futsal orgulha-se de ter nos seus quadros Técnicos e Jogadores de carácter e ambiciosos e tudo faremos para lhes proporcionar as melhores condiçoes de trabalho!

Nada nem ninguem nos vai desviar do nosso objectivo...Elevar ao mais alto nivel o nome: Futebol Clube de Oliveira do Hospital Futsal.

Força rapazes !

Vitor Pereira

Anónimo disse...

parabens bruno...realmente soubeste "dar a volta" à situaçao.realmente tens ai uma bela equipa.acredito que a tua equipa nos nacionais,assim como está, fazia uma boa figura.secalhar bem melhor do que algumas que lá estão.já to disse uma vez,e volto a dizer: parabens pela vitória e acima de tudo,parabens pela equipa.

Anónimo disse...

Como pode depreender pelas minhas palavras sou de Lordemão, nado e criado, e logicamente gosto que a minha equipa ganhe sempre.Mas nem sempre tal é possivel, e no sábado jogadores técnicos e publico reconheceram a justeza do resultado a favor da sua equipa. Estão de parabens. Concordo com o que diz do publico presente afecto á equipa da casa, mas tambem penso que ninguem da sua equipa com voce incluido tera razao de queixa do mesmo. A ira e mal estar era para com os árbitros. Durante os jogos é natural que se tente distrair os adversarios com algumas "bocas", mas só quem nunca andou la dentro acha isso anormal, acontece em todo o lado e por muito mau que possa ser, irá sempre acontecer. Mas não haverá equipa alguma, e nem falo só deste ano, pois ja tivemos Futsal em outras épocas, que se possa queixar do mau comportamento dos adeptos de Lordemão. Assim como não haverá nenhuma equipa que possa dizer que adeptos, responsáveis ou jogadores do Lordemão foram ao seu blog, ou ao blog do seu treinador, insultar os seus membros cobardemente escudados sob o anónimato ou nomes ridiculos. O que eu li no blog do Lordemão é triste. As pessoas de Oliveira do Hospital são sérias, não precisam de maus exemplos vindos de alguem que quando deviam apoiar ou criticar estão caladinhos e que depois corajosamente protegidos pelo teclado de um computador veem dizer barbaridades e insultar quem dá o melhor que pode e sabe. O Oliveira do Hospital fez uma boa segunda parte, mereceu ganhar,parabens. Nós tambem já ganhámos alguns jogos este ano e esperamos ainda mais algumas vitórias, e não será por isso que gozámos ou vamos gozar arrogantemente com o esforço do adversário. Nem nós adeptos nem responsáveis, certamente.É só perguntar a quem já nos visitou ou nos recebeu se teve algum tipo de problema.
Quanto ao jogo, penso que o seu comentário diz tudo. Não me vou pronunciar sobre erros dos árbitros porque penso que errou para os dois lados... Mas na primeira parte prejudicou bastante o Lordemão, ao marcar faltas ridiculas até ao Oliveira chegar ao 2º golo, mas você não tem culpa e certamente terá outa visão dos lances.

Mais uma vez parabéns pela vitória;

José M. Pereira
B.I. 766592 de 18/06/2004

Bruno Santos disse...

Quando falei em mau comportamento, nada tem a ver com bocas (apesar de não concordar e achar mais interessante puxdar-se pela equipa)... Mas quando temos canticos das maiores claques portuguesas que usam o desrespeito para enfim... Fazer algo que eu nem sei o que é... Apoiar é que não deve ser. Vi gestos (quem esteve sabe que gestos eram) de um adepto no primeiro e segundo golo e nos restantes virei o olhar para o lado porque aptecia-me era ir perguntar-lhe se tinha deixado a educação em casa, apesar se ser uma pessoa com idade para ser meu pai. Podiam ser para quem quer que fosse, mas são coisas que não se fazem. Temos que pensar que quando estamos a ver algum espectáculo estamos em comunidade... Já fui membro de um clube e expulsei uma pessoa do pavilhão por fazer bem menos porque pessoas sem educação não fazem falta nenhuma ao desporto... Se o Fut. 11 está como está, e se pensarem um pouco, cada vez há menos pessoas que estão para aturar palhaços que vão assistir aos jogos, fazendo figuras triste... Só referenciei isto porque cada vez mais esse tipo de gente que só vai aos jogos para criar problemas está a afastar outras pessoas dos jogos... Não estraguem o futsal... Como fizeram com o fut. 11 que tem estádios para 20 mil pessoas com 55!
Podem ter sido actos no calor do jogo, mas as pessoas têm que se controlar e se não conseguem façam um favor aos directores dos clubes e aos restantes adeptos: Fiquem em casa.
Tirando isto, os restantes tiveram o comportamento normal de apoiar a sua equipa. Claro que para fazer-mos o nosso jogo, tivemos que desligar do barulho que vinha da bancada.
Gostava de deixar uma pergunta a todos os adeptos de todos os clubes: O que ganham em chamar nomes ao àrbitro e adversários? Ficam mais felizes por desrespeitar os outros? Pensam que por lhes chamar nomes eles vão mudar a sua maneira de ser? Como não fui educado assim, gostaria que alguém me respondesse, é que na minha cabeça estas coisas não entram. Há quem substitua o tabaco por um chupa... Substituam a má educação por assobios ou apoio à vossa equipa!
Em relação aos comentários no blog do Lordemão, a internet é um mundo perigoso onde nem sempre se consegue saber de onde vêm os comentários... Apenas um comentário que lá está é de alguém ligado à secção, como forma de esclarecer as condições que o clube dá aos seus membros, sendo tudo o resto teatro, circo, chamem-lhe o que quiserem. Pode ser de qualquer um (até adversários, ou ex-atletas do lordemão) e duvido que sejam de elementos ligados à secção... Todos os clubes têm adeptos bons e maus e é natural que alguns deles gostem de picar adversários e até desprezá-los, algo com o qual não concordo mas infelizmente não posso evitar.
Estas considerações finais do post foram apenas resposta a coisas que vi escritas e não gostei. A parte de espiar adversários é apenas um esclarecimento ao autor do blog do Lordemão, relativamente a comentários que fez.
P.S. Um comentário anónimo só tem o valor que lhe queremos dar.

Anónimo disse...

parabens pelo bom jogo..isto dos blogs pronto,só lhe dá importancia quem quer,eu pessoalmente busco informaçao e, com esses anonimos sempre da para rir um bocado,axo que concordas com isso. no teu outro post falas-te também do jogo do lordemao com o serpins(epa o gr desse jogo fui eu :D, mas n correu la muito bem)temos sorte de em lordemao podermos substituir os gr sem difrença nenhuma(cada um interperta como quer).mais uma vez parabens pela vitoria que foi inteiramente mercida pela 2ª parte que fizeram.agora só tem de ganhar ao serpins para nso facilitar a vida.

Anónimo disse...

Bruno, quero informá-lo que eu sei que ha comentários no blog do Lordemão que sao feitos exclusivamente por pessoas DE Oliveira do Hospital, não é só aquele onde se fala de ética e respeito. O seccionista que resolveu escrever isso que nos explique que ética e respeito foi usada quando se pediram observações a adversários por um treinador, ainda em funções, de outra equipa. É que a ética não é só para ser usada como palavra bonita e que fica bem para criticar quem entendemos. É para ser também praticada por quem a menciona, principalmente por quem diz que embora não sendo profissional, não faz mal "trabalhar" como tal. Entre treinadores um pouco de educação e de ÉTICA, não faz mal nenhum.

Bruno Santos disse...

Se sabe, parabéns! Eu cá não sei! E como no tempo de blog já passei por diversas situações de farsa em que havia provocações de pessoas que nada tem a ver com os clubes, ou até pessoas que assinavam com o nome de outras... Deixei de dar tanta importância aos anónimos como fazia no inicio... E quando isto passar a site deixa de haver anónimos... Quem me garante a mim que aquele comentário, apesar de assinado é daquele senhor? Ninguém! Pode ser de alguém que saiba o nº de BI, nome e pimba, lá colocou o post! O mundo web é perigosos, pois há quem só queira destabilizar...
Relativamente ao resto, tinha uma resposta muito gira para si mas simplesmente lhe digo que sei o que é ética e educação! Pedir informações a outros treinadores/amigos ou familiares não é falta de ética... Caso contrário não havia ética no desporto. Quantos treinadores perguntam algo sobre adversários? Todos!
Além disso, quem lhe garante que a pessoa em causa estava a observar o Lordemão, quando havia outra equipa em campo!?
Eu por exemplo fui observar o Bruscos-Vilaverdense após ter eliminado o Bruscos da Taça, tendo sido a 6ª vez que vi o Bruscos jogar esta época! Além disso ainda vi o Espariz-Bruscos Quem terei ido observar?
Mas se quiser satisfazer a curiosidade sobre as equipas observadas, é só identificar-se pois informações privadas só dou a pessoas conhecidas.

Bruno Santos disse...

Em resposta um um comentário que, tal como dizia lá, só publicas se quiseres (E como o conteúdo não é importante para o tema)... Agradeço o reparo mas prefiro responder por mail!