terça-feira, julho 21, 2009

ARC Espariz solicita revisão da calendarização de Juvenis

Excerto de carta enviada pela ARC Espariz à AF Coimbra na qual solicita revisão da planificação de modo a defender os interesses dos atletas e da modalidade.
Ex.mo Sr.:
Depois de termos recebido a planificação da época 2009/2010, vimos apresentar o nosso protesto para com a calendarização proposta para o Campeonato Distrital de Juvenis, na qual o nosso clube participará. Conscientes das limitações que a data de inicio da Taça Nacional provoca na calendarização, pensamos nós que 32 jornadas no campeonato [22 na 1ª fase e 10 na 2ª fase] é um número exagerado para atletas que estão numa fase do seu crescimento em que deverão acima de tudo preocupar-se com os seus estudos, sendo o Futsal apenas e só um hobbie. Com esta calendarização não haverá nenhum fim-de-semana de folga, sendo ainda os nossos jovens obrigados a jogar à 4ª feira para a Taça Distrital. Manifestamos desde já total desacordo para com os jogos à 4ª feira pois sendo a uma hora nunca antes das 20:00 (devido em parte a constrangimentos profissionais dos responsáveis pelas equipas), uma deslocação entre Espariz e a Figueira da Foz fará com que os atletas cheguem a casa a uma hora tardia, correndo-se o risco de os pais não os deixarem competir a meio da semana pois no dia seguinte há escola, que é bem mais importante que o Futsal. Além destes pontos há ainda a problemática dos jogos de repetição que são uma constante e que na época passada causaram constrangimentos nas calendarizações. Sem folgas, iremos mais uma vez ter que fazer jogos de repetição a meio da semana, tendo que sobrecarregar os atletas.
Com estes dados, fica em perigo a nossa participação na referida competição pois o nosso clube não tem condições para fazer jogos a meio da semana, tendo inclusive acordado com os pais que de modo a não prejudicar os estudos, os jogos seriam sempre entre sexta-feira e Domingo. Continuando a calendarização actual o nosso clube não participará na Taça Distrital, e no caso de haver algum jogo de repetição este terá que ser a uma sexta-feira, pois apenas está disponível para realizar jogos entre sexta-feira e Domingo.
Assim, vimos apresentar várias alternativas para termos um campeonato menos penoso para quem nele entrar pois sem folgas será muito saturante e poderá inclusive colocar em causa a continuidade de muitos atletas, se deixarem de ter tempo para estudar por causa do Futsal. Tendo em conta as 22 jornadas programadas, a primeira alternativa, seria dividir o campeonato em duas séries, tal como a época passada, mas na 2ª fase juntariam os 3 primeiros de cada série numa série única de 6 equipas, que jogariam entre si e iniciando com 0 pontos, sendo utilizada a mesma fórmula para os 3 últimos. Reduziria bastante o número de jogos e já daria para um campeonato mais tranquilo, além do facto de permitir a junção das séries, que é um dos pontos em falta nas calendarizações actuais. Caso não pretendam dividir em duas séries ou o número de equipas seja inferior a 10, e se faça uma série única, pensamos que o ideal seria fazer uma 2ª fase (começando as equipas com metade dos pontos da 1ª fase como actualmente está previsto) em que não se dividiria a série exactamente ao meio, mas fazendo uma divisão desequilibrada, sendo a série de apuramento de campeão constituída apenas por 4 equipas e a Taça de Encerramento pelas restantes. Além de poder ser mais rico do ponto de vista competitivo pois pela experiência do ano passado o 5º e 6º pouca competitividade acrescentaram à disputa do título, isto permitiria reduzir o calendário em 4 semanas (2ª fase de apuramento de campeão passava de 10 jornadas para 6 jornadas), e a Taça de Encerramento teria um calendário mais extenso que se iria sobrepor à Taça Nacional, permitindo às equipas presentes a manutenção da actividade durante mais tempo e com os jogos mais dispersos. Uma terceira solução ainda mais simples que as anteriores será retirar a 2ª fase, sendo o campeão o vencedor da 1ª fase, partindo no final desta para a Taça Nacional e os restantes para a Taça de Encerramento.
(...)

3 comentários:

Anónimo disse...

em relaçao a esta situaçao estou de acordo, so não podemos ter uma competição igual a epoca passada, não poderá existir uma Final só numa mão, para saber quem e o campeão, mas sim uma segunda fase e quem ficar em primeiro vaio a taça nacional.
assim talvez tenhamos equipas para competir.

Anónimo disse...

sou praticante da modalidade, e acho que os jogos a quarta as 20h são bastante tardes, pelo menos tentaríamos mudar para as 19h, sempre seria menos um hora, mas mesmo assim não concordo que seja a meio da semana, se fosse a uma sexta às 19h e jogar para o campeonato ao domingo as 16horas era bom, mas um bocado desgastante.
em relação a fase final acho que poderia haver uma final, mas só se houvesse duas mãos.

Anónimo disse...

Queremos é equipas nas camadas jovens deixam jogar os miudos