quarta-feira, agosto 19, 2009

Novidades no Futsal Feminino

Após a reunião da passada 2ª feira ficou decidido em adoptar-se o modelo em vigor antes da época passada, ou seja, campeonato a duas voltas sem fase final. Foi a proposta que reuniu maior consenso, tendo sido aprovada por unanimidade. Assim o campeonato começará apenas a 10 de Outubro (Super-Taça a 3 de Outubro), havendo algumas paragens pelo meio, devido aos jogos da selecção de sub-19 e também às festividades. Relativamente à Taça, ficou também decidido que apenas haverá equipas isentas na 1ª eliminatória tendo que jogar todas na 2ª eliminatória e seguintes. Ou seja, na presenta época, ficarão 5 equipas isentas na 1ª eliminatória, e 6 disputarão as restantes 3 vagas na eliminatória seguinte.
Foi ainda lançada a ideia se serem abertas inscrições para um campeonato de sub-18 Feminino que foi aceite pela direcção da AF Coimbra. Está na altura de Coimbra seguir as pisadas de outros distritos com a criação de um campeonato de Juniores sendo agora necessário que as equipas se inscrevam nesta competição de modo a que as atletas mais jovens possam ter um crescimento mais gradual. Tendo como base o campeonato de Juniores Masculinos, as taxas de arbitragem e organização deverão ser semelhantes e não se pagará policiamento, factores que tornam certamente esta competição apetecível.
Penso que foram alterações bastante positivas, tendo em conta a 1ª versão do calendário que contemplava 6 jogos à quarta-feira. Mas de forma a estabilizar a competição, deverá ser discutido na assembleia-geral de Janeiro um novo modelo competitivo para o Campeonato Feminino. Um modelo que contemple uma 2ª fase, mas que o número de jogos não ultrapasse os 30 (entre Campeonato e Taça). Além deste ponto seria importante estar regulementado que para as competições sem divisão inferior o modelo poderia ser escolhido pelos clubes antes do inicio das épocas.

12 comentários:

Anónimo disse...

É uma estupidez começarem mais tarde..andamos nós aqui ansiosas para o inicio da epoca e deparamo-nos cm isto fogo:/

lol

Anónimo disse...

Prefiro começar mais tarde do que andar a jogar até Junho e ter equipas que vão á final4 sem jogarem um jogo e outras que nem á taça podem ir, axo bem que tudo volte á normalidade se nao qualquer dia nao há equipas.

Anónimo disse...

Eu só acho que haver 5 equipas isentas no 1ª eliminatória não me parece bem...havia outras formas de evitar que uma equipa ficasse isenta em rondas consecutivas...por exemplo: se uma equipa ficasse isenta numa eliminatória anterior, na seguinte sem sequer entraria no sorteio, seria logo a primeira a ser colocada no quadro...

Anónimo disse...

Os regulamentos da prova n permitem isso, assim é a unica ipotexe que ha para evitar o que aconteceu na epoca passada sem ir contra os regulamentos..

Anónimo disse...

Tambem poderiam so ficar 3 isentas mas assim teria.s k repescar uma das eliminadas, o k n tem mt logica, s perdeu perdeu, por isso esta é a melhor solução..

Anónimo disse...

Isto foi aprovado por todas as equipas cm exceção do espinhal k foi a unica k n esteve presente, por isso é a soluçao k agradou a todos, n vams estar agora a dizer k era melhor assim ou assado pk foi decidido pelos clubes numa reuniao onde mostrou algumas portas abertas pela associaçao p ouvir as equipas d futsal feminino, o que é mt bom..

Anónimo disse...

Já muito mal se falou aqui e noutros sítios da AFC, pelo menos agora devemos dar os parabéns, pois finalmente abriu as portas ao diálogo com os principais interessados e intervenientes.

Anónimo disse...

foram os interesados que se mexeram caro amigo...a AFC não fez mais do que a sua obrigação, ouvir e respeitar as opinioes dos seus associados, os mesmos que sustentam a dita AF...e muito mais há para fazer!!!

Anónimo disse...

Sendo assim também tem de se dar os parabéns aos clubes que nem sempre comparecem ás reuniões, pelo menos desta vez cumpriram com a sua obrigação.

Anónimo disse...

bruno sabes quando vai ser a reuniao para os Juniores e Juvenis para se defenir o Campeonato se conseguires saber agradecia.

Cumprimentos

Bruno Santos disse...

É uma pergunta à qual gostaria de responder mas pela resposta que foi dada a um dos clubes, parece que não irá haver qualquer reunião sendo imposto um modelo que viola o interesse de todos os que irão participar nos referidos campeonatos.

Anónimo disse...

Sara Canatario (ex grv) vai ser jogadora da equipa da quinta dos lombos (lisboa). Ja é oficial!

http:\\futsaltotal19.blogspot.com\