quarta-feira, maio 09, 2007

Jogos do Fim-de-Semana

Sábado (12/05/2007)
Taça de Encerramento Feminina (4ª Jornada)
18:00 Académica - Tocha
Vitória Natural da Académica.

18:00 S. Tomé - Meãs
Nesta Taça de Encerramento o Meãs parece ter perdido a chama que as acompanhou ao longo da época... Vitória do S. Tomé...

Taça AF Coimbra (Meias-Finais)
Esta final-four tem a particularidade de ser disputada pela manhã e ainda por cima na manhã seguinte ao final da Queima das Fitas... Poderá ser um factor decisivo... Pois eventuais excessos da noite anterior serão pagos nos jogos... É uma pena que quem marca os jogos não pense neste grandes pormenores... Ainda o facto de pela manhã serem poucos os que deverão assistir aos jogos...
Só uma curiosidade... Olhando para as horas e tendo em conta as recomendações em termos alimentares observa-se que os atletas do Alfarelense e Granja deverão terminar o pequeno almoço no máximo às 7h... (O ideal seriam 3:30 horas antes do jogo)... O que me leva a pensar que os pobres rapazes terão que se levantar às 6.30.... Enfim... Certamente que quem marcou os jogos nunca praticou desporto...

10:00 Alfarelense - Granja Ulmeiro
A Granja aparece nesta final-four como o grande favorito à vitória final... Assim é também favorito a vencer este derby de Soure!

12:00 Oliveira do Hospital - Tocha
Eu gostava que o Oliveira vencesse... Mas em termos defensivos é ainda uma equipa que falha demasiado... Contra o Tocha o aspecto defensivo será determinante... O Oliveira tem muitas individualidades e teve muito tempo para se preparar para esta Final-Four... Se defensivamente o Oliveira estiver bem poderá vencer...

72 comentários:

Anónimo disse...

os excessos da noite anterior ou os excessos da semana anterior?...

Anónimo disse...

Bruno, é claro que cada um possa fazer as suas previsões e tenha o seu ponto de vista, mas vendo comentários teus (da época passada e tb deste ano) estava à espera que a tua opinião fosse: vitória natural da Tocha, só um dia muito mau da Tocha é que poderá fazer com que o Oli. Hospital ganhe. E passo a fundamentar: o O.H. é o primeiro ano em que entra num campeonato de futsal, eu vi um jogo (ou parte dele) do O.H. e sinceramente até tem bons jogadores (ou com potencial para isso), mas ainda não jogam futsal, podem aprender e de certeza que vão aprender, mas ainda lhes falta muito, já o Tocha é uma equipa com muita experiência de futsal, jogadores que já estiveram na 3ª div., a nível táctico muito melhores e ficaram em 3º lugar na Div. Honra. O O.H. vai ficar em 6º e com uma larga diferença do 5º na 1ª Div., logo só uma manhã muito má, com excesso de confiança e subvalorizando o adversário é que o Tocha não vencerá.
ATENÇÃO: Não estou a dizer que o O.H. não possa vencer, em desporto tudo é possível, mas pela lógica e vendo o percurso das duas equipas, naturalmente o Tocha vencerá. Não achas?
Sem mais, Fernando Filipe

Anónimo disse...

... será que viste bem, ou aquilo que vos foi dado a ver ? Fico contente por se terem dado ao trabalho de ir ver um jogo do FCOH ... Quem serão estes rapazes que logo no seu 1º ano chegam a uma final-four ? Foi essa a interrogação ????

Anónimo disse...

São esse tipo de comentários que fazem as pessoas gostar ou não das equipas. Coisas do género "Quem serão estes rapazes que logo no 1o ano chegam a uma final-four" são arrogância pura. Só vos fica mal..Assim como o outro em que vocês se consideram a melhor equipa do distrital, rir, nestes casos, é mesmo o único remédio. Além disso, chegaram a uma final four, é verdade, mas não te esqueças é que só jogaram contra equipas da 1a distrital, o que torna a coisa bastante mais fácil, não?

Bruno Santos disse...

Em relação ao 1º comentário: Tudo acumulado...
Em relação ao Fernando: O Oliveira é uma equipa tácticamente fraca e perde muito por isso... Em termos ofensivos em momentos do jogo ainda mostram algo... Mas em termos defensivos é muito fraca... Se uma equipa trocar a bola (de forma segura e objectiva) terão certamente muitas dificuldades... Têm muito pouco colectivo... Aquela equipa bem trabalhada tácticamente supera a grande maioria das equipas do distrital... Em termos individuais o Oliveira tem melhor plantel que a Prodeco por exemplo e até que o Vilaverdense... Só que isso não chega... porque Futsal é um jogo colectivo e não é somente 1x1...
O Tocha nas duas vezes que vi não me pareceu uma equipa muito forte em termos ofensivos... Explorava muito bem o contra-ataque... Pareceu-me em termos de individualidades bastante mais fraca que a Prodeco que ficou em 5º... (Que é a equipa que melhor conheço da Honra) Só que defende relativamente bem e defender bem é meio caminho andado para vencer porque no distrital as equipas todas falham no ataque... e muito...
Se fosse contra a Granja ou Vilaverdense diria vitória natural... Porque são equipas tácticamente muito melhores que o Tocha em termos ofensivos... O que para quem não defende bem dificulta bastante...
Com o Tocha já não tenho a mesma segurança... Têm favoritismo... mas diria 60% - 40%
Mas também tudo depende de quem entrar a vencer... Se o Tocha entrar na frente poderá dar goleada...

Anónimo disse...

Disse e reafirmo, para mim somos e sempre seremos os melhores ! Não confundir com "os maiores"... isso sim seria arrogancia...E mesmo os melhores tb perdem!
Numa cidade onde nunca houve futsal a este nivel era necessário implantar a modadlidade e o gosto pela mesma...conseguimos !

Anónimo disse...

"... O que me leva a pensar que os pobres rapazes terão que se levantar às 6.30..."

Acredito que muitos dos jogadores tomem o pequeno-almoço a essas horas...

Bruno Santos disse...

Os que vierem do parque! Lol!
Falando a sério... E o que escrevi é como deveria ser... e não como será na realidade... Mas as horas não ajudam em nada... Se a Granja e o Alfarelense vierem de Soure terão que sair no máximo às 8.30 de Soure... Portanto os atletas terão certamente que se levantar bem cedinho! Nota-se que as horas foram marcadas como deram mais jeito a alguém... sem se pensar minimamente nos atletas...
Se perguntassem aos clubes a que horas preferiam jogar duvido que alguém respondesse 10h ou 12h...

Anónimo disse...

Quem e que vai ver esses jogos?
Ainda por cima a pagar 2 euros por pessoa!!!
E os jogadores, como se sentirão a jogar a essas horas?Fora do horário habitual de uma epoca inteira!
E depois temos o factor QUEIMA DAS FITAS DE COIMBRA!Não é AVEIRO, nem PORTO...meus senhores da AFC...é COIMBRA!Que parte de COIMBRA é que eles não perceberam?

Anónimo disse...

realmente acabei agora de ver o comentário em relação ao 2º jogo das meias e realmente o f.f. tem razao...parece que a unica equipa que vai jogar nesse 2º jogo é o O.H. que sinceramente,nunca vi os rapazes a jogar,mas esta epoca pelo menos duas vezes,ja vi o tocha e tendo em conta os resultados e classificaçoes alem do historial dos jogadores,mesmo correndo mt mal po tocha,acho que passam a final...e sem muitas dificuldades,diga-se.ah,sobre os comentarios daí do pessoal de oliveira a dizerem que sao os "melhores",sinceramente nao ficam bem.e ainda por cima isso nao é verdade..e mesmo que fosse..nao fica bem.
grande abraço para ti bruno

Anónimo disse...

Não pretendo de maneira nenhuma entrar em polémica, mas não percebo o que tens contra o Tocha, logo que se soube quais os 4 finalistas , nos teus comentários afirmaste que saiu ao O.hospital a fava, pois o Tocha era a equipa mais apetecivel, consideraste o jogo do ALFAREROS COM O GRANJA a final antecipada, não compreendo esses comentários , para te avivar a memório o Tocha ficou em 3º no campeonato, há frente do Alfareros e é servido por cerca de 8 jogadores que actuaram nos nacionais durante dois anos , sendo de realçar que no 1º ficou no 4ª lugar a espreitar até ao fim o sonho da subida, portanto é servido por jogares bastante experientes e habituados a estas andanças e relembro-te que o Tocha no ultimo ano em que participou no distrital foi campeão, venceu taça com o resultado mais disnivelado até hoje, de 10-1, precisamente contra o 2ª classificado desse ano o Lagonense, neste plantel mais de metade participou nessa vitoria, mais justificas os comentários dizendo que o Tocha é fraco ofensivamente, caro amigo esssa equipa marcou 109 golos na divisão de honra sendo o 2º melhor ataque com uma média de cerca de 5 golos por jogo, parece-me que vai por água abaixo a tua justificação, quanto a ser uma euipa individualmente fraca, desculpa mas não sei em que te baseias para dizer isso, não conheçes minimamente o plantel, posso te afirmar que tem certamente 3 dos melhores jogadores da Honra. Qanto ao facto de considerares o plantel do Oliveira mais forte que o do Vilaverdense ou da Prodeco acho um absurdo para não dizer outra coisa, quando consideras a Prodeco individualmente mais forte que o Tocha é porque realmente a prodeco deve ser muito forte individualmente, agora vens afirmar que o Oliveira é mais forte que a prodeco e o Vilaverdense não tem pés nem cabeça, não quero tirar mérito ao Oliveira ou dizer que tem um plantel fraco , longe disso, mas dai a comparar, com equipas que tem planteis bastante fortes com jogadores bastante experientes e conceituados no futasl distrital vai uma grande distancia. pOR ULTIMO QUERO TE DIZER QUE NUMA FINAL FOUR NÃO HÁ FAVORITOS, TODOS OS QUE CHEGARAM AI FOI COM MUITO MÉRITO PORTANTO QUALQUER DAS EQUIPAS PRESENTES TEM VALOR PARA VENCER A PROVA , Depende da inspiração dos seus jogares nesse jogo, pois não é uma prova de regularidade mas sim de um ou 2 jogos. Quanto há Queima meu amigo, ela existe para todos, cada um deve saber ser responsável, a partir dai estão todos em igualdade de circunstancias.
Faço votos que seja uma final four, digna e que ganhe o melhore acima de tudo que venha ao de cima o bom futsal que existe no distrito e deixo um louvorhá A.F.C POR ESCOLHER O MULTIUSOS, E DAR A ESTA PROVA A IMPORTÃNCIA QUE ELA MEREÇE.
Um abraço para o meu amigo Fernando Filipe que este 5 estrelas nos comentários revelando conhecer muito de futsal.

Anónimo disse...

...Caros amigos:
É evidente que o Tocha é favorito á vitória no jogo contra nós(FCOH), não somos estúpidos para dizer o contrário. Mas a esperança e a vontade de vencer ninguem nos vai tirar!!!
E quando digo que somos os melhores não estou a comparar capacidades técnico-tácticas com qualquer outro adversário, mas sim a enaltecer o espírito de sacrificio e de equipa que os nossos atletas tiveram ao longo do ano, pioneiros nesta cidade na dita modalidade em competições oficiais...Começamos sem conhecer qualquer adversário e com poucos principios de futsal ...
Espero acima de tudo é que os nossos atletas aproveitem esta oportunidade e se divirtam a jogar, respeitando o adversário mas sem receio e que dignifiquem as camisolas do clube. Que seja um bom jogo.
1 abraço a todos.

Anónimo disse...

Exmº Sr Bruno Santos, agradecia que me pudesse esclarecer duas questões: 1º- O que tem por problema a hora a que os jogos da Final Four se vão realizar e 2º O que tem a Queima a haver com estes jogos? Ou estou a ficar loiro com o já pouco cabelo que tenho ou então estou como sou e será o Sr que não sabe o significado da palavra RESPONSABILIDADE. Claro é que nem coloco a hipótese de que se o Sr tiver um assunto de MUITA RESPONSABILIDADE para tratar de manhã cedo, se deitará tarde e até poderá ir até as tantas à tão famosa Queima, ou será que deva considerar também essa hipótese?? Pelos vistos terei sim! Quanto aos atletas que estarão presentes nesta Final Four não creio que terão em mente tamanha IRRESPONSABILIDADE. Quanto às suas previsões e análise das virtudes e defeitos das equipas que se irão defrontar e uma vez mais como me parece que é muito pouco conhecedor da realidade Futsalista das mesmas fico-me por um "NO COMMENTS". Respeitosamente João Graça

Bruno Santos disse...

Já por mais que uma vez disse que a minha opinião se baseia no que converso com outras pessoas e vejo nos jogos das equipas... Na duas vezes que vi o Tocha foram as conclusões que consegui tirar da minha fraca análise... Ofensivamente fraca diga-se, é uma equipa que não faz tanta troca de bola como o Vilaverdense por exemplo... Mas é uma equipa muito eficaz no contra-ataque... Nos jogos em que vi o Tocha marcou 80% dos golos de contra-ataque... Muitas vezes somos injustos... mas nos dois jogos em que vi o Tocha jogar foi isto que observei... E não vi lá muitos atletas acima da média... Talvez não estivessem bem... Talvez não tenham jogado...
Este espaço serve precisamente para cada um dar a sua visão... Naturalmente se eu fosse adversário do Tocha teria visto muito mais jogos...
Peço desculpa se vos tirei o Vosso real valor mas nas vezes em que vi foi a esta conclusão que cheguei... E na altura a equipa era ainda orientada por outra equipa técnica... o que torna a minha previsão talvez ainda menos acertada...
Em relação à Taça... Eu nesse ano fui eliminado pelo Tocha curiosamente (Era Jogador)... Tinham uma equipa muito boa... ganharam a Taça com todo o mérito!

Bruno Santos disse...

Sr. João Graça:
Em relação à primeira questão... Penso que não são horas aceitaveis... Tendo em conta as horas a que se tem jogado ao longo da época... Por acaso já se interrogou porque é o os jogos das competições regulares não são pela manhã... Secalhar só a AFC é que está bem e todos os outros organismo do Futebol/Futsal estão mal....
Mas talvez não se tenha interrogado...
Primeiro: o aspecto fisico... Um atleta não rende tanto pela manhã como à tarde (Está cientificamente provado)...
Segundo: o público... Certamente haveria mais pessoas a assistir se os jogos fossem à tarde...
E terceiro... O que já falei em termos de horários... Penso que é demasiado cedo... Mas se o senhor acha que não para a próxima época faça dois jogos às 10h e dois às 16h... e depois diga-me a diferença... E pergunto-lhe: Prefere jogar às 10h ou às 16h?
Em relação à Queima... Claro que há responsabilidades a cumprir mas temos que ter em conta que ninguém é profissional e a grande maioria dos atletas são estudantes universitários... Têm o direito a viver a festa que é feita para eles e apenas há uma vez no ano! Quem está na Final-Four não terá certamente esse direito... Pelo menos na sexta-feira e idealmente uns dias antes...
Pelas suas palavras já deu pra entender que não acha lá muita piada à Queima... Talvez não tenha passado por lá...
Se é assim que pensa... Coloque os seus atletas na próxima época a jogar às 10h e depois diga-me quantos são responsaveis e quantos jogos ganha... Ou então marque uns treinos para as 10h e depois veja se correm da mesma maneira...
Se analisar os resultados das últimas épocas das semanas da queima há sempre resultados esquisitos... o ano passado o Cernache levou 13 do Tapéus... o Conimbricense no Sábado só não perdeu por mais porque na 2ª parte o seu Guarda-Redes acordou... (São só 2 exemplos) e o Espariz também entrou em descompressão...
Em relação às duvidas que tem da minha personalidade... Quem me conhece sabe como sou...

Anónimo disse...

Pois é sr. Bruno Santos, sei que o sr. gosta da queima contra isso nada, mas vou avivar a sua curta memória e pense que os clubes passam muitas dificuldades ao logo de toda a epoca para que não falte nada aos seus jogadores e com muitos e muitos sacrificios e alguns carolas, agora para si os jogadores não são profissionais, portanto que se lixe os jogos vamos é curtir a queima, olhe eu não sou profissional, mas a partir do momento que asssumo um compromisso, porto-me como tal e acima de tudo respeito o trabalho dos carolas que ao logo do ano fazem tudo para que não me falte nada, só por eles vale todo o sacrificio, respeito, profissionalismoe trabalho que se faz nos clubes, agora segundo as suas palavras a época só pode durar até há queima e lixe tudo o resto, tenha respeito por quem trabalha nos clubes e fica muito mal a um treinador ter esse tipo de opniões, quanto ao facto do horário o sr. por acaso já se questionou, que só era possivel jogar a essa hora nesse dia? devido a compromissos do multiusos?
Um abraço e modere as suas opniões e tente ser isento, só lhe fica muito bem , principalmente a um treinador e recorde-se que poderá queimar o seu nome em alguns clubes!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

mas tem alguma piada estes jogos de manha, temos de ir jogar de directa, quer dizer eu nao sou profissional, jogo por gosto e agora tenho de deixar de gozar a minha festa so porque algumas pessoas da AFC marcam jogos aquela hora porque lhe dao jeito... se nao era no multiusos era noutro pavilhao... isto so vai favorecer os serranos.... enfim depois logo se ve.......

Bruno Santos disse...

Para mim não são profissionais e se há compromissos são para cumprir... Eu já fui dirigente, atleta e treinador... E sempre honrei os meus compromissos e tentei que os atletas o fizessem também... Eu até já fui dirigente e tenho uma opinião muito própria relativamente a isso... Não somos profissionais mas nada nos impede de trabalharmos como tal! E por onde passei sempre tentei incutir aos atletas que deveriam tentar ser o mais profissionais possivel... Agora cabe a eles serem inteligentes e e levarem as coisas a sério... Há um respeito por um clube e por quem para ele trabalha por parte dos atletas... Mas tem que haver também um respeito da AFC pelos atletas pois são eles que abrilhantam o espectáculo... Mesmo não havendo queima os jogos na minha modesta opinião deveriam ser à tarde... O espectáculo sairia a ganhar... Penso que AFC quando marca os jogos se devia lembrar desse pequeno pormenor que é o facto dos atletas não serem profissionais, conhecer os factores que influenciam um bom espectáculo, entre outros e marcar os jogos para horas decentes... mas pronto há certas coisas que só na AFC é que estão bem...
A minha opinião não é a época durar até à queima... Todos têm o direito a divertir-se e cada um é esponsável por si... Por isso é que uns chegam a equipas de topo e ficam e outros não aguentam com as responsabilidades... Se o jogo fosse às 16h todos se podiam ir divertir, descansar e estar bem para jogar por exemplo... O factor queima só influencia porque os jogos são pela manhã... Se fossem à tarde nem sequer teria fisado isso... Em relação às horas... Já me questionei sim... E de certeza que haveria outras horas, noutro fim-de-semana... Mas mesmo não havendo faziam-se as meias-finais noutro pavilhão e a final no Multi-usos... Era até uma solução mais vantajosa... em termos de público... Penso que todos sairiam a ganhar... Mas isto são apenas ideias de alguém que secalhar não tem a mesma visão da AFC...
tento ser sempre isento nas minhas opiniões... por vezes posso não conseguir...
Quanto a queimar o nome... Quem me conhecer sabe a postura que tenho e o empenho com que levo as coisas...

Anónimo disse...

Sr Bruno, agora fiquei extremamente elucidado com suas palavras. Seria portanto "para si" preferivel jogar às 16h, irem todos divertir-se pela noite dentro, dormir umas horitas pela manhã, acordar e ir jogar... Entendo então sua justificação! Que se lixem os Clubes, os Directores, a massa associativa de qualquer uma das equipas, porque o importante, mais uma vez "para si" é a farra k é só uma vez no Ano. entendo por isso suas palavras. O Sr é que não entendeu o significado de umas minhas mas pode ficar só por uma que tornará tudo mais simples, e essa caro Sr com toda a minha humildade dá pelo nome de RESPONSABILIDADE. Cumprimentos e saudações desportivas Ass. João Graça

Bruno Santos disse...

É a sua intrepertação... Dormir umas horitas... Há coisas em que não podemos ser só o preto e o branco... Para o Sr. ir para a noite deve ser deitar-se às 6, 7 ou 8 da manhã... mas cada um tem a sua opinião... Podiam-se ir divertir e pense que se dormirem 9 horas e se levantarem pelas 12 horas podiam ir divertir-se até às 3 e estariam com o sono e cansaço recuperado... e teriam descansado o suficente... E tenho a certeza que fariam um bom jogo e honrariam o clube melhor até que qualquer atleta vai fazer no sábado pela manhã mesmo passando a noite toda a dormir! E para mim divertir-se não é sinómino de beber até cair...
Agora cada um tem que ser responsavel... Mas a ideia é melhor numa próxima... Idependentemente de haver queima ou não... jogos pela manhã não lembram a ninguém... Eu tenho a experiência de ter tido uma equipa de Juvenis e foram poucos os jogos em que tive os atletas todos a 100%... E como eu as restantes equipas queixavam-se do mesmo...

Anónimo disse...

Bruno, concordo totalmente contigo quando dizes que os jogos não deviam ser de manhã, mas depois acabas por meter os pés pelas mãos quando dizes que a rapaziada podia ir para a farra até às 3h, nunca estariam na cama antes das 4h. Agora voltamos ao cientificamente correcto. Não basta dormir 8 ou 9 horas por dia, por alguma coisa dorme-se e acorda-se muito melhor se isso for feito durante a noite. Não é a mesma coisa dormir das 4h às 12h, ou dormir da 0h às 8h, o sono, o repouso, quando se acorda é totalmente diferente, sabes porque? Porque as horas a que o corpo humano tem maior capacidade de armazenar oxigénio vai da meia noite às 5 da manhã (+-).
Para o moço (ou atleta do FCOH), repara uma coisa eu não digo que voçês sejam maus ou que não prestem, longe de mim tal ideia, mas repara que o Bruno na previsão que faz ao Académica - Tocha (fem), diz: "Vitória Natural da Académica" e são palavras dele. Estão a jogar o 3º classificado da Div. de Honra e o 1º da 1ª Divisão (Femininos). Então e joga o 3º da Honra com o 6º da 1ª Divisão e ele diz que se voçês defenderem bem têm hipóteses. Eu tb acho que voçês têm hipóteses, pq o Desporto não é uma ciência exacta e como diz o slogan "Impossible is nothing", agora acho, com todo o respeito que tenho por todos os clubes e neste momento só se o Tocha estiver mal é que voçês têm hipóteses e não: "Se defensivamente o Oliveira estiver bem poderá vencer...".
Que sejam três grandes jogos de futsal e que vença o melhor. De certeza que nos vamos ver por lá.
Um abraço Fernando Filipe.

Anónimo disse...

O Santa Clara ganhou ao Tocha e não é melhor que o Oliveira!

Bruno Santos disse...

Eu falei em dormir das 3 às 12... o que implica estar na caminha às 3h... Claro que não é a mesma coisa dormir durante a noite ou de dia... Mas acredito que se dormires 9 horas e o jogo for à tarde estarás bem melhor para fazer um jogo do que dormires 9 horas e o jogo ser pela manhã...
Voces não compreenderam as minhas palavras... O comentário ao Oliveira Tocha só fala no oliveira porque naturalmente o Tocha é favorito... "Se densivamente o Oliveira estiver bem poderá vencer"... Acredito que se eles defensivamente estiverem bem poucos golos irão sofrer... (Defensivamente implica também coberturas ofensivas) porque é aí que o Tocha é muito perigoso (Pelo menos nos jogos em que vi)... Sabemos todos que o factor defensivo é determinante, além do factor sorte... Tens o exemplo do jogo Prodeco-Vilaverdense da Taça que contrariou todas as estatisticas porque a Prodeco não falhou defensivamente...

Anónimo disse...

Pois meu amigo o Santa Clara realmente ganhou ao Tocha por 3-1, num campo que todos consideram dificil dado as medidas serem inferiores as normais, mas amigo sabes o resultado na Tocha em campo com as medidas normais , pois aqui vai 6-0 e verdade 6-0, penso que te pode esclarecer, pois segundo sei o Santa Clara é 3º e o Oliveira é 6º com grande diferenca de pontos agora se é melhor ou não não sei , as evidencias estão na classificação e para mim ao fim de tantas jornadas o melhor é quem está em 3º, não terá sido obra do destino as vitórias que o Santa clara consegui, por isso ao pessoal do Oliveira não fica mal mais humildade e respeito pelos clubes que seguem a vossa frente e também por todos os outros.

Anónimo disse...

Pois é Bruno essa de dormir umas horitas depois da borga e ir jogar, nãolembra a ningu'em , e principalmente vindas da boca de um treinador, mas que exemplo é esse para os teus futuros atletas, talvez seja por essas e por outras que as tuas equipas sejam tão indisciplinadas e não tenham respeito pelo treinador como presenciei este ano na tua equipa femenina, tens que ter mais cuidado com o que escreves não te esqueças que podem ser lidas por todos.

Anónimo disse...

É realmente muito esquisito, estar uma época inteira a jogar entre as 18 e as 21 para depois ter que jogar de manhã. É também estranho algumas pessoas não compreenderem isto, além disso, a queima para os que estudam é um marco importante e claro que querem festejar com os colegas. Sr João Graça, isto aqui não é a 1a Divisão Nacional, é uma mera distrital, há que ter consciência das coisas. Não sei se você andou na universidade ou não, parece-me que não, caso contrário perceberia o que significa a queima.


Os comentários das pessoas de Oliveira, revelam mais uma vez a sua arrogância. Capacidade de sacrificio todas as equipas têm, e duvido que vocês tenham mais do que , por exemplo, o Brunhós (espero sinceramente que ganhem ao "Idosos" na próxima jornada). É mais que óbvio que o Tocha é o favorito a ganhar. Não é que seja uma questão de física quântica, é uma previsão bastante fácil (3o da Honra contra 6o da 1a distrital).

É de louvar que o futsal chegue, finalmente, a Oliveira do Hospital, mas sinceramente, acalmem-se lá um bocadinho, têm muito que aprender, especialmente na maneira de estar nesta modalidade. Parem de tentar ter o "discurso Mourinho". Primeiro ganhem alguma coisa, depois sim, podem ter o discurso Mourinho. "Nós somos os melhores nós somos os melhores", que fartote de riso, não percebem que assim só caem no ridiculo e ninguém vos irá respeitar?

Bruno Santos disse...

Eu nunca disse que concordava em dormir umas horitas e depois ir para um jogo... Apenas quis reforçar a ideia de que mesmo um atleta dormindo das 3 às 12h, tendo jogo às 16h rendia mais do que um atleta que durma a noite toda e tenha jogo às 10h... Posso não me ter feito entender... Ou então não lhe dava jeito entender assim...
Eu não concordo nada com jogos pela manhã...
A parte das minhas equipas serem indisciplinadas... bem compare o numero de cartões/castigos comigo e com outros e depois retire as suas conclusões...
Em relação ao respeito pelo treinador... Não sei que jogos é que foi ver nem a que situações se refere pois às vezes não vemos tudo... Mas poderia indicar os jogos e as situações só para matar a curiosidade... Mas sempre que há situações de desrespeito resolvemo-las internamente... Tendo em conta o melhor para a equipa...
Eu normalmente escrevo o que penso, talvez pela irreverência da idade... e tento sempre fundamentar o que escrevo... e identifico-me... Sei que isto pode ser lido por todos mas não é por isso que deixarei de escrever o que penso e que passe a concordar com o que penso estar mal só porque fica bem...

Anónimo disse...

...Bem, não adianta voltar a explicar o porquê da frase ! Ok...só mais uma vez. Nós FCOH andamos aqui para aprender, evoluir para mais tarde vencer...Percebeu agora. Não somos melhores do que ninguem, nem dos que ficaram á nossa frente nem dos que ficaram atrás na classificação.
O Toja é 90% favorito e nós vamos lutar por valer os nossos 10%.

Obs. Mas fico contente pelo Bruno Santos que ao escrever FCOH tem logo garantido imensos comments ao post. Lol

Anónimo disse...

...e não é Toja, mas sim Tocha. Peço desculpa.

Anónimo disse...

Esse senhor João Graça nunca deve ter sido atleta...JOGAR AS 10 DA MANHA E AO MEIO-DIA É UMA PERFEITA ESTUPIDEZ...e só em Coimbra é que há disto!!!

Haja paciência para a AFC e para certas pessoas que comentaram este "post"!

Anónimo disse...

Eu estou completamente de acordo que seja estranho aos atletas jogarem de manhã depois de 9 meses a jogarem ao final da tarde...mas sendo eu estudante e também querendo viver a Queima à minha maneira, sei bem que numa noite mesmo que seja até às 3 horas da manhã, despendo energias e o meu cansaço muscular será muito mais acentuado do que se não tivesse saído....além de, no meio de todos estes comentários, se estar a criar uma personalidade boémia a um jogador da distrital, não partilho do facto de ser melhor os jogos serem de tarde simplesmente porque os jogadores poderiam deitar-se às 3 horas da manhã e terem horas de sono suficiente, até porque, por vezes, a mudança da rotina é que cria o pseudo cansaço....e isto sim, está comprovado cientificamente!!!
Falando do jogo do Conimbricense com o Espariz...vamos ser isentos sim? O Conimbricense foi 10 minutos inferior ao Espariz, sofreu 4 golos nesses 10 minutos, e o jogo ficou arrumado, depois mandaram 3 bolas ao poste, bolas no 1 para 0 falhadas, remates ao lado e boas defesas do guarda redes da casa, aliás na segunda parte tivemos 14 remates para o Conimbricense e 6 para o Espariz....na primeira tivemos 13 para o Espariz e 9 para o Conimbricense....e não tou a contar com os livres de 10 metros nem com o penalti....
Boa sorte para as equipas que vão disputar a final four e parabéns por terem chegado a esta fase da prova..orgulhem a cidade.
Saudações desportivas e porque não académicas....João Almeida

Anónimo disse...

À e já agora, na taça nacional de Juvenis a ultima jornada foi ABC Nelas 3 - 2 Dinamo Sanjoanense e não ao contrário...portanto tá o Conimbricense em primeiro isolado, depois tá o Dinamo com 4 pontos e depois o Nelas com 3.Abraço

Anónimo disse...

Pedir ao Bruno para ser isento quando se fala dos jogos do Espariz é como pedir ao Dias Ferreira para ser isento quando se fala do Sporting. São coisas que nunca vão acontecer. Posto isto, é mais que evidente que não se está a criar personalidade boémia nenhuma, ela já existe e é bem visível. Particularmente na tua equipa João Almeida. Quem diz na tua, diz em todas, tirando aquelas que lutam por objectivos minimamente interessantes (subida para os nacionais), para muitas equipas que jogam nos distritais das coisas mais importantes é o convívio entre as pessoas do clube. Vais pedir a um jogador do Brunhós para não ir para a noite só porque tem jogo no dia a seguir?

Anónimo disse...

Em 1.º lugar, gostava de salientar um primeiro ponto: tb n concordo c jogos de manhã, fundamentalmente pelo público e pelos hábitos que se foram criando ao longo de 8 meses de competição a jogar à tarde. Agora, o facto de haver jogos de manhã n é um absurso. Em Portugal, na liga de honra, em Inglaterra, na premiership, joga-se de manhã, e estamos a falar do nível competitivo mais elevado.
E Bruno, estou em total desacordo cntg relativamente a alguns pontos. Desde logo, um atleta renderá smp mais se jogar de manhã tendo dormido em condições do k outro k durma das 3h as 12h e jogue à tarde.No plano teórico, parec-me indiscutível. O ano passado, como sabes, estive com a Prodeco em femininos na final four. Defini as horas p acordar e tomar o peq almoço bem cedo. Devo-te dizer que nunca, nem o ano passado nem nesta época, as vi tão bem fisicamente. Com a equipa seniore masculina, sendo o jogo de tarde, defini a hora de peq almoço na final four as 9h30, c jogo as 17h. E acredita k esse tb foi um factor importante p várias razões. Aliás, na véspera dosa jogos, o fundamental é o descanso, cm deves saber. Ai8nda para mais, na véspera de jogos tão importantes, a última coisa em k se deve pensar é em ir p a queima, p mto k goste das noites do parque.
Dp discordo em absoluto qd dizes k o oliveira é individualmente mais forte k a prodeco e k o vilaverdense e k o tocha. É precisamente o oposto, e eu vi 2 jogos do oliveira. Têm potencial, acredito k se vão afirmar no panorama dio futsal distrital, mas estão mtio longe de qq destas equipas em termos individuais, o k n quer dizer k n possam ganhar. Compará-los a qq destas 3 equipas em termos individuais é...puxadote.
Acho k falaste c o coração, mais k c a razão.
Abraço.Nuno Oliveira.

Anónimo disse...

desculpem lá as gralhas, tou a teclar depressa demais...Nuno Oliveira

Anónimo disse...

Lol.. nao é so a teclar depressa demais, a tua falta de raciocinio e clarividencia é por demais evidente!!

Pareces uma menina, sem rabo a jogar!!!

Diz-me um unico jogador da prodeco que seja superior ao brasileiro marco do Oliveira....Ja para nao falar em outros jogadores do FCHO...

Individualmente sao sem duvida dos melhores planteis, mas falta duas coisas...a parte tactica e o facto de terem estrelas a mais por vezes é prejudicial!!tb sao precisos carregadores de piano!!!.......

Bruno Santos disse...

Em relação aos jogos pela manhã em Portugal e na Inglaterra são muito por causa de transmissões televisivas... Ou outros factores monetários... E como esses estão num plano competitivo mais elevado podem passar uma semana a treinar-se pela manhã para se adaptarem!
E ó Nuno os jogos não são às 17h... E o pessoal às 9.30 já tem que tar no aquecimento... Isso que fizeste a época passada seria o ideal!
No facto de achares o descanso fundamental... eu também o acho mas como todos sabemos duvido de dos 48 atletas presentes para jogar sábado haja 48 que também o achem! Foi só pra isso que alertei quando falei na queima quando coloquei o post... Mas isto depois gerou uma bola de neve!
"Desde logo, um atleta renderá smp mais se jogar de manhã tendo dormido em condições do k outro k durma das 3h as 12h e jogue à tarde.No plano teórico, parec-me indiscutível" Não concordo... Até por já ter experimentado as duas (E jogar com o sono trocado não foi por farra mas sim por necessidade de trabalho!)
Acho que à tarde estarás sempre com mais disposição fisica e a adaptação ao esforço é mais rápida que pela manhã...

Anónimo disse...

Estar a comparar o plantel do FCOH com o do Vilaverdense(que já jogou nos nacionais e tem jogadores com escola de futsal) parece-me algo estranho...é quase como dizerem que a melhor maneira de jogar futsal é jogar directo no pivot...haja discernimento e olhos!

Anónimo disse...

"...facto de terem estrelas a mais por vezes é prejudicial!!..."

Quem sou eu para estar a falar, mas acho que estrelas é um bocado...VAI LÁ, VAI!!!
Na 1ª distrital...lol...e ainda por cima em 5º lugar...bahhhh

Anónimo disse...

Se esse Marco for o número 4 do FCOH, é o melhor jogador da 1a Distrital.

Anónimo disse...

5o não, 6o, estivessem eles em 5o estariam a lutar pela subida de divisão, em 6o estão a lutar por coisa nenhuma.

Anónimo disse...

E o plantel do Conchada que esteve uma série de anos nos nacionais...estão velhos mas ainda estão no grupo dos melhores...!
Agora falarem de jogadores que nunca fizeram nada...haja paciência!

Anónimo disse...

expliquem-m só 1 coisa p ver se eu entendo. o fcoh tem o melhor plantel; na 1a distrital n há nenhum k se equipare; mtos dos jogadores são mais evoluidos k os do vilaverdense, prodeco, tocha; nenhum jogador da prodeco é superior ao tal marco, pelo k por maioria de razao nenhum do tocha tb é; então... pk é k estão no ridiculo 6.º lugar????apenas à frente dessas gds potencias cm brunhos, campizes, etc, etc????? epa, querem ver k eliminaram equipas da honra na taça...???? mas não!!! nem uma!!! epa, se calhar, isto é falar p n estar calado. Sendo a 1a distrital o campeonato mais fraco e o deste ano especialmente, o k se comprova pelo facto de haver equipas k o ano passado ficaram cedo fora da luta da subida estarem agora em optimas condições p o fazer, se calhar so estamos em face de uma equipa...fraca, c 1 ou outro artista da bola, mas n mais k isso. O Tocha ganha sem problemas. AO intervalo, o moura vai começar a rodar a equipa. a ver vamos.

Anónimo disse...

Os vossos comentários já ultrapassam o ridiculo e já vão na ofensa ...
O Tocha é uma equipa da divisão de Honra por isso tem que ser melhor que nós FCOH.
São eles que tém obrigatoriamente que vencer, afinal nós somos apenas os 6ºs da tal divisão inferior.
Independentemente do resultado que venhamos a alcançar neste jogo é para mim uma honra ter estes rapazes na nossa equipa...A eles o meu muito obrigado pelo empanho demonstrado até hoje na defesa do nosso emblema, e tenho a certeza que saíremos do multiusos de cabeça erguida.
Faço votos para que seja um bom jogo, sem casos nem lesões, porque afinal isto é apenas ... amadorismo!!!
Até sábado,
Vitor Pereira
(Dir.Futsal FCOH)

Anónimo disse...

É, realmente, uma ofensa para as outras equipas dizerem que são melhores e que têm melhor plantel e blábláblá, quando não é verdade..Resumindo: são os melhores sem terem dado provas. Por isso há tantos comentários anti-Oliveira, eu avisei desde o início, tanta arrogância não vos leva a boas relações..

No entanto, não concordo, em nada, com o comentário, de que o campeonato da 1a Distrital está mais fraco. Tenho a certeza absoluta que qualquer dos 5 primeiros lugares se manteria facilmente na Honra. O Real lutaria mesmo pela subida, como se comprova no jogo para a taça em que foi eliminado pela Granja com um 4.3 no total das duas mãos. Aliás, se formos ver pela forma como a taça decorreu vemos que a diferença entre a Honra e a 1a não é muito grande. Vejamos:

O Sport (7o na 1a) eliminou o Matos (10o na Honra)

O Miro (7o na Honra) teve que ir a penalties para eliminar o Corticeiro (8o na 1a) assim como o Alfarelense (4o na Honra) contra a Ribeira de Frades (5o na 1a)

Os IDOSOS! (penúltimo na 1a) eliminou o Chelo (8o na Honra)

A Prodeco (5a na Honra) ganhou apenas por 1 golo de diferença ao Bruscos (2o na 1a)

A União Alhadense (9a na Honra) foi eliminada pelo Lagonense (10o na 1a)

O Santa Clara (3o na 1a) eliminou CP Miranda do Corvo (último na honra)

Quando o penúltimo classificado da 1a Distrital elimina uma equipa que se manteve na Honra...
Face a isto, expliquem-me como é que o campeonato da 1a Distrital está mais fraco?

Anónimo disse...

ja t lembrou q as ekipas da honra aproveitem jogos da taça pra dar minutos a alguns jogadores + descontentes?apesar d axar q o top 5 da 1ª realmente ter condições d s bater bem c as ekipas da honra e d haver 2-3 ekipas da honra bastante fracas (miranda,matos e u. alhad,sobretudo as 2 primeiras) penso q a 1ª div está + fraca q o ano passado na sua globalidade.qnquanto o ano passado havia 6-7 ekipas do nível da honra, este ano ha maior diferença, sobretudo no futsal jogado ainda q a nível de resultados s poderia n notar tanto.

Anónimo disse...

N esta na altura de aumentar a Honra? 12 clubes parece-me pouco...

Anónimo disse...

Desde o inicio da divisão de honra e 1ª distrital apenas umas vez, na época 2002-2003, uma equipa da 1º distrital ganhou a taça AFC.Foi o Alfarelense, com o quase todo o plantel da Granja do Ulmeiro.O Alfarelense ganhou nessa final-four aos 2 primeiros classificados da divisão de honra desse ano(S.João e Chelo).Isto tudo para dizer o quê?
Que 2 jogos entre 2 equipas de escalões diferentes, não é um campeonato!E que o plantel do Alfarelense, daquele ano, era um excelente plantel, com jovens entre os 18 e 21 anos e com provas dadas nos campeonatos de formação, distritais e nacionais!Agora estarem a dizer que o plantel do FCOH é isto ou aquilo, passe a expressã, é uma tremenda barbaridade!Mas cada um tem a sua opinião e não passam disso mesmo, opiniões!

Anónimo disse...

Com quase todo o plantel da actual equipa da Granja do Ulmeiro!!!

Anónimo disse...

Oa tipos de Oliveira devem ter um plantel de luxo, jogadores brasileiros, jogadores de uma qualidade acima da média, agora entendo porque estão em 6º, pois as outras equipas são demasiado fracas e o Oliveira com a qualidasde dos seus aristas não consegue encaixar, e porque não oferecer uma bola a cada artista e manda-los para o circo de certeza davam espectaculo, e porque não chamar as grandes equipas nacionais para pescar trutas no oliveira, estou mesmo a ver para o ano meia equipa a jogar na 1ª divisão......da distrital claro não há mais baixo...iol

Anónimo disse...

porque não deixam o fcoh em paz
algo vos incomoda

Anónimo disse...

Cambada de parvalhões !!!

Anónimo disse...

isto ta a fikar altamente... gosto destas brigas de merdas entre clubes da distrital... voves gozam ralham, batem, mas nao passam de uns atrasados de merda que nao saem da distrital... piores do que voces nao ha.... voces jogam na pior divisao do mundo pois nao ha mais nenhuma abaixo de voces... joguem e esfolem se que eu vou curtir a queima e nao vou perder tempo a ver jogos com equipas de jogam tao pouko.. especialmente esses serranos.....

Anónimo disse...

Por não vos deixam em paz?BOA PERGUNTA?SERÁ QUE NÃO ENCONTRAS EXPLICAÇÃO? BOM FAZER UM DESENHO TALVEZ COMPREENDAS..., Olha amigo, na final four não tem a minima chance , ficam muito atras das restantes equipas, nem aos calcanhares lhe chegam , tens que aprender muito, levam um banho de qualqer delas, disso não tenham duvidas nenhumas, faltavas o esencial para serem uma equipa vencedora, sabes o qué? Respeito pelo adversário e consideração por todos aqueles que andam nas andanças do futsal há longos anos, pois é amigo este fim de semana LEVAM UMA GRANDE GOLEADA DE QUALQUER DAS 3 EQUIPAS....UMA GOLEADA DE HUMILDADE...HUMILDADE...SABES O QUE É ISSO? CLARO QUE NÃO. NO VOSSO GRUPO ISSO NÃO EXISTE.cresçam mais um bocado e apareçam, então sim podem considerarem-se alguám no futsal. mas atenção 1ª aprendam a lição da vida---para ser respeitado tenho que respeitar..........saudações desportivas

Anónimo disse...

aAmigo das 10.04, a tua frase defini a tua personalidade, já viste aqui alguém a faltar ao respeito.. claro que não,sabes porqué? porque somos todos civilizados expomos as nossas ideias embora diferentes, mas não há faltas de respeito, mas enfim deves estar habituado a falar assim para os teus pais, não mereces a minima atenção porque pessoa s como tu, não fazem falta a estas trocas de ideias, mas há sempre uma ovelha ranhosa que estraga o rebanho...ehhhhhhhhhhhhhhhh

Anónimo disse...

Pelos vistos já encontraram o vencedor do jogo Tocha x Oliveira...Os meus parabens a toda a equipa de comentaristas do Tocha por esta vitória e consequente passagem á final !!!

Anónimo disse...

... mas já sabem que a final é para perder ! Com o 1º da nossa divisão. eheheheh

Anónimo disse...

Eu admito. Sou daqueles que quando vê um acidente pára para ver. Sou bem capaz de me levantar cedo para ir ver o Oliveira - Tocha! É capaz de ser animado, e vai ser, com toda a certeza um bom jogo, porque os rapazes de Oliveira são mágicos com a bola nos pés!

Giro giro era Oliveira ganhar a taça, ui, isso é que ia fazer com que a moral deles disparasse para níveis nunca antes vistos (não que eles precisem de moral, mas..).

Faço votos para que haja golos bonitos, boas jogadas, uma "bufatada" ou outra, uma entrada mais dura, mas que ninguém se aleije!

Anónimo disse...

penso k é indiscutível k a 1a distrital este ano é bem mais fraca da do ano passado. Quse sem comparação. E o facto de haver equipas da 1a a dar luta às da honra conta pouco pk na taça isso sempre aconteceu. Mas reparem no sguinte. O ano passado, a ribeira, k jogava mto mais e tinha melhores jogadores, n subiu; o espariz, quase c a mesma equipa, desde fevereiro k se soube k n ia subir; o santa clara, tb ficou fora da luta bem cedo. Este ano, estas equipas, que na minha opiniao são inferiores às do ano passado, estão na luta p subir. Mas se falarem de taça, refiro ainda o seguinte, c dois exemplos: o miro foi eliminado da taça pelo CRIA no prolongamento depois de empatar no tempo regulamentar; a prodeco ganhou 7-0 ao matos (k o ano passado tinha uma equipa mais forte), chegou à final da taça e perdeu 4-3 c CRIA. Este ano, o Sta Clara levou 6-0 do tocha na taça, num jogo sem história. Há um desnível gd entre a 1a distrital do ano passado e deste ano. E concordo c oanonimo k disse k a honra deveria ser aumentada,12 clubes parece-me pc.
Saudações futsalisticas.

Anónimo disse...

Está mais fraca porque apareceram algumas equipas a estrearem.-se no futsal....

Anónimo disse...

e mais vai aparecer na próxima época...e aposto na desistencia de outras !!! eheheh

Anónimo disse...

Comparando a classificação final do campeonato 2005-2006 com a classificação ndeste ano a 2 jornadas do fim, temos(excluindo, obviamente as 4 equipas que subiram):

2006-2007 2005-2006
Espariz 4º 54ptos 6º 52ptos
r.Frades 5º 54ptos 5º 54ptos
S.Clara 3º 56ptos 7º 48ptos

Em suma, não constato grande diferença entre o ano anterior e este.Por isso não compreendo o porquê de dizerem que o campeonato este ano está mais fraco.
O Conchada passeou este ano, devido à qualidade do seu plantel.O Bruscos foi uma surpresa para todos, devido a terem-se estreado no campeonato.Os restantes lugares estão preenchidos por aquelas equipas que referi em cima.
Sairam as 4 equipas que subiram o ano passado e apareceram o Conchada e o Bruscos!

Anónimo disse...

Desculpem se o esquema não ficou bem explicito!

Anónimo disse...

eu vou à queima e vou jogar!alguem quer vir cmg??posso levar 1 estrela do Oliveira!

Anónimo disse...

muita mania tens tu....tu e mais alguem a quem te juntas-te!

Anónimo disse...

Alguns de vocês dizem tão mal da 1ª distrital mas pelos vistos vão ver os jogos,(ou então falam de coisas que não sabem). Como é que dizem que o espariz, o ribeira e o santa clara jogam pior e têm pior equipa que no ano passado? No caso do espariz e do santa clara, a equipa é praticamente a mesma, o ribeira perdeu um jogador influente e foi buscar outro que nesta divisão até faz mais. Não entendo o que dizem e creio q quem fala assim, não tem conhecimento de causa. Não são só os clubes da honra que usam a taça para fazer jogar os jogadores que jogam menos. Até porque esta data, é mais prejudicial para os clubes da primeira. O Oliveira por exemplo teve que fazer 5 jogos em 2 semanas. Boa final-four para todos,

Anónimo disse...

Agora és tu que não tens conhecimento de causa. A equipa do Santa Clara está bem diferente. Sairam e entraram muitos jogadores...

Anónimo disse...

Os tipos de Oliveira são mesmo bons de bola é pena é não darem uma a cada um,que banho de bola levaram do Tocha e estes sempre a meio gás, pois quando das poucas vezes que metiam velocidade , meus deus, coitados dos serranos não sabem jogar futsal e ainda os comparavam ao plantel da prodeco e vilaverdense quem disse isso não percebe patavina de futsal e então um tal jogador brasileiro fora de serie, por amor de deus, como esse as dezenas pouco melhor as centenas...iol.

Bruno Santos disse...

Caro quando comprarei fi-lo apenas em termos individuais... Nunca o fiz em termos de equipa! Todos sabemos que uma equipa é muito mais que apenas a soma das capacidades individuais dos seus atletas...
Posso não perceber pativina de futsal... Paciência... Nem todos podemos ser como tu...

Anónimo disse...

Houve eu percebo pouco sou leigo na matéria, mas comparar individualmente os jogadores do Oliveira com as equipas que referiste,desculpa mas tenho que te dizer que ou vez mal ou então de futsal percebes pouco mas enfim qualquer um pode ter um curso de treinador, agora se não queres ouvir criticas tenta ser mais isento e não faças comentários sem pés nem cabeça. O tocha é de longe superior ao oliveira em todos os aspectos meu amigo penso que isso todos os que assitiram ao jogo o confirmarão agora se tens opnião em contrário paciência há sempre alguém diferente.

Bruno Santos disse...

Eu, como infelizmente não pude ir assistir aos jogos, não sei se eles tiveram no seu nivel habitual ou não... Houve jogos em que os vi em bom nivel e deram-me essa percepção... Sempre em termos individuais... Que até pode ter sido errada... E não é uma questão de querer ou não ouvir criticas... Elas são sempre bem vinda se forem criticas construtivas... Há formas e formas de criticar... Dizer que as pessoas não percebem nada ou são isto ou aquilo penso que não é a melhor forma de se criticar...Mas cada um é que sabe...
Podias era deixar aqui os resultado prá malta saber!

Anónimo disse...

ok aqui vão os resultados. alfareros - 2 - granja -4
tocha -6 - Oliveira 4
um abraço