sábado, julho 12, 2008

Novo Modelo Competitivo 2008/2009

Foi aprovado para esta época um novo modelo competitivo que na minha opinião está muito bem delineado e irá promover certamente grandes espectáculos. Relativamente a uma proposta que fiz a 19 de Fevereiro de 2007, revejo-me em algumas das alterações aprovadas (Eliminação das Repescagens e play-off), sendo este modelo de 2ª fase bem mais competitivo e justo que o da proposta que fiz.
Na calendarização da próxima época só não concordo com a data de inicio dos campeonatos de seniores masculinos, uma vez que as paragens para os torneios de sub-20 não se justificam em virtude de nas anteriores convocatórias fazerem parte muito poucos atletas do distrital. Poderia sim ser dado o direito das equipa com atletas convocados adiarem os respectivos jogos no caso de terem algum atleta convocado. Assim iremos ter 3 paragens que poderão corresponder ao adiamento das três primeiras jornadas para quem quizer começar na data habitual (1º fim-de-semana de Outubro). Começar a 13 de Setembro penso que é cedo, uma vez que implica idealmente começar a pré-temporada no inicio ou meio de Agosto, tempo em que muitos dos intervenientes gozam as suas merecidas férias. O final da temporada deverá estar marcado para 20 de Junho, uma vez que na planificação presente no site da AFC a 2ª fase apenas tem planificadas 6 das 10 jornadas que constituem a 2ª fase do campeonato da Divisão de Honra Masculina.
Como forma de resumo, as alterações aos regulamentos foram as seguintes:
- Deixou de haver repescagens nas Taças Distritais
- Campeonatos de seniores masculinos e femininos passam a ter 2ª fase
- A 2ª fase da Divisão de Honra Masculina é dividida em play-off (Pole de Subida) e play-out (Discutem a descida). Para o play-off passam os 6 primeiros classificados e para o play-out os 6 últimos, jogando entre si, por pontos a duas voltas. As equipas iniciarão esta fase com 50% da pontuação obtida na 1ª fase.
- Na 1ª Divisão Masculina e Divisão de Honra Feminina o número de equipas do play-out será certamente igual ao número de equipas que sobram, e o número de equipas do play-off será de 6, uma vez que na planificação estão previstas 10 jornadas. Relativamente ao Feminino parece-me pela calendarização que o Campeão Distrital não poderá participar na Taça, uma vez que esta se reliza em simultaneo com a Taça Nacional. No Feminino a situação das paragens é muito mais dificil de contornar uma vez que quase todas as equipas colocam atletas na selecção, sendo extremamente dificil começar-se mais tarde quando a 2ª fase conta com 10 jornadas. Haveria sempre a possibilidade de diminuir o número de equipas da 2ª fase para 4 ou 5 equipas de modo a se começar 3 a 4 semanas mais tarde...
Os sorteios das diversas provas de seniores (Masculinos e Femininos) realizar-se-ão na próxima quarta-feira dia 16 de Julho pelas 18:00 nas instalações da SEGURCENTRO.

41 comentários:

Anónimo disse...

então vamos ter dois campeonatos, um de inverno e outro que será tipo torneio de verão. mas que lindo e que emocionante. com os jogadores na fase descendente da época a jogarem os jogos decisivos enquanto no inverno andam a jogar para o meio-ponto. resultado: mais uns joguitos para se pagar a arbitragem e à AFC

Anónimo disse...

Por mais que me digam o contrário não consigo perceber este modelo.
A equipa mais forte da fase regular devia ser sempre a campeã!!!!
Se foi a mais forte durante uma época inteira porque tem que o justificar em mais 3 ou 4 jogos?
Qualquer jogo "grande" durante a época perde toda a emoção porque se perderem esse jogo... que se lixe, dá para ir ao play off na mesma.

Anónimo disse...

Na primeira divisao também é "quase assim"..aqui ainda conta meio ponto lol.....na 1ªdivisao nem isso..;)

"Jogo grande é sempre jogo grande", todos jogam pa ganhar e dao tudo,ou quase tudo......assim tens jogos em q dao quase tudo e na parte final da época dao mm tudo..:D

Bruno Santos disse...

Este modelo ainda vai dar muita dor de cabeça... Principalmente por causa de não estarem planificadas as 10 jornadas da fase final da Divisão de Honra Masculina...
Ou melhor, a mim parece-me que houve uma troca, uma vez que estão 6 jornadas planificadas para a Honra e 10 jornadas para a 1ª Distrital. Partindo como base do que se tem passado nos anos anteriores a lógica mandaria que na 1ª distrital fossem apurados os dois primeiros de cada série fazendo uma série de 4 equipas, como muitos de vocês pediram a época passada! Devido a isto na 1ª Divisão seria fácil adiar 3 a 4 semanas pois nos regulamentos diz que o número de equipas da 2ª fase é definido no inicio de cada época. Se definirem 3 de cada série estará tudo correcto e não haverá nada a fazer... Se definirem 2 de cada série poderá haver um ajuste...
Na Honra tudo se complica, uma vez que históricamente a época desportiva tem terminado a 30 de Maio... Para colocar as 4 jornadas que faltam penso que só haverá a alternativa de alargar o quadro competitivo até 20 de Junho pois após uma análise mais aprofundada observa-se que as paragens para os sub-20 deverão ser obrigatórias para não prejudicar os clubes que coloquem atletas nas selecções (Uma vez que não há mais fins-de-semana livres).

Anónimo disse...

greve aos campeonatos! Tudo a adiar os jogos de Setembro prá AFC ver quem manda

Anónimo disse...

dizes que a 2a fase na honra masculina será disputada por 6 equipas mas na calendarização dos campeonatos disponível no site da AFC essa 2a fase só tem 6 jornadas...Como vai ser então?

Bruno Santos disse...

Não faço ideia... Estou a basearme no Regulamento de Provas Oficiais que me foi dado ontem no qual o Ponto 1500.04 indica que são 6 equipas.

Anónimo disse...

A mim parece-me que serão formadas 3 seris finais de 4 equipas para disputar o titulo, as descidas e as restantes para definir os respectivos lugares ai sim dava as 6 jornadas penso que será isso pois não estou a ver faltarem jornadas na planificação e muito menos a época terminar no fim de junho quanto ao facto de como tu dizes Bruno estar regulamentado isso nada quer dizer pois esta asociação é uma verdadeira republica das bananas eles decidem o que fazer sem dar explicaçãoes a ninguem, e o problema e que todos falam mas todos engolem, ninguem tem coragem de por um ponto final a esta bagunça que existe em Coimbra´somos nós todos que sustentamos esses senhores portanto há que haver respeito se for preciso partimos para a greve, mas ai tinha que ser todos,só unidos se consegue algo a favor do futsal...
Gostava de saber quem estar a favor da greve e lutar por uma planificação melhor e com beneficios de todos , pois não somos profissionais para começar a treinar a meio de Setembro até a 3º Nacional começa em Outubro.

Anónimo disse...

Peço desculpa no comentário anterior queria dizer começar a meio de Agosto e não como lapso mencionei a meio de Setembro

Bruno Santos disse...

Como disse, ontem foi-me dada a proposta de regulamentação que tem claramente escrito que são duas séries de 6 equipas... Disseram-me na AFC que era aquilo que tava em vigor... O meu comentário é baseado nisso.
Relativamente à greve, se todos pedirem o adiamento dos 3 primeiros jogos para as 3 datas em que há paragens para os sub-20 a Honra apenas começará em Outubro. Na minha opinião o modelo competitivo é bom mas tem jornadas a mais para o período entre Outubro e Maio... Só alargando o período competitivo para Junho haverá hipotese de se começar no primeiro fim-de-semana de Outubro.

Anónimo disse...

Afinal o que aconteceu à alinea i) do nº 1 do Artº 28º dos Estatutos da AFC? Vejam o blog do Cernache.

Bruno Santos disse...

Parece que os clubes de Fut. 11 também não ficaram contentes com as alterações e que o aprovado na AG foi sujeito a alguns ajustes desagradaveis...
Passo a transcrever um texto retirado do blog do Adémia:
AFC faz por ignorar decisões aprovadas pelos CLUBES na última AG em Janeiro

Recebido HOJE o Comunicado Oficial nº 2, da AFC, constatamos o seguinte, em relação aquilo que foi aprovado, na última AG, em Janeiro 2008, por UNANIMIDADE, pelos CLUBES:

"O campeonato de Seniores F11 masculino da I Divisão Distrital inicia-se em 7SET2008, enquanto o campeonato de Seniores F11 masculino da Divisão de Honra se inicia em 14SET2008".

Isto merece-nos, para já, os seguintes comentários:

(1) A AFC fez ouvidos moucos do planeamento de provas que tinha de apresentar aos clubes, para emissão de parecer, pois aquilo que apresenta é um facto consumado.
De facto, a A D C da Adémia elaborou uma proposta em que a AFC se comprometia, no defeso, (meses de Junho ou Julho) a apresentar o planeamento do calendário de provas previsto para a época seguinte, para os clubes se pronunciarem, no prazo de 10 dias, sobre aquela proposta. Nada disto foi feito, pois o COMUNICADO é OFICIAL e tem o nº 2.

(2) A AFC desrespeitou o pedido dos Clubes, que é quem manda na AFC, para que os Campeonatos não tivessem início nas primeiras semanas de Setembro, em virtude das férias e por causa de mais um mês de vencimentos (proposta do Vigor), sendo opinião generalizada para que os campeonatos tivessem início em Outubro para que as pré épocas se iniciassem em Setembro e não em Agosto. É que a maior parte dos clubes Distritais são amadores, como são amadores os atletas, os treinadores, os dirigentes e as respectivas famílias, tendo os mesmos direito a um merecido período de descanso. A pré época dos clubes tem que se iniciar no mês de Agosto, com os inconvenientes que isso acarreta pois estão férias programadas para este período e a I Divisão começa logo a 7SET2008. Será que isto não é brincar com os Clubes? Considera-se esta medida uma falta de respeito para com aquilo que foi APROVADO em AG e face ao cenário actual do CO nº 2 os Clubes vão ser obrigados a começar mais cedo, sem os planteis completos, devido às férias programadas e pagas a agências de viagens por algumas famílias. Que dislate!

(3) A A D C da Adémia vai mostrar a sua indignação, face aquilo que foi aprovado e não foi posto em prática pela AFC.

Anónimo disse...

assim esta bom...pela primeira vez a planificação foi bem feita.parabens á AFC.

P.S.-antes criticava-mos a associação por nao fazerem nd e os campeonatos começarem muito tarde e haver poucas jornadas e ag vao criticar outra vez pk mudaram, vamos ser coerentes.

Anónimo disse...

Meu amigo não está em causa serem poucas ou muitas jornadas , pessoalmente concordo com este sistema de campeonato , o que está em causa é os campeonatos comecarem na altura indicada obrigando os clubes a comecarem as pré-epocas a meio de Agosto, numa altura em que a maior parte está a gozar as suas férias e como deves saber aqui ninguem é profissional, se AFC tivesse respeito pelos clubes e atletas tinha começado os campeonatos a 4 de Outubro encaichando as 3 primeiras jornadas nas 3 paragens que se fazem para a seleção de sub 19, quando todos sabemos que raramente os atletas que fazem parte da mesma jogam em equipas destas divisões e se tal se verificasse com algum atleta , era muito simples bastava adiar os jogos das equipas que tivessem jogadores nessas seleções, ou não acha que esta era a solução correcta?

Anónimo disse...

tão e no feminino há play-off pa descer?

descer pa onde?

Anónimo disse...

Só não concordo num ponto que se calhar esta a falhar a mta gente, em relação ao modelo e competitividade é claro que estamos a evoluir mas ninguem fala em relação a despesa extra que as equipas terão de fazer, não irá este modelo fazer com que as equipas desistam do campeonato e não só para não terem mais despesas?
Fica a pergunta no ar para quem quiser responder.

Abraço

Anónimo disse...

Descordo totalmente do ultimo comentário, ainda por exemplo há doisd anos a 1ª distrital era composta por 16 equipas o que dava cerca de 30 jogos com este modelo dá 32, portanto não é por ai que há grande problema.

Anónimo disse...

Em relação aos custos faz muita diferença já há falta de euros e assim não ajudam nada enfim...... qualquer dia ficam os ricos e vão se embora os pobres o que penso que a nossa AFC está a ficar cada ano que passa mais chulos querem é massa enfim......

Anónimo disse...

Publicado na página oficial do DOMUS NOSTRA
"Agora já é OFICIAL
Seniores do DomusNostra vão jogar na próxima época na Div.Honra da AFCoimbra.

a subida não tem o mesmo sabor, mas é um premio mais que justo pra esta equipa de trabalho.
Publicada por Domus Nostra Futsal em 12:31"

Quem é que desistiu? Tocha?

Anónimo disse...

nova contratação dos juniores do S.JOAO...
TIAGO ROSENDOO

Anónimo disse...

Para isso o Sport tem de dar a carta e o São João nunca deu uma carta ao Sport, como tal...não vejo aí nenhum reforço no São João...

Anónimo disse...

Oh esperto! o São João não deu a carte do Marquitos ao Sport? e até sei quem a pagou e não foi o Sport mas sim o treinador nessa altura o João Graça porque o teu clube... Sempre tou pra ver como vai ser este ano...

Anónimo disse...

ate nisso os gajos do sjoao foram uns chulos,é por essas e por outras k nao conseguem ter clubes k mantenham boas relaçoes com voces!querem o tiago?paguem...

Anónimo disse...

Paguem? Está tudo parvo? Estamos a falar de um miúdo de 16 anos, quer ir para um clube melhor, onde tem mais hipóteses de melhorar, de aprender coisas que não lhe ensinam no Sport, e querem que o S.João pague? Deixem de ser atrasados mentais e não cortem as pernas aos miúdos. Deviam era estar contentes por ele se ir embora para um clube que se encontra na 3a divisão. O Renato já devia ter saído há muito tempo...

Anónimo disse...

ao s.joao tambem acho bem.eles tambem fazem isso aos outros, portanto quando querem um jogador tem de pagar.eles e que nao deviam levar dinheiro quando algum clube vai la buscar algum jogador, porque nao precisam em relaçao a esses clubes, mas enfim parece que o dinheiro que roubam nao chega.

Anónimo disse...

Em relação ao s.joão acho bem feito esses.... quando é para pedir cartas á borla estão sempre contentes( e claro somos todos amadores) e depois vão vender os jogadores.... tem lógica.... enfim assim não ganham amizades e daqui para a frente vamos ver.... o que os clubes haviam de fazer era mencionar nas cartas caso houvesse venda reverter para ajudas de formação e depois se veria onde chegariamos... enfim não há respeito pelos outros clubes que como digo (somos todos amadores e sem dinheiro para estas coisas)

Anónimo disse...

o q acabei de ler no blog do sousa8 foi espetacular. ele ir para o sta clara.. se fosse para a minha equipa nem dado o queria. mas nao deve ter hipotese , pq pelo q sei o sta clara ja tem treinador e adjunto e ambos nao sao influenciaveis.

Anónimo disse...

O ano passado foi a novela do junior Paulito do Santa Clara que esteve para ir para a Académica este ano é do Tiago para S.João...
Deixem o rapaz decidir.

Anónimo disse...

alguem sabe o sorteio de hoje

Anónimo disse...

Divisão honra Masculino
1º Jornada 27 Setembro
Prodeco - Domus Nostra
Alfarelense - Santa Clara
Ribeira Frades - C.R.I.A
Conchada - O.Hospital
Vila Verde - Cernache
U.Alhadense - Bruscos

Anónimo disse...

TAÇA MASCULINA
1º Mão 11 Outubro - 2º mão 22 Novembro
Sporting Coimbra - Meãs
Lagonense - Alfarelense
Nogueira - Espariz
Serpinense - Corticeiro Cima
O.Hospital - U.Alhadense
Chelo - Miranda Corvo
Bruscos - Condeixa
Vila Verde - CRIA
Espinhal - Miro
Santa Clara - Cernache
Tourizense - Neves
Alqueidão - Gatões
Prodeco - Conchada
Ribeira Frades - Domus Nostra
Isento: Carapinheirense

Anónimo disse...

honra Femininos
1º Jornada 27 Setembro
Vilaverdense - Prodeco
Académica - S.Tomé
E.Tocha - CRIA
Bruscos - Arouce Praia
O.Hospital - Cova Gala
Ourentã - Figueiró

Anónimo disse...

Taça Feminina
Jogos só a uma mão em 2 de Maio
Arouce Praia - CRIA
Figueiró - E.Tocha
Ourentã - O.Hospital
Prodeco - Bruscos
Académica - S.Tomé
Vilaverdense - Cova Gala

Nota: Dado que a Taça só começa em 2 maio de 2009, e a taça Nacional Feminina começa no dia anterior 1 Maio e como é obvio o campeão de Coimbra tambem participa, o mesmo não participa na taça de Coimbra ficando a equipa que defrontar as campeãs automáticamente apurada para a 2º eliminatória.

Anónimo disse...

mas afinal o campeonato ja n comeca no dia 13 setembro? s assim for ainda bem!

Anónimo disse...

A AFC já arranjou uma maneira de a mesma equipa não ganhar o Campeonato e a Taça só nesta Associação, valha-nos Deus estamos entregues aos bichos.

Anónimo disse...

bem ainda nao haver menos equipas que o ano passado no futsal feminino... e uma vergonha

Anónimo disse...

Desculpe discordar do comentário das 9.48, em 1ºlugar não há vencedores antecipados,ao facto de o VENCEDOR NÃO PARTICIPAR já esclareci num comentário que devido ao campeonato ser mais longo com a inclusão de uma 2º fase e como obrigatoriamente a taça nacinal tem que comecar em 1 de Maio e não haver datas disponiveis inclusive alguns jogos do campeonato são há quarta feira, a taça de Coimbra só começa depois do campeonato acabar e como é obvio só havia duas hipoteses ou o campeão participava na taça afc ou na taça nacional e como deve compreender é preferival participal a nivel nacional...mais um esclarecimento muitas pessoas falam sem saber, o actual figurino das provas foi uma propostas dos clubes que o votaram comunanimidade na reunião efectuada em 25 de Janeiro ultimo portanto vai por terra qualquer urgumento apresentado pelos clubes.

Anónimo disse...

esta confirmada a 1ª Jornada da Div de Honra ser só a 27 de Setembro. Se assim for quando é que se fazem as 2 primeiras jornadas que estavam agendadas pra 13 e 20 de Setembro

Espero que nas paragens do Torneio protocolas da seleção de sub 20
pois acho que ninguém na div Honra tem lá algum jogador, e se houver uma que tenha que adie o jogo com todo o direito, agora obrigar a parar o campeonato por causa de jogos das camadas de formação não me parece nada bem...

Bruno Santos disse...

Assim de repente, não vai haver jogos nos dias das selecções e vai haver jogos à quarta-feira para compensar as 4 jornadas que faltavam e o adiamento das competições.
No Feminino vai acontecer o mesmo. A Taça no Feminino apenas começa em Maio e será disputada em simultaneo com a Taça Nacional, o que levará o Campeão a não poder participar.
Foi o que me foi transmitido.

Anónimo disse...

a 1jornada e a 27 de setembro

Anónimo disse...

Ao anónimo de 17/07 10:39

Obrigado pelo esclarecimento, mas continuo a achar vergonhoso que uma equipa inscrita na AFC não possa participar numa das suas competições, isto só demonstra falta de planificação de época.