domingo, setembro 07, 2008

A Superfície de Jogo

Gostaria de lançar um tema que me tem levantado algumas dúvidas e que ainda não consegui esclarecer na totalidade.
Segundo o Regulamento de Provas Oficiais:
104.04 – No caso do Futsal, os clubes possuidores de Pavilhões e de Polidesportivos, utilizarão de preferência os primeiros.
§ Único - Se por motivo de força maior o não puderem fazer, servir-se-ão do Polidesportivo, desde que dêem do facto conhecimento à AFC e ao clube adversário, com a antecedência mínima de 12 (doze) dias.
(...)
104.13 – Todos os jogos das provas de Futsal da AFC serão efectuados em recintos que obedeçam às condições fixadas nas Leis do Jogo.
§ Único – Os jogos do C.D. da Divisão de Honra da A.F.C., de Futsal, terão que ser realizados, obrigatoriamente, em Pavilhão com as medidas mínimas de 40 x 20 m (quarenta metros de comprimento por vinte metros de largura).

Esquecendo os tamanhos mínimos e máximos pois aí está tudo claro, e indo directamente à superfície de jogo nas leis do jogo está o seguinte:
A superfície de jogo deve ser lisa, sem rugosidades e não abrasiva. Recomenda-se a utilização de pavimento em madeira ou em material sintético, desaconselhando-se o cimento e o asfalto.
Segundo a minha leitura, a superfície deve ser lisa e sem rugosidade, ou seja, segundo as leis do jogo naqueles Polidesportivos tipo o de Campizes, Alfarelos e outros não se pode praticar Futsal, uma vez que a superfície de jogo parece ser muito abrasiva. É material sintético mas é betão poroso o que é diferente de um piso sintético em plástico que será não abrasivo... A questão da relva sintética também me levanta algumas dúvidas uma vez que não me parece tratar-se de uma superfície lisa... Mesmo podendo-se fazer jogos em Polidesportivos (Assume-se que é ao ar livre) tal como está escrito no artigo 104.04 do RPO não se podem realizar jogos em superfícies que não obedeçam ao escrito nas leis do jogo. Estas apenas permitem alterações de dimensões (mínima e máxima) do terreno de jogo, dimensão, peso e material da bola, distância entre postes e altura da barra transversal, duração dos períodos de jogo e substituições para jogadores com menos de 16 anos (até aos Juvenis), maiores de 35 anos (veteranos) e para jogadores deficientes.
Segundo isto estará a minha interpretação errada ou estaremos todas as épocas a jogar em recintos que não terão a superfície de jogo de acordo com o escrito nas leis do jogo de Futsal? E se a minha interpretação estiver errada poderemos fazer jogos em terra batida?

25 comentários:

Anónimo disse...

Jogo Treino:
Dia 6 de Setembro
Santa Clara-3 Ribeira de Frades-0

Mário Neves disse...

Bruno, eu vou ajudar com aquilo que posso, e que sei, Novo treinador do Miro - Sergio Mesquita (GR)(Jogador/Treinador) e vão haver jogos de treino, serão aos sabados mas não sei ainda com que equipas, Boa sorte e que a tua equipa continue com esse bom desenvolvimento.

Anónimo disse...

Ora ai está uma boa questão...

Se forem seguidas estas regras, não me parece que algum polidesportivo das equipas que disputam a 1ª divisão cumpra os requisitos.

Quanto à divisão de honra, não há qualquer questão a ser levantada, pois o regulamento apenas desaconselha pavimentos de cimento (que é o caso de alguns da referida divisão), mas não proibe a pratica nestes...

Anónimo disse...

Treinador do Miro - Sérgio Mesquita,treinador ou orientador, é que para ser treinador tem de ter um curso de treinador no mínimo nível I. Treinador essa é boa...ehehehe.

Anónimo disse...

Por isso então o SBUA vai disputar o campeonato no Pavilhão do Vilaverdense...

Anónimo disse...

Relativamente ao facto do treinador (orientador) do Miro não possuir o curso de nível 1, isso não é nada relevante.

Esta é uma pratica que ainda se observa nalgumas equipa (alguem dá o nome para outro poder treinar), embora sejam cada vez menos os casos.

O importante mesmo é perceber de Futsal, o que não é o caso de alguns Treinadores "Diplomados"...

Anónimo disse...

é verdade k o piso do tourizense será sintético?

Anónimo disse...

é futsal de chuteiras... : )

Anónimo disse...

Tens toda a razão, jogar em piso abrasivo não deveria ser permitido, assim como o rugoso. Para os guarda-redes prinipalmente torna-se bastante complicado, cada vez que vamos ao chão o corpo não desliza e dificulta bastante a nossa tarefa.

Anónimo disse...

Alguém sabe a que horas dias e onde treina o Sporting de Coimbra? Precisava mesmo de saber. Obrigado. Marco

Anónimo disse...

tiago22?
nao eras o gr do lordemao?
para onde vais jogar esta epoca?

Anónimo disse...

bruno peco desculpas pela pergunta!
entao nao vai haver juniores!
nao havia grande equipa!
que pena eles gostam mais de jogar futebol 11!
enfim na proxima talvez!
nao sera um projecto para esquecer!

Bruno Santos disse...

Pergunta com ponto de exclamação? :)
Mas eu respondo na mesma. Foi equacionada a hipotese mas foi com muita tristeza que decidimos não entrar em competição. Os motivos concretos e as restantes perguntas serão certamente explicadas quando for feita a apresentação da equipa Sénior à comunicação social que deverá ocorrer durante a próxima semana. É só aguardares.
Relativamente ao resto, o futuro dar-te-à as respostas. Eu penso que o Futsal vai passar o Fut.11 em menos de nada... Basta veres pela quantidade de escolas que têm campos de Fut.11... E a chuva, o vento e o frio...

Anónimo disse...

Para ser sincero isto está mau.. tive a possibilidade de ir para um bom clube mas fiquei à espera de arranjar algo mais perto de coimbra, agora estou a tentar arranjar clube.

Anónimo disse...

quando estavas no Espariz não te queixavas...

Bruno Santos disse...

Não percebi essa. O Pavilhão de Espariz sempre esteve dentro dos regulamentos.
E se interpretares bem não me estou a queixar. Estou só a pedir que alguém me esclareça, pois desde as Escolas aos Seniores há equipas a jogarem em relva (que não é uma superficie lisa) ou em betão poroso que é muito abrasivo. Se nas camadas jovens poderá haver regime de excepção, nos seniores só haverá se os clubes envolvidos o permitirem, caso a minha interpretação esteja correcta. E nisto estão todos os clubes que participam no distrital envolvidos, uma vez que na Taça cada clube pode jogar onde bem entender (inclusivé ao ar livre), independentemente da divisão.

Anónimo disse...

Granja do Ulmeiro-4 Santa Clara-0

Anónimo disse...

Entao nao o chamem de treinador, pois treinador são aqueles a quem tu chamas "Diplomados".

Anónimo disse...

uma pergunta, o facto de falarmos português faz de nós professores de lingua portuguesa ????
vp

Mário Neves disse...

O que aconteçe, é que ele é mesmo o treinador do Miro, agora se lhe quiserem Chamar de orientador, isso já é convosco, mas que está a ser preparada uma boa equipa, forte, sólida, e muito bem preparada por ele, disso não tenho duvidas.
De resto, so desejo boa sorte para os adversários.

Anónimo disse...

OH Bruno vai buscar aquele tipo que jogava a fixo contigo no IPC o André... esse sim era um grande reforço.
Que achas da ideia?
Deves ter uma ideia formada sobre ele de certeza.

Cumprimentos

Anónimo disse...

"O Pavilhão de Espariz sempre esteve dentro dos regulamentos."

Então não desaconselhavam o cimento?

Está complicado isto...

Bruno Santos disse...

Uma coisa é desaconselhar outra é proibir, digo eu. Jogar em superficies não lisas ou abrasivas é proibido, ou melhor está fora do permitido nas leis do jogo. Jogar em cimento simplesmente é desaconselhado por razões que estarão certamente relaccionadas com a falta de caixa de ar.
Relativamente aos pisos dos recintos de jogo colocados nos calendários da AFC grande parte não estão correctos, a menos que parte dos pavilhões tenham sofrido remodelações nos últimos meses!
P.S. Sr. Anónimo como curiosidade cá vai uma lista de pavilhões que penso serem em Cimento:
S. João, Espariz, Nogueira, Carvalhal, Santa Clara, Covões, Vila Verde, Lordemão, Cernache, Vil de Matos, Corticeiro, Meãs, Serpins...

Anónimo disse...

o de serpins sofreu remodelações! mas nem sei quais foram! mas bem que precisava...

Anónimo disse...

e o do s.joão agr é pvc