sexta-feira, abril 10, 2009

O Circo

Este titulo é para mim a forma de identificar quase tudo o que tem envolvido esta época... Actos de gozo e de excesso de autoridade de uma Associação que deveria levar uma grande reprimenda da FPF. Depois da ridicula paragem das competições devido à não resolução de casos que já deveriam estar há muito resolvidos, vejo na saída dos calendários uma tentativa de fuga às responsabilidades dos nossos responsaveis. Aqui surge a primeira questão: Estivemos à espera de 1'38 para a saída dos calendários e não vamos esperar pela resolução de um caso que poderá levar à repetição integral desse mesmo jogo? Algo de muito estranho se passa aqui... Ou se fartaram de esperar e vão rezar para que o Cernache perca o protesto ou então os seus afilhados já estão completamente preparados para a 2ª fase! Mais um acto de tremenda falta de profissionalismo e gozo com os carolas que vão aguentando os clubes. Mas não quero pensar no que salta mais à vista que é algo semelhante com corrupção, pois mais parece que esta paragem no campeonato terá sido propositada apenas com o objectivo dos afilhados recuperarem todos os lesionados para a fase final, tendo aproveitado o caso do 1'38 para ir adiando semana após semana.
Indo precisamente ao caso do 1'38 estou espantado, não com o facto dos clubes pedirem a dispensa do tempo restante, mas pelo facto de a AFC ter concordado. Supostamente são punidos aqueles que tentarem combinar ou falsear resultados e neste caso, na melhor das intenções os clubes em causa combinaram algo que favorece ambos e prejudica todas as restantes equipas. Poderiam ocorrer incidências no tempo restante, mesmo apesar de ser 1'38, que influenciassem os encontros seguintes. Todos agiram certamente de boa fé mas não está correcto prescindir-se de terminar um jogo, pois quando um jogo não termina alguém tem que ser penalizado com derrota. Mais um caso bicudo neste circo... Deixo aqui o ARTIGO 53º (Corrupção dos Clubes e Jogadores) e tirem as vossas ilações:
1. Os clubes que façam ou intervenham em acordos com vista à obtenção de um resultado falseado, quer seja pela actuação anómala de uma ou ambas as equipas contendoras ou de algum dos seus jogadores, quer pela dolosa utilização irregular de qualquer um destes, quer pela apresentação de uma equipa notoriamente inferior ao habitual ou outro procedimento conducente ao mesmo propósito, serão punidos com as penas previstas no número 2, do artigo anterior.

Isto abre um precedente grave... É que quem diz 1'38 diz 2 minutos ou 4 ou 10 ou 20 ou até 40 e quando o empate chegar para as duas equipas nem precisam de sair de casa...
Passando ao ponto seguinte que é o calendário que me chegou às mãos, ao qual gostaria de fazer algumas considerações... Vamos ter jogos a 15, 18, 22, 25 de Abril e 2, 6, 9, 13, 16 e 23 de Maio. Mais ou menos 10 jogos em 38 dias... Podemos também olhar para 9 jogos entre 15 de Abril e 16 de Maio... Nem o Porto consegue fazer tantos jogos num mês... Penso que para a saída destes calendários os clubes deveriam ter sido ouvidos pois estão totalmente desenquadrados com a nossa realidade de amadores e com a planificação inicial. Talvez aqui a AFC tenha entrado no espirito dos Torneios de Verão e dado uma prenda a todos... Quer dizer a todos não! Um Mega Torneio de Primavera mas com prémios só para os afilhados. Acho que deveriamos mudar o nome da Taça de Encerramento e Apuramento de Campeão para Liga da Primavera. Ficava mais giro e até dava um sentido mais colorido à coisa, pois neste momento parece tudo muito escuro. Fora de brincadeiras, não concordo com esta saída espontânea dos calendários sem os clubes terem sido confrontados com a solução apresentada (ainda por cima houve 1 mês de paragem!). Podiam ter adoptado uma solução mais radical e resolver isto numa só semana... 10 dias chegavam e o pessoal ainda descansava ao fim-de-semana... Nós é que somos parvos em alimentar o riso de gozo de quem fez estes calendários...
Para mim este campeonato morreu quando a 2ª fase não começou na altura prevista... Paragem de uma semana, duas até se poderia desculpar... Mas parar 1 mês e uma semana e continuar um processo pendente roça o ridiculo... Além disso eu pergunto: Onde estão as classificações oficiais? Será que algum clube as recebeu? No site não aparecem classificações e é dito explicitamente que se estas aparecerem são oficiosas... Então com que pontos estamos, em que lugar ficámos? Estranho este Futsal da AFC...
Mas parece que alguns clubes estão felizes com esta trapalhada... No momento em que começarem a competir na 2ª fase estarão a aceitar estas ridulas regras. Aos afilhados certamente dá jeito esta fase, para os outros duvido! Só o respeito pelo clube que represento me faz ser mais um palhaço neste circo e contribuir para o gozo dos Srs da AFC com o nosso esforço. Todos seremos palhaços se pactuarmos com tudo isto. Para mim basta... Se o compromisso que me une ao clube que represento e o respeito pelos meus atletas não me deixa sair deste circo, no blog alguns pontos serão revistos: Não haverá comentários à jornada, antevisão de jogos nem percentagens de favoritismo... A divulgação do horários dos jogos do circo estou a equacionar, os marcadores e a classificação estão completamente fora de questão serem publicados. A nossa linda AFC que a coloque a tempo e horas pois estou farto de fazer um trabalho que deveria ser deles! Esta é a minha minima forma de protestar depois de já ter equacionado o fecho do blog... Até ao final desta época irá continuar mas não tenham muitas ilusões na próxima... Estou farto disto! Neste momento não me aptece alimentar este circo, nem tenho motivação para tal... O circo da Honra só tem uma solução: Deitar a casa abaixo e construir de novo.
Para finalizar, uma alusão às descidas de divisão... No RPO é dito que o Campeonato está dividido em duas fases... Depois diz-se também que na 2ª fase uma série serve para apurar o campeão e a outra o vencedor da Taça de Encerramento. Nas mudanças de divisão está escrito que descem o 11º e 12º do Campeonato! Pela intrepertação do referido regulamento eu chegaria à conclusão que as descidas seriam discutidas na 1ª fase, pois a 2ª fase é denomidada Taça de Encerramento e não existem 11º nem 12º classificados! Ainda para mais esta fase nem sequer costuma ter cronometrista (Mais uma forma de estorquir dinheiro aos clubes). Ora então em que é que ficamos meus Srs? Segundo esclarecimento pedido à AFC as descidas serão disputadas na 2ª fase, pois assim lhes dá mais jeito... Analisando os regulamentos de todas as Associações e Federação chegamos à conclusão que na parte de descidas de divisão todos são clarissimos não deixando qualquer dúvida, fazendo referência explicita quando as descidas são disputadas na 2ª fase! Mais uma vez Coimbra consegue ser um exemplo da ambiguidade, tal como era arredondamento dos meios pontos... Foi resolvido à moda de Coimbra... Mais uma vez surge a questão: Será que os regulamentos estão ambiguos de forma propositada? É que parece! E para quem pensava que os meios pontos não faziam diferença, só uma pequena nota: Na série B da 1ª divisão o vencedor está encontrado... Em igualdade pontual o Lagonense ficará à frente do Neves, algo que não aconteceria se a AFC não tivesse oferecido o meio ponto ao Lagonense!
Isto é o que dá os regulamentos terem sido aprovados numa Assembleia muito concorrida por clubes de Fut.11. Se querem regulamentos em condições nem é preciso muita imaginação, basta copiar os da FPF que têm bom aspecto e parecem estar bem explicitos.... Mas estamos em Coimbra e o objectivo é acabar com o Futsal... Primeiro começou-se com o Feminino e está-se a conseguir, agora está na hora de atacar o Masculino.
Com todas estas trapalhadas penso que para qualquer clube que queira impugnar este campeonato não será dificil fazê-lo... Não tem ponta por onde se lhe pegue... Um autentico circo... Se tivessemos um distrito unido seriam 12 clubes a pedir a impugnação da Honra da AFC desta época junto da FPF...
A única saída que vejo possível para a AFC é baralhar e dar de novo... Ou seja, com problemas na Honra, problemas na 1ª Distrital, problemas nos meios pontos... Só uma divisão única com duas ou três séries na próxima época (funcionando como época de transição para um modelo competitivo decente) poderão colocar uma borracha sobre o assunto, não prejudicando ninguém... Penso ser a única solução possível e talvez a forma de fazer com que muitos dos clubes não acabem...

39 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa desde já pela minha ignorância, mas vamos chamar as coisas pelos nomes. Não vamos mandar para o ar a palavra "afilhados" e esperar que ninguém pergunte, afinal quem são esses afilhados?

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com a posição do Cernache. se eles têm um protesto ao jogo que sentido fazia irem jogar 1,38 min desse mesmo jogo? Só não vê que não quer.

Bruno Santos disse...

Não é uma questão de mandar para o ar... É apenas a minha intrepertação pois parece que tudo isto foi feito com algum objectivo muito especifico. Não gostaria de pensar assim mas a forma como todo o processo foi conduzido parece ser em prol de alguém. Agora quem são? Não faço ideia, mas certamente quem no momento da paragem precisava de descansar umas semanas. Veremos pelo desenrolar da 2ª fase pois tudo neste campeonato está falseado.
Caro anónimo eu também concordo com anão realização do tempo de jogo mas é irregular precindir-se de jogar parte de algum jogo. E a razão do 1'38 não se realizar nada está relacionada com o facto de haver o outro protesto, mas sim por acordo entre os clubes, o que é muito diferente.

JF do Totofutsal disse...

Muitos parabens por este post!
Ele diz tudo o que vai na alma de muita gente que dá tudo de si e mais alguma coisa... pelo FUTSAl de Coimbra.

Esta época é para esqueçer...
Penso eu que toda ela está a ser feita e foi feita para beneficio de alguns clubes...

Relativamente à questão das subidas e descidas...continuo a ter muitas duvidas, reparamos:
Segundo o RPO
101 - CLASSIFICAÇÕES E DESEMPATES
101.01 - Nas competições disputadas por pontos, adoptar-se-á a seguinte tabela:
Vitória 3 pontos
Empate 1 ponto
Derrota 0 pontos
101.02 – Para estabelecimento da classificação geral dos clubes que no final das fases ou
das provas em "poule" se encontrarem com igual número de pontos, ter-se-ão, para efeito
de desempate, as seguintes disposições, segundo a ordem de prioridades.
a) Pelo número de pontos alcançados pelos clubes empatados no jogo ou jogos que entre si
realizaram.
b) Se o empate subsistir, recorrer-se-á à maior diferença entre o número de golos
marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram
entre si.

Assim o que conta para o desempate é o conjunto dos pontos realizados no final das fases (regular e apuramento de campeão)
Pois o 101.02 diz ...que no final das fases ou das provas em "poule" se encontrarem com igual número de pontos. Ou seja, não diz em que fase é, diz no final das fases e o final das fases é o conjunto da fase regular e a fase de apuramento de campeão. Será que estou a interpretar mal?...é que para mim não é esclarecedor este ponto.

Como poderão ser realizados ser 4 jogos nas fases devem contar os pontos alcançados nos jogos realizados...correcto?

O que sei é que a AFC vai decidir estes casos sempre a favor de quem lhe interessa...através de um comunicado, de uma deliberação, etc. tomada em cima do joelho...e acima de tudo que vá ao encontro ao interesse dos clubes que a AFC pretende.

Uma dica...que a AFc repense toda a organização do FUTSAL distrital e que para o ano nada desta porcaria...volte a aconteçer.
Que a AFc seja simples nas coisas e não as complique.

Um grande abraço para o Bruno santos e mais uma vez parabens pelo excelente trabalho que Tu...e não a AFC prestam ao FUTSAL do distrito.

SPL disse...

Ta mais do que visto para quem é isto e quando o bruno fala em "afilhados" nao se engana minimamente, esta a vista de todos, se tiveres com atençao ao que tem vindo a acontecer ate aqui, rapidamente chegas a uma connclusao. O campeonato ja começou com esses arranjos e vai acabar da mesma forma.
Agora pensem...
É isso mesmo bruno, alguem que nao tem medo de dar a cara

conselheiro disse...

Bruno, tu que estas bem informado pára um bocadinho e pensa: a AFC é constituida pelo menos por 5 poderes: a direcção, o conselho tecnico, o conselho de arbitragem, o conselho de justiça e o conselho de disciplina. Se o conselho de disciplina não decide em tempo util o que é que a direcção ou o conselho tecnico podem fazer para marcar jogos? Não será nos estatutos e na organica da AFC que está o problema e não nas pessoas (algumas) que lá estão? Antes de se tomarem posições deve-se ter todas as informações e não começar a disparar para todos os lados para ver se cai algum melro. É que podes estar a disparar também para os teus pés... Lê tudo o que tens a ler antes de tomares posições e mais grave, antes de levantares suspeitas.

Bruno Santos disse...

Caro amigo a AFC é uma estrutura e como tal deve estar organizada e todos os orgãos em sintonia. A isso que acabou de escrever chama-se tentar sacudir a "àgua do capote". E só levanto suspeitas porque há situações que não se compreendem e são no minimo estranhas. A AFC pôs-se a jeito para todos levantarmos suspeitas. E o problema está nas pessoas sim! Bastava serem bons dirigentes para que os clubes fossem parte integrante desta salsada e ajudassem a AFC a resolve-la com uma solução aceitavel. Agora, Ponto 1: Porque razão estivemos este tempo todo parados e vamos recomeçar com um caso pendente que pode afectar da mesma forma a classificação como afectavam os anteriores? (Situação no minimo curiosa) Ponto 2: Custava alguma coisa reunir os clubes de modo a decidir o futuro deste campeonato? (A resolução até poderia ser a mesma mas daria maior credibilidade à decisão de fazer jogos de empreitada) Ponto 3: Se os restantes orgãos não são competentes penso que a direcção tem poderes para tomar medidas ou estarei enganado?
E não me considero bem informado, pois se o fosse poderia consultar quais os casos pendentes, qual a classificação final da 1ª fase, entre outros aspectos escondidos de todos nós.

Anónimo disse...

grande BRUNO, se fossemos todos assim directos e sem afilhados, o nosso futsal em COIMBRA estava bem de saude, mas não tem que haver sempre alguem a minar isto e assim tentar acabar a muito breve prazo este nosso cantinho do futsal, esperemos que não vamos ver, e por concordar contigo, se os clubes fossem todos HOMENZINHOS, esta faze de apuramento e encerramento não se fazia por ninguem e ai se veria o que esta nossa AFC faria e a FPF iria fazer ia ser lindo.

Anónimo disse...

os jogos da liga dos ultimos vão ter cnometrista

o árbitro disse...

Os jogos da liga dos últimos não vão ter cronometristas, Bruno naquilo que tu escreves tens toda a razão, é que vem a prejudicar toda a estrutura do futsal.... É que todos os intervenientes vem a ter prejuizo... jogadores equipas desfalcadas.. dirigentes, treinadores, e outros... e sem me esquecer árbitros... E que para além do desporto em si , há a vida particular durante a semana de cada pessoa... Nós estamos no futsal amador não no profissional....

Anónimo disse...

enganas-te... vao ter sim...

Nuno F. M. Oliveira disse...

Boa tarde.

Estes casos não podem ficar adormecidos, estes cassos não podem ser disfarçados, estes casos têm de ser destapados de vez. Chega de farsas, por parte de quem não tem nenhuma sensibilidade, é egoísta, incorre na prática da corrpução, não respeita ningué, usa e abusa do poder.
Isto é uma VERGONHA!

Se querem com a devida seriedade, levar este assunto às mais altas instâncias, façam uma petição on-line com um texto bem sustentado e ao cuidado do 1º Ministro, da Presidência do Conselho de Ministros, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, dos Grupos Parlamentares, do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e do Presidente da Associação de Futebol de Coimbra.

Na mesma petição e para credibilizar a subscrição dos "abaixo-assinados" deverá constar o nome e número de bilhete de identidade.

Quando subscrito um número siginificativo de assinaturas, há então que imprimir e direccionar essa petição às entidades já acima referenciadas.

Esta situação que se depara na A.F. Coimbra já ultrapassa todos os limites da organização desportiva.
É importante que este caso, seja também dado a conhecer a nível civil.

Além da (des)organização da planificação e de outros assuntos de âmbito desportivo , seria importante sabermos para onde é canalizado todo o dinheiro que os clubes entregam nos cofres da A.F.Coimbra.
E, como tal, até uma auditoria deveria ser exigida a quem competente para a fazer.

É o momento de todos os agentes desportivos do distrito de Coimbra se unirem.

Este conjunto se situações que nos envergonham a todos nós, têm de ser desmacaradas de uma vez por todas.

Em prol do bom senso comum e do respeito por todos nós.

Cumprimentos.

FUTSALCOIMBRAVIVO disse...

BOA PÁSCOA PARA TODOS OS AGENTES DO FUTSAL, VULGO SOFREDORES!!!

Concordo, no global, com as coisas inseridas neste post. Agora, perguntemo-nos... Tendo os clubes a capacidade de intervir, no mínimo criando uma Comissão de Intervenção, pedindo depois uma audiência à Direcção da AFC, porque vamos continuar a enviar comentários para os blogs, e de dinâmica ZERO? Uma Comissão de todos, estou a lembrar-me de incluír gente como Prof. Batista, o Tó Coelho, o António Cardoso, o Bruno Santos, o Ricardo Santos, etc etc etc!!! E onde fosse perguntado, clara e inequivocamente, porque após todos estes casos, não há ninguém a pedir a demissão! Sim, meus senhores, alguém tem que se assumir! A AFC tem um "Director" profissional, sr Lopes, que não quer saber nada disto. Porque a sua imensa falta de jeito é conhecida por todos, mas isso até lhe desculpávamos!
Srs Presidentes dos clubes, deixem de olhar para o umbigo. Hoje uns, amanhã outros, mas tendes o dever de contribuir e deixar herança!
Saudações de FUTSALCOIMBRAVIVO

Anónimo disse...

Os Clubes são sócios Ordinários de uma Instituição - Associação de Futebol de Coimbra-. Têm direitos e deveres!
Se os representantes dos Clubes cumprem com os "seus deveres",exijam os "seus direitos" em sede própria. "Quem não Deve não Teme"...
Saudações desportivas.

Anónimo disse...

Nao concordo com este modelo competitivo, acho k até a afc tem tido erros atrás de erros,(este último de homologar o resultado por acordo entre os clubes é de bradar aos céus, o campeonato de juniores é francamente mau, a taça feminina nem se fala), mas vamos analisar as coisas como são.

Desde logo, o campeonato parou este tempo porque, estando pendente um recurso no CONSELHO DE DISCIPLINA que podia afectar a classificação final, é normal que se espere pela decisão:há prazos a cumprir e, não sendo agradável, para ninguém, acredito k tinha k ser feito. Aliás, o mesmo devia ter sido feito na 1a distrital para agora não se repetir tudo. O teu erro, Bruno, é meteres tudo no mesmo saco e não teres discernimento para avaliar as coisas. Coisas da idade, certamente.

Após a decisão do CONSELHO DE DISCIPLINA, o Cernache recorreu para o CONSELHO DE JUSTIÇA:aqui a afc tinha duas hipóteses:ou mantinha o campeonato suspenso ou avançava. De acordo com os regulamentos, pode fazê-lo. Aliás, a nível nacional, há imensos recursos pendentes no conselho de justiça que são julgados 2, 3 , 4 meses depois. Têm efeito devolutivo. Perguntam: pode afectar o campeonato? pode. Mas onde está o problema? Nos regulamentos, k permitem isso.

Por falar em regulamentos, não critiques a aprovação dos mesmos apenas porque só lá estiveram clubes de fut 11:k culpa tem a afc disso??? SE OS CLUBES DE FUTSAL N FORAM À ASS GERAL, K LEGITIMIDADE TÊM AGORA de vir colocar ekm causa os regulamentos?? A meu ver, nenhuma.

Mais: só mesmo tu é que podes ter dúvidas acerca das descidas. É clarinho como água, para quem lê português, e sabe interpretar minimante as coisas, k as descidas são decididas na 2a fase, OBVIAMENTE. Toda a gente sabe k te dava jeito k as descidas fossem decididas na 1a fase, pk assim já estavas safo. N atires areia para os olhos, ninguém aqui é burro.

Aliás, só mesmo tu para vires com a ideia k a paragem vem beneficiar alguém. A PARAGEM N BENEFICIA NINGUÉM, mas é o teu contributo para acicatar os ânimos. Reconhece: estás com medo de descer de divisão e k dp te mandem à cara k não só o Oliveira n conseguiu ficar nos 6 primeiros nem em masc nem em femininos, cm pode descer nos masculinos, sendo o fracasso directamente imputado a ti. Mas n venhas, a pretexto disto, invocar k a única salvação é fazer-se uma divisão c 3 séries para o ano, PK ASSIM EVITAVAM-SE DESCIDAS DE DIVISÃO. É no mínimo ridiculo e dá para rir.

O k se devia dizer era k os clubes devem pedir ASS Geral, devem estar presentes nas Ass Gerais e devem propor novos modelos competitivos.
DEVEM EXIGIR DA AFC, DA FPF, uma postura de razoabilidade, respeito e coerencia e alertá-los para os erros. E devem reagir com os meios k estão ao seu dispor. O Cernache, por exemplo, mais não fez senão reagir de acordo com os expedientes legais, com as conseq em termos de prazo k daí advieram.Está no seu pleno direito, como a afc tb esta ao avançar agora c campeonato.

Já agora, vêm aí eleições na afc. Altura para surgirem alternativas e p os cliubes castigarem quem merece. Altura p se requerer auditoria às contas, p se requerem ass gerais p alteraraem modelos competitivos, etc. Mas nunca a pretexto de se reagir sob a capa do fracasso desportivo, como é o teu caso, pk esperaste pela resolução do caso do Cernache para falar:apenas qd tiveste a noção k ficavas em 7.º vieste falar no circo. E aí tens toda a razão:foste mais um interveniente nele e perdeste TODA a legitimidade para criticar o k quer k fosse.

Nuno F M Oliveira disse...

Boa noite.

Este comentador das 23:15 , antes de tudo devia estar identificado, porque quem aqui escreve e fala desta forma sem se identificar é porque acima de tudo dorme com o rabo de fora e está directa ou indirectamente ligado à A.F.C., colaborando, corrompendo com tudo o que de tão mau se passou até agora.
Mas, antes demais, deixe-me dizer-lhe que o Futsal F.C.O.H. felizmente não vive de actos corruptivos e não necessita de se meter em jogos de bastidores de baixo nível.
O Futsal F.C.O.H. tem as suas contas em dia com a A.F.C. e se calhar a A.F.C. não tem as contas com o Futsal F.C.O.H.
E mais à frente e no local devido falarei sobre situações graves que se deparam e depararam.
O Futsal F.C.O.H. joga limpo, estando neste campeonato para cumpri-lo até ao fim independentemente da classificação final.
Aqui acima de tudo honramos e dignificamos a camisola que vestimos e como tal, não nos vendemos e muito menos compramos, o que deve ser um dos seus problemas e hábito.
A sua consciência e a sua forma de estar que pelos vistos é comprometedora, cúmplice com a A.F.C. e diferente da nossa, é que o leva a escrever dessa forma para tentar incendiar e envenenar e ao mesmo tempo mais uma vez tapar a VERGONHA ea CORRUPÇÂO que existe na A.F.C. e a cumplicidade que existe com determinadas instituições, nas quais se destacam presidentes e directores.
Logicamente que os jogadores e treinadores nada têm a ver com isto, apenas são por vezes utilizados e manobrados para reforçarem formas baixas de colmatar o que não conseguiram fazer ao longo do campeonato dentro de campo.
Essa das eleições na A.F.C. também é apenas e só mais uma farsa.
Só que não vale a pena bater mais uma vez na mesma tecla.
E garanto-lhe que são pessoas como você, de baixo nível, que me incentivam ainda mais a COMBATER A CORRUPÇÂO, O USO E ABUSO DE PODER, entre outros males que correm dentro deste sociedade desportiva podre.
E mais lhe digo, não são simples pessoas de bem, honestas, tabalhadoras, que trabalham por carolice em prol das suas instituições, que entram em jogos destes.
Quem entra em manobras corruptas como as que se têm verificado, é gente que, neste caso, como você também incluído, se aproveita do desporto para satisfazer interesses pessoais, usando as suas profissões de advogados, altos empresários, políticos ou simples secretários para usar e abusar do poder, sabendo-se que na sua maioria nem têm qualquer conhecimento de causa da área que presidem, administram, dirigem, lideram ou têm determinadas responsabilidades.
O mais grave disto tudo é que a CORRUPÇÂO que aqui se pratica é ACTIVA.
Vocês são todos gente a que eu denomino de ESPERTOS mas, fique sabendo que SER ESPERTO não implica que se seja INTELIGENTE.
A vossa FRUSTRAÇÃO, a vossa AMBIÇÃO de PODER, a vossa necessidade de AFIRMAÇÃO PESSOAL e SOCIAL leva-vos a NÂO OLHAR A MEIOS PARA ATINGIR FINS.
Gente como vocês só me metem "nojo".
Por fim, fique sabendo que os ADVOGADOS, JURISTAS, OUTROS ACTIVOS DAS ASSOCIAÇÕES também podem ser julgados e condenados.
ESPERO QUE TODOS OS CLUBES QUE NÂO PACTUAM COM ESTE TIPO DE JOGOS, SE UNAM, PORQUE ACIMA DE TUDO O QUE ESTÁ AQUI EM QUESTÃO NÃO É UMA SIMPLES CLASSIFICAÇÃO DESPORTIVA MAS, O COMBATE CONTRA O USO E ABUSO DE PODER DECLARADO E A FALTA DE RESPEITO POR QUASE TODAS AS INSTITUIÇÕES DESPORTIVAS DO DISTRITO.
Por mim estarei disposto a colaborar na denunciação destas pessoas.
Tenho mais de 28 anos ao serviço do desporto a vários níveis e nunca assisti, nem constatei "um caso com tantos casos" como este que se depara neste momento na A.F.C.
A DIGNIDADE, o RESPEITO, a SALVAGUARDA das LEIS, NORMAS e REGRAS MORAIS, CIVIS e DESPORTIVAS têm de estar acima de qualquer acto ilícito e corruptivo.

Anónimo disse...

Carissimos,

Mais uma vez ,vemos como está o futsal em Coimbra.
Acho que a melhor coisa seria ,arranjar uma lista para combater esta ignorância que esta a contecer já á algum tempo,nos parametros legais (eleições)?????

E para isso quem melhor ?

Bruno ,

SE CHEGARES A FRENTE ,PELO QUE VEJO TENS UM APOIO RAZOAVEL!
VAMOS FAZER ALGUMA COISA???

Resto do pessoal:

O QUE ACHAM?????

Acho que chegamos ao precipicio ,mas como esta esta AFC,vamos dar um passo em frente, e cair de vez no precipicio.


CONTA COMIGO PARA O QUE FOR PRECISO!!!!


Sem outro assunto de momento,


Com os melhores cumprimentos

MINOCBP77 (Ex-junior e senior futsal AAC/OAF ;senior futsal e futebol 11 UPCCHELO)

Ana disse...

É gratificante quando alguem visita este blog e ve o esforço que certas pessoas continuam a ter, mesmo com o tempo curto e apertado, em tentarem levar as coisas em frente e fazer alguma coisa por esta AFC, mas é ridiculo observar que mesmo aqui ha outras que nao tendo coragem para se identificarem, vem mandar palpites e "abufadelas" para o ar. Será que já pararam para se olhar ao espelho e gastarem 5 minutos do seu tempo (que se calhar é o que tem mais) para ver o que eles próprios fizeram???? Pois é o ssiscos só se vem nos olhos dos outros.
Eu prórpia tambem me sinto lesada, mas sou apenas mais uma.
Tenho muita pena da associação estar a caminhar para este rumo, é por estas e por outras que pessoas como eu se começam a cansar de todo este "jogo" e decidem dar outro rumo a vida.

Força Bruno e pessoas que ainda tem alguma força e gosto para tentar fazer alguma coisa por este destrito.

Aos que nada fazem e apenas se dao ao trabalho de enchuvalhar e deitar abaixo os restantes, apenas posso deixar o meu desalento.

A todos uma boa Páscoa

JF do totofutsal disse...

Digam-ne uma coisa onde poderei ver as classificações dos campeonatos de futsal?
Sem ser no blog do Bruno Santos claro...

É no site da AFc que deve estar tudo...e é lá que nada está.

Tudo escondido...porque será.
Se a AFC planeou com cabeça toda a época...onde posso obter a classificação oficial dos campeonatos?

Este é um pequeno mas grande exemplo da falta de respeito pelos Clubes.

Mais...sei que há Clubes que estão a pensar avançar para a inpugnação dos campeonatos (honra mas. e 1ª masc.).
Tudo isto porque sem querem... foram obrigados a ir ao CIRCO...

Um grande abraço e uma SANTA PÁSCOA para todos.

Rui Ferreira disse...

Concordo com o que o Bruno diz, mas também não posso deixar de demonstrar o meu desagrado com os clubes, pois os jogadores devem mostrar o seu desagrado ao treinador, este deve mostrar o seu desagrado a direcção do clube e estes sim, é que devem junto da A.F.C. mostrar que não é só o que a A.F.C. pensa ou faz é que está correcto.
Meus amigos se as direcções dos clubes se unissem, a A.F.C. não fazia nem metade do que aconteceu este ano...o problema é que toda a gente vê que a A.F.C. não está a agir correctamente, mas os clubes nada fazem para isso mudar.
Sinceramente sinto-me desiludido com esta A.F.C., não só pelas decisões que tomaram ao longo da época, mas também pela postura da mesma, que demonstra acima de tudo nenhuma abertura para modificar o que foi e o que está mal feito...e não vejo mudanças.
Unam-se os clubes em termos de ideais e não deixem a A.F.C. brincar ou gozar com quem trabalha arduamente todas semanas...

Boa Páscoa a todas e vivam o futsal com alegria.

Bruno Santos disse...

Caro anónimo das 23:15
Pela pinta ou estás muito ligado à AFC ou demais por dentro de todos os assuntos que nos rodeiam. Tamanha suprema inteligência merecia ser dada a conhecer... Mas continua a ser muito fácil fazer critica barata em anónimo. Costuma-se dizer que quem não deve não teme e se acreditas tanto que no que escrever deverias assumir sem rodeios! Ao não te identificares dá mais uma ideia de tentativa de desviar atenções. Já não é a 1ª vez que o fazes e não será certamente a última, mas adiante...
Respondendo aos primeiros 4 parágrafos de uma acentada: Não estou certamente tão por dentro dos regulamentos como tu mas há pormenores que deixam muitas duvidas... Parar um campeonato, começar quando se quer e com o calendário que se quer e ainda por cima alinhar na dispensa de se realizar parte de um jogo. Já para não falar nos meios pontos (E aqui o meu clube até é beneficiado) e nos calendários que ditam a alteração do planificado e regulamentado a meio da competição sem se ouvir os clubes... Tal como eu disse, há alguns no meio disto que estão contentes! Será que a AFC mediu que os clubes são amadores e alguns deles (como o que represento) não dão qualquer subsidio aos atletas para poder exigir a estes que façam 9 jogos num mês? Os carolas é que fazem das tripas coração senão nenhum clube teria atletas disponiveis para cumprir este calendário.
Relativamente às descidas de divisão, já estava à espera de iluminados a terem visões super-interessantes! Falando do que está escrito, já deves ter reparado que nada foi alterado em relação ao anterior regulamento, no qual as descidas eram na primeira fase! Para mim não está claro, se sou ignorante, paciência. Há muitos mais por este campeonato com a mesma intrepertação!
Relativamente às acusações baratas, até estou a tocar nestes assuntos antes da 2ª fase começar para evitar esse tipo de comentários de iluminados e colocar os clubes a pensar antes de se saber quem desce ou sobe!
Como nota, qualquer que fosse o desfecho do processo do Cernache o clube que represento ficaria sempre a disputar a Taça de Encerramento, pois ou ficaria em 7º ou 8º e nunca 6º. Agora tens razão num ponto, se as descidas fossem na 1ª fase, sim estaria safo, algo que custaria a muito boa gente que esta época esperava um Oliveira com zero pontos, à imagem da última equipa desta zona que esteve na Divisão de Honra. Mas neste caso e em tudo o que comentei a classificação do meu clube é o que menos interessa, pois ficando em lugar de manutenção mesmo na 2ª fase continuarei a defender exactamente o mesmo, ao contrário de alguns que tinham muita vontade mas parece que de um momento para o outro se começaram a borrifar para o que está a acontecer na presente época... Porque será?
Relativamente ao resto das acusações baratas de fracassos desportivos, nem sei porque focaste as Femininas mas só como informação ganharam hoje a Taça de Encerramento que para uma equipa formada por atletas que praticamente nunca tinham jogado juntas não é nada mau! Quanto aos Masculinos, falhámos os 6 primeiros sim e por culpa própria. Tudo o que há a dizer será dito num balanço final. Agora medo de descer, não tenho medo! A vida é feita de quedas e são essas que nos obrigam a aprender a saber levantar em seguida. Se tivesse medo nem sequer tinha começado! Havia uma equipa a reformular e o trabalho era bem mais dificil do que aquele que nos espera até ao final. Qualquer que seja a posição ocupada no final da Taça de Encerramento tenho orgulho do trabalho que fiz pois dei o meu máximo e do dos atletas e directores pois estes deram o seu! Ao contrário do que muitos pensam, não vivo de titulos a todo o custo, de manutenções a todo o custo mas sim do trabalho diário que me faz evoluir e penso fazer evoluir os que comigo trabalham. Quando esta 2ª parte não acontecer, não serão os títulos nem as manutenções a salvação! Não coloques areia nos olhos das pessoas pois o primeiro objectivo com algo que escrevo é tentar melhorar o Futsal, sem nunca colocar os interesses clubisticos em primeiro lugar, certamente ao contrário de ti que colocas os interesses do teu clube à frente de tudo nem que para isso sejam prejudicadas muitas mais equipas.
A questão de fazer uma série única no próximo ano será abordada num próximo post e está absolutamente relaccionada com a credibilização do Futsal. Depois de uma época na qual nada é credivel, suspendem-se campeonatos, substituem-se equipas, inicias as últimas jornadas com casos pendentes e até jogos por realizar e as regras são mexidas a meio, penso que o melhor é deitar a casa abaixo e fazer de novo. Isto em nada está relaccionado com o clube que represento pois se descesse de divisão desceria sempre e não seria uma reformulação que apagaria isso! Está sim relaccionado com tudo o que se passou esta época, com o facto de na Honra ter havido (e continuar a haver) muitos problemas e se andarem nesta fase a fazer jogos de empreitada, na 1ª Distrital ter havido problemas graves que afectam as subidas, além do tal meio ponto poder fazer a diferença! Para ajudar à festa pergunto: Se o Cernache ganhar o processo pendente e este só for conhecido lá para Junho, como ficamos? Vão depois pedir aos atletas para virem fazer o jogo de chinelos e calções? Não me parece lógico.
Voltando ao facto de na próxima época se recomeçar do zero, penso que traria imensas vantagens (segundo a minha visão):
1. Iria praticamente apagar as borradas desta época e salvaguardar um eventual desfecho do processo do Cernache, defecho esse que ao ditar a repetição do jogo mancharia de negro toda a competição.
2. Neste momento a maioria dos dirigentes, atletas e treinadores deverão estar mais do que desmotivados com tamanha desorganização. Aposto que ao haver duas divisões na próxima época o número de clubes irá diminuir drásticamente. Havendo uma divisão única e com um modelo de transição para modelos competitivos decentes apostaria num aumento de clubes pois dificilmente algum desistiria uma vez que estaria a lutar ou pela manutenção ou pelo acesso á 3ª Nacional e penso que apareceriam alguns novos clubes. Sobre este modelo irei fazer um post nos próximos dias para que seja antes da 2ª fase arrancar. Se queremos parar a estagnação temos que fazer algo para que os clubes não desistam e mais apareçam. Com este modelo de transição penso que ninguém sairia prejudicado, mas poderei não estar a ver bem a questão! E nota, seria sempre um modelo / época de transição para um modelo definitivo e próximo do aplicado na 3ª divisão ou se quisermos play-offs como na 1ª Divisão. Seria uma época para a AFC provar aos clubes que o Futsal é espectacular e dar-lhe uma nova alma! Sem clubismos e sem interesses.
Relativamente ao Feminino e campeonatos de Formação abordarei também noutros posts as minhas ideias para tentar melhorar.
Brevemente colocarei on-line algumas ideias que gostaria de ver debatidas, esperando que surjam clubos interessados em ajudar a organizar um coloquio / debate de modo a se abordar o presente o o futuro do futsal em termos de modelos competitivos e organizativos.

JD disse...

"Na série B da 1ª divisão o vencedor está encontrado... Em igualdade pontual o Lagonense ficará à frente do Neves, algo que não aconteceria se a AFC não tivesse oferecido o meio ponto ao Lagonense!"

Caro Bruno,
Esse meio ponto não seria supostamente para o Neves ?
O Neves acabou com 3 pontos de vantagem, logo teria 1,5 pontos de vantagem sobre o Lagonense. Esse meio ponto é que deveria servir para desempate, pois apenas em caso de empate é que se recorre a outros métodos para descobrir o vencedor, mas nesta situação, se ambos acabarem com os mesmos pontos, na realidade não terão os mesmos pontos porque o neves tem mais meio ponto que está OCULTO.

Isto é o que deveria acontecer, na minha opinião. Mas afinal o que é que acontece ? Já se sabe ?

Sinceramente, não percebo como é que se decide criar uma 2ª "volta" dividindo os pontos pela metade sem pensar que existem números IMPARES pelo meio, e que estes, quando divididos por dois não dão um numero INTEIRO. Acho que são contas demasiado complicadas para certas cabeças...Enquanto se pensar nas coisas apenas "ao de leve" isto não vai andar muito para a frente...

Votos de boa Páscoa,
Agradecia uma resposta Bruno ;)

E já agora, ainda não tive oportunidade para dizer: Parabens Pelo BLOG :)

Bruno Santos disse...

Caro JD vou tentar esclarecer. A AFC emitiu uma deliberação (ou algo parecido), a indicar que os meios pontos seriam arredondados por excesso.Essa deliberação foi emitida já com os campeonatos nas últimas jornadas da 1ª fase e por exemplo a 1ª fase de Juniores terminada. Como não se dignaram a explicar a razão do arredendamento nem o porquê do arredondamento por excesso, devem ter lançado moeda ao ar e como saiu cara arredonda-se por excesso. Se fosse coroa talvez fosse por defeito... A partir desse momento deixaram de existir meios pontos e somente pontos inteiros. Esqueceram-se é que é muito diferente arredondar por excesso, não arredondar ou arredondar por defeito. Na altura até foquei algo sobre isso num post.
Falando deste caso, na 1ª Fase o Neves acabou com 38 pts e o Lagonense com 37. Dividindo ao meio daria 19 e 18,5. Com o arredendamento o Lagonense passou a ter também 19 pontos no inicio desta 2ª fase.
Actualmente na classificação o Lagonense tem 26 pts e o Neves 23. Sem arredondamentos o Lagonense teria 25,5 e o Neves os mesmos 23. Ou seja, pelos regulamentos iniciais havia uma diferença de 2,5 pts e pelos regulamentos "martelados" há uma diferença de 3 pts. Como o Neves está em desvantagem no confronto directo, se o Neves vencer e o Lagonense perder ficarão ambos com 26 pts com vantagem para o Lagonense (pelos regulamentos "martelados"). Pelos regulamentos iniciais sem arredendamentos, ficaria em 1º o Neves com 26 pts e em segundo o Lagonense com 25,5 pts.
E depois não me venham dizer que é tudo claro como a àgua e que a verdade desportiva não está colocada em causa! Este meio ponto irá sem sombra de dúvidas influenciar o desempenho das equipas na última jornada. É que é muito diferente ficar em 1º ou 2º e ter o 1º lugar assegurado ou não! É que neste momento o Lagonense já subiu de divisão!
Um abraço e Boa Páscoa

JD disse...

Isso é a coisa mais estúpida que já vi !

Quer dizer, caso o Neves ganhe e o Lagonense perca, o Lagonense fica em primeiro devio a meio ponto dado pela AFC :x Qual é a lógica disto ???

Seremos os únicos a perceber que isto nao tem lógica ? :x

Enfim

Anónimo disse...

Se as descidas eram na visão do Bruno, em relação à classificação da 1ª fase. Para quê a 2ª fase???Até no basquetebol é assim há o play off e o play out. Ou não??? Então o Campeão também seria o da 1ª fase, ou não??? Só vêm o que vos interessa. Se as descidas se verificassem na 1ª fase. Para que serviria a 2ª??!! para a taça de Encerramento??? então deviam começar todas com zero pontos. Não era???

Bruno Santos disse...

Caro anónimo somente faço a intrepertação do que está escrito. Agora todos sabemos que a ideia inicial era as descidas serem disputadas na 2ª fase. Assim como do arredondamento dos pontos todos pensariamos que seriam arredondados por excesso. Relativamente às descidas até o escrevi neste mesmo blog no inicio da época. Só que os regulamentos são ambiguos e não podem ser. E neste aspecto não foram alterados em relação ao texto anterior quando as descidas eram na 1ª fase! Lapsos que não podem acontecer pois as regras tem que ser claras e não deixar margem para dúvidas! Quando deixam dúvidas os responsaveis só tem que admitir o erro e saber emendá-lo, algo que na minha modesta opinião não aconteceu no caso do arredondamento dos pontos...
Respondendo à sua pergunta, com a uma das interpretações possíveis dos regulamentos, a 2ª fase serviria para disputar a Taça de Encerramento (tal como está escrito) e os pontos contariam tal como aconteceu na 1ª distrital e em Seniores Femininos!
Como dá o exemplo do basquetebol, convido-o a transcrever para aqui o RPO do basquetebol, o qual está muito claro, tal como o da 1ª Divisão de Futsal e entre esses e o nosso não há qualquer semelhança!
Nota, relativamente ao titulo de campeão tudo está claro pois a 2ª fase até é denominada apuramento de campeão é está escrito que essa fase serve para apurar o campeão. Não vejo é nada que diga que na 2ª fase se disputam as descidas e o nome Taça de Encerramento, se o objectivo for disputar-se a permanência, é manifestamente infeliz.

Anónimo disse...

E levar estas palavras mais à frente ? Fazer com que sejas melhor ouvidas ?

Anónimo disse...

só uma dúvida: já se sabe, afinal, qual foi o castigo do vosso jogador teófilo?

cumprimentos,
gustavo sampaio.

Bruno Santos disse...

Olá Gustavo, ainda não se sabe de nada.
Um abraço

Anónimo disse...

Esta 2ª fase tinha logica se fosse com os mesmos pontos.Está claro que Bruscos e Alfarelense vão ser prejudicados, porque viram a sua distância reduzida para o 3º e 4º e 5º e 6º classificados.Aliás, isto está feito para o Cernache, mas há muito tempo, vão ver se eu não tenho razão!

DeCernacheComSimpatia disse...

É bem verdade anónimo, é pena é que só agora é que nos dizes isso e já não vamos a tempo. Ainda nos devias dizer também que passarinho é que te cantou essa cantiga.

Anónimo disse...

Abordando, ainda, o tema "meios pontos" e a tremenda falta de lógica da questão:

Será que, até agora, alguma coisa que a associação decidiu tem lógica?

Porquê tomar esta decisão só no final da 1a fase? Estaria a A.F.C. na corda bamba para ver qual seria a situação dos seus "afilhados"?

Já que foi tomada a decisão do arredondamento, porquê em excesso (como já perguntou o Sr. Bruno)?

Este teatro de "levar ao colinho" alguns clubes devia acabar porque qualquer dia sai-vos o tiro pela colatra!

E, para os mais ceguinhos e que dizem que está tudo clarinho como a água, A ÁGUA DA ASSOCIAÇÃO DEVE SER UM BOCADINHO TURVA, NÃO?
Vamos agora fazer o que nos aptece, ora arredonda ponto por excesso, ora arredonda ponto por defeito! É uma alegria.

E enquanto houver clubes a agradecerem esta injustiça e corrupção e a pensarem que vão lá assim...

Parabéns ao Sr. Bruno que está a desenvolver um excelente trabalho!

Conselheiro disse...

Gostava que me esclarecessem essa dos clubes que têm padrinhos, que são afilhados e que são levados ao colo. É que se sabem digam os nomes, se desconfiam digam os nomes, se são só papaias então estejam calados porque ficam TODOS os clubes no mesmo saco.
tenham um bocado de juizo e portem-se melhos do que aqueles a quem acusam sem nada poder comprovar ou suspeitar. Já parecem aquele que diz que no fim diz tudo o que sabe mas afinal esse fim nunca chegou. depois dizem que contribuem para o futsal, o quê, a levantar suspeitas? Tenham dó, este filme já vimos muitas vezes. Desta vez ponham legendas ou então calem-se porque so dizem disparates.

CERNACHE FOREVER disse...

Voces não têm uma vida?

em vez de tarem a cubrir o cu de um boi vêm para aki dizer marikisses.

lol

Anónimo disse...

Ao Conselheiro:
Quem fala assim é corrupto e está à espera que alguém diga nomes para ver se vai buscar algum em Tribunal.
Tu devias era ir para a Cadeia, seu ladrão.

Anónimo disse...

Discordo deste ultimo comentário. Aliás eu fiz essa mesma pergunta logo no primeiro comentário, e ainda não me foram capazes de dizer quem são os afilhados. Só se podem estar a referir a dois, Bruscos e Alfarelense, pois são esses que estão destacados nos 2 primeiros lugares, ou vão me dizer que houve "coisas estranhas" que permitiram que a Prodeco chegasse ao fabuloso 5º lugar, ou mesmo o Vila Verde que teve uma segunda volta duvidosa, imaginem só que ganhou quase todos os jogos da segunda volta! Muito estranhoooo

O Conselheiro de todos disse...

Como vcs andam tds borrados com medo q os padrinhos ou os afilhados vos coloquem processos em cima tem q ser alguém com tomates por termo a tds as duvidas. Nas subidas diz-se nos meandros do futsal q a nossa associaçãozinha parou o campeonato pra ver o q acontece com a granja. Se estes se mantiveram está escrito que é o bruscos q sobe e se descerem é o alfarelos pq soure tem q ter uma equipa nos nacionais. Mas a maior fatia do bolo da paragem tá na fase de descida pq as equipas favoritas da nossa associaçãozinha (ribeirinha e santa clarinha) estavam tranformados num caos dps de tanto investimento. Lesões a mais e moral a menos, pra já não falar na confusão q andava nos 2 clubes. uma paragem pra q o santa clarinha e o ribeirinha recuperassem a moral q era coisa q pra aqueles lados ja nao havia. Está escrito q vao descer pelo menos domus, oliveira e alhadense. E ribeira e santa clara vão de certeza ficar na honra não fosse o meu informador de confiança. divirtam-se na champions league de coimbra pois td tá e decidido e nao depende de vcs.

desempregado disse...

Sou jogador da champions de coimbra e hoje a minha equipa vai comecar a jogar apenas com 7 pois os outros estão a trabalhar ate a hora do jogo e vamos ver se chegam ate comecar a segunda parte. Gosto muito deste sistema pois assim vao jogar os menos utilizados. alias devia ter sido assim na primeira fase. sugiro ate que no proximo ano facam mais fases, por exemplo, na segunda apuravam-se 4 clubes e na terceira fase 3 e depois em Agosto fazia-se um torneio triangular de verao para decidir o campeao. em todas as fases havia jogos às quartas e sábados e nas quartas os jogos deviam ser as 6 da tarde e nao as 8 porque assim quem trabalha nao jogava pois isto de acumular profissoes nao esta bem e assim nas quartas jogavam so os desempregados e os estudantes que nao vao as aulas. que acham da minha proposta?

Anónimo disse...

humm humm desculpem imterromper sei que estão todos zangados mas sabem que o serpinense e o nogueira do cravo ja foram vitimas dos erros desta A F C agora alguem me diga quem paga as taxas de policiamento e arbitragem dos jogos em repeticão marcar jogos a quarta e ao sabado sem consultar os clubes nos trabalhamos porra obrigado