terça-feira, junho 30, 2009

Balanço da época 2008/2009

Esta época marcou a estreia do clube na Divisão de Honra após o titulo da 1ª Divisão Distrital alcançado na época transacta. Além do novo formato competitivo que alterou um pouco a programação da época, tivemos também inúmeras mexidas no plantel que nos obigaram a ir em busca de soluções para colmatar as saídas. Tivemos uma fase inicial de época marcada por muitas experiências, tendo a pré-temporada propriamente dita começado relativamente tarde. Atletas com formação de Futsal ainda não há nesta zona, o que causa grandes dificuldades, pois para os que chegam praticamente tudo é novo. Entre entradas e saídas apenas estabilizámos o plantel já no final de Novembro. Além das dificuldades impostas pela reformulação do plantel surgiam também as dificuldades em termos de treino pois a maioria dos clubes treina 3 vezes por semanas e nós apenas dispomos de 2 treinos por semana.
Apesar de todas estas dificuldades apostámos em modificar algumas questões em termos de modelo de jogo. Ajustes em termos ofensivos e mudança radical em termos defensivos, fazendo parte de um trabalho evolutivo no qual confiamos. Os resultados foram menos bons na fase inicial, mas à medida que a época foi avançando fomo-nos tornando uma equipa mais madura, mais solidária e muito mais evoluida em termos colectivos. Um grande trabalho dos atletas que conseguiram optimizar ao máximo o reduzido tempo de treino, ocupando ainda uma parte extra com trabalho audio-visual. Trabalho ainda mais valorizado quando em Janeiro deixámos de poder contar com 2 guarda-redes no treino...
Relativamente aos resultados tivemos uma época desastrosa em casa, muito devido ao facto de nos jogos à 4ª feira apenas termos feito 1/3 dos pontos possiveis. Mesmo assim muito aquém do pretendido que seriam pelo menos 18 pontos em casa. Além disso a falta de experiência pagou-se muito cara nesta 1ª época na Divisão de Honra. Duas derrotas averbadas nos últimos segundos e quando tinhamos posse de bola, que valeram a perda de 2 preciosos pontos que nos poderiam ter dado a manutenção bem cedo.
De todas as equipas que defrontámos, lutámos de igual para igual com todas, tendo a maior derrota acontecido no jogo que nos arredou da luta pelos 6 primeiros. Um jogo do tudo ou nada em que o guarda-redes avançado nos valeu 2 golos. Um final de Fevereiro e inicio de Março em que perdemos 3 jogos consecutivos que ditaram a queda para a parte inferior da tabela e a saída prematura da Taça. Na Taça não conseguimos vencer em casa e penso que isso diz tudo. Gostaríamos de ter ido mais além mas apenas nos podemos queixar de nós próprios. Após esta fase veio a paragem de um mês e meio no campeonato. Praticamente durante todo esse tempo estive ausente por motivos profissionais, tendo a equipa sido superiormente orientada pelos restantes elementos da equipa técnica. Numa fase tão decisiva da época foram muito importantes para que o trabalho efectuado até então não se perdesse e fosse melhorado. Diria que foi esta a fase mais importante da época, associada às duas vitórias no inicio da 2ª fase que nos colocavam na rota do 1º lugar da Taça de Encerramento. Estivemos bem nesta 2ª fase, principalmente ao Sábado pois apenas perdemos no último encontro disputado já em ritmo de treino e com a tradicional ressaca da semana académica de Oliveira do Hospital. Nota para o facto de termos sido a defesa menos batida da 2ª fase! :)
Fizemos a época possivel, melhor do que muitos esperariam, ficando à frente de equipas já com largos anos de experiência na modalidade, o que só engrandece o 7º lugar alcançado.
Resumindo tudo numa única frase, foi uma época na qual me deu bastante gozo trabalhar, na qual vimos o nosso esforço recompensado e tal como tinha já dito anteriormente, uma época em que o trabalho desenvolvido por todos me deixa orgulhoso, desde atletas a directores, passando pelo staff técnico.
Não poderia terminar sem deixar de agradecer o apoio dos nossos adeptos (poucos mas bons!), a dedicação do staff directivo, atletas, restante equipa técnica e médica.
Agora é tempo de férias, reflexão e preparação da próxima época.

Marcadores:
Nuno Oliveira - 15
João Ferreira - 15
Jorge Fileno - 14
Telmo Sancho - 14
Rogério Duarte - 14
Teófilo Lopes - 13
Marco Pereira - 7
José Carlos - 6
Artur Vieira - 3
Luis Pais - 3
André Dias - 2
Auto-golos - 2
João Rufino - 1
Filipe Fonseca - 1

Jogos Realizados:
Sérgio Pereira - 35
Filipe Fonseca - 33
Artur Vieira - 32
Nuno Oliveira - 31
Rogério Duarte - 31
Telmo Sancho - 31
João Ferreira - 30
Jorge Anastácio - 29
Teófilo Lopes - 27
Luis Pais - 23
Carlos Oliveira - 20
Marco Pereira - 11
João Oliveira - 11
Edilson Oliveira - 9
Tiago Gouveia - 9
Hugo Silva - 8
José Costa - 8
André Dias - 5
Luis Figueiras - 3
Fábio Gaspar - 2

Equipa Feminina
Marcadoras:
Sónia Abrantes - 37
Marta Dias - 25
Constança Marques - 18
Angela Tavares - 16
Beatrice Razso - 15
Liliana Sérgio - 13
Teresa Garcia - 4
Silvia Pedro - 3
Auto-golos - 2
Sofia Antunes - 1
Carolina Vilela - 1

Jogos Realizados:
Beatrice Razso - 34
Constança Marques - 33
Ana Fonseca - 33
Silvia Pedro - 33
Marta Dias - 32
Liliana Sérgio - 32
Ana Garcia - 32
Sónia Abrantes - 30
Angela Tavares - 29
Patricia Figueiredo - 24
Sofia Antunes - 22
Barbara Cruz - 15
Ana Vilela - 8
Cátia Sousa - 5

1 comentário:

Anónimo disse...

oi bruno. podias por os melhores maracadores do campeonato honra masculinos????