quinta-feira, janeiro 27, 2011

Evolução dos campeonatos AF Coimbra

Uma vez que amanhã vão ser discutidas alterações ao regulamento de provas, aproveito para vos enviar informação complementar ao que saiu no site clubefutsal.com. Têm um pdf com diversos gráficos esclarecedores do panorama actual e um documento que foi enviado à AF Coimbra (já em Janeiro) com algumas ideias para tornar o Futsal numa modalidade sustentável (Quem esteve num jantar de Futsal Feminino em 2009 já conhece parte do documento). Neste momento a sustentabilidade do Futsal passa por alterações profundas que nesta data seria impossível de se fazerem. Casa haja interesse a AF Coimbra pode sempre propor uma alteração da data de aprovação dos regulamentos para entrada na época seguinte (actualmente 31 de Janeiro), sempre que essas alterações não interfiram em mudanças de divisão na época corrente. Penso que até Abril/Maio daria tempo para se estruturarem competições (e não só) que contribuam para a evolução da modalidade...
Ainda que este documento possa não servir para a próxima época, gostaria de saber quem estará interessado em colaborar na sua edição, para que a pouco e pouco seja transformado num documento relevante para evitar a continua decadência do Futsal neste distrito. Coimbra já foi o 3º distrito do país com mais atletas, sendo neste momento 8º! Em termos percentuais, foi dos que mais percentagem de atletas perdeu na última época... Números que merecem reflexão... Mas nem tudo é mau, pois a perda foi maior nos seniores que nas camadas jovens, o que deixa margem para se preparar o "terreno", cativando os jovens de hoje a serem os seniores de amanhã!
Os dados foram baseados em apresentações de outros autores, site da FPF e Associações Distritais. É natural que não estejam 100% correctos mas não devem andar longe. Propositadamente deixo ao vosso critério a interpretação dos dados. Relativamente a alguns dos gráficos, a linha a tracejado e a formula representam a linha de tendência dos dados, podendo a partir daí fazer-se a previsão para os próximos anos se tudo se mantiver inalterável...


8 comentários:

Anónimo disse...

É muito importante olhar para estas estatísticas e reflectir

Anónimo disse...

Tanta proposta que havia por aqui, tanto devia de assim ou devia de ser assado e no fim de contas dando uma vista de olhos nas propostas de alteração que hoje vão a discussao e votaçao na assembleia geral, apenas uma alteraçao importante está em cima da mesa. Tal como se esperava, muita lingua afiada e mais nada. Não se faz nada a nao ser criticar e dizer mal. Agora vão-se queixar ao TOTTA. Muito triste, mas já esperado.

Anónimo disse...

Ma s de quem é a culpa? Quem é que decide a ordem de trabalhos?....

Anónimo disse...

Claramente que as culpa é dos árbitros!!!

TQ disse...

Parabéns a quem realizou este estudo e a todos aqueles que contribuiram para a realização do mesmo. É importanto a continuidade do futsal em Coimbra, para clubes, atletas, dirigentes, adeptos, árbitros e associação.
Espero que o estudo prossiga e a curto prazo se verifique os resultados.
Obrigado

Anónimo disse...

Nomeações Arbitro João Cruz:
15/01/2011 Cent.Social Covões 6 - 0 Spg.C.Ribeirense (Fem.)

15/01/2011 Cent.Social Covões 8 - 3 Lagonense Fc

22/01/2011 C.Domus Nostra 5 - 4 Soc B União Alhadense

São estes os últimos três jogos dele. Deve ser fácil adivinhar que jogo vai ele apitar amanha.
Prodeco é claro
É apenas coincidência

Anónimo disse...

PRECISA-SE PIVOT SÉNIOR

Envia e-mail com os teus contactos para: meucorreio@iol.pt

Anónimo disse...

ele há cada um... vêm para um post de melhoramento do futsal criticar os árbitros?? deixem-se dessas tretas (já se sabe que os árbitros são os culpados da maior parte das coisas, mas ainda não são eles que organizam provas!!)

acrescento que a proposta é muito realista, possível de aplicar (poderia ser retocada, mas no geral está muito interessante)... é pena não poder fazer nada nesta parte, mas gostava que os interessados (clubes) lutassem por criar uma competição agradável para adeptos e clubes (e pioneira, se for preciso)