domingo, fevereiro 21, 2010

Uma questão de credibilidade...

Para quem está nisto já há alguns anos viu certamente alguns árbitros nascerem e crescerem no Futsal, árbitros que estão num patamar superior. Aliado a este facto vimos também ao longo do tempo cada vez mais jogos do distrital com árbitros dos Nacionais, algo que tem sido importante para acrescentar experiência e fazer crescer os mais novos. Com isto vemos certamente alguns árbitros bem vestidos, bem equipados e com grande postura... Serão estes aspectos importantes para a credibilidade de um jogo? Será que o facto de uma dupla de arbitragem vir de fato, fazer aquecimento, saber estar no antes, durante e após jogo influencia a sua credibilidade? A minha resposta é SIM! Tomando como exemplo os bancos, quando vamos depositar dinheiro a postura e forma de estar de quem nos atende é fulcral para sentirmos segurança em depositar lá os nossos valores. Em querer voltar lá. Num jogo trata-se precisamente do mesmo, de um depósito de confiança dos intervenientes (atletas, dirigentes e espectadores) numa equipa de arbitragem. Há equipas de arbitragens que nos deixam saudades, outras nem tanto. Todos somos humanos, todos erramos mas aqueles que nos dão mais confiança são normalmente mais desculpáveis... Cumprimentos do tipo "Ya, Fixe, Meu" não ficam bem entre elementos da equipa de arbitragem antes do inicio de um jogo, transformam a sua credibilidade em zero... Estar bem disposto antes, durante e no final não poderá passar disso mesmo... Só terá nariz vermelho quem quiser... E em muitos jogos, por falta de postura, alguns árbitros deixam de ser bem dispostos para ser "engraçadinhos", passando a ter um nariz vermelho... Não podemos ter apenas a postura correcta quando observados, porque apesar de amadores todos devemos ser muito profissionais, sempre!
Aqueles que mostram a postura correcta nem sequer precisam de mostrar autoridade, sendo respeitados por todos, os que não a têm, apenas se conseguem impor por via da arrogância, da falta de humildade e do excesso de autoritarismo. Um árbitro esquecido durante um jogo deixará saudades no final e dará vontade de dizer "até à próxima". Todos falham, todos são humanos, mas a postura ou falta dela faz uma grande diferença na gestão, boa ou má, de um jogo de Futsal que à partida é uma organização muito desorganizada com 5 a puxar para um lado e 5 para o outro. Talvez por uma questão de postura muitos nunca saiam do distrital e outros atinjam a excelência... Felizmente em Coimbra temos bons exemplos que deveriam ser seguidos, cabendo à nova geração "geração sms" a humildade de querer aprender com quem sabe. Acima de tudo querer ser melhor e ter prazer em aprender. Quando assim não for algo estará errado dentro de nós.

51 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabens e aquele abraço. As verdades nuas e cruas daquilo que é a nossa arbitragem em Coimbra.
Miguel

treinador disse...

Perfeita esta abordagem. Nao sei se muitos a vão ler,se muitos a querem entender como pra si! Mas veio-me logo à ideia um par de arbitros destes,arrogantes e prepotentes,cientes que o autoritarismo imposto em campo lhes garante o sucesso.Nuno Pereira,Joao Figueira e outros!
Votos de continuaçao de boa epoca,

Tiago disse...

"Será que o facto de uma dupla de arbitragem vir de fato, fazer aquecimento, saber estar no antes, durante e após jogo influencia a sua credibilidade? A minha resposta é SIM!"
A parte do fato ate poderá ser dispensada tomando em conta os adereços utilizaveis pela equipa de arbitragem. É obvio que se um arbitro entra num pavilhão com as calças semi-rotas, ao fundo do cu (desculpem a expressão) e de brinco tenho a certeza que não vai ter credibilidade nenhuma.
Um árbitro deve ter uma postura correcta e acima de tudo discreta, deve ter semi-simpatia para os intervenientes de jogo (simpatia a mais ha abusos dificeis de controlar), discurso simples, não ameaçador e de forma concisa e rápida...
Gostei do post, são post como estes que dão evolução a modalidade.

Grato!
Bem haja.
Bom trabalho

Anónimo disse...

Se há coisas que me entristecem é ainda haver árbitros que por apitarem na 1ª divisão sentem-se superiores a tudo e todos. Falo pois do árbitro Ricardo Eufrásio, esse senhor pode chegar de fato aos jogos e fazer o aquecimento antes do encontro, mas a sua postura dentro do jogo é incorrecto. Expressões como “ então mas agora tenho que o aturar “ são perfeitamente evitáveis. Se não quer apitar jogos destas divisões não venha, primeiro porque não faz falta e depois porque aqui também há árbitros da sua qualidade.

Digo da sua qualidade porque os campeonatos de Coimbra estão todos eles recheados de árbitros com uma qualidade baixa, ou então mediana.
Árbitros com pouca qualidade, mas que gostam de dar nas vistas, falo pois do miúdo Pedro Costa que pelos vistos tem tido uma ascensão meteórica na sua subida de escalão, será que é assim tão bom ou há pessoas por trás?!! Depois temos ainda aquele que gosta de ser sempre a personagem principal do jogo o Nuno Nascimento.

Lembro que as pessoas vão aos jogos para ver o jogo, os golos, as fintas, as defesas e não para ver uma peça de teatro, nem uma personagem com o nariz vermelho.

Nem tudo é mau. Árbitros como o Filipe Duarte são dos melhores que por aqui andam. Agora não vamos continuar com a ideia que Coimbra tem árbitros bons, porque não tem! Não é por termos o melhor árbitro de Portugal e quiçá do mundo que a restante “família” da arbitragem de Coimbra tem qualidade.

A ideia que tenho é que o Futsal está muito mais desenvolvido pelos jogadores e treinadores do que propriamente pelos árbitros. Faltam árbitros capazes, que procurem defender as leis do jogo dando o menos nas vistas possível.

Anónimo disse...

só tenho a dizer que todos os árbitros deveriam fazer uma avaliação a si próprios.. coloco a questão: para quê atacar directamente (citando nomes) membros da arbitragem?

existem vários árbitros com qualidade, tanto na distrital de coimbra como no nacional...
se julgam um árbitro por um erro ocasional ou por um dia menos bom (como TODOS temos), será que vamos conseguir dizer que somos um desporto cordial e que procura crescer ou um desporto que procura simplesmente desculpas para não crescer?
o post está muito bom. A aparência ajuda, mas penso que a maneira de ser e estar antes, durante e após o jogo também conta muito...

Anónimo disse...

E ainda há aqueles que durante a chamada a fazem a piscar o olho (total falta de respeito para com o futsal feminino) para esta ou aquela jogadora com aquele sorriso de pintas, como algumas jogadoras da minha equipa se queixaram este fim-de-semana inclusive ja tive uma jogadora que me disse que 1 arbitro durante 1 jogo lhe deu uma palmada no rabo e "pode jogar senhora jogadora", um dia destes um desses artistas vai apanhar o namorado de alguma jogadora na bancada e depois vai sair desse pavilhão com o nariz amassado
E depois há aqueles com problemas de audição em que as jogadoras respondem uma coisa e eles percebem(ou fazem por perceber outra) e mostram cartões por terem sido eles a não perceber o que as jogadoras lhes dizem
Infelizmente quem anda todos os fim de semana na estrada com as equipas de futsal apanha de tudo desde pessoas estremamente bem educadas e com sentido de responsabilidade com o apito e por vezes tem que assistir a coisas lamentaveis e que por vezes quase que dá para perder a cabeça com alguns artistas que se for preciso em 5min dão cabo de toda uma semana de trabalho

Anda por ai muita gente boa na arbitragem, mas por outro lado anda aí uma cambada de artista que em nada dignificam a arbitragem nem os colegas que todos os fim de semana se esforçam por dignificar a modalidade e a sua classe

Votos de que as coisas melhorem e espero que alguns arbitros passem por este blog e deem uma vista de olhos neste post, pode ser que assim metam a mão na consciencia.

ABRAÇOS FUTSALEIROS

Anónimo disse...

Quando o filipe duarte diz que os livres indirectos contam para as 5 faltas, então estamos bem.

Anónimo disse...

Este post está bom, como tudo na vida há árbitros bons, médios e maus, e há dias bons e maus quem não os teve? Claro que a postura o saber estar a chegada ao pavilhão a tempo e horas o aquecimento antes do jogo o após do jogo a calma e o saber estar é importante para nós árbitros.

Mas será que muitos directores ou treinadores quando nós chegamos ao pavilhão nos olham com cara de desconfiados. porque será? onde muitas das vezes os árbitros querem por exemplo ir fazer aquecimento e quantas das vezes esses senhores entregam as licenças e os modelos muitas das vezes 15 miutos antes do inicio do jogo, (quando o regulamento diz que tem que ser entrege até 30 minutos antes do inicio do jogo)quando a equipa da arbitragem está no pavilhão 1 hora antes do inicio do jogo.

E quando uma equipa perde o jogo e o culpado é sempre dos árbitros, e nunca dos erros quer dos jogadores ou dos seus treinadores em questões tácticas é posta em causa.

Quantas vezes no fim do jogo uma equipa que perde os seus treinadores ou delegados retira os jogadores e diz para não comprimentarem os árbitros e outras coisas.

Se os árbitros tentam evoluir tambem quer os treinadores delegados e outros agentes desportivos tambem o deveriam tentar.

Nos dias que correm já há mutas equipas com o seu staf a nivel distrital evoluido como a arbitragem penso que tambem têm vindo a evoluir.

PARA TERMINAR : uma equipa que ganhe hoje e que perca amanha que nos fins dos jogos tenha uma postura igual em ambas a situações há que saber perder e ganhar não é só ganhar é que os árbitros estiveram bem.

BOAS ARBITRAGENS E BONS JOGOS PARA TODOS OS AGENTES DESPORTIVOS DE FUTSAL.

TODOS JUNTOS HÁ-DE HAVER EVOLUÇÃO.

Tiago disse...

"os campeonatos de Coimbra estão todos eles recheados de árbitros com uma qualidade baixa, ou então mediana."
Não concordo, há árbitros na distrital com grande qualidade. É uma pena que se pense dessa forma e que não se assuma os factos em conformidade com a realidade.
Muito se fala do Sr. Pedro Costa, mas na minha opinião é um árbitro de enorme qualidade e o nacional certamente vai enriquecer com a sua presença.
Para mim e para 97% dos intervenientes directos ao jogo o Sr. Ricardo Eufrásio é um árbitro excelente, e tal como os árbitros poderão perceber mal, também os jogadores poderam interpretar mal as palavras proferidas pelos árbitros.
O árbitro jamais ira agradar a todos. A culpa sempre será da equipa de arbitragem. Mas também há elementos técnicos que sabem apreciar o trabalho do árbitro que sugerem pontos a melhorar, que analisam os erros de arbitragem com o árbitro de forma correcta e serena e isso é muito bom para os árbitros para posteriormente chegarem a casa e reflectirem e que no próximo jogo não volte a errar na mesma situação.
Uma situação também nos devemos lembrar se aquele jogador falha ou fez uma ma exibição, no treino seguinte ou ate mesmo no balneário terá o conforto dos colegas, do staff técnico, e o árbitro? Vai para o balneário poderá ter o conforto do colega de equipa se este estiver psicologicamente bem, e se tiver mal psicologicamente vai motivar-se onde? (pergunto eu)
Os árbitros tem que ter a capacidade de auto-motivação, enquanto que os jogadores e staff técnico tem sempre ajuda “alheia”. Concordo se dizerem que não será desculpa, mas será um factor desfavorável.
Muitos não acreditam, mas todos os árbitros fim-de-semana após fim-de- semana vão para o recinto jogo para fazer o seu melhor, para ajuizarem lançe após lançe da forma mais correcta, é obvio que por vezes não tem sucesso, o jogador também com baliza aberta poderá falhar o golo ou com o colega desmarcado, falhar o passe.
Mensagem direccionada a adeptos: Sejam correctos e analisem todas as situação independentemente se a situação desfavorece a equipa que estão apoiar ou não. Se quiserem analisar de forma mais precisa e em conformidade com as Leis de Jogo, leiam-nas.

Bem Haja

Anónimo disse...

O post é sem dúvida interessante, mas espero que o Bruno me permita uns reparos:
--- a questão do fato: haverá mesmo necessidade? Já aqui foi dito que não e eu também acho que não, mas obviamente que um árbitro também não deve ir de calções e chinelos de praia para o jogo;

--- aquecimento antes do jogo, sim ou não? Idealmente sim, embora como também aqui foi dito nem sempre seja possível devido ao atraso com que alguns delegados entregam os modelos 144;

--- árbitros do nacional a apitar no distrital? Sim, desde que não venham como se viessem fazer um frete "chato como o caraças".

Defensor disse...

AO COITADO ANÓNIMO DAS 23.48:

O FILIPE DUARTE NUNCA DISSE QUE AS FALTAS DE LIVRE INDIRECTO CONTAVAM PRA FALTAS ACUMULADAS! HOUVE FOI UM GRUPO DE ESPECIALISTAS DUM CLUBE DA PRAÇA QUE DISSE QUE "JOGAR A BOLA COM A MÃO" PODIA SER LIVRE INDIRECTO! COMO ISSO É ABSURDO, FICAMOS POR AQUI!

Abraços,

Tiago disse...

Três pontos fundamentais na equipa de arbitragem:
* Assegurar que o jogo decorra de acordo com as leis de jogo;

* Interferir o menos possível, evitando tornar-se o centro das atenções;

* Estabelecer e manter um ambiente que permita a todos os intervenientes, apreciar o jogo;

* Mostrar preocupação com jogadores;

ACardoso - Árbitro disse...

Ao Sr. Anónimo - julgo ser este o nome - das 19H31:

Não sou Advogado de Defesa de ninguém, amiúde nem de mim próprio... Mas devo dizer-lhe, por ser a mais profunda verdade, k o Sr. Ricardo Eufrásio é um sujeito de uma dimensão humana intocável e inquestionável! Não digo k o é mais k o Sr. Anónimo, por óbvios motivos, mas eu insiro-me naqueles k se sentem apequenados perante ele. Quero acreditar k o Ricardo, enquanto pessoa, é falível. Ou não seria humano… E aspirava eu, em nome do próprio, a pedir-lhe francas desculpas, se num momento de descontrolo – quem os não tem, ou como disse Cristo, quem atira a 1ª pedra? – mas manifestamente, devido à sua estatura moral de se auto-proclamar “Anónimo”, cerceou-me essa faculdade!
Devo dizer-lhe k lamento a fortuita proclamação de tal frase. Em nome não da Arbitragem, mas dos Princípios k norteiam e deveriam sempre nortear o Desporto. Mas quer o Sr. Anónimo esgrimir, cmg, os descontrolos e faltas de senso, k grassam nos recintos desportivos? Quer vir armar-se em “virgem pudica e sacrossanta”, dizendo k o Ricardo foi ou é o estandarte da insensatez e descontrolo? Ou então, é como um dirigente k há dias dizia a um Árbitro Jovem para suspender um jogo e mandar identificar um espectador k lhe chamara “filho da piiiiiiiii”, tendo-lhe o Árbitro respondido k, “imagine se eu parasse o jogo de cada vez k mo chamam…”. Resposta sobranceira do dirigente/delegado, “ah, mas vc é Árbitro…”
Para terminar, já k vou sendo fastidioso por fazer “chover no molhado”, apenas este aspecto… Não tente amesquinhar o valor dos Árbitros de Coimbra, porque há coisas k são indubitáveis! Temos 6 – seis – juízes na Categoria máxima de FUTSAL e isto faz 3 duplas. K o tempo nos haverá de demonstrar, tal como tem feito, k Coimbra está e estará por força dos mesmos, presente nas grandes decisões das maiores competições… Quanto aos treinadores e jogadores, evidencie-me o Sr. Anónimo!

Votos sinceros de excelente campanha desportiva, agr num momento crucial da época, a todos os agentes envolvidos! E k todos sejamos dignos da modalidade!

ACardoso

Pedro Costa disse...

Nesta vida, existem crenças, valores, que nascem e crescem connosco. São nos ensinadas quando crescemos e cabe-nos a nós manter as mesmas para o resto da vida.
Uma das quais que aprendi, foi "dar" a cara em qualquer situação, seja ela qual for. Responsabilizar-me pelo que faço/digo. Por isso meus amigos, assino o presente comentário.

Em relação ao árbitro Sr. Ricardo Eufrásio, para muitos dos melhores árbitros portugueses, a qualidade humana e enquanto árbitro é inquestionável para qualquer pessoa que esteja dentro da modalidade e o conheça. Árbitro sempre presente nos grandes jogos, nas grandes decisões de títulos em Portugal. Aliás, o currículo fala por si. Será capaz de fazer uma final do campeonato e incapaz de fazer um jogo de 1ª Divisão distrital na AFC? se alguns dirigentes/jogadores acham que sim, não sei então que árbitro será bom para arbitrar os jogos das respectivas equipas.

Em relação ao que dizem de mim, meus caros, tenho as costas largas. Dizerem que tenho alguém "atrás", é de tal forma ridiculo, que chega a dar vontade de rir. Rir da ignorância mostrada de quem o diz no que dos processos de avaliação e classificação a que os árbitros estão sujeitos diz respeito. Na certeza porém, que não são essas opiniões sem significado algum que irão fazer alguma coisa.

Por ultimo, votos de uma continuação de uma boa época desportiva e o mais importante, como o ACardoso disse, "sejam dignos da modalidade".

Pedro Costa

Jogador AFC disse...

Buenas:
À mt falta de rsepeito no nosso futebol e futsal.Mas pk nós somos assim ,vemos melhor os erros dos outros kos nossos.Se o Eufrazio disse alguma coisa assim ,não devia ter dito.E como disse o Cardoso ,este anónimo ker dizer ké spr educado e respeitador?Por isso se asume anonimo ,pra ninguem lhe dizre nada!
Eu já fui apitado plo Cardoso ,já vi centtos de jogos dele e é um exemplo.É o k tods os arbitros deviam reparar ,educado ,respeitador e ainda avalia melhor mto melhor as situaçoes do jogo.A malta com k falo ,nunca nnhum me disse ter sido menos respeitado ,e sabemos as coisas k já fez na carreira.
Vamos é fazer melhores arbitros ,jogadores,treinadores ,dirigentes ,pk só assim isto vai em frente!

Ricardo Eufrásio disse...

Não sei muito bem como começar este comentário,não sei tão pouco se o deveria fazer...mesmo assim cá vai...
Um bom ponto de partida será sem duvida começar por uma palavra: OBRIGADO...
Sim...obrigado, a colegas que para além disso são meus amigos, pelas palavras agradáveis que me dirigiram, a começar pelo meu colega de equipa que comigo convive com mais frequência...Ant Cardoso, que já me viu de todas as maneiras possíveis, desde muito tranquilo a muito irritado também, sempre me apoiou e transmitiu valores de incalculável qualidade...obrigado.
Ao Tiago e Pedro Costa...agradeço as vossas palavras amigas, e retribuo, dizendo apenas para continuarem, pois a vossa caminhada rumo ao sucesso continua...e acreditem que chegarão com toda a certeza a patamares elevados, pois têm muito valor.
Quanto aos que me criticam, escrevendo o meu nome de forma clara (embora cobardemente,pois escondem-se atrás do anonimato)agradeço também...pela chamada de atenção pois se em algum momento tive um comportamento dessa natureza,foi no minimo de lastimar.
No entanto, antes do árbitro de 1ª categoria ou de 2ª, sou um ser humano com sentimentos, emoções...e por vezes com lapsos...mais do que gostaria.
Amo arbitrar, e procuro fazê-lo sempre de forma apaixonada...não deixando de ser verdade que algumas vezes a motivação não se encontra aos níveis desejados e até exigidos.
Não me recordo de tal comportamento, mas se o tive, ás pessoas lesadas o meu pedido de desculpas...

Saudações

Ricardo Eufrásio

Anónimo disse...

O Sr. Filipe Duarte, com o seu colega, disseram inclusivé nesse jogo, para os atletas do clube da praça que aprendessem a jogar a bola e depois assinalam golos com a mão. Por isso lhe perguntaram se era livre directo "com a mão". Tipo andebol. É importante que se fale tudo. Pois o maior juiz é o que está filmado e o que toda a gente viu. Se este Filipe subir é de uma justiça enorme para com árbitros que apesar de arbitrarem á menos anos, são honestos.

Anónimo disse...

Ao Sr. Cardoso.
Vi um jogo seu na quinta-feira e fiquei delissiado com a sua postura e arbitragem, mesmo sendo por vezes provocado por alguns adeptos que estavam nas suas costas. Agora, por amor de Deus, aquele seu colega só pode andar a apitar na distrital, pois cometeu erros atrás de erros. Desde dizer que tinha sido treinador de.., que ligou a.., e depois não julgar as jogadas com a mesma igualdade....

Mesmo assim realço a sua postura e continue assim. Será um exemplo concerteza para os mais novos.

ACardoso disse...

Anónimo das 17h57:
Ponto 1 - Não tive nenhum jogo na 5ª feira;
Ponto 2 - Como tal, não sei a k colega se refere (pq são todos meus colegas...);
Ponto 3 - Não entendo essa nebulosidade "...sido treinador de.., que ligou a..,";

Abraço de fraterna colaboração e votos de bons desempenhos,

PS: Ricardo, és um gigante com coração de menino! Sabes bem o k quero dizer, pq sp o fiz e nenhuma destas pessoas sabe tão bem como nós, o grau de exigência e de carácter a k sp nos propusémos! Excelente demonstração de carácter, k só pode encontrar paralelo na atitude k o tal "Sr Anónimo" há-de ter ao te confrontar com a acusação supra...

FR disse...

Destinado ao Anónimo das 22h45 de 21/02, e que se despede com abraços futsaleíros:

O Sr. deve achar-se o rei e senhor da verdade desportiva do Futsal Feminino em Coimbra.
Deixe-me dizer que de táctica (e tendo em conta que o Senhor é treinador) não percebe patavina!!! Deveria olhar mais para o seu trabalho e melhorá-lo (em vez de culpar outras pessoas pela indisciplina e burrice táctica e pessoal que o Senhor comporta). E quanto a meter a mão na Consciência, já pensou em meter na sua?! Ameaçar e Difamar é de louvar não acha?! Anda a ver muitos filmes de Cowboys e a encher essa bela pança! Há pessoas que atingem rapidamente a maturidade, outras demoram muitos e muitos anos!!!

Críticas aceitam-se, mas desde que sejam construtivas! Infelizmente grande parte dos "treinadores" (que nem curso de treinadores têm) de futsal em Coimbra nem sequer entendem o significado da palavra "Construtiva", e a culpa é sempre dos árbitros, infelizmente!

Hugo Mendes disse...

sinto-me tentado a dizer algumas palavras de encorajamento a todos os árbitros, mas principalmente ao Ricardo pelo carácter, pela sua grande capacidade enquanto ser humano e também pelo exemplo que é para todos os árbitros que querem chegar à excelência.

como todos dissemos, toda a gente tem dias bons e menos bons. Duvido, no entanto que o Ricardo tenha tido tal expressão durante o jogo. Penso que faltará o contexto geral para ser uma crítica devidamente construtiva.

Agradeço aqui a todos os árbitros que, tal como eu, todas as semanas entram em campo para dar o seu melhor. Têm sido exemplos para mim.

Espero um dia ver este blog com comentários construtivos também para a arbitragem, pois nós só podemos crescer se TODOS os intervenientes ao jogo, em vez de procurarem desculpas para as derrotas, procurarem ajudar os árbitros a avaliar o seu próprio desempenho, procurarem ajudar os árbitros a perceber onde erraram.

Obrigado a todos aqueles que têm tido uma atitude construtiva e educativa para com a modalidade e para com os árbitros, que também são humanos.

Hugo Mendes

João Melanda disse...

Nao vou comentar nem dirigir palavras as pessoas que neste post ou em anteriores se tenham dirigido as minhas arbitragens... venho sim, mostrar a minha solidariedade com os colegas que tal como eu, ja foram criticados, pisados e enchovalhados...

Para todos esses colegas, António Cardoso (que tambem ja viu o seu nome envolvido nalguns assuntos, do mais irreal possivel), Hugo Mendes, o meu Grande Amigo Ricardo Eufrásio (que eu tanto estimo, que é um exemplo como árbitro e pessoa para mim), ao Pedro Costa (miudo com grande valor), ao Henrique Costa (meu colega de equipa e pelo qual tenho uma enorme amizade) e a tantos outros k ja aqui foram criticados, nao liguem a estas bocas. Todos nos sabemos que damos o melhor sempre que entramos em campo, e que se por algum motivo erramos, nao é para ajudar este ou aquele, é porque somos humanos e como tal temos o direito a errar.

Esta na hora de nos unirmos ainda mais, e sei que estas criticas de anónimos servem unica e exclusivamente para nos unir, e nunca para nos deitar abaixo...

Porque a arbitragem é uma coisa que amamos e que queremos continuar a lutar...

Saudaçoes a todos os meus colegas...

P.S. - E eu nao me escondo no anonimato

Fair-play, please! disse...

É isso, caro Hugo! Vamos sonhando... Acredita k não é por mal k eles são assim. Apenas k alguns se vão agarrando aos seus protagonismos e, ao invés de tentar melhorar - pq dá mt trabalho - ou assumir responsabilidades e serem mandados "dar uma curva", consentânea com as manifestas inaptidões pr a função, fica mt mais fácil atirar as culpas pr cima dos árbitros!
Entretanto, vamos sonhando e esperando k o tal Sr. Anónimo venha mostrar-nos a excelência dos atletas e treinadores...

Abraço

Anónimo disse...

Para o SR FR

Em primeiro lugar penso não ter faltado ao respeito a ninguém(ao contrário do senhor que partiu logo para o insulto) nem difamado ninguém, limitei-me a divulgar factos que me foram relatados por jogadoras de futsal feminino.
Em segundo lugar, não sou treinador por esse motivo não posso ser acusado de burrice tática
Em terceiro lugar não ando a encher pança nenhuma(provávelmente ao contrário so sr, pois pela forma como veio logo partir para o insulto e acusar disto e daquilo, deve ser daqueles, que somos nós clubes que andamos a pagar ao fim de semana), pois ando nisto por carolice como uma grande maioria das pessoas que andam no futsal amador e lhe posso garantir que a despesa é grande no final do mês. E ainda lhe acrescento que para mim perder ou ganhar(desde que seja de forma correta) nem me aquece nem arrefece, o mais importante para mim é que as raparigas se divirtam e tenham prazer no que fazem
Em quarto lugar como o senhor veio escrever dessa maneira, dá-me a entender que se sentiu lesado em alguma coisa.
Em quinto lugar penso não ter feito nenhuma critica destrutiva

ABRAÇOS FUTSALEIROS

Gattopardo disse...

Mas foi um comentário pobre, "Abraços Futsaleiros"... Mencionou acções k parecem nao ter nada a ver c faltas de respeito!
Até sempre...

Adepto de Futsal - ATENTO disse...

enquanto houver:
-padrinhos e afilhados na arbitragem;
-dirigentes, treinadores e afins que não sabem sequer as regras/leis mínimas do futsal;
-adeptos que se vão "aliviar" para o pavilhão chamar nomes a árbitros (sim, porque para ver o jogo não é de certeza...);
-etc, etc, etc...
e outras inúmeras situações que não vou aqui citar isto nunca pode andar para a frente.

Coimbra é uma cidade de contrastes, temos duas faces de uma moeda.
- António Cardoso - MELHOR ARBITRO DO MUNDO DE FUTSAL
- Ricardo Eufrasio - Um dos melhores que existem em Portugal, atrevo-me a dizer que o é MELHOR mesmo.
- Nuno Bogalho - Palavras para que? Grande Senhor e Enorme Arbitro.
e outros nomes que não vou citar por já os conhecerem e terem provas dadas da sua excelência em campo.

Na outra face temos os "distritais" alguns péssimos outros ainda pior nos quais não vou falar por não valer apena.
Apenas refiro alguns nomes que falam por si:
- João Simoes
- Paulo Santos (Cabete)
- Henrique Silva
- Nuno Pereira
- Helder Gabriel
- Pedro Costa
- Joao Duarte
- Samuel Custodio
- Cesar Silva
- Joao Jesus
- Vitor Mortagua
- Luis Lopes
- ETC ETC ETC


Aqui estão alguns nomes das duas faces da moeda.
Tendo alguns dos últimos nomes formado dupla uns com os outros o resultado nunca pode dar certo.

Deixo o link abaixo para os poderem conhecer:
http://www.afcoimbra.com/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/COIMBRA/COIMBRA_ASSOCIACAO/CONS_ARBITRAGEM/ARBITROS

Aquele abraço Futsaleiro

FR F de ... e R de ... (va lá critiquem-me por usar abreviatura) disse...

Ao Sr. abraços "futsaleiros":

Caro Senhor,

Que belo contra-senso!

Vou então passar a relembrar algumas difamações (Wikipédia - "consiste em atribuir a alguém fato determinado ofensivo à sua reputação") que a sua pessoa proferiu:
"... aqueles que durante a chamada a fazem a piscar o olho";
"E depois há aqueles com problemas de audição em que as jogadoras respondem uma coisa e eles percebem(ou fazem por perceber outra) e mostram cartões por terem sido eles a não perceber o que as jogadoras lhes dizem";
"... por outro lado anda aí uma cambada de artista que em nada dignificam a arbitragem".

Nestes casos o senhor está a denegrir a imagem de um ou mais árbitros, e como podemos ver pelo significado da palavra difamar, chega-se à conclusão que de uma maneira geral estará a difamar e inclusive a faltar ao respeito a colegas meus!

Se não é treinador é dirigente, e deveria saber comportar-se e dar exemplo aos seus atletas. Por todos os clubes por onde passei o lema principal era moldar os atletas, não apenas enquanto desportivas, mas como pessoas, o que parece que não se aplica no seu Clube.

Já alguma vez se sentiu beneficiado por um Árbitro?! Pergunta retórica, certo? Todas as pessoas se sentem lesadas pela arbitragem e nunca beneficiadas! E será o problema da arbitragem?! Ou da imparcialidade com que assiste aos seus jogos?!

O seu terceiro ponto estava um pouco confuso (umas aulinhas de Português poderiam ter ajudado a explicar-se melhor, quiçá...), mas presumo que esteja a querer dizer que me enriqueço aos fins-de-semana com o dinheiro dos clubes. Ainda acredita no Pai Natal?! Sabe quanto ganha um árbitro de futsal?! Se não fosse por amor e dedicação à modalidade nem valia a pena perder os fins-de-semana a trabalhar e a ser criticado constantemente!

Agora, vou então dar-lhe outra definição: Crítica Construtiva - "A crítica pode ser entendida como toda a observação específica referente a um determinado comportamento, que encoraja uma pessoa a melhorá-lo, reforçá-lo ou desenvolvê-lo".
O que o Senhor fez no post anterior foi apenas e só denegrir a imagem da arbitragem e de alguns árbitros, sem sequer incentivar a que estes melhorem a sua prestação.

Sem mais assunto, despeço-me com a esperança que "meta a mão na consciência" e reflicta se terá mesmo razão para fazer tanto aparato sobre o nível de arbitragem (talvez haja outras razões pelas quais a sua equipa não ganha todos os fins-de-semana, já lhe passou isso pela massa cinzenta que tem dentro da nuca?!)

PS: Desista dos "abraços futsaleiros", é bastante pimba e essa palavra nem sequer existe, tente antes algo do tipo "Saudações para os Amantes do Futsal". (Isto sim, é uma crítica construtiva!!!).

FR disse...

Ah,

Parabéns ao blog. A página em si está bastante bem elaborada e actualizada e este espaço de comentários bastante animado!
(As críticas também podem ser positivas, sabiam?!)

Srs. Árbitros Coragem e não Desanimem, pois "os Cães ladram e a Caravana passa".. Continuem o EXCELENTE trabalho que se tem vindo a realizar na arbitragem em Coimbra (prova disso mesmo é a quantidade de Árbitros desta Associação que se encontram a nível Nacional, como já foi referido anteriormente por um grande Senhor da Arbitragem Nacional e Internacional!)

Paulo Cabete disse...

Tal como alguns dos meus colegas que já aqui vieram mostrar a sua indignação para com certos comentários que foram feitos, cabe-me agora a mim (e apenas porque o meu nome foi mencionado) vir deixar a minha opinião:

antes de mais o meu mais sincero obrigado ao "Adepto de Futsal - ATENTO" por me considerar um dos péssimos árbitros de Coimbra: vindo de alguém que não tem coragem de se identificar e que se assume como adepto isso só abona em meu favor e de todos os que foram nomeados na mesma categoria que eu. Porque se há coisa que todos nós árbitros sabemos é que grande parte dos adeptos muitas vezes não sabe as leis do futsal e se o seu clube não ganha então nem o melhor do mundo escapa às críticas.

Tenho plena consciência que me falta muito para atingir o nível dos árbitros que foram aqui designados como os melhores do distrito de Coimbra (aqui até estou de acordo com o "Adepto") mas também sei perfeitamente do que sou capaz!

Tal como o meu colega Pedro Costa também tenho as costas largas e como tal agradeço o reparo feito, irei fazer um esforço para melhorar e, quando o caro "Adepto do Futsal - ATENTO" se dignar a voltar a fazer o seu ranking, espero já não estar no lote dos péssimos árbitros!

Sou humano e, como tal, estou sujeito ao erro, como todos os meus colegas, por isso quando um jogo não corre como eu desejaria acreditem que ninguém é mais critico para comigo do que eu próprio... agora não posso admitir que alguém que se esconde por trás de um pseudónimo ou do anonimato venha incluir o meu nome na sua tentativa de denegrir o trabalho e o esforço de quem, todos os fins de semana, faz o seu melhor por tentar dignificar o futsal e, mais precisamente, a classe mais atingida pelas críticas dos chamados adeptos...

Não se esqueçam que se não fossem estes "péssimos árbitros do distrital" grande parte dos jogos se realizariam sem equipas de arbitragem, pelo que teriam de ser arbitrados (ou seria apitados?) por árbitros de bancada, que certamente seriam mais imparciais e isentos, logo menos sujeitos às críticas dos adeptos!

Se pensam que ser árbitro é fácil, ou se pensam que sabem mais do que os árbitros, deixo-vos aqui um desafio: organizem um debate/sessão de esclarecimento/sessão de perguntas e respostas tendo por base as leis do futsal e depois talvez vejam o porquê de a vossa opinião muitas vezes não coincidir com as decisões dos árbitros.

A todos os meus colegas visados pelas críticas deixo o meu abraço solidário,

Atenciosamente,
Paulo Cabete

Tiago disse...

Boa Tarde

É uma justiça divulgarem nomes como o Sr. Pedro Costa, o Sr. Samuel Custódio, o Sr. Nuno Pereira entre outros na face negra da moeda, são árbitros de excelência, que muito em breve irão estar no topo a representar a nossa associação e caso se concretize representaram de uma forma exemplar.

Na arbitragem até poderão haver padrinhos (não posso dizer que não nem que sim porque não sei) mas considerando que os há, uma coisa é certa, se os árbitros não tiverem talento não atingiram o patamar da excelência.

Anónimo disse...

Se representarem a associação só mostram como ela é fraca...
Meus amigos posso dizer, que toda a gente se refugia no anonimato por tem medo de represálias destes árbitros. Não estamos a falar de serem os árbitros os perseguidos, como se pensa.
Hoje em dia, são os árbitros que em associação com outros ou em combinações de resultados indirectos brincam com o futsal em Coimbra. Nós(clubes, dirigentes, técnicos e atletas) é que não temos quem nos defenda. Depois de um árbitro apitar, o mesmo não volta atrás, mesmo que tenha errado. Os outros, muitas vezes nem a liberdade de perguntar o que se passou têm. Acho imperioso que obriguem os árbitros a serem profissionais, mesmo na Distrital, pois eles são pagaos para exercer a função. Tirei o curso de árbitro á mais de 10 anos e fico magoado com a falta de humildade de alguns árbitros. Muitos na vida nem têm profissão e servem-se da arbitragem para combater as frustações.
Solução: Ser obrigatório a filmagem de todos os jogos por um quarto árbitro e obrigar os árbitros a terem seguros contra os erros que possam cometer, para assim serem julgados como todos nós. Pois também compreendo que não podem multar um árbitro em 1000€, quando muitas vezes não recebe isso na época toda. Conforme é exigido para muitas profissões, também a profissão de árbitro devia ter níveis consuante a formação de cada um. Já vi um cantoneiro com a 3ª classe a arbitrar dérbis. Não tenho nada contra o Sr., até porque ás vezes sabem mais e são mais educados que muitos com curso académico.
Possivelmente iria era elevar o grau de sabedoria e a vontade de aprender de quem quer ser árbitro e seguir carreira.
Boas arbitragens

ACardoso disse...

A todas as pessoas de bem (felizmente k ainda temos muitas, no Futsal):

Este anónimo das 15h32 é uma figura abominável e, qual minhoca superstar, esconde-se nos sítios onde a sua cegueira lhe permita ver... Mostrando desta forma os seus valores!
Deveria ele saber k armado com a Verdade, nunca um Homem se precisa vergar a nada nem ninguém! É cobarde e estará, tarde ou cedo, envergonhado perante a triste figura k o seu estatuto de anónimo lhe confere! Execrável figura, k baralha tudo!..
A nós, TODOS, cabe-nos ir replicando e expondo k somos bem melhores k aquilo k pretendem pintar-nos. Somos tão bem superiores, k alguns k tiraram o Curso há mais de 10 anos, não se sentiram bem aqui. Ou repararam k a arbitragem não lhes servia os propósitos, quem sabe?
Essa é a nossa responsabilidade… e vamos aceitá-la, com a mesma frontalidade e bravura com k andamos até altas horas, com k vamos na “madrugada” seguinte, com k saltitamos de uns jogos pr outros, com k aceitamos as nomeações pr sábados, domingos, feriados! Já agora, com k nos sujeitamos a avaliações permanentes, k nos permitem ou não, a prossecução na carreira. E eles?
Colegas, um fim de semana à porta e mais do mesmo… Tb, qd eles forem respeitosos, até vamos estranhar!

Anónimo disse...

UM DIRIGENTE....meus amigos por vezes os desabafos que aqui se fazem nao sao para denegrir a arbitragem mas somente para chamar a atençao do que se passa.
Nao tenham dúvida que há bons arbitros e maus arbitros mas nao vamos por aí, porque nao arbitrar bem,nao está aí o mal, o MAL está na sua postura,no saber estar, dialogar,ate se possivel ensinar, tirar duvidas, claro que isso nao existe,pelo contrario o que há é arrogancia, vaidade e até alguma maldade, até alguns chegam 20 minutos antes dos jogos se iniciarem, e entregam os modelos de jogo uma hora depois de acaber o jogo e outras coisas mais que depois direi, por agora fico por aqui....

Anónimo disse...

Só queria deixar alguns reparos.

Sr. António Cardoso quando
proferiu a seguinte afirmação (…“Quanto aos treinadores e jogadores, evidencie-me o Sr. Anónimo!”), basta olhar para a última convocatória do europeu de Futsal ou então relembrar um passado recente, no qual assistimos aos jogos da lusofonia. Penso que já lhe respondi à sua afirmação.


Agora para o Sr. Pedro Costa.
Vontade de rir deu-me quando disse que tinha as costas largas. Todos sabemos que tem um grande “padrinho” neste mundo das arbitragens. Falta-lhe muita humildade, talvez o grande factor disso seja mesmo a sua tenra idade. Veja se é mais humilde, não é por frequentar um curso superior ou porque aos sábados e domingos tem um apito na boca, que tem o direito de se achar o maior.


Sr. Ricardo Eufrásio. Espero que a critica que lhe fiz, seja apenas e unicamente construtiva e não destrutiva. Não tenho nada contra si, apenas me entristeceu a sua atitude. Lembre-se que nunca devemos mudar a nossa pessoa por sermos mais ou menos importantes.


Sim, sou anónimo. Não por cobardia ou medo, mas por respeito ao meu clube. Como já foi dito, é mais fácil um árbitro prejudicar um clube, do que propriamente o oposto. Basta olhar para as multas que constantemente são impostas aos clubes por pequenas mesquinhices.

Sim, sou a favor de multas aos árbitros. Só assim, dariam valor aos esforços financeiros que os clubes têm. Não é só inscrever uma equipa no campeonato. Cada jogo caseiro tem um custo elevadíssimo para a nossa realidade.

Sim, sou a favor da gravação dos jogos. O debate de cada partida, seria uma mais-valia para o desenvolvimento do futsal.

Não, aos árbitros arrogantes e prepotentes, cientes que o autoritarismo imposto em campo lhes garante o sucesso.

Não, aos árbitros que querem protagonismo.

Filipe Ferreira disse...

Vou deixar a minha opinião e friso que é apenas a minha opinião, sobre os arbitros do distrital e a razão principal para alguns serem maus árbitros.
Vamos ver o problema da seguinte forma:
Sou árbitro, trabalho por ex. nas águas de coimbra. Tenho uma escolaridade baixa ou média. Durante a semana faço o que me mandam fazer, ouço os berros do chefe, trabalho no duro, sou continuadamente injustiçado pelo patrão, recebo mal. Em casa as coisas não correm bem, o dinheiro não estica e as relações afectivas são más. Ao sábado sou o chefe, quem manda sou eu, tenho um apito, cartões e faço o que quiser se me chatearem a cabeça. O que me pode acontecer de mal se me apetecer expulsar 3 ou 4 ou marcar faltas a torto e a direito? Recebo menos? Sou despedido? Não! Então porque é que me hei-de preocupar? Estes são os árbitros que o são, ou por razões monetárias ou para serem mais gente.
Depois temos os árbitros que adoram apitar, que ganharam um gosto especial em ser árbitros e que não têm outra razão para o serem a não ser o gosto. Esses normalmente são bons árbitros, erram como todos mas a sua maneira de estar é completamente diferente.
Não será assim?
Só para concluir. Aqui há uns tempos tive o prazer de ver O Sr. Antóno Cardoso e o Sr. Celso a apitar um jogo de iniciados. As suas posturas foram as mesmas, como bons árbitros e excelentes pessoas que são. Trataram cada jogador como um jogador mas, sempre com uma atitude de formação humana. Explicando e aplicando cada apito. Agora pergunto eu. Os séniores são educados? E os dirigentes? Será que o mal é todo dos árbitros?
Aos bons árbitros que nos andam por aí a apitar, obrigado pela dedicação e respeito. Aos outros, lembrem-se que os jogadores não são os culpados do triste fado da vida.
Abraço

ACardoso disse...

Ao valente anónimo das 18h35:

Mais, diga-me mais! Eu indiquei-lhe um número determinado de árbitros, k o terão deixado engasgado com a estupidez da afirmação! Continuo à espera, bem como os demais leitores!
E não pense k tem maior admiração pl André do k eu ou nós, árbitros! Pena temos nós k não fossem muitos mais a alcandorar-se a tais patamares e k o André não tivesse participação, pr mostrar a enorme qualidade!
Olhe, por mim encerro aqui esta participação neste post... Cansei de "dar pérolas aos porcos", como diz o povo!
Coragem e frontalidade, colegas! Nós lá estaremos de peito feito!

Pedro Costa disse...

Ao "corajoso" anónimo de 23 de Fevereiro, às 18.35

Por ultimo, gostaria de terminar a minha participação neste post dizendo algumas coisas finais.

Que credibilidade terão os juízos de valor de pessoas que se escondem, que não têm sequer a decência, coragem, frontalidade de se identificar?
Para mim, para ser simpático, muito pouco.

Em relação a todos os árbitros aqui mencionados, uns com mais categoria, outros com menos, mas ambos em prol do mesmo, realçar que nós (árbitros), temos a coragem de entrar para dentro de um campo para arbitrar um jogo, ao contrário de todos os sábios de bancada que existem, que falam falam, mas de fora. Por isso, como diz o povo, "o cão ladra, e a caravana passa".

O maior cego é aquele que não quer ver. O maior ignorante é aquele que não quer aprender.
Tenho uma profunda pena que, actualmente, ainda existam jogadores, dirigentes, com algumas mentalidades acima defendidas. Isto sim, impede a evolução da modalidade.

Saudações Desportivas

Pedro Costa disse...

Já agora, sr. Anónimo das 18.35, do dia 23 de Fevereiro,

Visto que o sr. insiste na ideia de que há "grandes padrinhos" na arbitragem, convido-o com toda a frontalidade e coragem (?) a mencionar o nome a que se refere, quando fala no meu "padrinho", para que eu próprio fique esclarecido.

Saudações

Anónimo disse...

Este senhor Hugo Mendes se fosse tao bom a apitar como a escrever aqui no blog,de certo que para o ano era internacional!!falar antes de um jogo de infantis que o importante é ninguém se aleijar,até aqui tudo bem... poi durante esse jogo á um jogador que pisa 3 vezes o guarda redes,e nem um reprensao leva....pior,um jogador(infantil),está a chorar no chao com dores e o sr árbitro manda jogar...é por estas e por outras...ou estaria com medo do segurança de discoteca que estava na bancada....

Anónimo disse...

Sou treinador de futsal e quero expressar a minha solidariedade a todos os árbitros (sem excepção). Quero realçar os seguintes pontos :

1. O meu clube tem vários escalões a jogar e ainda nenhum jogo deixou de se realizar por falta de árbitros, o que só abona a favor dos "homens do apito".

2. À semelhança dos treinadores, dirigentes e jogadores, os árbitros têm dias bons e dias maus, mas todos fazemos parte do jogo. Se gostamos de futsal (e de desporto em geral), devia existir maior colaboração entre todos.

3. Sou anónimo, para que não venham dizer que o meu clube está a "dar graxa" aos árbitros.

4. Tenho a plena consciencia que o meu clube já foi prejudicado por alguma arbitragens, mas também sei reconhecer que em algumas situações, eu próprio deveria ter dado melhores exemplos...

5. Conclusão : todos erramos e o erro faz parte do jogo, cabendo a todos os agentes intervenientes respeitar-se uns aos outros.

Ass. Carlos.

Anónimo disse...

Tds erramos sim , uma vez por outra , agr errar por sistema n é erro mas sim burrice ...

SuperBurro disse...

Ai, desculpem-me mas esqueci de assinar o comentário das 19:39!
Assinado: SuperBurro

velho no fut11 candidato a futsal disse...

a minha mensagem vai para o sr/sra do post k fala do sr Ricardo Eufrasio k nem e capaz de se identificar, riacrdo é um bom arbitro sem duvida ate porque senão o fosse nao estaria no patamar que esta disso nao tenho duvidas. agr esse sr/sra anonimo k nao da a cara eu adradecia uma vez k fala tao mal da nossa arbitragem ke viesse tirar o curso de arbitro de futsal pois pode ser um sr/sra k possa vingar na arbitragem... gst destes bardinas k so falam falam e do resto nada

Nem no rego... disse...

Ao post das 21:13:
É k a tal valente cobarde até diz k tirou o curso há uns anos. Mas como verificou a sua incapacidade, teve atitude coerente e foi-se embora. Ou terá visto k os seus intentos (sabe-se lá quais?), eram impossíveis concretizar?
Mas ela já ficou a falar sozinha!
Saudações,

Anónimo disse...

é vergonhoso o que se esta a passar aqui... tenham vergonha....

Anónimo disse...

Tenham vergonha na cara. Ainda vão querer árbitros, e eles não quererem apitar-vos. Depois, apitam uns com os outros que é muito mais giro :)

Anónimo disse...

bruno, queria pedir-te um favor de fazeres um post para o jogo da AAC x S. João!

Se for como das ultimas vezes os putos enchem isto de comentários e assim crias um espaço só para eles e evitamos nós de levar com o spam deles ;p

bom fim de semana desportivo...

Anónimo disse...

Pronto os meninos queriam dar nas vistas, ok, ja deram agora falamos de futsal que é o que interessa, não é apitadores´cá do burgo.
já chega de dizer tanto mal.

Anónimo disse...

mas anonimo os grandes culpados tambem sao os arbitros ou virem para aqui com estas coisa! para não falar no Sr Bruno Santos

................ disse...

Boas

Já fui jogador de futsal e agora sou treinador (ou algo parecido) e posso e tenho o direito de vos dar a minha humilde opiniao.

Todos temos a noçao de que andar no futsal nesta associaçao é complicado e nao vale a pena andarmos aqui a lamentar e a colocarmos as culpas sempre nos mesmos .... (árbitros).

Árbitros existem os bons e os maus...como tudo na vida. Temos sim de orgulharmos-nos de ter o melhor arbitro do mundo que pode e deve ser (e sei que o é) o "líder" da arbitragem em Coimbra.

A mim da-me um especial gosto ter o melhor arbitro do mundo a apitar o jogo da equipa que eu oriento e olhem que ele tb falha.

Mas o problema do futsal não são os árbitros mas sim ...TODOS QUEREM GANHAR e isso no meio de duas equipas só uma pode ganhar.

Para terminar fica aqui a minha humilde opinião e que todos consigam atingir os seus objectivos.

Ps: não me identifico pq pertenço a um clube e não quero nem devo arranjar argumentos para futuras situações de desconforto.

N. Silva disse...

é certo que em tudo na vida ha pessoas boas e menos boas. Na arbitragem também é assim.
Não posso falar dos que não conheço, mas posso dos que conheço.
Ainda não foram falados aqui (ainda bem, vou pecar por o fazer) mas sinto-me tentado a faze-lo, falo do Zé Moço e do Ilidio Cordeiro, grandes senhores tavez os melhores do distrital é pena que por limite de idade estajam mesmo a acabar.
O Henrique Silva não o posso conciderar um excelente arbitro porque não o é, mas é um rapaz novo com uma enorme vontade de se aperfeiçoar, ja o vi muitas vezes e não tenho nada a apontar.
O Helder Gabriel coitado não faz mais porque não pode ou não sabe.
Pedro Costa com uma enorme carreira pela frente sem padrinhos nem nada dessas coisas que por ai dizem.
Mais nao posso falar porque não tenho dados necessarios para o fazer.