2ª Divisão Nacional - Série B (15ª Jornada)
18:00 Académica - Fontaínhas (5-5)
Luisinho (2), Barão, Zito e Russo.3ª Divisão Nacional - Série B (15ª Jornada)
18:00 Granja Ulmeiro - Farlab (2-4)
Paulão (2).
18:30 Vilaverdense - S. João (3-3)
Ivo, Gamela e Marco Cordeiro; Ruben (2) e André Matos.Divisão de Honra Feminina (21ª Jornada)
16:00 Cova-Gala - Ourentã (0-24)
Juliana (7), Guida (4), Caty (4), Luisa (4), Ligia (2), Catia, Maluka e Ana Gaspar.
16:00 CRI Alhadense - FC Oliveira do Hospital (3-5)
Joanita, Liliana e Bela; Sónia (3), Marta e Autogolo.
16:00 S. Tomé - Bruscos (4-5)
Sara (2), Diana e Lidia; Claúdia (2), Sofia, Fatima e Carolina.
16:00 Prodeco - Tocha (1-0)
Joana Costa.
16:00 Vilaverdense - Académica (6-1)
Joana Carolina (3), Isa (2) e Xana; Diana.
18:00 Arouce-Praia - Figueiró do Campo (4-4)
Carla (2), Liane e Cristina; Fátima (2), Dani e Cátia.
Divisão de Honra Masculina (17ª Jornada)
19:00 Santa Clara - FC Oliveira do Hospital (3-5)
Bruno Santos, Rafael Teixeira e Ricardo Quatorze; Telmo Sancho (2), Teófilo Lopes (2) e Artur Vieira.
20:00 Domus Nostra - Cernache (4-3)
Ferreirinha, Luis André, Jony e Ricardo; Gustavo (2) e Lavrador.
20:00 Prodeco - Bruscos (3-2)
Ricardo Lourenço (2) e Nuno Pestana; Rui Gonçalves e José Bandeira.
20:30 Alfarelense - Vila Verde (4-1)
Estica (2), Xico e Nuno Lourenço; Marosca.
21:00 União Alhadense - CRI Alhadense (4-4)
Paulo Freitas (3) e Paulo Lourenço; Tiago (2), João Zá e Patrick Santos.
21:00 Ribeira de Frades - Real Conchada (4-6)
Pinto, Tiago Pereira, João Filipe e Moita; Joel (4), Tiago e André Vilar.
1ª Divisão Distrital
Série A (13ª Jornada)
20:00 CP Miranda do Corvo - Chelo (4-3)
Miguel Dias (2), China e Febras; Ricardo, Marcelo e Helder.
20:00 Tourizense - Serpinense (6-3)
?; Nascimento (2) e Costa.
20:00 Espariz - LM Nogueira do Cravo (2-4)
Rui Pedro (3) e Amadeu.
20:00 Miro - Espinhal (7-4)
Arménio (2), Paulo Santos (2), Pina, Mesquita e Auto-golo; ?.
Série B (17ª Jornada)
20:00 Meãs - Atlético das Neves (1-3)
Miguel; Mauro, Flávio e Paulo Simões.
20:00 Alqueidão - Lagonense (2-4)
20:00 Condeixa - Sporting Coimbra (3-2)Taça Distrital de Juvenis [Domingo]
2ª ELiminatória - 1ª Mão
11:00 Penelense - Lordemão (3-1)
11:00 Santa Clara - Vilaverdense (2-7)
11:00 Ervedalense - Granja Ulmeiro (6-1)
Isento: Conimbricense
Campeonato Distrital de Iniciados (14ª Jornada)
Série A
16:00 Serpinense - Penelense (1-5)
16:00 Ervedalense - Norton Matos (0-2)
16:00 CP Miranda do Corvo - S. M. Cortiça (3-2)
16:00 Académica - Miro (0-7)
Série B
16:00 Vilamar - Santa Clara (3-2)
16:00 União de Coimbra - Norte e Soure
16:00 Corticeiro de Cima - Alfarelense
16:00 Vila Verde - Conimbricense (4-3)
Campeonato Distrital de Infantis (15ª Jornada)
Série A
10:00 Miro - ADFP Miranda do Corvo
11:00 Integrar - Ervedalense (1-5)
11:00 Norton Matos - Espariz (7-1)
11:00 Chelo - Penelense (1-4)
12:00 CP Miranda do Corvo - S. M. Cortiça (8-0)
Série B
10:00 Vila Verde - Santa Clara
11:00 Miguel Escobar - Meãs (0-6)
11:00 Domus Nostra - Norte Soure (1-3)
11:00 Académica - Vilaverdense (5-0)
Campeonato Distrital de Escolas (12ª Jornada)
Série A
11:00 ADFP Miranda do Corvo - João Veloso "B" (5-3)
12:00 União de Coimbra - Penelense (1-11)
12:00 Miro - CP Miranda do Corvo (1-8)
Série B
11:00 Vilaverdense - Figueiró do Campo (4-1)
11:00 Matos - S. João (2-4)
18:00 Académica - Fontaínhas (5-5)
Luisinho (2), Barão, Zito e Russo.3ª Divisão Nacional - Série B (15ª Jornada)
18:00 Granja Ulmeiro - Farlab (2-4)
Paulão (2).
18:30 Vilaverdense - S. João (3-3)
Ivo, Gamela e Marco Cordeiro; Ruben (2) e André Matos.Divisão de Honra Feminina (21ª Jornada)
16:00 Cova-Gala - Ourentã (0-24)
Juliana (7), Guida (4), Caty (4), Luisa (4), Ligia (2), Catia, Maluka e Ana Gaspar.
16:00 CRI Alhadense - FC Oliveira do Hospital (3-5)
Joanita, Liliana e Bela; Sónia (3), Marta e Autogolo.
16:00 S. Tomé - Bruscos (4-5)
Sara (2), Diana e Lidia; Claúdia (2), Sofia, Fatima e Carolina.
16:00 Prodeco - Tocha (1-0)
Joana Costa.
16:00 Vilaverdense - Académica (6-1)
Joana Carolina (3), Isa (2) e Xana; Diana.
18:00 Arouce-Praia - Figueiró do Campo (4-4)
Carla (2), Liane e Cristina; Fátima (2), Dani e Cátia.
Divisão de Honra Masculina (17ª Jornada)
19:00 Santa Clara - FC Oliveira do Hospital (3-5)
Bruno Santos, Rafael Teixeira e Ricardo Quatorze; Telmo Sancho (2), Teófilo Lopes (2) e Artur Vieira.
20:00 Domus Nostra - Cernache (4-3)
Ferreirinha, Luis André, Jony e Ricardo; Gustavo (2) e Lavrador.
20:00 Prodeco - Bruscos (3-2)
Ricardo Lourenço (2) e Nuno Pestana; Rui Gonçalves e José Bandeira.
20:30 Alfarelense - Vila Verde (4-1)
Estica (2), Xico e Nuno Lourenço; Marosca.
21:00 União Alhadense - CRI Alhadense (4-4)
Paulo Freitas (3) e Paulo Lourenço; Tiago (2), João Zá e Patrick Santos.
21:00 Ribeira de Frades - Real Conchada (4-6)
Pinto, Tiago Pereira, João Filipe e Moita; Joel (4), Tiago e André Vilar.
1ª Divisão Distrital
Série A (13ª Jornada)
20:00 CP Miranda do Corvo - Chelo (4-3)
Miguel Dias (2), China e Febras; Ricardo, Marcelo e Helder.
20:00 Tourizense - Serpinense (6-3)
?; Nascimento (2) e Costa.
20:00 Espariz - LM Nogueira do Cravo (2-4)
Rui Pedro (3) e Amadeu.
20:00 Miro - Espinhal (7-4)
Arménio (2), Paulo Santos (2), Pina, Mesquita e Auto-golo; ?.
Série B (17ª Jornada)
20:00 Meãs - Atlético das Neves (1-3)
Miguel; Mauro, Flávio e Paulo Simões.
20:00 Alqueidão - Lagonense (2-4)
20:00 Condeixa - Sporting Coimbra (3-2)Taça Distrital de Juvenis [Domingo]
2ª ELiminatória - 1ª Mão
11:00 Penelense - Lordemão (3-1)
11:00 Santa Clara - Vilaverdense (2-7)
11:00 Ervedalense - Granja Ulmeiro (6-1)
Isento: Conimbricense
Campeonato Distrital de Iniciados (14ª Jornada)
Série A
16:00 Serpinense - Penelense (1-5)
16:00 Ervedalense - Norton Matos (0-2)
16:00 CP Miranda do Corvo - S. M. Cortiça (3-2)
16:00 Académica - Miro (0-7)
Série B
16:00 Vilamar - Santa Clara (3-2)
16:00 União de Coimbra - Norte e Soure
16:00 Corticeiro de Cima - Alfarelense
16:00 Vila Verde - Conimbricense (4-3)
Campeonato Distrital de Infantis (15ª Jornada)
Série A
10:00 Miro - ADFP Miranda do Corvo
11:00 Integrar - Ervedalense (1-5)
11:00 Norton Matos - Espariz (7-1)
11:00 Chelo - Penelense (1-4)
12:00 CP Miranda do Corvo - S. M. Cortiça (8-0)
Série B
10:00 Vila Verde - Santa Clara
11:00 Miguel Escobar - Meãs (0-6)
11:00 Domus Nostra - Norte Soure (1-3)
11:00 Académica - Vilaverdense (5-0)
Campeonato Distrital de Escolas (12ª Jornada)
Série A
11:00 ADFP Miranda do Corvo - João Veloso "B" (5-3)
12:00 União de Coimbra - Penelense (1-11)
12:00 Miro - CP Miranda do Corvo (1-8)
Série B
11:00 Vilaverdense - Figueiró do Campo (4-1)
11:00 Matos - S. João (2-4)
136 comentários:
Escolas : Miro 1 - CP Miranda do Corvo 8
Infantis : CP Miranda do Corvo 8 - Sao Martinho da Cortiça 0
iniciados
vilamar 3:2 santa clara
Femininos:
GRV VS Académica - 6-1
Cova-Gala VS Ourentã - 0-24
Saudações futsalisticas
prodeco 1 - tocha 0
golo - joana costa
vergonha nos iniciados! academica perde 7-0 com o miro para nao deixar passar miranda do corvo.
vergonha nos iniciados! academica perde 7-0 com o miro para nao deixar passar miranda do corvo.
atão ouvi dizer que perderam 7-1 com uma equipa em que na 1ªvolta deram 9-1 mas que vergonha
AVISO : NÓS VAMOS CONSEGUIR OBTER O 2ºLUGAR NÃO SE ESQUEÇAM QUE VOCÊS AINDA NÃO JOGARAM A SEGUNDA VOLTA COM A CP MIRANDA DO CORVO
1ª Divisão Distrital
Série A (13ª Jornada)
20:00 Tourizense - Serpinense (6-3)
20:00 Miro - Espinhal (7-4)
Resta saber é se o Miro contra a Académica, em Iniciados não jogou com JUVENIS, como fez contra o Serpinense na 1.ª volta (na 2.ª volta desconhece-se mas é bem provável que o tenha feito novamente).
Golos do Ourenta: Juliana 7, Guida 4, Caty 4, Luisa 4, Ligia 2, Catia 1, Maluka 1 e Ana Gaspar 1...
Ao intervalo 0-12
PRODECO - 3
bruscos - 2
domus nostra 4-3 cernache
domus nostra 4-3 cernache
Vamos lá pessoal coloquem os resultados para a gente saber.
condeixa 3, sporting de coimbra 2
seniores : cpovo miranda corvo - 4 - chelo - 3 -
iniciados : cpovo miranda do corvo - 3 - smartinho cortiça 3
em iniciados, a academica deixou o miro ganhar, para que o mirando do corvo não passasse à Fase Final ???
em iniciados, o Miro jogou com jogadores com idade de juvenis, contra o Serpinense ?? mas o k é isto ????
Iniciados
Serpinense - Penelense (1-5)
Sim por incrível que pareça o Miro utilizou um juvenil no jogo contra o Serpinense na 1.ª volta, resta saber o que A.F.C. tem a dizer sobre o caso, o mais certo é eles perderem 3 pontos.
correcção : iniciados : sao martinho cortiça perdeu 2-3 em miranda do corvo
Honra Feminina
CRIA-3
Oliv. Hosp:- 5
Golos Oliveira= Autogolo, Marta, Sónia(3)
Honra Masculina
Stª Clara-3
Oliv. Hospt.-5
Honra Masculina
Stª Clara-3
Oliv. Hospt.-5
SBU Alhadense 4 - CRI Alhadense 4
infantis:
chelo 1 - penelense 4
Honrs femininos: Arouce-Praia 4 Figueiró 4
Espariz 2-4 LM Nogueira do Cravo
o tourizense que da 15 euros por vitoria a cada jogador!!
alfarelense 4
vila verde 1
Meas 1-3 At. Neves (1B)
Alqueidao 2-4 Lagonense (1B)
Vila Verde 4-3 Sport Conimbricense (INIC)
Vilaverdense 4-1 Figueiró Campo (ESC)
Domus Nostra 1-3 Norte e Soure (INF)
golos do cernache-b
gustavo (2) e lavrador.
[hoje expulsaram um jogador do cernache por beber água sem pedir autorização ao árbitro e, logo a seguir, uma falta normalíssima a meio-campo].
e pode beber água sem pedir autorização? pode ser o primeiro jogo do jogador no futsal...não é k eu concorde com essa lei,mas é assim temos k comprir...
não estejam sempre a culpar os árbitros pelos maus resultados...
cumprir
Rapazes do cernache-b ainda têm 8 disponíveis. Coragem! Se na quarta feira forem mais 3 ainda ficam com 5. Já sabem se o CD vai pôr um processo disciplinar ao rapaz por beber água?
Acho muito bem que lhe ponham um processo disciplinar. Ele usou ambas as mãos para beber a água quando devia beber só com uma pois isso é considerado uma agressão. Além disso ele tinha ambos os pés sobre a linha o que não é permitido pelos regulamentos. Já agora, se se provar que a água era tónica arrisca-se a levar de 2 a 4 anos de suspensão.
Eu penso que deveria ser irradiado do futsal pois atitudes dessas não se pode ter dentro de campo. Só se preocupam com pintelhices...estes árbitros.
Sou adepto do futsal à muito tempo e confesso que fui ver o jogo do Cernache a Mira para ver como decorria o jogo. Tenho de dar os parabéns à equipa de Coimbra. Portaram-se exemplarmente. Com muitas limitações de jogadores (muitos pareceram-me juniores), jogaram o jogo pelo jogo (até muito bom jogo), respeitaram o adversário, os árbitros e a muita assistência presente, só lamantando que não tenham festejado os seus golos, pressumo que pelos seus colegas expulsos. Depois que tudo o que se passou, acho que devia aqui dar os parabéns á equipa do Cernache por isso. Dignificou o futsal e dignificaram o seu clube. Muito bem. Era bom que o conselheiros de disciplina tivessem tino na cabeça e depressa liberassem os jogadores com processos para que o futsal também saísse dignificado pela parte deles, se não a verdade desportiva dos jogos restantes e do próprio campeonato fica irremediavelmente comprometida. Um adepto de Coimbra.
Santa Clara vs Vilaverdense 2-7
matos-2
s.joao-4
santa clara-2
vilavrdense-7
Bruno, diz-me la a tua opiniao. Um jogador do cernache foi expulso em 31/1 e na reuniao do CD de 4/2 não saiu no mapa de castigos. Ficou de fora no jogo de 7/2. Como a proxima reuniao do CD é em 11/2 no dia de outra jornada, o jogador continua impedido de jogar porque o CD se esqueceu dele? E se o castigo for de 1 jogo, e ele pudesse alinhar em 11/2, o clube pode protestar o jogo?
Situação manhosa não é?
santa clara em grande ste ano. acaba com os juniores, perde nos outros escaloes, este ano voltam para a 1ª divisao. o santa clara vai acabar!!!
é claro k o jogador do cernache foi bem advertido qdo veio beber agua sem pedir autorizaçao ao arbitro... Temos aki 2 situaçoes... 1º pk se saiu da superficie de jogo é advertido por abandonar deliberadamente a superficie de jogo e se bebeu agua dentro de campo pk nao o pode fazer... nao aranjem desculpas ok?
Bruno
No CN2ªDivisão corrige sff:
Portela 60/51 e não 60/50
UAlgarve 37/60 e não 36/60
Fonte: Futsal Portugal + SCN
Abraço
Ola pessoal, ninguem fala do CA NEVES, mas uma vitória e isso deve incomodar muita gente. Força Neves
Eu falo do CA Neves. A ver vamos o que conseguem fazer na fase final, confesso que estou muito curioso para ver. O CA Neves tem uma boa equipa mas limita-se a jogar para os dois bons pivots que têm, O Hugo Fernandes e o Varandas. Vamos a ver o que farão contra Miro, CP Miranda do Corvo e outros candidatos à subida de divisão.
Cumprimentos
oh anónimos, querem-me deitar farinha pros olhos? quantas centenas de jogadores vao beber agua quando o jogo esta parado sem pedir autorizacao e nao levam cartao? é claro que este foi mostrado devido a situacao existente. estao a brincar comigo o que?
Caro Hilariante depende da expulsão... Por acumulação de amarelos a pena automática é um jogo, por vermelho directo são dois jogos. Logo terá que cumprir o numero de jogos correspondentes. Assim como na situação dos processos disciplinares em que há um impedimento que está no regulamento disciplinar (12 ou 15 dias)...
oh anonimo anterior, joguei durante varios anos e a resposta à tua segunda pergunta é nenhum se os arbitros forem bons. com tanta coisa que se podem queixar, vão-se logo queixar do que não devem. Como diz o Bruno Aleixo "Q'a burro"
golo vila verde: marosca
Grande emoçao k vai na serie A da 1º distrital d séniores! Estas derrotas do Serpins, do Espinhal e do Chelo vieram trazer mais emoçao, até o Touriz voltou a tar na corrida, com o Nogueira a ser o grande beneficiado da jornada, esta ultima jornada vai ser d loucos, 5 ekipas a lutar por 2 lugares, caso o Touriz vença o Miranda, com o Chelo a ainda poder n s qualificar. Vai ser interessante. Boa sorte para todas! E que passem os melhores!
para o ano, a 1� distrital, vai ser uma autentica divisao de honra. Vila verde, uniao alhadense, ribeira, domus, conchada, oliveira e santa clara. 4 destas equipas tem o destino tra�ado. Na minha humilde opiniao, o vila verde, a ribeira, o conchada e o domus sao as equipas com menos possibilidades de manter.
estas enganado pois uma destas equipas safa-se porque os arbitros têm instrucoes para descer o cernache a custa de expulsoes
Golos do Vilaverdense:
Ivo, Gamela e Marco Cordeiro
penelense 3-1 Lordemão juvenis
golos do arouce: Liane, Carla(2)e Cristina
golos do arouce: Liane, Carla(2)e Cristina
sim...agr o cernache é um coitadinho! ainda chamam ao santa clara os santa coitadinhos! enfim...!
Para descerem de divisão eu aposto no Vila Verde, Ribeira, Conchada e Santa Clara
então e so os da terceira descerem. descem mais equipas da honra?
inicialmente descem da honra descem 2, ao que tdo indica da terceira vai descer o vilaverdense logo o pelo menos 3 da honra vao descer, agr para descerem os 4 depende do granja que na minha opinião tmb vai descer!
destas equipas que podem descer, há pelo menos 3 que nao fazem falta nenhuma á divisão de honra. Ribeira, Conchada e Domus Nostra.
e não fazem falta nenhuma porque?
tens alguma coisa contra alguma delas? tu é que não fazes falta nenhuma a esta modalidade.
Acho engraçado dizerem que o jogo do c.a. neves limita-se a servir os pivots... curioso é que nos ultimos dois jogos nenhum deles marcou golos e o resultado foi o mesmo!!!ou seja .. duas vitorias! realmente nao entendo entao!!
Golos de ourentã estao mal atribuidos, pois sei que a Ligia marcou 3 e a caty 5. Restante n tenho certeza...
Anónimo das 22:04:
O Neves têm de facto uma boa equipa volto a dizê-lo agora também não é mentira que parte do jogo passa pelos dois pivots, apenas falo do que sei e do que já vi, para além de ter visto 2 jogos do Neves esta época joguei 2 vezes contra eles.
Cumprimentos e boa sorte
concordo plenamente com o anónimo das 19:38. todas elas são uma cambada de arruaceiros. vai ser bonito ver os velhinhos a arrumar as "botas" com uma descida de divisão. os ribeirinhas são bons é nos torneios mas teem de ter o gustavo( s. joão) e o domus.....bem nem me dou ao trabalho de falar nesses infelizes. os meninos mimados do santa clara bem que podiam descer também, porque esta divisão é para homens de barba rija.
saudações futsalistas
eu nao concordo nada pois nesta jornada o domus nostra provou que merece estar nesta divisão ganhando ao cernache... os arbitros nao tiveram influencia nenhuma no resultado... nao estejam culpar os arbitros pois eu tambem vi o jogo e os arbitros estiveram muito bem... e se falharam alguma coisa e normal pois errar todos erram.... e tambem se provou que os arruaceiros sao os do cernache pois o jogador que foi expulso nao estando contente foi aos murros e aos pontapes as portas ate chegar ao seu balneario.... isto são atitudes de um homem de barba rija???? ainda e muito cedo para ver as descidas e pode ser que voces se surpreendam no final do campeonato...
Grande moral andam os Domus, grande vitória perante cernache...meu acorda jovem , mesmo sem 6 jogadores o cernache fez a vida cara e vens para aqui mandar postas de pescada, ainda por cima a chamar arruaceiros, pelo teu palavreado só podes ser um elemento com responsabilidades dentro do clube só assim se explica dizeres que o jogador foi aos murros e pontapés, pois isso não é visivel ao público, portanto amigo fica mal tal tipo de comentários de alguem com responsa~bilidades dentro do clube...quanto aos homens barba rija esses devem ser os que constantemente fazem uma pressão fora de normal com os arbitros com atitudes antidesportivas como se pode ver no vosso pavilhão ou então aquilo que no vosso recente jogo com o Santa Clara, um elemento com grandes responsabilidades dentro do clube e que estando na bancada empurrou e ameacou o arbitro como todos os que estiveram nesse jogo podem confirmar, mas para esses não existem castigos...enfim quanto a homens de barba rija preferivel ficar por aqui....
este divisão deveria ter controlo anti doping pois ao que sei ha meninos do domus que gosta de meter umas coisas para dentro!
Tenho só uma palavra para o senhor que, calculo eu, seja o treinador do Domus Nostra e que estava na bancada a ser mal educado com todos que lhe apareciam pela frente.
Quero que esse senhor, pense. Basicamente é só isto, pensa! Há livros para treinar o QI, usa-os!
Acho-te uma vergonha para o futsal distrital e tenho a certeza que se te preocupasses mais em treinar bem a tua equipa, do que a ser completamente atrasado para os restantes intervenientes do jogo (árbitros, adversários), talvez o Domus não estaria onde está.
Pensa!!!
Qualquer jogador que saia da superficie de jogo para ir beber água sem autorização do árbitro terá de ser advertido, quer beba água dentro ou fora do campo. A excepção a isto é, obviamente, se o jogador for substituido e no tempo morto.
Nao sao os arbitros que fazem as leis, apenas as cumprem.
Todos falam deles, todos os criticam. Vou gostar de ver quando começar a nao haver arbitros para todos os jogos. Ja esteve mais longe disso!
Para alguns anonimos:
que comentarios tao infelizes. se falas disso é porque sabes, entao diz quem é e o que anda a "meter umas coisas para dentro". nenhum jogador do domus tem qualquer problema em provar-te o contrario, mas como o que dizes é so para meter veneno, ninguem se vai dar a esse trabalho. quanto ao jogo com o cerenache ninguem se andou a gabar da vitoria, nao foi um jogo nada facil e o resultado mostra isso mesmo. so para terminar, todo o publico viu (ouviu) o que o jogador fez quando ofi expulso, por isso é que tantos elementos do cerenache que estavam na bancada, entraram para os balnearios. acaba por aqui a conversa, nao estou ao nivel (tao baixo) de "homens de barba rija"
um elemento do domus
Um pedido de esclarecimento ao Árbitro António Cardoso, em caso de visita a este blog.
Um jogador é expulso após terminar a 1ª parte (esse jogador estava a jogar antes do apito para o fim da 1ª parte). Quantos jogadores devem ser utilizados pela equipa a que pertence no início da 2ª parte?
Obrigado pela atenção dispensada.
la tao estes gajos do cernache sempre a mandar papaias. ja n chega o k se passou no outro jogo? agora em todos os jogos ha problemas com voces. se fossem os homens que dizem ser, n vinham para aki mandar essas bocas de crianças. coitadinhos que lhes expulsaram mais um jogador, talvez isto seja um plano para vos acabar com a equipa, ui ui, isto devia ser comunicado a TVI, de certeza k tinham reportagem na hora.
CRESÇAM
começa com 5 jogadores, caso contrario não poderia haver substituições ao intervalo. isto se te contentares que nao seja um dos melhores arbitros do mundo a responder
Quero deixar aqui uma opinião quanto á situação que ao que parece se passou no jogo Domus - Cernache. Qualquer jogador pode sair do recinto do jogo para beber água, desde que saia do campo pelas marcas de substituiçao. Nem necessita de pedir autorizaçao ao arbitro. Nenhum arbitro pode mostrar cartao se essa situaçao acontecer. Pode sim, se o jogador nao sair do campo para beber.
resposta aos frustados do serpins:
vem para aqui fazer insinuaçoes de equipas que jogam com jogadores mal inscritos entao provem. ou ser so para tapar o mau futebol quem tem em todos os escaloe em que provavelmente nao vao passar em nenhum escalao as segundas fazes....
treinem mas e mais para ganhar jogos.....
Infantis
Miguel escobar 0 - Meas 6
Não sei o porquê de tentarem tirar mérito ao CA NEVES. Nesta 2ª fase não vão jogar contra nenhuma equipa da outra série devido á maneira que os "inteligentes" da Associação programaram o campeonato para esta época, mas ficaram, com todo o mérito e justiça, em 1º lugar nesta fase. Mérito esse, assim como a justiça de tal classificação, reconhecido mesmo pelos adversários com quem tenho dialogado. O porquê então de haver sempre alguem a falar da forma de jogar da equipa ? Os pivots por mero acaso não fazem parte dela? Para que os tais pivots, de que tanto falam, marcarem golos não há que haver trabalho dos restantes membros ? Mesmo adoptanto uma estratégia que previligie o jogo para o Pivot, isto tem de ser treinado, e pelos vistos tem-no sido bem. Agora quem se queixa, tem é de arranjar maneira de se defender em condições perante essa situação. Fica mal virem criticar uma equipa que sabem á partida como joga e mesmo assim não lhes conseguem ganhar. Deve ser frustrante. Se calhar há equipas que não ganham mais jogos por terem a mania que jogar com pivot é feio. Então tentam jogar uma éspecie de 4x0, mal enjorcado, mal treinado e mal elaborado, por pensar que assim é que estão bem. Já repararam como jogam as grandes equipas de Futsal ? Claro que não há comparação possivel, nem eu pretendo tal coisa, mas quase todas elas actuam com pivot, ora um mais fixo ou outro mais móvel. Há muitas formas de montar uma equipa, e o CA NEVES ha anos que joga assim, preferencialmente...
Já agora só para terminar, sei que já devem ter reparado nisso, mas faço questão de o dizer na mesma ; Se o campeonato esta época tivesse os mesmos moldes dos ultimos anos o CA NEVES já tinha a subida assegurada. E não venham com as mesmas estórias de sempre, de série fraca, outra mais forte, etc...etc... porque issso sempre aconteceu. Vamos ver, tudo é possivel.
Um abraço a todos os elementos do Neves, em especial áqueles com quem partilhei momentos bons e menos bons, mas sempre em familia. : Misters Joka e Avelino, "Pronto-socorro" Carlos, Romeu, Fonseca, Bruno, Varanda, Luis(?) e o Flávio que eu não sabia que ainda fazia parte da equipa. Vamos lá acreditar que é possivel. Quero vê-los na Honra.
ASS:. Um amigo do CA NEVES
Caro anónimo da 01.46:
Estas completamente enganado... O jogador necessita sim de pedir autorização ao árbitro para sair da superfície de jogo e beber agua...
É por estas e por outras k faz falta a mt gente nao saber as Leis de Jogo ;)
Para esclarecimento dos demais interessados passo a citar as Normas e Instruções para Árbitros, Capitulo II, ponto nº 13 - Hidratação durante os jogos:
13.1 - O fornecimento de garrafas só é permitido no momento em que o jogo esteja interrompido, durante o desconto de um tempo morto, na zona de substituições;
13.2 - As bebidas devem ser fornecidas em garrafas de plástico;
13.3 - É interfito lançar garrafas ou outros recipientes para o terreno de jogo;
13.4 - Durante uma paragem de jogo, todo o jogador que tenha necessidade de ingerir liquidos, só o poderá fazer fora da superfície de jogo, mas para tal deverá pedir autorização ao segundo árbitro ou ao terceiro arbitro se houver.
Espero k agora fiquem todos esclarecidos ....
saudaçoes
ó frustrado das 9:17 ja existe um processo a decorrer.Os de serpins ja foram ouvidos ,mas parece que vocês nem apareceram.estvam com medo ou tinham alguma coisa a temer?
deviam apanhar uma multa bem grande por andarem a gozar com o trabalho dos outros.Andarem a usar juvenis no escalão de iniciados e ainda por cima com cartões de outros jogadores...
Bruno qual é que pode ser a multa a aplicar ao Miro caso seja provado este facto?
Relativamente à multa não faço ideia...
Caro anónimo das 13:44 se o jogador sair pela zona de substituição penso não ter qualquer lógica ter que pedir autorização ao àrbitro... Segundo as leis de jogo "Uma substituição pode ser efectuada esteja ou não a bola em jogo". E nada indica que um jogador não se possa substituir por si próprio... Mas as Leis de Jogo dão sempre pano para muitas mangas, imperando muitas das vezes uma das leis mais importantes... A Lei 19 - Lei do Bom Senso...
Epah não vou escrever como esse palhaço com o nome de anónimo escreve..
Nem sei muito bem pq é q me dou ao trabalho de responder a pessoas q não sabem ver futsal nem suqer sabem o q dizem..
Os meninos do domus metem qq coisa para dentro?
Para dentro metes tu ó azelha!
É o q te falta é qq coisa aí dentro dessa cabeça q é constituida básicamente por palha e entulho.. Apanha juízo!
Ass : J.Pedro . tenho 16 anos, e não preciso de escrever com o nome de anónimo. :) :)
quando aqui referi o episódio da garrafa de água, não estava a perguntar se era legal ou não, a admoestação com o cartão amarelo, porque conheço as regras, e sei que, embora absurdamente, as regras do futsal contemplam essa advertência, no caso de não se pedir autorização prévia ao árbitro.
a minha dúvida não é essa. a minha dúvida é: será justo expulsar um jogador que, durante um jogo inteiro, faz uma falta a meio-campo? aliás, essa jogada da falta até prossegue com 3 para 1 em contra-ataque, com o domus nostra quase a marcar golo, e depois a bola ressalta para um jogador do cernache, que pode fazer um outro contra-ataque de 3 para 0 mas não o faz, porque o jogador do domus nostra está no chão a fingir que se magoou, e lança a bola para fora, por fair-play. posto isto, também certamente por fair-play, o árbitro, por pressão da bancada, após alguns segundos de "reflexão", lembra-se da falta e vai dar o segundo amarelo ao jogador em causa, o tal que tinha levado um amarelo por beber um golo de água, com o jogo parado há minutos, sem pedir autorização prévia... acham que isto é justo?
isto torna-se ainda mais absurdo quando, no jogo anterior, com o vila verde, houve três jogadas em que um jogador do cernache seguia isolado para a baliza, posição central, e foi travado por trás, por vezes violentamente, e nem sequer um cartão amarelo foi mostrado, apenas advertência verbal. eu não digo que os árbitros estejam comprados, ou que beneficiem esta ou aquela equipa. o que eu digo é que contra o vila verde foram manifestamente incompetentes, e agora estão numa onda de vingança, de perseguição ao clube, por este ter protestado o jogo. é tão só isto que eu digo. é difícil de perceber? alguém aqui disse que o cernache perde por causa dos árbitros? ou que estes beneficiam uma equipa em particular? não.
quanto aos comentários de alegados elementos do domus nostra, e de outros tais "anónimos": comprovam a grandeza do cernache, apesar deste momento difícil que o clube atravessa. a felicidade e a satisfação que por aí pululam por um clube que tem 4/5 jogadores titulares suspensos perder um jogo fora por 3-4, tendo estado a vencer por 0-2 e por 2-3, e tendo jogado melhor do que o adversário, só pode demonstrar, de facto, a grandeza do cernache (que pode não atingir os seus objectivos desportivos esta época, mas completará o campeonato de cabeça erguida, fiel aos seus princípios).
saudações desportivas a todas as equipas do campeonato, e deixo aqui um pedido, de forma humilde: que deixem o cernache em paz. nós respeitamos as outras equipas, e pedimos que nos respeitem também. só isso. eu, pessoalmente, se tive algum comportamento incorrecto, peço aqui desculpa aos visados (fruto do calor do jogo, porque eu vivo aquilo muito intensamente). e o cernache enquanto clube é uma instituição de bem, digna, honrada, que eu defendo há 11 anos. estou um bocado cansado de todas estas polémicas. só peço para que haja respeito mútuo, para terminarmos o campeonato tranquilamente, de cabeça erguida. é o meu pedido.
muito obrigado,
gustavo sampaio.
[jogador 9 do cernache]
Dignifiquem o valor que este blog tem, e deixei-se destes comentarios de baixo nivel e insultos e comecem a falar de futsal...
Um abraço
Dignifiquem o valor que este blog tem, e deixei-se destes comentarios de baixo nivel e insultos e comecem a falar de futsal...
Um abraço
Quanto ao comentário do Gustavo (jogador do Cernache) só tenho a dizer que o Vila Verde jogou contra o Cernache e foi uma equipa que nada teve haver com a equipa de arbitragem. O Vila Verde vive com grandes dificuldades e os jogadores não recebem dinheiro, ao contrário dos jogadores do Cernache.
3 expulsões para o Vila Verde? apenas concordo que fosse justa uma apenas. Quanto a voçês, guarda-redes bem expulso, Leonel (passou o jogo a discutir) o resto não posso dizer pois das bancadas não consegui ouvir. Um dos árbitros apitou o Vila Verde 3 vezes em 4 jogos seguidos e infelizmente a equipa do Vila Verde não jogou muito bem mas o árbitro tb esteve muito mal. Quanto ao jogo do Cernache acho que teve erros para ambas as partes.
Sinceramente acho que os castigos que andam a falar são severamente grandes e de outro planeta.
Saudadões depostivas
Epa acabem com estas picardias e trabalhem mais para fazer melhor.
Não é a dizer mal de tudo e de todos que voçês vão melhorar.
Tenham mais respeito pelo futsal.
deixem o cerenache em paz? mas tu tas bem ou que? voces ainda nao se calaram, nao param de mandar bocas a toda a gente, a falar mal dos adversarios, arbitros, dirigentes, adeptos e ainda vens pedir uma coisa dessas? tu cura-te de uma vez por todas, voces é que deviam estar caladinhos, é melhor que muita coisa nunca se venha a saber...
Só quero dar os parabéns a todo o pessoal do Neves pelo excelente trabalho que estão a fazer.
Grande Neves!!!!!
Um abraço a todos.
Seria bom que este espaço fosse aberto ao debate a algumas questões e não a discussões e provocações que não levam a lado nenhum a nao ser ao insulto barato e desnecessário...
Por isso deixo a seguinte questão se quizerem ter a amabilidade de comentar :
PRIMEIRA : No que diz respeito á questão de beber água ou não com o jogo interrompido, a lei é clara e quem anda lá dentro sabe como é, mas estando o jogo parado, um jogador não pode ir beber água saindo pela zona de substituição entrando um colega para o seu lugar, voltando á primeira forma depois de saciada a sede do primeiro ? As substituições são permitidas, não pode ser alegado falta de respeito porque houve de facto uma substituição, logo é escusado uma saída e entrada do mesmo atleta só para saltar por cima de uma lei. Por vezes os árbitros estão tão distraidos que não se apercebem do pedido. Convinha facilitar um pouco e não se caía nas injustiças de um jogador poder ser expulso por ter bebido água sem o consentimento da dupla de arbitragem. Já agora tambem só falta pedirem licença para aquecerem antes de entrar em jogo.
Ass. JOÃO ANICETO
golos do chelo:
Ricardo; Marcelo; Helder
Quero apenas dizer que se formos a cumprir a letra a lei ---- Normas e Instruções para Árbitros, Capitulo II, ponto nº 13 - Hidratação durante os jogos:
13.1 - O fornecimento de garrafas só é permitido no momento em que o jogo esteja interrompido, durante o desconto de um tempo morto, na zona de substituições;
Então segundo esta, nem os jogadores que estão no banco podem beber agua enquanto o jogo nao parar, tendo para o mesmo que pedir autorização. Estou correcto?
É absurdo, mas seguindo a lei a risca deveria de ser assim.
confirmado! academica deixa ganhar miro para eliminar miranda do corvo da segunda volta para apurar campeao. isto nos iniciados.a corrupcao no seu melhor
A académica nunca gostou de perder com o Miranda por isso não é de estranhar essas atitudes, como a de vir buscar os jogadores que o Miranda formou
Realmente é xato, a academica ir em 1º lugar e deixar-se perder por 7-0 (!!!!) em casa contra o Miro, so pra eliminar o Miranda !!! lol, lol...mas que raio o Miranda do Corvo fez de mal aos iniciados da equipa do "grande" Pichel ?????
Golos do Miro:
Arménio (2), Paulo Santos (2), Pina, Mesquita e auto-golo
Para o Miranda deveria ser um orgulho ver miudos formados no clube irem para Académica e estes brilharem lá pois sem dúvida têm mais hipoteses de serem alguem no futsal na Academica do que no Miranda.
Caro Bruno Santos, um jogador não se pode substituir a si proprio.
Uma substituição considera-se efectuada quando o jogador sai completamente da superficie de jogo pela sua zona de substituições e de seguida um substituto entra correctamente pela sua zona de substituições. Só assim se pode efectuar uma substituição. (Em caso de alguma duvida ou discordancia, consultar lei 3 - "Numero de Jogadores")
Assim sendo, um jogador não se pode substituir a si proprio, pelo que sair pela zona de substituições, beber água, e voltar a entrar não é considerado substituição porque em momento algum esse jogador passou a ser substituto, devendo ser advertido por beber água.
Em relação à lei do bom senso, não se pode fazer o que quer que se ja a contar com isso, depende de arbitro para arbitro.
É autorizado um número ilimitado de substituições.
Um jogador que tenha sido substituído pode voltar à superfície de jogo para substituir qualquer outro jogador. Uma substituição pode ser efectuada esteja ou não a bola em jogo, devendo ser observadas as seguintes condições:
-O jogador que deixa a superfície de jogo tem de sair pela zona de substituições da sua equipa.
-O jogador que entra na superfície de jogo tem também de fazê-lo pela zona de substituições e apenas quando o jogador a substituir tiver ultrapassado completamente a linha lateral.
-A substituição considera-se efectuada no momento em que o substituto penetra na superfície de jogo. Desde então é considerado como jogador, enquanto que aquele que vai substituir deixa de o ser.
Os senhores do domus parece que tem o rei na barriga, mas cuidado quem ri em ultimo ri melhor, e tu treinador do domus fica-te mal fazer comentários de baixo nível.
Na lei 3 não consigo descortinar nada que diga explicitamente que um jogador não se pode substituir a si próprio... Ora imagine que um jogador saía da superficie de jogo para ser substituido, tendo a equipa apenas um suplente e que no momento em que o suplente se levantava do banco, se lesionava e não podia entrar e o jogador já teria saído. O jogador teria que voltar a entrar forçosamente...
O problema é que as nossas leis ainda estão meias a reboque do Fut11 no qual não há zona de substituições nem número ilimitado de substituições... Veja-se a aberração daquela que diz que se houver substituições ao intervalo estas devem ser comunicadas ao àrbitro e os jogadores devem entar pela zona de substituição... Nem tudo pode ser levado à letra... Qual o interesse disto? Qual o interesse de advertir um atleta que saia pela zona de substituição, se vá hidratar e regresse (desde que a equipa não fique com menos de 3 atletas em campo)? Por a sua óptica se um desgraçado estiver a morrer à sede e não houver suplentes só tem uma solução: Atirar-se para o chão e fazer parar o jogo ou pedir autorização, fazendo com que o àrbitro desvie a atenção com que deveria de estar relativamente ao jogo em si. Há pormenores sem o minimo de interesse, que valem pontos nos relatórios dos observadores mas que só estorvam... Para contornar isto há uma forma simples tal como um anónimo já disse. Substituir e voltar a substituir mas para quê? Preciosismos...
Mesmo que um jogador saia pela sua zona de
substituições para ir beber água ao seu banco, sem a
autorização do árbitro, este faz um compasso de espera,
não actua de imediato, visto que este poderá ser
substituído.
Se este voltar a entrar no decorrer dessa acção, o árbitro
interrompe o jogo, penaliza a equipa desse jogador com
livre indirecto no local da infracção e faz a devida
advertência ao jogador.
Nenhum jogador em jogo poderá sair da
superfície de jogo sem autorização do árbitro; esta
acção será considerada abandono da superfície de
jogo, seja pela sua zona de substituições ou fora
desta.
Espero que ajude a clarificar alguma coisa ......
é o prémio para o badameco do treinador da cp miranda, além do mais fez-se justiça por linhas tortas
essa agora !!!! fez-se justiça por linhas tortas ??? num jogo de futsal do escalão de iniciados ?????? mas nao se trata de formação de jovens ??? ja ha resultados encomendados na formação dos clubes de Coimbra ???? a academica ia isolada em 1º lugar e perdeu 7-0 em casa para a outra equipa passar ??? nao acredito nisso!
O anónimo das 01:39 está a referir-se certamente ao Fut.11 pois no Futsal qualquer jogador pode sair da superficie de jogo, diga-se campo, pela zona de substitução sem autorização do árbitro. O Bruno pode ter a sua razão no seu ponto de vista quanto á questão discutida, mas isso a acontecer sem admoestação só imperando a "lei" do bom senso da equipa de arbitragem, e quanto a isso...estamos falados. A lei é clara e todos a sabemos, ou devería-mos saber, pelo menos nos jogadores mais experientes é de uma clara falta de atenção ver cartão por tal atitude. Mais vale pedir autorização á dupla de arbitragem, que está lá muitas vezes a ser avaliada tambem por essas situações e não facilitam, ou então cometer o tal preciosismo que mencionei no meu comentário anterior. É escusado, pode parecer falta de fair-play, mas a lei, absurda, assim nos obriga a mandar desenrascar : Jogo interrompido, saída pela zona de substituções, entrada correta de um colega, sede saciada e volta a entrar a substituir outro atleta, o que entrou ou outro... Não é proibido pois não ? Chico espertismo ? Talvez, mas é a lei do desenrascanço á boa maneira Portuguesa.
Ass. JOÃO ANICETO
BRUNO VÊ SE COMEÇAS A FILTRAR AS MENSAGENS OU QUALQUER DIA NÃO VEM CÁ NINGUÉM QUE GOSTE DE FUTSAL, JÁ TE DEI OS PARABENS PELO TEU TRABALHO NO BLOG NÃO FAÇAS O PESSOAL ARREPENDER-SE ABRAÇO
Alguém me sabe informar como é que é a 2ª fase do campeonato de infantis?
Obrigado
Eu já pedi voluntários para ajudar mas ninguém se ofereceu...
epa... o jogador sabe as regras, bem feitas ou não tem que saber! quer beber agua qd o jogo esta interrompido pede ao segundo arbitro que esta do lado do banco...! eu ainda este fim de semana vi varios jogadores a fazer isso! tdo a gente sabe disso... quanto ao jogador do cernache... epá azarinho! agr andam com a mania da perseguição!
bruno, qual o calendario da 2ª fase do campeonato do juvenis da serie A e B, sabes informar.
Cumprimentos
Resposta a um "escritor" que acima escreveu, retirada das LEIS DO JOGO DE FUTSAL, www.fpf.pt, afinal onde todos nos podemos regular:
46. Um jogador efectivo ou um substituto comete uma infracção
durante o intervalo entre os dois períodos do tempo regulamentar
ou do prolongamento que resulta na sua expulsão. A sua equipa
deve começar o período seguinte com um jogador a menos se ele
estivesse a jogar quando o período terminou?
Resp.Sim, a sua equipa deve começar o período seguinte com um jogador a menos.
Ainda de acordo com a mesma publicação, na página 68 diz...
Ingestão de líquidos
Os jogadores estão autorizados a ingerir bebidas refrescantes durante uma interrupção do jogo, mas apenas junto da linha lateral. Não é permitido arremessar garrafas de plástico ou qualquer outro recipiente para a superfície de jogo.
Portanto, é natural, recomendável e legal que um jogador beba líquidos, sem com isso estorvar nem corromper a lei. Também sabem os árbitros que um jogador que sai pela zona substituições NUNCA poderá ser considerado como abandono do campo...
Só mais uma coisa para que entendam todos Actualizem-se e mais não digo
Gattopardo, essa situação penso que foi alterada este ano. agora a equipa poderá recomeçar complecta.
Gattopardo, essa situação penso que foi alterada este ano. agora a equipa poderá recomeçar complecta.
tanta ignorancia...
é por isso k todas as jornadas nas vossas cabecinhas ha tantas duvidas, que se desculpe os adpetos por não saberem as regras tudo bem
mas se se preocupasem em aprender as regras primeiro metade destes problemas evitavam-se...
não digo k tirem um curso, mas se com educação forem perguntando aos arbitros o pq das coisas vão perceber as vezes as coisas...
lembrem-se k assinalar ou não um penalti, é um erro de criterio, não conta pra nota dos observadores, conta sim se avisão os jogadores k tem as camisolas trilhadas, se os calções termicos são da cor dos outros, são as pintelhices k contam pras subidas ou não de escalão, por isso é k temos a arbitragem k temos
Desculpem lá mas estou farto de ler gente sem conhecimento de causa a dar palpites sem nexo que só revelam a sua ignorância em relação às leis do jogo... devem ser os mesmos que nos escalões de formação, em vez de se preocuparem em formar crianças e jovens, preocupam-se é em utilizar uma linguagem capaz de fazer corar um carroceiro/peixeiro (com todo o respeito pelos que têm esta profissão) chamando nomes aos jogadores da equipa adversária e, às vezes, até aos da sua própria equipa...
Mas passemos aquilo que me fez escrever:
Ponto 1- a lei pode ser injusta mas é para cumprir: Um jogador que abandone a superfície de jogo para beber água sem pedir autorização aos árbitros deve ser advertido, tenha ou não saído pela zona de substituições, a menos que tenha sido substituído por outro jogador.
Ponto 2- um jogador não se pode substituir a si próprio, pois uma substituição só se considera efectuada quando o jogador efectivo abandona a superfície de jogo e o substituto entra na mesma, sendo a saída de um e a entrada de outro feitas pela respectiva zona de substituição.
Ponto 3- Se um jogador é expulso durante o período de intervalo do jogo a equipa pode recomeçar a segunda parte com cinco jogadores MAS se for expulso no intervalo do prolongamento a sua equipa recomeça com quatro jogadores. Esta situação foi alterada esta época, se os clubes não foram informados lembrem-se que a culpa não é dos árbitros e sim da entidade que organiza a competição.
Ponto 4- Os árbitros não se preocupam com "pintelhices", eles preocupam-se, isso sim, em fazer cumprir as leis do jogo que muitas vezes são desconhecidas das próprias pessoas que estão a orientar as equipas. Ora se a lei diz, por exemplo, que um jogador deve ter a camisola trilhada, o jogador deve cumprir, se tal for possível, pois há camisolas que devido ao tamanho ou ao tecido se destrilham facilmente. Agora não queiram fazer dos árbitros burros: se eles vêm que um jogador faz orelhas moucas dos avisos que vai fazendo ao jogador deve adverti-lo, pois duvido que haja árbitros a advertir jogadores por este motivo sem advertir.
Ponto 5- Quanto aos calções térmicos, aqui a lei até dá duas opções: 1ª- os calções não são visiveis por fora do equipamento oficial e aqui não há problema, 2ª-se os calções forem visíveis devem ter a cor predominante dos calções. Alem disso, há sempre a hipótese de dobrar um pouco da perna dos calções para que eles não fiquem visiveis.
Só mais uma pequena lembrança, as leis do jogo não foram criadas pela federação, pela afc e muito menos pelos árbitros; foram criadas pelo International Board da FIFA.
Apesar de não serem criadas podem ser adaptadas. Não fosse isso, os Espanhois não podiam fazer lançamentos com a mão há umas épocas atrás.
E no distrital liga-se demais a preciosismos que na 1ª Divisão ninguém liga. Parece que estão mais a olhar para a zona de substituições que para o jogo propriamente dito. É o que temos. Há àrbitros que têm prazer em mostrar cartões por estas pintelhices, como alguém lhes chamou. Os jogadores que joguem futsal e os àrbitros que se preocupem com os aspectos verdadeiramente influentes no desenrolar de um jogo. Ninguém ganha um jogo por o adversário ter os calções térmicos visiveis, mas pode ganhar por uma falta não assinalada devido a se estar atento a estes aspectos. Pensem nisto.
Oh anonimo cromo.... sabes que os observadores pegam nas observaçoes aos arbitros por causa das camisolas, dos jogadores que akecem sem coletes, das substituiçoes mal efectuadas, pelos jogadores k saiem sem pedir autorizaçao??
Nao deves saber mm...
Ah e em relaçao a um anonimo k escreveu la em cima, o arbitro faz um compasso de espera para saber se o jogador é ou nao substituido, antes de avançar para a advertencia...
E para outro anonimo tambem, jogador é todo o jogador efectivo, ou seja, que esta a disputar o jogo.... os k estao sentados no banco ou a assistir ao jogo em pé, mts das xs, sao xamados de suplentes ou substitutos ;)
Saudaçoes
Ao sr. anonimo das 19:39:
Estava muito bem quieto no seu canto,para nao vir dizer asneiras.Quer dizer que como juiz me vai obrigar a ter 5 atletas no campo?Nao pode,eu posso mandar sentar um ou mais jogadores no banco,desde que no campo tenha 3 atletas,sem voce mos poder punir.E olhe que eu estou bem certo do que lhe digo,garanto-lhe.Se me apitar vou fazer isso com um atleta amarelado e voce vai cometer erro tecnico e la se vao 2 pontos a vida,na sua pontuaçao.Repare que nao estou a falar de substituiçoes,nem preciso.Quanto ao seu ponto3,va a pagina 41 das perguntas e respostas da fifa e leia.Faz bem ler,sabe?Eu digo-lhe o que la esta:
Um jogador titular comete uma incorrecçao durante o intervalo do jogo ou do prolongamento,que origina a sua expulsao.A sua equipa começara o seguinte periodo com um jogador menos?
Resposta - Sim,a sua equipa começara o seguinte periodo com um jogador menos.
Depois,qual e a lei que diz que os calçoes estarao cobrindo a camisola?E voce e um show de bola quando nos ensina quem faz as leis.Como se soubesse.
Por estas palavras me fico,pena foi nao ter podido ir ao debate que houve ha dias.
Foi dado aos árbitros no início da época as alterações aos regulamentos de onde consta a alteração às expulsões efectuadas ao intervalo! mas o que é certo é que na net não encontro nada!
De qualquer das formas tenho a certeza que esta época a equipa poderá recomeçar com os 5 jogadores!
mas porque de tanta polémica por causa da advertência ao jogador que bebeu água! toda a gente sabe que isso não de pode fazer! o culpado é o jogador por não saber ou não querer saber e não o árbitro que se limita a cumprir leis!
há assuntos bem mais importante do que este para se estar aqui a discutir!
Para o sr Gattopardo:
Caro amigo, como diziam os romanos: à mulher de césar não basta sê-lo, é preciso parecê-lo. Ora, no seu caso, funciona mais ao contrário, quanto mais tenta parecer inteligente mais se enterra. Vamos por pontos, de novo, para ser mais simples:
Ponto 1- O árbitro não obriga ninguém a nada, ele zela pelo cumprimento das leis do jogo regendo-se pelas Leis em si (que, já agora, já não são 18, passaram a ser 17)e por um conjunto de normas e instruções; no inicio da época passada saiu um comunicado que dizia que os jogadores de uma equipa que terminam a primeira parte devem ser os mesmos que iniciam a segunda parte. Logo se a sua equipa foi para o intervalo com cinco e vai recomeçar com três então só comprova que o caro amigo de leis do futsal não percebe patavina. O árbitro, ao verificar tal facto, o que faz é questionar o responsável pela equipa se se passa alguma coisa com os jogadores. Se nada de anormal se passar com eles ele pode adverti-los por abandono da superfície de jogo. E olhe que eu também estou certo daquilo que estou a dizer, garanto-lhe!
Ponto 2- Acho que quem não sabe ler é o sr. Vá verificar qual o ano da edição desse livro de perguntas e respostas. Agora veja o que eu disse em relação a esse caso. Se o fizer verá que essa edição é anterior a esta época, para além de já ter sido feita uma chamada de atenção para o facto de algumas respostas estarem erradas por erros na tradução, e que a alteração a essa lei surgiu nesta época. Ler faz bem quando se sabe ler e interpretar o que lá está.
Ponto 3- Você deve ser mesmo o tipico caso que só vai para os jogos preocupado em fazer a vida negra aos árbitros ao inves de se preocupar em fazer a sua equipa ganhar. Toda a gente sabe que a camisola tem de estar trilhada, e esta é talvez uma das leis em que os árbitros demonstram mais bom senso, pois se fossem rigorosos haveria muita equipa que teria jogadores advertidos, se não mesmo expulsos.
Ponto 4- Parece-me que você é daqueles que pensa que quem faz as leis são os árbitros...Pois se até me cita o livro de perguntas e respostas da FIFA, será que não sabe que é ela, através do International Board, quem faz as leis? O que cada Federação faz é adapta-las ao seu caso dentro de uma certa liberdade que lhes é permitida.
Irra, que há gente que não quer mesmo aprender...
concordo,temos mais coisas em que nos preocupar...para isso eu vou tentar lembrar algumas coisas que nao foram debatidas com o devido interrese,tais como:
o quanto custa cada jogo aos clube que mal tem dinheiro para inscrever jogadores
o pouco publico que os nossos pavilhoes apresentam
a falta de disciplina dentro e fora das quatro linhas
a má formaçao de dirigentes desportivos (clube,arbitros,associaçao,etc)
penso que ja consigo demonstrar o que tambem vai mal no nosso futsal de coimbra...
enfim,temos que saber estar... em todo o lado com cargos superiores ou sem eles,para esta merda evoluir porque senao parece que somos os coitadinhos que andamos a bater sempre no ceguinho...
ass:de quem gosta de futsal
sair de Miranda para ir para a Académica? Até parecek a Académica é alguma coisa... Se calhar em Miranda até há melhores condições e pelo menos honestidade, nunca se deixou ganhar ninguem... agora vocês só gostam de ganhar a força e quando não ganham a culpa é dos árbitros, cultivem-se e tenham respeito pelos outros clubes que embora não tenham nome têm educação, humildade e honestidade, vocês a ser comprovado o facilistismo deveriam ser irradiados de participar em todos os escalões, mas como vocês é k mandam na AFC...
e não se esqueçam que o miro esta num processo por usar um juvenil no escalão dos iniciados...
Ao caro anonimo,que nao amigo das 00:01...
Nao vou batalhar mais consigo,porque se nao quer aprender,nao aprenda.Apenas e so lhe direi que pode consultar o tal livro na ediçao de 2008 e ate mesmo a ediçao fpf de 2006.Em nenhum livro de leis,local onde o comite de disciplina se baseia,encontra outra resposta.Deveria saber interpretar que os mesmos que voltam quer dizer que havendo substituiçoes,os substitutos ate deveriam fazer o processo de substituiçao,o que também nem sempre acontece.DEVERIAM,que é diferente de TERIAM.
Depois vem-me falar das camisolas,e parece que o ilustre nao ve jogos dos Campeoes,Mundial,Europeu,Ligas Profissionais,etc etc.E que esses ja sabem que nada existe acerca disso.Portanto nao podem obrigar a por dentro dos calçoes,nem punir.
Encerro este assunto apenas com este conselho:perguntem ao sr Cardoso a opiniao destes casos,porque ha tempos estive numa conversa com ele e isto foi falado.Como ele tem sido o unico portuga a estar em cursos da fifa e uefa,talvez passe a haver menos "dias" assim.
Boa jornada,para hoje.
Caro Bruno Santos, se acontecer o que o sr. está a dizer, um jogador sair correctamente e nenhum entrar, esse jogador não é nenhum substituto até outro entrar.
No campo, os jogadores estao para jogar e ganhar, nao para facilitar o trabalho do arbitro. E o árbitro está para cumprir as leis do melhor modo possivel para ter a melhor nota. É a lei da vida..
Na çei 3 do livro de Leis de jogo, está. "A substituição considera-se efectuada no momento em que o SUBSTITUTO penetra na superfície de jogo. Desde então é considerado como jogador, enquanto que aquele que vai substituir deixa de o ser."
logo, se nenhum substituto penatra na superficie de jogo, nao ha substituiçao. Logo, entrar e sair nao é nenhuma substituição. Quer acredite quer nao, é consigo, garanto lhe é que é assim.
nao quer dizer que esteja de acordo com a advertencia ao jogador que vai beber agua fora do campo sem autorizaçao, mas a lei é clara. caso a formos ler com imparcialidade.
enfim, nao admira que haja tantos protestos, tanta confusao quando algum arbitro faz alguma coisa. Ninguem sabe as regras do desporto que pratica.. por isso é normal
A sua interpretação parece-me correcta mas ter que se fazer 2 substituições para se beber àgua e voltar à 1ª forma, de modo a não sermos advertidos, é apenas e só uma perda de tempo para tudo estar legal. Há pormenores que nem aquecem nem arrefecem e este é um deles. Um atleta que saia pela zona de substituição, venha beber àgua e volte, está apenas a zelar pela segurança de todos os intervenientes de modo a não molhar a superficie de jogo. Considero uma tremenda injustiça poder-se penalizar alguém por agir correctamente, pois ingerir liquidos com autorização junto à linha lateral não me parece que seja melhor atitude.
É claro que não é saudavel para nenhum jogador durante um esforço físico nao se hidratar correctamente. Os treinadores sabem disso, os jogadores sabem disso, os árbitros sabem disso. Contudo, não se pode passar por cima das leis. Por muito que os arbitros compreendam, ponham se na situaçao deles, sao projudicados ser nao actuarem.
Eles deixam sempre beber agua se sairem da superficie de jogo correctamente, nunca vi ninguem nao deixar.. e todos tem de perceber que nao sao eles que fazem as leis, nao tem culpa..
quando às substituições.. sim, para essa situação terá de fazer 2 substituições ou entao o jogador em questao sair da superficie de jogo e beber agua com autorizaçao do arbitro.
Bruno quero só fazer uma pequena correção a um comentário teu do dia 8 do corrente, ao contrário do que afirmas a exibição do cartão vermelho directo não dá automáticamente 2 jogos poderá só dar um jogo depende do relatório da equipa de arbitragem e do conselho de disciplina.
Com as últimas alterações houve alguns pormenores que escaparam. Agora a penas é em dias: Artigo 29º Regulamento Disciplinar, "A suspensão preventiva automática cessa decorridos 12 dias a contar da data da expulsão se não fôr proferida e notificada ao Clube decisão definitiva sobre os factos de que ela decorre, excepto se estiver pendente processo disciplinar e o jogador tenha neste sido suspenso preventivamente."
o miro jamais jogaria com juvenis isso e tudo uma fantochada.
a academica nao deixou ganhar o miro, o miro jogou bem e o melhor da academica lesionou.se no dia anterior no pé
se nao foram ver o jogo o melhor e tarem todos caladinhos.
Enviar um comentário