quarta-feira, junho 23, 2010

Futsal com motivos para sorrir?

Tomei a liberdade de colocar aqui a opinião de uma pessoa que tem tido uma enorme importância na divulgação do Futsal na comunicação social local...
É com alguma dose de preocupação que vejo o decorrer deste início de defeso.
A época foi positiva para uns e negativa para outros - uma verdade comum -, mas parece que mais do que nunca aparecem clubes a desistir numa modalidade que parece ter cada vez menos futuro.
Quando este espaço começou, arrancou pela paixão a uma modalidade em crescendo. Hoje, volvidos apenas seis anos, a modalidade em Portugal ganhou notoriedade, somos vice-campeões da Europa de selecções e campeões da Europa de Clubes (pelo Benfica). Feitos que deve, orgulhar as gentes do futsal, sejam elas de que cor forem.
No que diz respeito às equipas da AFC nos nacionais, lamento muito a Académica ter falhado a subida à 1ª, pois esperava vivenciar outra festa, uma vez que vibrei com a mais do que justa subida do S. João. Pena que a Granja do Ulmeiro não aguentasse a "maratona" e quebrasse, já o CRI Alhadense demonstrou que quem sobe da distrital não precisa de levar bilhete de "ida e volta", algo a que teve "direito" o Alfarelense.
A nível distrital, o Bruscos suplantou a concorrência na fase final, superando um Cernache que até venceu a primeira fase, mas depois soube que, porventura, a sua equipa sénior não teria espaço num clube que mudou de direcção. Mérito igualmente para o Vilaverdense que fez uma recta final notável.
A nível feminino, o Vilaverdense voltou a dominar a nível distrital (conquistou as três provas que disputou) e orgulhou a AFC na Taça Nacional. Nesta competição, mas no patamar de juniores está ainda o S. João que irá disputar a final, desejando-se a mesma sorte que já teve a Académica nesta competição. Nos juvenis, a Briosa oscilou e pagou a "factura" de uma distrital dividida em duas séries com muito poucas equipas.

Preocupam agora as desistências. No futsal feminino pode haver razia. Na formação muitos são os clubes a fazer contas e mesmo no patamar sénior as dúvidas mantêm-se até ao fim do mês, data limite das inscrições (sem multa).

Não vejo o futsal da mesma maneira, com a mesma confiança de há seis anos, mas mantenho a paixão e o desejo de que os clubes mantenham a aposta na modalidade.

Deixo ainda outra nota para os mais críticos. Quando pensarem em criticar os modelos competitivos da AFC, pensem que foram os clubes que aprovaram e podem alterá-los desde que em sede própria e não com críticas fora de contexto. Por outro lado, a arbitragem não vive dias de alegria. São poucos os árbitros para os muitos jogos que se realizam e desses serão ainda bem menos os que realmente têm noção que têm de aprender. Humildade é palavra-chave na sua progressão e bons exemplos há entre os árbitros do nosso conselho de arbitragem que serão bons exemplos a seguir. Voltando aos clubes, principalmente para quem semanalmente se diz perseguido pelos donos do apito, que também eles podem (têm a obrigação de) contribuir para a melhoria, nomeando candidatos a cada curso que seja lançado pelos órgãos competentes.

Uma "pequena defesa do diabo" que aqui deixo que não é mais do que um sincero apelo para que os clubes se unam e tornem o futsal distrital num espectáculo de melhor qualidade. Pois, resta recordar, que a AFC tem APENAS cinco equipas nos nacionais, contando com a subida de um representante da distrital.

Dando resposta ao título, penso que sim. Há motivos para acreditar num bom futuro para o futsal, desde que todos o queiram de verdade.

Ricardo Ferreira Santos
in Jornal Futsal

25 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de tudo, e já tivemos algumas conversas sobre esse assunto, partilho da leitura que fazes da situação do nosso futsal, mas com algumas reservas ao teu optimismo quanto ao futuro da modalidade na nossa região.
Mas este positivismo, que te caracteriza, faz falta, e tomara haver mais responsáveis (pessoas que se identificam com a paixão que é o futsal)imbuídos desta qualidade, e capazes de transmiti-lo aos que carregam há alguns anos desta parte, essa mesma paixão.
Termino, aproveitando a oportunidade, para te agradecer, Ricardo, e fazer mais um reconhecimento público do trabalho desenvolvido em prol do futsal, atravês dessa tão "badalada" paixão.
O meu sincero obrigado e abraço a todos os amantes desta modalidade.
Arlindo Matos

Anónimo disse...

Num post mais abaixo vem um coment a desejar-te sorte para o projecto no Granja. É verdade isso Bruno? Vais deixar o projecto no Ervedalense que com tanto afinco abraçaste há cerca de um ano?

Anónimo disse...

Os meus parabéns pela análise que fez, pois até este momento foi o único a saber "ler" o desempenho da equipa de Juvenis da A.A.C. de Futsal: "Nos juvenis, a Briosa oscilou e pagou a "factura" de uma distrital dividida em duas séries com muito poucas equipas."
Além deste facto, poucos sabem que a equipa de juvenis da A.A.C de 2009/2010 foi construida a partir do zero, pois no inicio apenas tinha 3 jogadores, 1 juvenil 2º ano e 2 juvenis 1º ano...

O sincero obrigado pela sua análise bem conseguida e pela sua sã paixão, a qual partilho consigo. Excelente Artigo Jornalístico.

ManuelCantante

Anónimo disse...

Quais as proximas equipas femininas para a epoca 2010/2011?

Anónimo disse...

O futsal defacto foi uma modalidade com grande expansão no nosso país,é uma modalidaaaaade de excelencia no desporto escolar,joga-se nas ruas com alegria,mas ,mas há sempre um mas,com assocações como a nossa nao á futsal que resista,
Sabem que não foi disputado o jogo que decidia o campeao de INFANTIS, assim não vamos mesmo com a modalidaade para a frente.
UM abraço e boas ferias.

Anónimo disse...

Meus amigos e amantes do futsal, aqui vai a minha modesta opinião em relação ao que aqui se fala !
No que diz respeito à grande evolução que a da modalidade teve no nosso país e tem tido,neste sentido não posso deixar de concordar com o anónimo (porque nao identificar-se) das 20:58, mas na minha opiniao considero que nao tem sido uma evolução sustentada e isto quer dizer o quê? costuma-se dizer que uma casa nao se começa a construir pelo telhado, tem que se começar pelos alicerces e a partir daí sim....se nós formos analizar onde a modalidade evoluiu mais constatamos que foi no topo ou seja (selecçao, 1ªdivisao, etc), agora a nível distrital e falo pela nosso distrito(coimbra),continuam muitos clubes a ter que andar com a casa às costas, não se admite que um clube como o Real da Conchada por exemplo, com a história que tem e o seu passado e pelo que faz pela comunidade (jovens principalmente), não possua pavilhao proprio assim como este muitos outros; continuamos a assistrir a vergonhosas organizações da afc no que diz respeito aos campeonatos em todos os escaloes etc...
Eu penso que em primeiro lugar à que criar condições (pelo menos tentar), para que os clubes possam prosseguir a sua actividade com alguma dignidade e dar aos jovens (cada vez são mais) condições dignas de praticar a modalidade. Mas de uma coisa nao tenham duvida hoje e cada vez mais "quem tem unhas é que toca viola" , é preciso conhecer alguem nos pontos de decisão para que se consiga alguma coisa, e aí cabe aos clubes e suas respectivas direcçoes actuarem e lutarem....amigos !!!
Como eu disse no inicio isto é só a minha modesta opinião, e vale o que vale !
Abraço a todos
Nuno Adelino

Anónimo disse...

esta decidido pela federaçao.
nao ha final!

João Almeida (treinador de Juniores do São João) disse...

Antes de tudo, quero declarar a minha total concordância com o Ricardo. Infelizmente tenho de ser um pouco mais abrangente na atribuição de culpas. Na verdade somos todos culpados, uns porque simplesmente declaram amor eterno à modalidade mas vivem para amndar abaixo os outros, outros porque simplesmente tentam elevar o seu ego à custa de outros nunca reconhecendo o mérito ou mesmo tomando como lição o bom trabalho de outros e outros, porque tendo uma postura exemplar e conhecimento de causa não se disponibilizam para ajudar e passar a mensagem positiva que cria um ambiente competitivo favorável na modalidade. Quero também dar os parabéns à FPF e à AFC, à FPF pela não realização da final de Juniores em Futsal, dando claro sinal que o crime compensa e que é fácil impugnar um campeonato (compreendo que as pessoas a que me referi no primeiro ponto se encontrem felizes com isto), à AFC pela falta de apoio, pelo desrespeito e pelo mau profissionalismo que simplesmente dão a esta modalidade, sim a culpa é vossa, não de não haver final, mas sim da desistência das equipas (muitas vezes são a salvação de jovens), pela falta da máxima do desporto ao serviço da sociedade, pela desmotivação generalizada que criam em todos os dirigentes, árbitros, treinadores, atletas e adeptos. Aos meus atletas, faço uma vénia, agradeço por tudo, são os melhores do mundo, são únicos, guerreiros e espero que pela vida fora tenhma tantos sucessos como este ano, que conquistem tantos amigos como este ano e que sejam humildes como devem sempre ser! Acredito que, quando todos rumarmos para o mesmo lado, tudo se irá compôr, tenho 24 anos, espero um dia ver isto acontecer! Míudos, são e serão sempre os meus campeões!

Anónimo disse...

A FPF também não dá exemplo nenhum, também nao vai haver final nacional de Juniores.

Anónimo disse...

Quero corrigir o ANONIMO de dia 23 as 20:58.

A FINAL de INFANTIS foi disputada Hoje dia 26 de Junho entre o MIRO e o VILA VERDE.

O Resultado foi de MIRO-3 e VILA VERDE-0.
Grande Victoria da melhor equipa em campo. Bruno Acho que este resultado também merece estar na pagina principal pois Temos campeão. vejam esta equipa do MIRO pois tem muito bons jogadores.

Anónimo disse...

pois, também estive lá, sejamos sinceros, desde já os meus parabens ao miro, mas na minha humilde opinião se o vosso guarda-redes fosse outro se calhar saíam de lá com outro resultado, grande miúdo, espero que continues a evoluir, melhores em campo apenas porque marcaram, um grande abraço e votos de continuação do bom trabalho.

Anónimo disse...

O Miro so utilizou infantis ? Ou fez como na época passada, em que falsificou as idades de alguns jogadores ?

Adepto do MIRO disse...

O anonimo de 27 as 2:24

Deve estar a confundir com alguma equipa ou a pensar que é ele o dirigente.
A equipa do miro ganhou com os infantis e com alguns escolas para sua informação. Estou a ver que deve estar a doer alguma coisa pela vitoria do miro

Pai de JOGADOR de Miro disse...

Anonimo das 00:24.

Desculpa discordar pois se esteve lá viu que na primeira parte o Miro marcou 2golos e podia ter marcada mais 1 ou 2 e teve uma bola o poste e o vila verde ocasiões de golo flagrantes não teve. Só posso dar alguma razão na segunda parte pois o inicio da segunda parte o guarda redes tirou 2 lances de golo quase garantidos mas o guarda redes também joga por isso o mérito é da equipa. Mas nos últimos 10 minutos com as mudanças do treinador o vila verde não voltou a pegar no jogo e por isso é que voltou a sofrer e podia ter sofrido mais.
Não me levem a mal só não percebo porque de estarmos aqui a falar que a modalidade evoluiu que foi uma boa época e o mesmo tempo estamos a querer duvidar de quem ganha. Vejam o percurso da equipa do MIRO de INFANTIS esta época e depois é que deviam falar. PARABENS MIRO PARABENS JOGADORES e MUITOS PARABENS PARA O TREINADOR CARLOS

Anónimo disse...

Claro que ganhar ao vila verde nao é o mesmo que ganhar ao vilaverdense.

Anónimo disse...

Pois e o vilaverdense ate lá conseguio chegar :)

Anónimo disse...

a culpa nao é só da AFC para que haja desistencias... por exemplo o Santa Clara vai deixar de ter futsal sénior pois na ultima reuniao da AFC houve novamente votaçao para que este clube podesse jogar no seu pavilhao (impedido apenas por pertencer á divisao de honra da AFC) nao podendo haver nenhum clube da honra contra e aqueles que nao estavam presentes iriam ser contactados por telefone para votarem... até aqui já á diferenças pois quando se votou para as dimençoes 20x40 ninguem telefonou a ninguem e podia haver clubes contra!
...Pois o que se deu é que a PRODECO e o VILAVERDENSE votaram contra! ou seja clubes contra outros clubes! resultado se nao mudarem os votos o santa clara fica impedido de jogar no seu pavilhao por uma questao de 3 mts.
a direcçao do clube afirmou em reuniao de direcçao que ainda iria fazer um pedido á AFC para jogar na 1ªdivisao distrital aonde até poderia jojar no campo de relva(fut11) do estadio universitário. mas fora brincadeira o futsal sénior do Santa Clara acaba por votos contra de dois clubes.

nao tenho nada contra a prodeco mas era giro terem espaço dentro dos regulamentos nas suas linhas finais... e balnearios para mais de três pessoas!

Anónimo disse...

como e que a prodeco pode votar contra??!!!o pavilhão deles e o pior de sempre,escorregadio, nao e limpo,chove la dentro,os balnearios sao os mais pequenos, onde nao da para equipar 9 jogadores quanto mais 12.quanto ao vilaverdense acho k nao se devia estar dependente da sua opinião pois estao na iminencia de subir de divisão.
ATENÇAO: nao estou a defender o santa clara mas sim acho k se deve defender o futsal de forma a que este seja competitivo.
corre-se o risco de a 1ªdistrital ser mais competitiva do k a honra.
mas quando decidirem façam-no em consciencia.

Anónimo disse...

não é apenas o santa clara que está em risco de desistir, o mesmo pode acontecer com o miro e o sbua que pretende jogar nos carvalhais. Já não basta a associação que temos, ainda temos que gramar com o egoismo de certos clubes para acabar com o futsal de coimbra.

Anónimo disse...

eu estou completamente de acordo com o vilaverdense e prodeco!
pena é que certos clubes so se queixem depois de la jogarem, por isto e por aquilo, nesta fase é que as queixas têm de aparecer...

Anónimo disse...

Boas tarde a todos os amantes do futsal

Segundo sei o Santa Clara já na época passada pediu excepção para poder realizar os seus jogos no seu pavilhão. Na época 2009/2010.

Agora volta à carga sem ter arranjado uma solução para o problema. Quer-me parecer que nada fizeram para solucionar o problema.

Também me parece que haverá mais pavilhões em que se realizaram a Divisão de Honra que não estavam nos conformes. não será só o Santa Clara a ter este problema para resolver.

Quer-se culpar o problema dos pavilhões para o estado do futsal de Coimbra, parece-me um pouco exagerado, pois todos sabemos que a maioria dos clubes, não tem dinheiro para pavilhões, mas como estão ao abrigo de protocolos camarários, não gastam alugueres, agua luz, etc. etc., mas tem dinheiro para fazer concorrência na aquisição de jogadores e treinadores.

Poderá acabar um ou dois clubes por falta de pavilhão, mas podem estar descansados que dentro de meia dúzia de anos acabará a maioria, pois os directores passageiros, de algumas colectividades estão a cavar a cova para as suas colectividades, já que prometem mais que as suas posses hipotecando a própria sobrevivência dos seus clubes.

Quando os mecenas tiverem que dar ao selide, ou se chatearem não sobra nada, senão dividas.
Meditem nisto, pois se não repensarem o destino das vossas colectividades é acabar com o futsal. “ ISTO SIM”

Bruno Santos disse...

Caros anónimos:
Estive na reunião onde os pontos que focam foram abordados e parece-me haver alguma contra-informação...
Os clubes interessados deveriam em tempo útil ter solicitado alteração do regulamento de provas oficiais para entrar em vigor nesta época. A data limite é 31 de Janeiro e até essa data os interessados nada fizeram... E não foi apenas uma assembleia que passou sem nada se fazer... Foram duas... Janeiro de 2009 e Janeiro de 2010... Portanto a culpa de toda esta embrulhada é apenas e só dos responsáveis pelos clubes interessados que não submeteram em tempo útil uma proposta de alteração da norma que prevê os 40x20... Se não houve proposta significa que não haverá interesse em modificar, pensamos nós todos! Agora não queiram que seja um clube que tem o campo com 40x20 a pedir que alterem esta regra....
Todos os clubes têm direito de querer fazer cumprir os regulamentos, uma vez que não se pode andar todos os finais/inicio de época a "empurrar para o ano seguinte" com uma solução provisória...
A solução mais sensata será fazer uma assembleia-geral em que se pré-aprove uma alteração para a época 2011/2012, mas que por acordo entre todos os clubes entre em vigor em 2010/2011... Algo que deveria ter sido feito o ano passado...
Andar todos os anos em regime de excepção não é a solução correcta... É apenas com isso que os clubes, e na minha opinião bem, não concordam! É preciso uma solução definitiva, e com essa todos me pareceram concordar.
portanto meus senhores, quem tem campos "irregulares" que trabalhe para que esta regra seja alterada e não se venha aqui queixar que os outros clubes isto e aquilo...
Um abraço

Anónimo disse...

Bruno, parece-me que não estás devidamente informado. Pelo menos o santa clara solicitou uma reunião à AFCoimbra há mais de 3 meses, precisamente para abordar este tema, creio que por ofício. No que respeita às assembleias a que te referes, nenhuma delas incluía esta questão como ponto de ordem.

Bruno Santos disse...

Caro anónimo,
Mesmo com uma reunião há 3 meses já teria passado o prazo para incluir este ponto na assembleia correspondente... Isto deveria ter sido tratado logo após a aprovação para esta época, aproveitando a "alavanca" da situação de excepção...
Quanto às Assembleias, não tinham o ponto na ordem pois certamente ninguém pediu para ser colocado... Aí os interessados deveriam ter feitos os possíveis e impossíveis para o colocar na ordem de trabalhos antecipadamente! E não me pareceu que isso tivesse acontecido, tendo em conta o que presenciei, por exemplo, na assembleia... Pois ninguém se fez qualquer referência à falta desse ponto na ordem de trabalhos...

Anónimo disse...

certo é que para aprovar essa alteração foram necessários 3 ou 4 clubes (os que estavam nessa assembleia), e agora para alterar uma coisa é necessária a aprovação de toda a gente, isto é no mínimo ridículo. Seguramente a AFCoimbra irá arranjar maneira de resolver o assunto, sobretudo numa altura em que os apoios são escassos e os clubes não têm forma de pagar pavilhões...