terça-feira, fevereiro 27, 2007

Proposta à Associação de Futebol de Coimbra

Carta enviada à AF Coimbra
Data: 19 de Feveriro de 2007

ASSUNTO: Alteração de diversos pontos nos regulamentos competitivos

Exmo. Sr.:
Sou Treinador de Futsal Feminino e também responsável pelos Juvenis Masculinos da equipa PRODECO – Centro Social dos Covões e dediquei algum do meu tempo a analisar os regulamentos competitivos e as competições da A. F. Coimbra, nos quais encontrei alguns pontos que penso que poderiam ser melhorados, identificando-os de seguida:

1. Repescagens na Taça A. F. Coimbra:
Tratando-se de uma competição a eliminar penso que se deveria por fim às repescagens na taça A. F. Coimbra, optando por na 1ª Eliminatória acertar logo o número de equipas para um número exponencial de 2 (2, 4, 8, 32, 64, 128…), nem que para tal fiquem diversas equipas isentas. Dever-se-ia promover a isenção e não a repescagem. E no caso em que o número de equipas a ficarem isentas seja maior ou igual ao número de equipas da divisão superior distrital, por defeito as equipas da divisão superior ficariam automaticamente isentas, de modo a proporcionar que as melhores equipas entrem em competição mais tarde, tal como acontece na Taça de Portugal. Por exemplo este ano na Taça A. F. Coimbra Feminina houve 17 equipas em prova na 1ª eliminatória, ficando uma isenta e depois foram repescadas 7, entre as 8 eliminadas. Pelo novo molde ficariam 15 isentas (10 da Divisão de Honra e 5 da 1ª Divisão) e seria disputado apenas um jogo entre duas equipas da 1ª Divisão.
Esta regra promoveria o espectáculo pois uma equipa nunca teria uma 2ª hipótese… assim como acabaria com a injustiça das repescagens por sorteio.

2. Criação da Supertaça A. F. Coimbra:
Há Associações que já têm esta competição e penso que seria muito bom para o Futsal se a A. F. Coimbra também cria-se esta competição pois seriam duas finais (Uma Masculina e Outra Feminina) e normalmente são esses jogos que levam mais público aos pavilhões e fazem com que a modalidade evolua. A minha proposta passa por fazer uma Supertaça à imagem do que acontece com a Supertaça Nacional mas a nível distrital, na qual se encontrariam os Vencedores do Campeonato e da Taça Distrital.
De modo a promover o Futsal, quer Feminino, quer Masculino, seria interessante se ambas as finais fossem disputadas no mesmo pavilhão, no mesmo dia! Assim seria a festa da Supertaça. A data teria que ser no final de ambas as épocas e numa data comum aos dois escalões.

3. Play-off Campeonato Feminino:
Todos sabemos que é a competitividade que faz evoluir as equipas, e no Futsal Feminino a competitividade é muito pouca, apesar das equipas de topo também perderem com os últimos classificados... mas quando isto acontece é muitas vezes sinónimo de falta de motivação… O Campeonato Distrital Feminino tem 5, 6 equipas que têm alguma competitividade entre si, e nos jogos com as restantes a competitividade é pouca… são equipas que praticamente só defendem e são na maioria das vezes goleadas. E como são os jogos entre equipas de topo que fazem as atletas evoluírem e levam público aos pavilhão seria interessante implementar um sistema de play-off’s e play-out em ambas as divisões pois assim haveria mais jogos entre equipas de topo e também permitiria às restantes equipas evoluírem mais pois elas evoluem mais quando encontram adversários com os quais possam mais facilmente discutir o resultado. Claro que esta implementação dependerá sempre do número de equipas de cada série, mas mesmo com séries de 10 equipas é possível fazer play-off… Apuravam-se os 4 primeiros e jogavam 1º vs 4º e 2º vs 3º à melhor de 3 jogos e depois uma final também à melhor de 3 jogos, à semelhança do que acontece na 1ª Divisão Nacional de Futsal. As restantes 6 equipas disputariam o play-out em apenas uma volta tal como acontece também na 1ª Divisão Nacional. Este sistema permitiria também que a equipa campeã distrital fosse a equipa em melhor forma no final da época e com maior probabilidade de conseguir melhores resultados na Taça Nacional. Com a competição neste formato haveria mais 6 semanas de competição que poderão ser facilmente encaixadas no modelo actual… bastará para tal começar uma ou duas semanas mais cedo as competições.

4. Horário dos jogos das camadas jovens:
Na época passada estive com uma equipa de Infantis e esta época estou com uma de Juvenis e ambas disputam os seus jogos às 11h… Se nos Infantis não se notava qualquer diferença pois naquelas idades as crianças ainda se deitam cedo e descansam o suficiente, nos Juvenis já não se passa o mesmo… Tendo em conta a evolução do ser Humano temos que encarar como natural o começo da diversão nocturna pela idade de Juvenil… pode-se dizer que os atletas devem ter consciência que tem jogo no dia seguinte e deitar-se cedo, etc.… mas todos sabemos que eles têm direito a cometer alguns excessos nessas idades, excessos que fazem parte da evolução natural do ser humano. Assim o que eu propunha era a alteração de horário dos Campeonatos de Juniores e Juvenis para o Sábado à tarde e das camadas mais baixas para o Sábado e Domingo de Manhã. Normalmente até aos Iniciados os atletas até estão habituados a levantar cedo (para por exemplo verem os desenhos animados) e não será nada de estranho para eles levantarem cedo para irem jogar Futsal… Nos Juvenis e Juniores isso já não é bem assim e nota-se um grande desfasamento no seu rendimento quando os jogos são da parte da manhã. Desta forma os atletas poderiam render mais pois sabemos que à tarde estão mais dispostos a ter rendimento máximo que na parte da manhã. Além do facto de ser uma contradição jogar de manhã quando no escalão seguinte (Seniores) se vai jogar à noite… Até como adaptação, a evolução natural seria: Escola, Infantis e Iniciados jogarem às 11h, Juvenis e Juniores jogarem às 16h e Seniores às 19h…
Ficam aqui estas propostas que gostaria de ver discutidas pois penso que melhorariam muito o Futsal do Nosso Distrito.
Com os melhores cumprimentos e sem outro assunto de momento,
Bruno Santos

7 comentários:

Anónimo disse...

Ola Bruno, antes de mais, quero dar-te os meus parabens pelo teu blog, está muito bom, é a ele que me dirijo sempre, para saber as ultimas do Futsal de Coimbra.
Estive a ler as tuas propostas, e não poderia estar mais de acordo em relação à possivel criação de uma Supertaça da AFC e também dos play-off para os campeonatos femininos, que são muito pequenos. Quando tiveres uma resposta (se é que algum dia a vais ter)publica no Blog ok? abraço, Hugo Renato, C.C.R.Bruscos

Anónimo disse...

são essas algumas das medidas que entre "bastidores" se comentam mas entre técnicos e jogadores, se o meu voto conta-se, podes crer que votaria em ti, mas a realidade é que não sei se alguém já chegou a formalizar, como tu essas, sugestões mas pode ser, e para bem do futsal, que alguém tenha coragem de levar, senão todas, algumas dessas maravilhosas propostas...

Anónimo disse...

concordo c algumas dessas medidas e axo q nem são mt dificeis d implementar s houver vtd da afc, sendo que as + problemáticas talvez sejam mm o play-off e play-out na honra feminina apenas devido á taça nacional á posterior q pode ter influencia no calendário,m se dizes q n é dificil eu acredito. Outra coisa q mt concordo é a alteração dos horários das camadas jovens, sobretudo dos juniores, m aí vem outro probl q é a utilização dos juniores nos jogos do seu escalão e nos seniores no mm fds. eu axo q isso é secundário e deveria ser alterados os jogos para sab á tarde mas são habitos ja criados q n são faceis d desfazer...qt ás repescagens ha as 2 vertentes, os q concordam ctg e os q axam q qt + jogos mais s aprende e assim as repescagens cm estão têm + significado,apesar d serem um pc injustas.eu axo q aí qq um s aceita. acrescentava só a ideia q dos play-off's e play-out's para os seniores masculinos. Aí sim axo q haveria uma grande promoção do futsal,grande competividade e espetaculo!

obrigado por este blog e plas tuas ideias!

Bruno Santos disse...

Em relação à utilização de atletas no mesmo fim-de-semana em duas camadas eu discordo totalmente... Não concordo e acho que é uma sobrecarga para os atletas... além do facto de haver manobras de diversão de limpeza de castigos... Por exemplo um Junior pode ser expulso todas as semanas e jogar sempre no seu campeonato, desde que haja jogos de Séniores... Será isto correcto? Um atleta apenas deveria poder fazer um jogo por fim-de-semana... É a minha opinião...

Anónimo disse...

bruno tás errado nisso dos castigos. 1 junior só cumpre castigo nos seniores s nesse fds apenas houver jogo d seniores. por ex 1 jr é expulso num dom e apanha 1 jogo,s no prox fds houver jogo d seniores no sab e juniores no dom ele cumpre no escalão dele, agr s n houver jogo d juniores ele cumpre nos seniores e qd voltar a haver jogo do escalão dele ja estará disponível.

Anónimo disse...

Antes de mais saudar o louvável trabalho feito pelo Bruno, e também por finalmente haver uma discussão saudável sobre futsal. É deste tipo de discussões que o futsal precisa, mais concretamente o "nosso" futsal distrital, porque dos outros tipos de discussões (que inclusivamente este bolg também já teve) essas são lérias e sem qualquer tipo de significado para a evolução que todos queremos para o futsal do distrito de Coimbra. Pois bem e em meu entender creio que qualquer campeonato, seja ele de que escalão for, em que idade seja, só tem a ganhar com os "Play-off", e porquê? Porque efectivamente quantas mais vezes as equipas de topo dos respectivos campeonatos se defrontarem melhor para todos, aumenta a competitividade, exige mais trabalho táctico por parte dos treinadores, leva mais gente aos pavilhões e porque as equipas que chegassem aos play-off teriam jogos de alta intensidade até ao fim da época, porque nós sabemos e conhecemos que existem equipas que funcionam como grupo de amigos que se juntam ao sábado para ir correr atrás de uma bola, onde por acaso até existe um adversários e árbitros, etc.
Já agora também faço uma sujestão à AFC, que marque um encontro, um seminário, uma reunião, qualquer coisa, com os treinadores do distrital, os ouça e leve em linha de conta as sujestões e depois que sejam aprovadas em Assembleia Geral as propostas apresentadas, assim de certeza que estariamos a evoluir.
Já agora quando a AFC elabora os campeonatos que não decida sozinha as datas ouça os intervenientes. Porque nos últimos anos têm-se marcado datas que sinceramente não cabe na cabeça de ninguém, sobretudo na 1ª Distrital.
Sem mais e podes contar com o meu apoio e não se esqueçam: é conversar que se resolvem problemas.
Fernando Filipe

Anónimo disse...

Realmente marcam datas absurdas...como a final 4 ser na minha páscoa, ao domingo de manha se nao estou em erro!! Não estam pra se chatear em ouvir os que realmente são afectados pelas suas medidas...Muita coisa tem de mudar se nao o futsal em geral não anda pra frente. E são blogs como o teu que dão uma pequena grande ajuda nesta matéria. Excelente trabalho. Sinceramente não é toda a gente que tem a tua força de vontade e tenta mudar alguma coisa ( se é que isso é possível na afc).