quarta-feira, março 18, 2009

Curso de Candidatos a Árbitros

31 comentários:

Anónimo disse...

A partir de que idades se pode tirar o curso?

Anónimo disse...

A idade minima é 14anos...
De qualquer maneira informe-se com o conselho de arbitragem.

Cumprimentos

Anónimo disse...

o curso é td gratis

Anónimo disse...

Adoro a parte do "traz um amigo"!

Parece que estão a convidar alguém para um jantar. É com estas mentalidades que depois apanhamos árbitros sem qualquer gosto pelo que fazem...

Anónimo disse...

Ao parolo do comentário das 23:20, tu com esses comentários devias ir tirar o curso de árbitro, talvez desses valor a quem se esforça para o fazer.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 23.20

É com o seu tipo de mentalidade que a evolução da modalidade e de todos os agentes por ela composto ficam estagnados no tempo.
Claro está que, será mais fácil, muito mais fácil criticar do que construir, sabe porquê, não sabe? Porque dá trabalho e acaba por ser incómodo perder horas da vida pessoal de cada um para que se possa aprender algo util para o futuro, ou perder as mesmas horas para que outros possam aprender com o esforço de alguém. Seja aprender a ser arbitro, jogador treinador, dirigente, enfim TUDO.

É de louvar SIM esta iniciativa e não derrotá-la à nascença, pois para si não importa, porque vá lá quem for seja para formar ou para ser formado, é completamente igual... Ficará sempre pronto a disparar flechas venenosas, esquecendo-se contudo do que não devia de forma alguma se esquecer: MOTIVAR.
Poupe-nos com a critica se quer mesmo a evolução da arbitragem e da modalidade e não tenha receio caso não queira participar no curso (porque provavelmente você será ou jogador ou treinador ou dirigente)de passar a mensagem, pois quem sabe, alguém a quem você possa transmitir esta iniciativa possa um dia, quem sabe, orgulhar-se de si, pois foi você que o incentivou, o que acha? Não será melhor assim? Para todos e para a modalidade?

Não me leve a mal e fique ciente de que não sou árbitro, não sou atleta, não sou ninguém, mas que passando esta informação, posso permitir que alguém como EU, possa ser mesmo um dia ALGUÉM.

Saudações desportivas a todos

Anónimo disse...

uma sugestão:
a meu ver acho que está uma coisa mal na arbitragem em Coimbra. se as equipas treinam 3 ou 4 vezes por semana porque é que os árbitros também não o fazem? Eu sei de alguns exemplos que treinam varias vezes numa semana e por isso estão melhor preparados para nos fins de semana tomarem as melhores decisões.
Penso que seria bom juntarmos clube e árbitros. nomear árbitros para os treinos, para treinarem com as equipas e se houver peladinha, apitarem essa peladinha...é assim tão má ideia? logico que esses áritros nunca apitariam o clube em questão. Mas eu penso que seria uma boa iniciativa.
Rui

Anónimo disse...

o Anónimo das 9:29 é muito engraçado. Diz que não é ninguem, que não é ligado á arbitragem e tudo. Pode ser, mas escusa de mandar as bocas que mandou a outro anónimo dizendo que seria provavelmente dirigente, atleta ou treinador. Veja lá meu caro, não tente meter tudo no mesmo saco, nem todos estes agentes são como o senhor. Há quem respeite arbitragens, mesmo aquelas menos conseguidas, ao contrário de mais de 80% dos àrbitros que nem sequer permitem que se lhes dirija a palavra, mesmo educadamente. Já agora eu, tal como o meu amigo, também não sou ninguém.

Espero que o Curso seja um sucesso, que surjam bons valores, mas acima de tudo que os formadores sejam pessoas capazes, que conheçam a realidade dos campeonatos e não uns quaisquer senhores que sabem a teoria toda mas de prática são um zero.

Anónimo disse...

Já agora qual é a idade máxima com que se pode tirar o curso ???

Anónimo disse...

É uma boa ideia essa do anonimo das 10.03, mas acha mm que os clubes estao interessados em parar varias xs o treino com as decisoes dos arbitros.... rara sera a equipa k alinhara nisso.... e se ha tanta falta de arbitros, nao é facil fazer com que certos arbitros ainda deixem de apitar certas ekipas....

Anónimo disse...

Neste blog já li esta ideia anteriormente...bem pensada, pode ter pernas para andar. Assim como encontros/reuniões entre árbitros e jogadores para se falar abertamente .

Anónimo disse...

Dia 28 de Março onde ? Na AFC? Projecto mt interessante *

Anónimo disse...

as reuniões / encontros seriam benéficos mas acho que não são viáveis...porque não temos um bom moderador (isento).
Acho que a ideia de colocar os árbitros a treinar com as equipas poderia ser benefica, mas se não dá, eles que treinem uma ou duas vezes por semana todos juntos. metelos a jogar e outros 2 a apitar. Pode ser que assim eles pensem duas vezes.
Se um jogador quando esta cansado não pensa da maneira mais correcta, um arbitro tambem não e por vezes erra. Isso é acontece mas pode ser trabalhado para acontecer menos vezes. por isso eu tenho a opinião que os arbitros deveriam treinar durante a semana, ate para bem deles porque não é facil estar a semana toda sentado e chegar ao fim de semana e ir apitar um jogo, correr para trás e para a frente, pikes e mais pikes para acompanhar os lances de perto.
É só a minha opinião, mas eu não mando.
Já agora não tenho nada a ver com a arbitragem, sou treinador de futsal
Rui

Anónimo disse...

ao anonimo das 12.22
penso que ter um ou 2 arbitros no treino poderia beneficiar as duas partes.
1º o arbitro poderia começar a mudar de mentalidade e começar a deixar de marcar aquelas faltas du encostozito. poderia começar a analisar mlhor quando o jogador fala com ele...entre outras situações
2º o jogador beneficiaria pois ficaria a saber o que pode e nao pode dizer e fazer num jogo (pois parce que muitos da nossa distrital não o sabem) entre outras

eu no fim de semana passado assisti a uma cena muito hilariante:
O senhor Ivan (Freixieiro) se não estou em erro a chamar o senhor Antonio cardoso - " hó Cardoso, Cardoso" isto em jogadores do nacional e um arbitro internacional. Agora digam-me o que fazia um arbitro do distrital se um jogador se vira-se para ele e disse-se "hó Manel, Manel" era um castigo, não?
Rui

Anónimo disse...

Eu sou arbitro e nao estou contra os treinos entre jogadores e arbitros.... mas era preciso que as eqipas estivessem interessadas, que os árbitros tambem se interessassem pelos treinos e que depois nao houvessem akelas guerras a dizer k favorece este ou akele...

Anónimo disse...

o joga a seleçao?

Anónimo disse...

A idade máxima é 31 anos ou 35 anos, no caso de terem sido praticantes de futebol e que tenham disputado campeonatos oficiais de séniores;

Anónimo disse...

O que o sr. Rui disse em cima é caso de concordancia, se formos apitar todos os encostozinhos iremos ter o festival do apito, o que nao beneficia em nada a modalidade.

Apesar de todas as criticas que se fazem aqui, é de citar que na arbitragem de coimbra temos grandes valores e certamente que muitos treinadores e jogadores ja os viram por aí actuar.

Anónimo disse...

Aqui ficam as CONDIÇÕES DE ADMISSÃO, retirados do site da AFC_

1 - Podem solicitar a inscrição para candidatos a Árbitros, os indivíduos que obedeçam aos seguintes requisitos:

a) sejam nacionais de um País comunitário ou beneficiem de estatuto de dupla nacionalidade;

b) os maiores de 14 anos, até à idade máxima de 31 anos;

c) residam na área do Distrito de Coimbra;

d) não sofram de incapacidade civil, interdição ou inabilitação;

e) não tenham sido condenados, por sentença com trânsito em julgado, por crime doloso com pena de prisão efectiva;

f) não tenham sido penalizados disciplinarmente em qualquer outra modalidade desportiva, com pena igual ou superior a noventa dias de suspensão;

g) não sejam portadores de doença ou defeito físico incompatível com a prática da arbitragem;

h) tenham o mínimo de 1,60 m de altura;

i) tenham a habilitação literária mínima nacional ou equivalente.

2 - Pode o Conselho de Arbitragem admitir a título excepcional, devidamente justificado, a inscrição de candidatos:

a) que tenham a idade máxima de trinta e cinco anos, no caso de terem sido praticantes de futebol e que tenham disputado campeonatos oficiais de séniores;

b) que possuam pelo menos o quarto ano do ensino básico, mas demonstrem ter cultura e desenvolvimento intelectual equivalente à habilitação estabelecida na alínea i) do número anterior.

Anónimo disse...

Ao pessoal que esteja interessado vai haver um colócio no seguinte dia 27/03/09, na FIGUEIRA DA FOZ, ORGANIZADO PELO NUCLEO DE ÁRBITROS DA FIGUEIRA, ESTÁ ABERTO A QUEM QUISER APARECER,e os tais curiosos e que tanto criticam os árbitros tenham curagem e aparecam, para se aperfeicuar também, onde os palestrantes vão ser o SENHOR.GUSTAVO SOUSA, O SENHOR FRANCISCO BATISTA, O SENHOR ORLANDO DUARTE EA A SENHORA PAULA REGO, eu vou lá estar e aposto que destes que tanto criticam os árbitros nem um lá aparece, mas depois vem para aqui criticar os árbitros..... BRUNO SE QUISER PASSA PELO SITE DO NUCLEO DA FIGUEIRA DA FOZ E ESTÁ LÁ O CARTAZ DESTA PALESTRA, E SE PODERES DIVULGA POR AQUI.Já agora para quem quiser saber o cartaz é ir ao seguinte site :(WWW.NAFFFOZ.COM) E ESTÁ LÁ TODO O CARTAZ.....

Anónimo disse...

BRUNO FALTA-ME UMA PALAVRA NO COMENTÁRIO EM CIMA VOU COMPLETAR A FRASE( ALGUÉM QUE ESTEVE NA PALESTRA EM OLIVEIRA DO HOSPITAL), ISTO PARA NÃO SUCISTAR DUVIDAS CLUBISTICAS.

Anónimo disse...

Ó Bruno :
por favor modera a lingua portuguesa e os erros gramaticais que os "comentadores que estiveram em Oliveira do Hospital..." publicam no teu blog....

Anónimo disse...

alguem sabe onde posso comprar luvas de futsal?

Anónimo disse...

numa loja perto de si como:
sport zone, meia legua, nike, decatlhon entre outras...

Anónimo disse...

vamos la amigos vamos tirar o curso de arbitro.
a arbitragem de coimbra precisa de nós

Anónimo disse...

Em resposta ao comentário do anónimo das 23:21.Posso ter errado ao escrever certas palavras,mas como se vê, deve ser algém que seja frustado do futsal, e depois só sabem mandar papais, o meu senhor.. para si sem mais comentários. Acho o que conta, é que voçe não sabe ler o que eu escrevi,eu não foi comentador, mas sim ouvinte da referida palestra...pelo estilo eu não sei escrever português, e senhor não sabe ler... é ilusão óptica... mas sabe se quiser aparecer o senhor como outras pessoas aparecam ,está aí o cartaz plublicado... o que conta é as pessoas interessadas na mudalidade participarem na referida palestra.

Anónimo disse...

So um atençao a alguem k se identificou como MARTA ... Este curso nao é so dia 28... Prolonga-se sensivelmente por 1 a 2 meses, 2 xs por semana, em horario pos-laboral....

possivelmente nem será dado na sede da AFC, mas sim na SegurCentro em Coselhas, ou em concelhos em que o numero de inscritos assim o justifike....

Anónimo disse...

essa de sentarmos-nos a mesa com arbitros para discutir ideias ta boa...o grande problema deles é que nao aceitam o dialogo com os jogadores durante os jogos depois acontecem as situaçoes que acontecem

Anónimo disse...

nao aceitam porque os jogadores nao sabem falar

Anónimo disse...

entao alguem daqui vai tirar o curso?

Anónimo disse...

Até que idade pode um arbitro de futebol de salão exercer suas atividades?

Roderlei
Terra Rica - Paraná
Brasil