segunda-feira, abril 20, 2009

Honra Masculina

As duas hipoteses já debatidas. Ou um modelo semelhante à 3ª divisão com alargamento para 14 clubes ou um modelo com 12 equipas mas com play-off (entre os 4 primeiros) e play-out (entre os 8 últimos) à melhor de 3 jogos. Penso que 16 clubes é para já um número exagerado nesta divisão. Mudanças de divisão:
No modelo de 14 equipas desceriam duas equipas directamente mais o diferencial entre subidas e descidas aos Nacionais (no caso de não descer ninguém, desceria apenas uma equipa). As 3 classificadas antes disputariam um play-off com as equipas da 1ª distrital à melhor de 3 jogos.
Por exemplo: Descidas Directas: 13º e 14º, Play-Out: 10º (Honra) - 5º (1ª Distrital), 11º (Honra) - 4º (1ª Distrital) e 12º (Honra) - 3º (1ª Distrital). Se na época seguinte fosse necessário designar mais equipas para a Honra seriam escolhidas entre as eliminadas no Play-out pela ordem classificativa (1º as da Honra e depois recorreria-se à 1ª Distrital)
No modelo de 12 equipas defendo que na Honra se dispute um play-out à melhor de 3 jogos entre os 8 últimos com disputa de todos os lugares. Nos Quartos-de-Final jogaria o 5º com 12º, 6º com 11º, etc. Na eliminatória seguinte as quatro eliminadas disputariam os lugares entre o 9º e o 12º e as quatro apuradas disputariam entre si os lugares entre o 4º e o 8º. Ou seja, o 5º poderia descer, o que aumentaria certamente a competitividade do campeonato. Após a obtenção da classificação final, disputa do Play-out com as equipas da 1ª distrital. Neste caso o 5º classificado da 1ª distrital não disputaria o play-out com uma equipa da Honra.

1 comentário:

Carlos Bonaparte disse...

Bom dia,

penso que a questão dos play-ofs é algo que, sempre que possível, se deve evitar.
Um sétimo lugar poder descer em detrimento de um décimo que permanece no mesmo escalão, é falsear um pouco a verdade desportiva. Isso vê-se agora, por exemplo, nos clubes da terceira divisão de futebol.

Quanto a à formação de uma divisão com 16 clubes, não me parece de todo errada, a não ser pelo facto de que me parece que a AF não iria ter clubes filiados nesta modalidade suficientes, para fazer duas divisões (honra e primeira) com um nível relativamente idêntico em termos competitivos. Talvez 14 fôsse, de facto, um número mais ajustado.

A criação de taças que fôsse preenchendo os finais de semana envez dos play-ofs, creio que seria uma boa solução. Manter-se-ia os atletas em atividade, com a mesma motivação, num campoonatoonde o prieiro subia e o último descia.

A questão dos play-ofs tem vindo a ser bastante discutida e em muitos casos abandonada.
Pessoalmente é uma coisa de que discordo, precisamente opr isso.
Vou pegar de novo no futebol. Um clube, o Olivais e Moscavide, que na época passada teve uma participação excelente na sua série... chegou à terceira fase da prova e não subiu ao escalão seguinte, enquanto que clubes com mais empates e mais derrotas subiram.

O que a respetiva AF também poderia fazer seria a criação de duas séreis numa única divisão, a de Honra, A e B, ambas com 14 clubes se, imaginando, o número de filiados for o mesmo que esta época.
No final os 2 melhores de cada série juntavam-se numa série única de 4, disputando entre si a subida.
O campeonato seria suficientemente extenso para manter a atividade e a competitividade, e os 2 melhores serem apurados para uma segunda fase, um digamos afunilamento de duas em uma, parece-me fazer sentido, apesar de aqui um segundo poder subir enquanto um primeiro permanece, é uma segunda fase, onde a classificação da fase anerior não importa, serviu apenas para classificação, se é que me faço entender...

Já agora, poderão acompanhar os campeonatos distritais de Futsal de Coimbra aqui:
http://www.FutebolemPortugal.info

não acompanhamos a segunda fase, todavia, mas espere sobretudo ir conseguindo colocar coisas no arquivo em épocas anteriores;

Carlos Bonaparte