segunda-feira, abril 20, 2009

O Calendário

Como em qualquer planificação, primeiro começa-se por tentar verificar qual o número aceitavel de jornadas para cada época. No quadro de baixo tentei contemplar os fins-de-semana, feriados utilizaveis e as paragens de Natal, Ano Novo e da Páscoa para uma época desportiva a iniciar-se no 1º fim-de-semana de Outubro e a terminar a 31/05 (ou mais cedo no caso de haver Taça Nacional). Além disso retirei ainda as jornadas da Taça. Com base nesta tabela obtive os seguintes resultados em termos de jornadas disponiveis para jogos de campeonato:
Seniores Masculinos, Escolas, Infantis e Iniciados: 30 Jornadas
Seniores Femininos: 26 Jornadas
Juniores Masculinos: 24 Jornadas
Juvenis Masculinos: 26 Jornadas
Notas: Foi um estudo feito para os próximos anos, do qual escolhi o número que me parece permitir mais facilmente fazer ajustes. No caso das eliminatórias da Taça estão contemplados apenas 4 jogos + final-four, o que na globalidade estará correcto, dependendo do número de equipas, pois se este número for maior do que 16 e menor que 33 exigirá 3 eliminatórias. No caso das competições com Taça Nacional este o número de semanas disponiveis estará sempre dependente da data de inicio da competição Nacional, tendo a base sido a data desta época. Há ainda o facto de normalmente haver 3 fins-de-semana reservados para jogos referentes a torneios de selecções (Juniores e Femininos) que poderão também afectar a planificação e levar a ajustes relativamente ao proposto de nos proximos posts.

12 comentários:

Anónimo disse...

não te queres candidatar a presidencia da nossa associação?
ganhavas com maioria absoluta:)

Anónimo disse...

bem até que enfim alguem teve ideias e a escreveu, assim com mais algumas ideias, agora só faltará direcção, e vamos lá em frente????? haja alguem que marque uma reunião!!!!!

ACardoso disse...

Caro Sr Bruno:

Parabéns por haver deixado contributos reais e objectivos! Afinal, sempre poderão servir aos responsáveis, sejam quem forem os "iluminados", porque presumo que não patenteou o trabalho feito!.. Mas é necessário que os clubes dêem a cara e venham a sede própria, materializar as idéias, senão voltamos a ter, no final da próxima época, os perdedores a queixar-se... Para já, tem já o apoio de 2 anónimos e de outros que se seguirão!!! Esses é que vão levar isto por diante!
Termino reiterando os meus votos de felicitação pelo trabalho (nós sabemos bem o que custa) e esperando que não venha outro anónimo dizer-me que no jogo fdbnshg vs jknjhwe os árbitros arbitraram mal e que esse é que é o problema...

alguém do CA Neves disse...

Bruno, o problema é que as pessoas que dirigem a AFC não aceitam ideias de fora mas sim aquelas que eles acham que estão bem.
Até podem achar que este modelo é a melhor solução mas como não foram eles que o fizeram não presta, enfim é o que temos e o que vamos continuar a ter.
Cá para mim vamos continuar a ter palhaçadas como aconteceu e está a acontecer esta época e nós vamos continuar a ser os palhaços até nos fartar-mos e acabar-mos por desistir de lutar contra isto tudo.
Um abraço para ti por todo o teu excelente trabalho neste blog.

Bruno Santos disse...

Caro "alguém do CA Neves":
Não podemos ter esse pensamento, até porque os clubes têm força mais do que suficiente para fazer imperar as suas ideias junto da AF Coimbra. Quem compete são os clubes e sem clubes não há competição! Este distanciamento entre clubes e AF Coimbra tem que acabar e parte também dos clubes tentar algo para nos aproximar. No que depender de mim, haverá uma proposta a chegar à AF Coimbra para tentar colocar os campeonatos com um modelo mais apetecivel.
Como nota, os clubes têm direitos, sendo um deles o de solicitar uma assembleia-geral para discutir algo importante para o Futuro das competições. Agora não adianta nada perdermos tempo com propostas e com coisas destas se forem "meia duzia de gatos pingados" a mexerem-se. É que neste momento é preciso contornar os próprios estatutos da AF Coimbra para que algo possa ser alterado já na próxima época. Se nas camadas jovens me parece possível pois no RPO está escrito que o modelo competitivo é da responsabilidade da direcção AF Coimbra, em Seniores já é mais complicado pois será necessário alterar os regulamentos. Não sei até que ponto se poderá ainda fazer essa alteração pois parece-me ser de vital importância para o Futuro da modalidade. Se forem todos os clubes a participar nas alterações certamente será possível... Se forem meia dúzia duvido que se consiga alterar algo, apesar de para haver uma clarificação dos meios pontos e das descidas na Honra seja necessário alterar e já passamos a data de alterações (31 de Janeiro).
Ficam aqui excertos dos estatutos:
Direitos dos clubes:
B) Propor, eleger e destituir os titulares dos Órgãos Sociais da A.F.C. bem como convocar, participar e votar na Assembleia Geral da A.F.C. nos termos dos Estatutos;
C) Propor por escrito à Assembleia Geral ou à Direcção, as providências julgadas úteis ao desenvolvimento e prestígio do futebol, incluindo alterações dos Estatutos e Regulamentos;

Assembleia-geral
QUATRO - A Assembleia Geral só pode deliberar alterar os Regulamentos das Provas Distritais até 31 de Janeiro da época desportiva imediatamente anterior.

Anónimo disse...

bruno acho que fizeste um grande trabalho a nossa Associação devia aproveitar esta ideia para colocar em pratica ja na proxima Epoca. Um abraço e força a todos vamos apoiar estas iniciativas e não deitar a baixo,.

Cumprimentos

Treinador camadas Jovens

Anónimo disse...

caro sr.BRUNO que tal marcar uma data a propor uma assembleia antes destas novas eleições? será que é viavel porque ai se verá se esta direcção tem vontade e força para voltar a ser eleita?? desde que como tem dito sempre teremos que ser todos os clubes de futsal a estar presente! ou então pedir para marcar uma reunião entre AFC e clubes para se falar de ideias futuras! porque claro já se sabe que esta direcção AFC vai tentar voltar a ser eleita proque talvez não apareça mais ninguem.

alguem ligado ao LFC

Anónimo disse...

ja q tamos a falar de mudanças,que tal mudar horarios dos jogos,em vez de ser das 19 as 21h,podiam por das 17h aos 21h,alargar o horario,pq em muitas terras das equipas de futsal a afluencia é pouca devido aos horarios impostos pela nossa querida AFC. Também podias debater sobre isso ó bruno. Parabens pelas ideias...

Anónimo disse...

Relativamente aos horários penso que jogar em véspera de alguns feriados nem que seja ás 21h seria também mais vantajoso do que no próprio feriado...

Anónimo disse...

sim malta é bonito alterar os jogos esquecem-se é que a malta ao sábado trabalha, agora imaginem o que era ter um jogo ao sábado as 17h? estar no pavilhão 1h15 antes ou seja a equipas que jogarem fora estão tramadas! essa n tem logica!

ACardoso disse...

Bom dia!

E propor que, sempre k as equipas distem menos de x kms (seria um estudo dos clubes), poder fazer jogos à 6a feira, à noite? Até pq assim, acresce uma vantagem... haveria a possibilidade de o CA dispor de mais recursos, dado k os árbitros do nacional estariam disponíveis. E é garantido k neste rumo, vão cada vez mais disputar-se jogos sem árbitros nomeados!

Boa jornada de 4a feira, pr todos!

Anónimo disse...

Pois, mas à Quarta-feira há pessoas que trabalham até às 19h e têm de ir jogar a mais de 80km às 20h, 21h, 21h30...
Isto é inumano!