quarta-feira, maio 06, 2009

As eleições

Ora como alguém referiu num dos post em baixo, as eleições estão marcadas para o dia 30 de Maio no sitio do costume e esperemos que com mais intervenientes do que é costume!
Deixo aqui o comunicado datado do dia 21/04 mas que só chegou a alguns clubes na passada semana.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
- Em anexo, remete-se Aviso Convocatório da Assembleia Geral Ordinária a realizar no próximo dia 30 de Maio de 2009, nas instalações da Segurcentro, na Estrada de Coselhas, Lote 2 – 2º A, em Coimbra, decorrendo o período de votação das 15:00 às 19:00 horas.
- Informa-se que as Listas concorrentes, face à data marcada para o acto eleitoral, deverão dar entrada na Secretaria da AFC até às 18:00 horas do dia 05 de Maio de 2009, conforme estipulado no nº.2 do artº 72º dos Estatutos da AFC.
- Lembra-se os clubes filiados que só poderão participar nesta Assembleia os Dirigentes dos clubes portadores da respectiva credencial, devidamente assinada por três Directores e autenticada por carimbo em uso.


Face a isto tenho algumas considerações... A lista do costume já anda em "campanha" há alguns meses (pelo menos desde Dezembro). Certamente que a data das eleições já é internamente conhecida desde essa altura, mas misteriosamente apenas é dada a conhecer aos clubes a pouco mais de 30 dias das eleições, quando as listas têm que ser apresentadas até 25 dias antes destas. Resta assim pouco mais de uma semana para que surja mais alguma lista. Tendo isto por base, parece-me que se está a utilizar o facto dos nos estatutos não estar referido o tempo de antecedência para a marcação do acto eleitoral para se a evitar que suja alguma lista além da dos actuais orgãos sociais, pois são os únicos a conhecer a data de apresentação de listas com tempo suficiente para reunir toda a informação pretendida. Dá que pensar... Agora se houver alguma lista além da do costume teremos que lhes fazer a devida vénia pois são uns herois... Conseguiram fazer numa semana o que a lista do costume faz em 5 meses.
Agora resta apenas pedir que não façam como é costume pois quando há eleições e para que os clubes votem em consciência convém que haja um programa de "governo" pois neste último ano foi um desgoverno autêntico. Já não era pedir muito se nos dessem as linhas pelas quias se vão orientar para que o Futebol / Futsal de Coimbra não continue em decadência... É que se forem as mesmas de sempre não me parece que o futuro seja positivo...

Por último deixo aqui algumas das vergonhas desta última época (quadros competitivos) pois convinha terem ideias para mudar isto antes das eleições... Além disto há muito mais a mudar, sendo algumas delas dolorosas para os interesses instituidos.
Em termos gerais:
- Constantes alterações dos quadros competitivos sem consulta aos clubes
- Mudança de Jornada do distrital de Fut. 11 devido à queima das fitas e sem consulta dos intervenientes
- Arredondamento dos meios pontos
- O facto de se "esconderem" os resultados dos sorteios. Houve clubes aos quais a AFC informou que o sorteio da Taça Feminina apenas seria feito no final do Campeonato!
Camadas jovens e 1ª Distrital
- Titulos discutidos a um só jogo
- Equipas que jogaram 4 vezes entre si na mesma época para o campeonato
Honra Masculina:
- Paragem no campeonato devido à resolução de processos;
- Jogos à quarta-feira
- Resultados não homologados antes das últimas 3 jornadas;
- Inadequação dos regulamentos face aos novos quadros competitivos (ambiguidade);
Taça Feminina
- Não presença do campeão distrital
- Alteração dos jogos da 1ª eliminatória da Taça, cuja informação dada no sorteio foi de que seriam a 1 mão, e foi alterada para duas mãos sem haver nada onde isso tenha sido escrito
- Marcação da final-four para o dia das eleições (7 de Junho)... Mais uma alteração se alguém se lembrar!
1ª Distrital
- Começar a 2ª fase com processos pendentes
- Marcação de jornadas para depois do final do campeonato (Na Taça de Encerramento a 2ª jornada disputou-se depois da última!)
- Jogos realizados em campo não homologado, tal como foi referido numa Assembleia-Geral.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bruno,

parece-me k tens um erro no teu texto. Na própria comunicação diz-se k as listas têm de dar entrada até 5 de maio...ou seja, anteontem. O k significa k o prazo p apresentar qq lista já expirou, naturalmente. Só mais uma achega: os clubes receberam esta missiva no dia 4 de Maio. Repito, sendo o limite para apresentação das listas o dia 5. Elucidativo.

Anónimo disse...

Outro erro: na taça feminina, passaram 6 clubes. Na 2a eliminatória, vão 2 isentos para a final four, e os outros 4 jogam 2 jogos p apurar os outros semifinalistas. Isto faz algum sentido?? No limite, o cova gala, k ficou isento na 1a eliminatória, tb o pode ficar agora, e chegar à final four...sem jogar um único jogo!!!!
Verdade desportiva?N me parece. Continuo a achar k ou se acham o numero de isentos suficientes na 1a eliminat p dp td bater certo ou se fazem repescagens na 2a eliminatoria. Isto assim n faz sentido nenhum.

Anónimo disse...

neste ultimo comentario, qd digo erro, n é erro teu, mas da afc; melhor dizendo, mais uma das vergonhas da afc, neste caso na taça feminina

Bruno Santos disse...

Caro anónimo das 17:29
Posso não me ter feito entender bem mas o objectivo era ilucidar o que referiste. Só uma pergunta para alguém que já tenha participado em actos eleitorais da AFC. Como é que se vota? É por voto secreto ou tipo Assembleia-geral? É que havendo um período de votação entre as 15 e as 19 parece-me ser por voto secreto, não havendo o habitual debate de ideias em Assembleias-gerais que se faz antes da votação... Pelo menos convém sabermos o que vamos votar... Se assim for, a mim que não percebo nada disto, parece-me que titulo de Assembleia-geral estará desadequado... É que as Assembleias-gerais das instituições normais têm ordem de trabalhos e esta só tem período de votação....
Um abraço

Tiago disse...

Boa Noite.

Só agora tive oportunidade de ler este post, concordo com todos os pontos excepto no ponto referente as camadas jovens e 1º distrital sobre os titulos discutidos a uma só jogo.
Nao vejo nada desfavoravel a este ponto, desde que esses jogos sejam realizados em campo neutro.

Poderiam era logo ao inicio dos campeonatos, decidirem em que pavilhões se realizavam as finais.

Bem haja