domingo, fevereiro 26, 2006

Estalou o verniz

Nas últimas semanas tenho andado mais chateado que contente com a minha equipa... o que não é habitual... Tenho tido muito poucos jogadores a treinar mas quando é nos jogos os que não treinam quase que exigem jogar (porque são os mais dotados tecnicamente!)... será isto habitual? Para mim não... é certamente falta de cultura desportiva... Precisava de tomar uma atitude drástica e fi-lo no jogo contra a CRIA... Jogar duma forma suicida... porque os atletas tem a moral alta e pensam que não precisam de treinar para jogar e porque cada jogo é um jogo e precisa de ser preparado criteriosamente o que leva a que se deve treinar todas as semanas (tentando todos os treinos) mesmo quando não há jogos! E eu penso que não treinamos muitas vezes... Dois treinos semanais para quem gosta da modalidade não é nada... penso eu... e se eu posso eles também podem porque tem uma vida muito menos ocupada que a minha. A minha ideia inicial até eram os 3 treinos semanais... com objectivos bem definidos em termos de classificação (60 pontos)... mas notei que nunca houve interesse dos atletas pelo que optei pelos 2 treinos e o objectivo passou a ser melhorar a época anterior... No inicio começamos a época cedo... treinavamos 3 vezes... o que deu para antecipar e treinar muitos aspectos que deram jeito nas vitórias até agora... Mas com o avançar do tempo parece que parte dos atletas vem os treinos quase por favor (pensam que já sabem tudo)... o que não é a minha maneira de estar no Futsal... Fico ainda mais desiludido porque todos sabem que à Quarta-Feira eu falto a uma aula e faço 120 kms para dar o treino e que ninguém me paga nada... nem sequer o Gasóleo! E aparecem-me às vezes 4 atletas! Claro que cada um tem a sua vida e os seus problemas mas eu trabalho e estudo... Tenho quase os dias todos ocupados e consigo arranjar tempo para dar os treinos... Penso que quando se gosta tudo se faz... Espero que os atletas tenham compreendido a mensagem neste jogo... Se quiserem trabalhar contam comigo esta época e enquanto houver condições para haver futsal em Espariz... caso contrário dificilmente continuarão a contar comigo após o final da época ou até antes do fim... dependendo da vontade deles... e se assim acontecer para o ano acaba-se o Futsal em Espariz... Temos que ser drásticos quando precisamos que as coisas mudem rápidamente... o jogo contra a CRIA foi o 1º e último aviso!

5 comentários:

O Adivinho disse...

Bruno, a vida de treinador num distrital como o de Coimbra, onde além de não abundarem bons jogadores, na sua maioria não gosta de treinar, é mesmo difícil e é preciso inventar "aliciantes" para que os jogadores treinem, sendo aí que reside o segredo e não em ter cursos de nível alto ou conhecer mais árbitros.... bem, esta última também ajuda!!!

Bruno Santos disse...

Pois é... claro que faltam "aliciantes"... Os treinos até são interessantes... pelo menos é a opinião dos atletas mas por vezes a sua mentalidade é um pouco esquisita! Alguns não vêm porque dizem não há recompensa monetária, logo não são obrigados a treinar sempre... O frio também não ajuda... e por vezes dizem que estão cansados do trabalho! O mais estranho é que se houver um torneio na zona querem logo ir jogar e tudo deixa de ser problema! Já não têm frio... nem estão cansados do trabalho, nem pensam no dinheiro que não recebem! Penso que o problema mais grave é a mentalidade... Mas deste grupo de trabalho tenho que louvar o trabalho de 4 ou 5 atletas que raramente faltam... e depois os que não treinam ainda têm a lata de me perguntar porque é que coloco os que treinam a jogar!? Mas ter curso de Nivel alto também ajuda a aliciar os jogadores... eles gostam de perceber que quem os "conduz" percebe minimamente o que faz e porque faz... Algo que desmotiva muitas vezes é a falta de concorrência... é que se apenas treinam 5 com regularidade e como não posso jogar 40 minutos com 5 (só se jogassemos a 0 kms/h) eles sabem que treinando ou não vão sempre acabar por jogar... A falta de ambição também não leva a lado nenhum... tenho um atleta que têm muitas qualidades e sabe que se treinasse podia ser um excelente jogador (tem 22 anos) mas treina no máximo 1 vez por semana porque não ambiciona melhorar... Depois há daqueles já com uma certa idade que pensam que já sabem tudo e que não precisam de treinar.... Eu não compreendo isto porque a minha mentalidade é diferente... Sempre quis aprender coisas novas e melhorar de treino para treino... só faltava aos treinos quando não podia... (tinha uma média de 80-90% de treinos por época) e esta época deixei de jogar porque não consegui concilar os estudos com os treinos da equipa na qual iria jogar...

O Adivinho disse...

Bruno, muitas das vezes ajuda muito ter "daquelas" conversas com os próprios jogadores, não de forma agressiva mas tentanto que eles compreendam os teus pontos de vista. Ajudava também teres por detráz alguém da Direcção que mostrasse que depende dos jogadores a continuidade do projecto de futsal. Umas p"patuscadas" de conjunto, direcção, treinador e jogadores, também ajuda. Isto de ser treinador também tem muito de psicólogo. Por exemplo, acho que não devias transparecer para fora osd problemas internos, mas por vezes um grande abanão também ajuda, mas aí tu é que tens de perceber a tal "mentalidade" dos que trabalham contigo. Que é difícil isso é. Por exemplo, pessoalmente acho que os treinadores deveriam ter mais contacto uns com os outros (a tal Associasção de Clubes, Jogadores e Treinadores, ajudava), pois nos cursos não se ensina nada de padagogia e talvez fosse interessante ter reuniões para troca de opiniões e experiências, e até falar com técnicos de outras áreas, como psicólogos e outros. Enfim, se calhar coisas utópicas para este distrito!

Bruno Santos disse...

Claro que a psicologia conta muito! Alias conta talvez mais de 70% por um atleta que não esteja bem psicologicamente por muito bom que seja não consegue fazer uma boa exibição... Entre nós há um bom ambiente mas não é sinónimo de dedicação... tirando às vezes acontecimentos naturais dos planteis... em que os pontos de vista são diferentes... Quanto a fazer transparecer os problemas cá para fora... sei que em situação normal não o faria tal como não o fiz desde Novembro... mas como a estratégia não resultou pode ser que assim resulte... Essa parte de haver mais contacto entre treinadores de diferentes clubes e realidades é muito importante pois a cada conferência que vou, a cada jantar com colegas do curso (de treinadores) trocamos muitas ideias e falamos de muitos aspectos que nos ajudam a evoluir. Coimbra até tem um Núcleo de Treinadores mas até agora ainda não percebi para que serve... tirando a parte de nos levar mais uns trocos nas inscrições! Nada organiza...

Anónimo disse...

Caro "AMIGO" Bruno Santos... tenho de dizer que não és nem irás ser caso unico,ao nivel de elementos redusidos em treinos nas equipas amadoras(distritais)... Apenas te vou falar neste assunto pois os outros pouco importam para quem não faz parte do vosso grupo de trabalho!!...devem ser resolvidos por ti e o grupo!! Não desistas de dirigir a tua equipa...vai até ao fim do campeonato!! não faças com que tenham algo injusto a dizer de ti;caso saias... um grande ABRAÇO deste teu amigo do FUTSAL. MIGUEL MELO