sábado, outubro 13, 2007

Antevisão da 1ª Distrital

Com a divisão em duas séries as contas complicam-se um pouco mais para os clubes chamados "grandes", uma vez que a margem de erro é muito menor e como todos sabemos surpresas acontecem todas as épocas. As equipas com menos recursos saem beneficiadas, uma vez que o campeonato é mais curto e algumas delas estarão na luta pela subida até ao final, algo que com a junção das séries seria mais dificil. O campeonato ficou reduzido a metade e muitas vezes as surpresas acontecem numa das voltas... O que esta época equivale ao campeonato todo.
A divisão das séries já foi suficientemente debatida, pelo que vamos passar às equipas.
Na série B temos os candidatos crónicos Santa Clara, Ribeira de Frades e Conimbricense. A estes eu juntaria mais o Domus Nostra, e o Corticeiro se entretanto se conseguiu organizar poderá também ter algo a acrescentar. O Santa Clara tem uma equipa jovem e consistente, apesar das saídas. O Ribeira tem o seu estilo de jogo caracteristico que na 1ª distrital dá para discutir os lugares de topo. O Conimbricense mudou radicalmente e pelos reforços que apresenta parece ter um excelente plantel. O Domus queixa-se muito dos pavilhões mas como não há alternativa vai ter que se tentar adaptar e fazer um trabalho de casa extra. Neste aspecto é mais fácil a quem têm campo grande treinar em campo reduzido, do que quem tem campo reduzido treinar em campo grande para fazerem as suas adaptações. O Corticeiro tinha um grupo com alguma qualidade mas tudo depende das entradas e saídas e da forma como irão abordar o campeonato.
Das restantes, o Lagonense surge como a equipa mais experiente e também poderá causar algum incomodo. O Meãs e Gatóes surgem com equipas jovens, tendo o Meãs o factor casa a seu favor e o Gatões caso jogue no Polidesportivo também pode causar problemas. O Neves bateu no fundo a epoca passada e deverá ser uma equipa em remodelação, para que dentro de algumas épocas possa lutar pelos lugares cimeiros.
Na Série A Miranda, Oliveira e Serpinense surgem como candidatos, derivado de serem as únicas equipas que transitaram da época anterior. A estes pode ainda juntar-se o Nogueira e o Lordemão, dependendo muito dos resultados iniciais. Lagares e Sarzedense penso que estão num patamar inferior e com a experiência adquirida ao longo da época pderão começar a incomodar.
O Miranda e o Serpinense são equipas experientes e sempre complicadissimas. O Miranda é característicamente um adversário muito dificil pelo seu estilo de jogo. O Serpinense reforçou-se muito e com atletas experientes, e pelo que vi em Santa Clara seria uma equipa para andar nã primeira metade da tabela, mesmo com uma série única. O Oliveira teve apenas dois reforços, mantendo a anterior estrutura. Temos um grupo capaz de lutar pela vitória em todos os jogos. Estamos a evoluir no futsal e de jogo para jogo vamos conseguindo estar melhores. O Nogueira começou esta época mas apresenta já uma evolução interessante. Dependendo dos resultados iniciais poderá entrar ou não na luta. O Lordemão é uma equipa jovem, com atletas formados em Futsal. Sempre uma equipa perigosa, principalmente em casa. Lagares e Sarzedense penso que estão num patamar inferior, o Sarzedense porque começou tarde, o Lagares porque tem uma equipa muito jovem e sem experiência no futsal. Esta série é muito perigosa uma vez que as equipas estreantes nada têm a perder, qualquer ponto com Miranda, Oliveira ou Serpinense será sempre motivo de festa. E as surpresas acontecem! Ainda me lembro num ano em que o Tapéus subiu e ia na frente sem derrotas, veio a Espariz perder contra uma equipa considerada fraquinha... Só que começando a ganhar quando não se é favorito faz subir a motivação e parece que há energia extra!

7 comentários:

Anónimo disse...

que todas estas equipas joguem Futsal...e nada mais que isso!
que a festa comece!

Anónimo disse...

neste teu post na falast do digueifel pk?

Bruno Santos disse...

Porque tudo indica que não vai haver Digueifel... Até agora nada indica que tenham desistido mas também nada indica que irão participar. Segundo consta não têm pavilhão, e pelo calendário podiam bem jogar em Oliveira, sendo apenas necessários alguns ajustes, ou até mesmo jogar em Nogueira, Ervedal ou Espariz. Para treinar, e como o Pavilhão de Oliveira está sobrelotado com o Hoquei, é que teriam que arranjar outra alternativa como por exemplo Côja ou uma das outras já referenciadas. Além disto não se ouve falar nada da equipa. Na semana passada a Rádio Boa Nova tentou entrar em contacto com os responsaveis inscritos na AFC e estes mostraram desconhecimento sobre a equipa de futsal.
Tudo isto é muito estranho pois os responsaveis pela Digueifel até estiveram no sorteio e tiveram muito tempo para preparar tudo. A menos que estejam a guardar tudo em segredo para depois apresentarem uma super-equipa! Mas uma coisa é certa: Ainda não inscreveram atletas nem apresentaram o local onde irão jogar e os prazos estão a terminar.

Bruno Santos disse...

Confirmado: Digueifel desistiu...

LMNC disse...

Isso já é confirmação oficial? A AFC já se pronunciou?
Cumprimentos.

Bruno Santos disse...

Vim agora da AFC e foi a confirmação que obtive. Vai sair no próximo comunicado oficial. Mas até sair oficialmente pode haver sempre alguma movimentação de última hora.

Anónimo disse...

é natural que se o Clube Domus Nostra se queixe, pois quando se apresenta com o melhor pavilhão privado (propriedade exclusiva do Clube) dos distritais de Coimbra (honra incluida)...
pelo menos que conheça não há mais nenhum, até mesmo municipais ficam um pouco aquem...