segunda-feira, outubro 08, 2007

Taça Concelhia de Futsal


Ontem disputou-se a Taça Concelhia, competição que acabámos por vencer. No primeiro jogo defrontámos o Lagares, uma equipa muito jovem e que melhorou muito desde o último jogo que vi. Dominámos por completo todo o jogo, tendo o Lagares ainda incomodado na primeira parte por diversas vezes, derivado de alguns erros infantis que cometemos. Ao longo do jogo tivemos alguns bons momentos, mesmo sem imprimir um ritmo muito forte. Na 2ª parte a equipa adversária acusou o cansaço e praticamente não rematou à nossa baliza. Nós fizemos logo dois golos aos 5 minutos, tendo depois tido 12 minutos menos conseguidos em que as oportunidades que criámos falhámos. Na parte final voltámos a acelarar um pouco e fizemos mais 5 golos.
No 2º jogo defrontámos o Nogueira, uma equipa mais experiente, com alguns atletas Ex-Oliveira e Ex-Espariz, mas muitos oriundos do Fut. 11. Entrámos no jogo a falhar defensivamente, permitindo ao Nogueira a primeira oportunidade do jogo. Ofensivamente os nossos ataques criavam sempre perigo e aos 3 e 4 minutos fizemos dois golos. Defensivamente continuámos a cometer erros que iam permitindo ao Nogueira criar algumas situações de golo... Tivemos 15 minutos em que criámos também algumas oportunidades mas o guarda-redes adversário foi também resolvendo. Na parte final da primeira parte marcámos um golo e ainda desperdiçámos um livre de 10 metros. Na 2ª parte entrámos mais fortes e nos primeiros 3 minutos marcámos 3 golos. Mesmo sem imprimir a velocidade habitual fomos criando oportunidades, concretizando algumas delas. Defensivamente estivemos melhor que na primeira parte mas longe do nível pretendido pois voltámos a permitir alguns contra-ataques e atingimos a 5ª falta demasiado cedo, o que levou a que recuássemos um pouco a 1ª linha defensiva e jogássemos mais em contenção a partir dos 10 minutos. A dois minutos do final o Nogueira fez o seu golo, num lance em que poderíamos ter estado bem melhor.
Apesar do objectivo principal nesta fase ser a identificação de erros e também dar ritmo competitivo aos atletas, vencemos o torneio, o que também é importante, mas secundário.

07/10 (19:00)
Oliveira do Hospital - Nogueira do Cravo (9-1)
Jogo duas partes de 25 minutos: (3-0)(6-1)
Resultado Final: 9-1
Golos: José Carlos (4), Nuno Oliveira (2), Luis Sousa (2) e João Ferreira (1).

07/10 (17:30)
Oliveira do Hospital - Lagares da Beira
Jogo duas partes de 25 minutos: (8-0)(7-0)
Resultado Final: 15-0
Golos: Jorge Fileno (3), José Carlos (2), Joel Fonseca (2), Marco Pereira (1), Telmo Sancho (1), Rogério (1), Pedro Martins (1), Eduardo Gomes (1), João Ferreira (1) e Nuno Oliveira (1).

17 comentários:

Anónimo disse...

Afinal quem é o treinador da Liga? Ontem tudo falava menos aquele que foi apresentado como treinador. E parece que o Sr. Dinheiro manda mais que qualquer um ali dentro. É que assim mais valia mudarem o nome para CIMAFutsal ou FertaFutsal e deixarem em paz a Liga. Os directores mandam, patrocinadores patrocinam, os treinadores treinam e os jogadores jogam! Mas não é isto que está a acontecer. O Patrocinador manda, trata mal tudo e todos, dos treinadores só o adjunto é que comanda a equipa e os jogadores quase todos querem ser treinadores. Ponham os olhos no Lagares que têm uma equipa de miudos mas não deixam ficar mal a instituição. Perderam os dois jogos mas deixaram melhor imagem que a Liga.
Desculpem mas assim não vale a pena ser sócio. O projecto do Lagares merece nota 5, o vosso neste momento -1 porque está a ser muito negativo para a Liga.
Porque não fazerem uma mudança radical e apostarem numa equipa de miudos? Podemos não ter dinheiro para pagar, mas eles também não querem receber, simplesmente querem jogar! E de certeza que aos olhos da freguesia a Liga ficava muito mais bem vista. Pensem nisto.

Anónimo disse...

Esta serie A vai ser muito equilibrada pelo o que estou a ver...enfim esta AFC é uma vergonha, basta comparar a serie A com B para se chegar a uma conclusao o Oliveira vai andar a passear um ano enquanto na serie B nao vai haver margem para erro para os diversos candidatos a subida.
O que acho inaceitavel que neste nivel amador que por sinal e o mais baixo , em que o principal objectivo das equipas e jogadores (pelo menos alguns) e jogar a bola se faça apenas 17jogos numa epoca sem contar com a taça...enfim que podemos fazer é por isso que o futsal em coimbra nao evolui ao contrario de outros distritos.

Anónimo disse...

Caro amigo Pepe,
Creio que o amigo deve ser um daqueles individuos que só está bem a dizer mal, em vez de tentar encontrar soluções, fala mal porque o melhor é falar mal de tudo e de todos.
Deixe-me referir desde já que nada tenho a ver com a AFC ou inclusivamente com Coimbra e nem sequer conheço a Série A ou a Série B...
Mas deixe-me que lhe diga... O Caro amigo já tentou perceber qual foi o critério utilizado pela AFC para a formação dessas Séries?
Repito, eu não conheço as Séries mas o critério deve estar certamente relacionado com localizações geográficas... pelo menos é assim noutras Associações.
Agora pergunto... Que culpa tem o Oliveira do Hospital por estar localizado mais a Norte ou mais a Sul ou até mesmo mais a Oeste ou mais a Este?
Aquilo que lhe proponho é que em vez de dizer mal de pessoas ou instituições... proponha antes uma solução... Como é que o Caro amigo fazia melhor? Diga-nos lá...

Ass.
Zé de Ribolhos

Bruno Santos disse...

Em relação às series, e devido às competições dos sub-21 e dos sub-19 não havia calendário para se fazer uma série de 17 equipas, a menos que as competições tivessem o seu inicio a 3 de Setembro para terminarem na data "normal". Esta foi seguramente uma das razões. Se analisarem, não há 32 fins-de-semana disponiveis e é preciso não esquecer que também existe a Taça AFC. O melhor teria sido aumentar a divisão de Honra em 2 clubes, o que tornaria as séries mais equilibradas mas tal só é possivel com a realização de uma assembleia geral. A AFC simplesmente tomou a decisão mais fácil e rápida, o que na maioria das vezes não é a melhor solução. Como aumentar a divisão de Honra é uma solução que pode não passar na AG e uma solução morosa, poderia ter havido uma solução B pois como começar a 3 de Setembro é impensável para amadores, teria sido muito melhor começar as competições no final de Setembro e alargar o quadro competitivo até Junho e aí sim fazer uma série de 17... Mas envolvia uma série de alterações, que eram possiveis mas precisavam de um trabalho extra...
Em Coimbra e já começa a ser habito opta-se pelo mais fácil e que nem sempre beneficia o espectáculo.
E o maior problema é o facto dos clubes estarem acomodados e também não perderem muito tempo com estes aspectos. Cá fora todos criticam mas fazer propostas à AFC para fazer alterações ninguém faz! Certamente se houvesse clubes a propor à AFC um alargamento da Divisão de Honra, do período de competição ou até tirar da aberração das repescagens na taça, a proposta seria discutida em AG pois é obrigatório caso a proposta seja apresentado por um clube! É como o caso dos Juniores e Juvenis... Muitos criticam o facto dos jogos serem ao Domingo de manhã mas ninguém faz nada para que sejam alterados...
Só mais uma questão: Outra solução e talvez fosse aquela que agradaria mais a todos era fazer as duas séries como está e fazer play-offs nos quais participassem os 4 primeiros de cada série... Mas era preciso alterar os regulamentos, algo que dá um bocadito de trabalho...
Fica só uma frase no ar: Nós criticamos mas o que fazemos para tentar mudar o que está mal?

Anónimo disse...

Só não entendo porque é que para as Séniores Femininas não foi preciso Assembleia Geral, e para os masculinos é? Se alguém me souber explicar agradecia.

Bruno Santos disse...

Nesta Associação nem tudo é para entender... Olha eu também não entendo isso...

Anónimo disse...

o oliveira tem uma super equipa e isso demonstrou nos jogos que fez, foi uma equipa que me cativou pela suas movimentaçoes, pelas suas jogadas e pelo seu excelente guarda-redes, digno de uma equipa nacional, nao tenho duvidas que irá subir á honra depois, a 3ª..
parabens bruno pelo excelente trabalho, uma equipa jovem..



quanto ao lagares, uma equipa jovem e um bocado "imbecil", tem la alguns jogadores que nem na bola sabem chutar...mas mesmo assim o que conta é a intençao, tem um bom treinador, devera ser dos melhores de oliveira do hospital(sem contar com o bruno), mas um excelente treinador nao é tudo, se nao tem equipa nao pode fazer milagres.


enquanto ao nog., apesar de ter ganho ao lagares e de ter uma equipa um bocado superior ao lagares aquilo e uma vergonha, o jogador que jogou com o 10 é uma vergonha nao deve saber defender so sabe atacar , defender e para os outros , aquilo é uma equipa nao cada um joga por si, tem de saber defender todos e tambem atacar todos, aquilo nao é futebol de onze que ha algumas compensaçoes...
nao sei porque o nr10 foi o jogador utilizado tendo ~lá jogadores superiores tacticamente, e até tecnicamente..
o treinador, nao percebe nada, so aposta nos jogadores da sua terra, nunca vi um treinador de futsal tao fraco, ja que falam de terem tanto dinheiro, entao começarem a pensar em pagar o curso nao !!??
a equipa: aquilo ao que me pareceu ter uma equipa razoavel desde que tenha um treinador a altura.




desculpa este comentario bruno mas nao poderia de passar e nao deixar um coment!


abraço e continuaçao de um bom trabalho!

Bruno Santos disse...

Eu não sou bem da mesma opinião... Quer os responsáveis do Nogueira, quer do Lagares têm feito um Excelente trabalho! Tenho acompanhado as equipas, e desde a última vez que as vi no dia 22/09 evoluiram muito. Em Oliveira já tentaram, e em alguns momentos conseguiram, jogar futsal. É muito dificil colocar atletas que nunca jogaram futsal e cheios de vicios do Fut. 11 a fazerem coisas interessantes. No entanto são duas equipas muito diferentes: O Lagares é uma equipa muito jovem, com atletas com poucos anos de formação e que comete erros próprios dessa juventude... O Nogueira é uma equipa mais experiente mas tem a desvantagem dos atletas virem na maioria do Fut. 11, o que na minha opinião, e pelas experiências que tenho tido, é uma desvantagem para ensinar futsal. Ambos estão no ano zero, é preciso entender que não é de um dia para o outro que se coloca uma equipa a jogar futsal. Pela evolução que têm tido, serão duas equipas que no campeonato estarão já bem melhores que estiveram neste torneio.
Quanto ao Oliveira, apesar de estarmos a fazer exibições interessantes, ainda estamos longe do patamar que pretendemos atingir... Cometemos ainda demasiados erros e que só com muito trabalho será possível minimizar.

Anónimo disse...

Quanto ao facto do O.hospital subir este ano de divisão penso que isso é um facto consumado pois nessa serie não há nenhuma equipa de nivel razoavel, pois se fosse na outra serie o cenário mudava de figura, ao facto dos resultados serem positvos , não esqueçer que muitas equipas aproveitam a pré -epoca para experiências originando por vezes resultados enganadores, por exemplo a vitoria do Oliveira por numeros expressivos na tocha, e 8 dias depois a vitoria do tocha folgada no terreno do principal candidato ao titulo na honra o CRIA E segundo rezam as cronicas com uma exibição a todos os niveis notável da equipa da tocha, portanto os resultados da pré-epoca tem o valor que tem nada mais, e até o oliveira subir há 3ª, calma ai não começem a casa pelo telhado, não é com essa equipa, tem que ser muito melhor na honra a competição para os lugares de cima é muito complicado, portanto calma e paciência.

Anónimo disse...

Atenção Bruno!!! Um Conselho: Não podemos sempre dizer à equipa que o que fez foi mal feito ou que comete montes de erros... Caso contrário estamos sujeitos a deixar cair os jogadores num abismo de desmotivação complicado...
Boa sorte para o teu campeonato e lembra-te... Por vezes os Teus jogadores são mesmo os melhores do Mundo... mesmo em algumas das derrotas... Apenas porque nesses jogos, os adversários foram os maiores do Universo... Ou não!...
Um abraço.

P.S. Desculpa o reparo...

Anónimo disse...

respondo ao caro amigo que por infelicidade ou até mesmo por desconhecimento usou a expressão "imbecil"...
Foi infeliz ao tecer esse comentário...
A equipa de Lagares pode ser tudo mas "imbecil"????
Ingenua é com certeza, mas também com uma equipa onde a média de idades ronda os 22 anos e nenhum atleta teve contacto com a modalidade, querem o quê?
Já para ñ falar do incentivo dos "euros"!!!!
Na ADLB, cada um leva o meio de transporte que tem, inclusive há um atleta que vai de bicicleta para os treinos. A isto chamo vontade e amor à camisola!!!
Mas garanto que os "Imbecis" ainda poderão vir a causar algumas surpresas aos ditos "comilões"!!!!
Um abraço a todos e continuem a puxar pelo futsal no conselho!!!!

Anónimo disse...

cuidado com o serpins, não se entusiasmem

Anónimo disse...

o rapaz k pos akele koment sobre o lagares ser uma ekipa "imbecil" n dve perceber nd d futsal...enfim!!!
lagares tem uma ekipa jovem mas humilde...e isso e k e preciso!!!n e de um momento para o outro k se mete uma ekipa a jogar bem futsal...
força para todas as ekipas do conselho...
força bruno...

Bruno Santos disse...

Penso que a pessoa que fez o comentário queria dizer ingénua... Mas não encontrou o termo correcto.

Anónimo disse...

talves kisesse dixer isso...
mas se n sabia o termo correcto k keria esperava e pensava e so dps comentava...
e a minha opiniao!!!
força

Anónimo disse...

sim claro enganei-me !!

ingenua!!


obrigada pelo reparo

Anónimo disse...

Cuidado com o lagares...
A época ainda nao começou...
Podem vir ai surpresas...