quarta-feira, abril 16, 2008

Balanço Campeonato Distrital Feminino

Classificação Final
Vilaverdense
Campeão sem derrotas, dominou totalmente a época devido ao facto de possuir o plantel mais rico quer em número de soluções, quer na qualidade das mesmas. Tem uma atleta que nem sempre é referenciada mas muito importante na estrutura da equipa. A Teresa Cadete é uma das melhores atletas do distrito, aliando à sua enorme experiência uma correcção táctica acima da média.

S. Tomé
Tem duas atletas que evoluiram muito no último ano, possuído um 5 inicial muito forte. Evoluiram em relação ao ano passado mas precisam ainda de um pouco mais de posse de bola para poderem sonhar com algo mais.

Ourentã
Uma equipa que vive muito do fisico. Muita garra, luta muito mas pouco futsal. Os três jogos que vi foram sofriveis. Talvez devido a isso perdeu muitos pontos com adversários teóricamente inferiores. Aproveitou o facto de algumas equipas terem feito uma 1ª volta má para conseguirem ficar no podio.

Académica
Com um plantel reformulado, teve um mau inicio de época, mas depois foi uma equipa muito regular. Defensivamente cometem poucos erros, aproveitando muito bem as oportunidades concedidas pelo adversário o que as leva a ganhar muitos jogos. Foi a primeira equipa a roubar pontos ao Vilaverdense!

Prodeco
Tendo em conta o número reduzido de soluções fez um bom campeonato. O 5º lugar acaba por ser um prémio justo.

Mirandense
Mantenho o que disse a meio... Andaram pelos primeiros lugares fruto do calendário inicial. Depois cairam para a sua posição natural e se o campeonato tivesse mais uma ou duas jornadas seriam ultrapassadas pelo Sarzedense. Uma equipa que vive muito da Claúdia.

Sarzedense
Uma 1ª volta semelhante à 2ª teria colocado o Sarzedense em 3º! Tendo em conta o reduzido número de soluções que o seu plantel possuí-a fizeram uma 2ª volta de grande nível. Em relação à época passada a equipa apenas teve um reforço (Uma atleta que chegou a ser internacional sub-21) que veio trazer muita experiência à equipa.

Tocha
Pareceu-me ser uma equipa que defendia muito mal e quando isso acontece perdem-se jogos. Na primeira volta ainda surpreendeu mas na 2ª regressou ao seu lugar natural.

Meãs
Uma equipa Carinodependente. Viveu da inspiração da Carina ao longo do campeonato. Tendo em conta uma das perdas que sofreu para esta época, melhor era dificil mas com um pouco mais de sorte poderia ter subido um lugar. Na próxima época vai ter que remodelar o seu pavilhão ou então mudar de recinto, uma vez que as medidas inferiores a 40x20 já nem esta época deveriam ser permitidas.

CRI Alhadense
Estava à espera de mais mas é uma equipa que paga a factura da sua juventude. Uma lesão de uma das atletas mais importantes condicionou também um pouco a sua prestação.

Figueiró do Campo
Não vi nenhum jogo do Figueiró esta época mas na 2ª volta nota-se alguma evolução. Das referências que fui tendo continua a viver muito da inspiração da Carla e da Fátima.

Arouce-Praia
Tendo em conta o plantel que possui foi o campeonato possível. A Rute continua a fazer estragos... Está é muitas vezes castigada...

Bruscos
Se no inicio da época me perguntassem qual a posição do Bruscos indicaria os 5 primeiros. Uma equipa com qualidade em termos técnicos semelhante ao S. Tomé ou Ourentã mas as suas atlteas apresentam dentro de campo pouca garra. A classificação obtida é a demonstração de que qualidade técnica somente não chega. Ofensivamente a equipa do Bruscos era das mais fracas em competição.

Lagares da Beira
Equipa em formação que num futuro próximo poderá começar a trepar na classificação. O futuro o dirá. Penso apenas que necessitava de maior rotatividade, tendo em conta que os resultados (quando se está a perder por 5 ou 6) serão o menos importante na formação.

Jogos Fora
Jogos em Casa
2ª volta
1ª volta

9 comentários:

Anónimo disse...

O Sarzedense nao teve so um reforço relativamente ao ano passado.

Anónimo disse...

Discordo totalmente quando se diz que a equipa vive muito da Cláudia. O Mirandense tem muito boa equipa, tem é poucas opções.Relativamente às jogadoras porque não falar da Sofia, da Liliana, são grandes jogadoras que deram muito contributo à equipa este ano, não esquecendo que não puderam contar a época inteira com Susana Azevedo, uma das melhores na posição de fixo a actuar no futsal da Associação de Coimbra, por motivo de gravidez.A Sofia teve lesionada na parte final do campeonato e isso condicionou a equipa pois não esqueçamos que a mesma faz a posição de fixo na perfeição.A Cláudia é uma excelente jogadora, sem dúvida mas fez o que lhe competia na posição de pivô, marcar golos.
Ao Mirandense apenas faltou um TREINADOR e mais uma ou duas jogadorasm, bem como trabalhar algumas jogadoras existentes no plantel.Enfim o Mirandense tem equipa para andar no topo...

Anónimo disse...

Sou jogadora do ourenta e esclareço desde já que falo em nome próprio e não em nome da ekipa de ourentã.
Queria corrigir e portanto repor a verdade relativamente à ultima frase no comentário do sr.Bruno Santos à equipa de ourentã que passo a transcrever: "Aproveitou o facto de algumas equipas terem feito uma 1ª volta má para conseguirem ficar no podio."
Para os menos informados e que consultam este blog queria alertá-los para o facto desta afirmação não ter nenhum fundo de verdade, passo então a explicar porquê:
- até à 6ª jornada o clube desportivo de ourentã encontrava-se na 1ªposição empatado com outras equipas
- À 7ª jornada o C.D.O passou para a 2ªposição
- à 8ª jornada o C.D.O estava em 3º lugar
- À 9ª jornada o C.D.O estava em 5ºlugar
- à 10ª jornada em 4º lugar
- da 11ª à 20ª jonada esteve sempre em 2º lugar
- da 21ª à 26ª jornada(última jornada) esteve sempre em 3ºlugar.
Resumindo o clube desportivo de ourentã só não esteve entre os três primeiros lugares em duas jornadas, e portanto que fique bem claro k o C.D.O sempre dependeu de si mesmo para ficar num lugar do pódio e nunca dependeu de outras equipas como aqui se tentou fazer passar essa imagem, também de referir que o 3ºlugar se deveu a alguns deslizes da equipa de ourenta em momentos decisivos do campeonato. Por isso pedia ao sr. Bruno Santos que antes de tecer comentários a qualquer equipa se informasse para não induzir os leitores deste blog em erro.
já agora gostava de lhe perguntar quais as equipas k no seu entender deslizaram favorecendo indirectamente o ourentã e que portanto supostamente estariam no pódio??

Bruno Santos disse...

Em relação ao Mirandense... também concordo que podem render mais mas o que é certo é que actualmente a equipa depende muito da Cláudia.
Em relação ao Ourentã talvez a frase não tenha sido a mais feliz... Na altura lembrei-me de um Sarzedense ou de um S. Tomé que fizeram uma primeira volta inferior à segunda. Pela análise que faço às classificações, a classificação da 2ª volta é mais condizente com o demonstrado pelas equipas dentro de campo nos jogos em que as vi.
O Ourentã ficou em 3º com mérito (ganhou os jogos) mas a qualidade do seu futsal fica a anos-luz do Vilaverdense. Pelo que vi deste campeonato, havia uma super-equipa (Vilaverdense), um S. Tomé uns furos acima das restantes e o resto em que a diferença entre 3º e 9º foi quase nula em termos de futsal praticado, resumindo-se à maior qualidade / experiência das suas atletas e também ao número de soluções. Entre 3º e 9º destaco a Prodeco e a Académica pelo trabalho táctico apresentado. A Académica sempre foi das equipas que melhor defende e a Prodeco vai tendo pormenores interessantes que lhes permitiram ficar em 5º. tendo em conta as renovações de plantel que sofreram foram as duas surpresas positivas da época aliadas ao Sarzedense que defensivamente já se consegue colocar bem no terreno e apresenta uma garra e espírito lutador acima das restantes.
Do Ourentã esperava mais mas também sei das dificuldades que apresentam em termos de treino uma vez que têm algumas atletas fora...

Anónimo disse...

Pois sem dúvida k a frase foi mesmo infeliz, relativamente ás equipas cada um tem a sua opinião e direito a expressá-la, desde que não cometa incorrecções e não tente medíocrizar as ekipas. Só para o manter bem informado o ourentã das 11 atletas que tem 6 estão fora do distrito de coimbra e arredores.

Anónimo disse...

Cada ekipa joga com akilo que tem e todas as ekipas tem as suas dificuldades...

O bruno limitou-se a dar a sua opinião, e concordemos ou não, esteja certo ou não só temos de respeitar...

Anónimo disse...

S a prodeco e a académica para si sao melhores k o Ourentã n percebo pk é k o Ourentã ganhou os 2 jogos k jogou cm essas ekipas e no caso da prodeco até goleou nos 2 jogos...
Mas pronto são opinioes so espero é k essas opinioes sejam dadas pelo k se axa da ekipa e nao devido a alguma jogdora k la jogue...

Bruno Santos disse...

Vocês passam a vida a escrever com k's depois não percebem português. Eu não disse que eram melhores... Simplemente as destaquei pelo trabalho táctico apresentado. Nesse aspecto pareceram-me as melhores entre o 3º e o 9º mas individualmente perdem um pouco, daí as derrotas averbadas. Na minha opinião se o Ourentã tácticamente tivesse uma boa circulação de bola, entre outros pormenores (Por ex. No jogo frente ao Sarzedense marcaram pelo menos uns 5 cantos à Fut. 11 para serem finalizados de cabeça... O que revela ou desespero ou falta de lances ensaiados com probabilidade de sucesso) teria condições para lutar de igual para igual com o Vilaverdense, até mais do que o S. Tomé.
É simplesmente a minha opinião, havendo muitas pessoas com opinião semelhante à minha... Não a queria escrever directamente mas como esclarecimento, aqui tens.

C.D.Ourentã disse...

Olha Bruno mas era isso que devias ter dito logo no inicio porque o que disses-te agora é a verdade e é o que eu e as nossas jogadoras tambem achamos, e assim sim mostras que sabes muito de futsal...
Não tenhas medo de dizer aquilo que pensas porque ao nao o dizeres estas a mentir e a criar confusoes com quem percebe minimamente de futsal como a que aconteceu...
Olha não é nada contra ti apenas não gostamos daquilo que escreveste, pra proxima época vamos tentar corrigir esses erros que mencionas-te para tentar fazer uma época mais proxima do nosso real valor.

Desculpa alguma coisa!

Um abraço