domingo, julho 01, 2007

Balanço da minha época

Na época passada optei por aventurar-me pelo Futsal Feminino e sensivelmente um ano depois desta escolha não me dou por arrependido… Foi uma experiência muito interessante e enquadra-se perfeitamente no slogan do do futsalfeminino: Futsal Feminino uma paixão… Apesar de as coisas nem sempre correrem bem, devido a particularidades do feminino, adorei trabalhar no futsal feminino e por mim a porta estará sempre aberta a nova experiência futura… Até poderia ter acontecido esta época mas as condições não eram as que eu tenho como mínimas para se fazer um bom trabalho.
Era um desafio devido ao facto de não ter qualquer experiência no feminino… Aliado à equipa feminina fiquei responsável por uma equipa de Juvenis que não tinha qualquer atleta com formação de Futsal e muitos nem sequer tinham jogado futebol federado…
Começando pelos Juvenis a época correu um pouco acima das expectativas… Não em termos de resultados pois na formação isso é acessório, mas em termos de Futsal praticado… Muitos ficaram admirados com o colectivo da nossa equipa e com a forma como jogávamos… Claro num campo normal… O facto de termos um plantel curto e muitos iniciados faziam com que os resultados não fossem os melhores pois muitas vezes a capacidade física resolvia… No primeiro terço da época jogámos em 2:2… Perdemos jogos por causa disso mas era importante para a evolução dos atletas… Depois passamos para 3:1 e os resultados começaram a aparecer… Defensivamente também fomos evoluindo muito ao longo da época… As derrotas por margens mais pequenas e as vitórias com naturalidade… Devido à hora dos jogos, houve muitos jogos em que a equipa pouco rendeu, fruto da idade e dos excessos inerentes… Tendo um plantel curto têm mesmo que jogar mesmo sem dormir…
A equipa feminina… O Plantel era bom mas com algumas particularidades que não podem acontecer em quem quer lutar pelo titulo… Dentro das atletas que considero que foram mais influentes 2 tinham uma vida profissional muito sobrecarregada e por vezes faltaram a jogos/treinos e outra apenas fazia um treino… As restantes treinavam sempre…
A época começou logo mal… Uma lesão na pré-época que custou alguns jogos à atleta em questão…
O primeiro jogo foi determinante… 1-0 ao intervalo… Revisão dos pontos em que estávamos a falhar… e o resultado final foi 7-0… No 2º jogo muito medo de algumas das atletas em defrontar a Académica… No feminino as camisolas também jogam… Conseguimos provar que éramos melhores… Ponto negativo a expulsão de uma atleta por culpa própria e no banco… Depois vencemos o Figueiró com alguma dificuldade e fomos para o S. Tomé com menos 2 atletas (Susana e Tinoco) e Juliana a 50%… Foi o jogo que começou a desenhar o que seriam as nossas derrotas… Um golo sofrido por uma desatenção e muitas falhas no último remate… Bolas no poste, etc… Isto foi o arranque e na 1ª volta houve jogos muito bons com Vilaverdense, CRIA (1ª parte), Meãs… E houve jogos maus… Principalmente Miranda e Arganil… O Arganil foi um jogo de mudança… E a principal mudança foi o facto de na 2ª volta ter tido quase sempre o plantel todo disponível, em termos de jogadoras de campo, para os jogos… O único jogo em que não pude contar com uma atleta por motivos disciplinares perdemos… Esta foi a chave da época e a grande diferença entre nós e o Vilaverdense… No campeonato os únicos jogos em que perdemos pontos e tivemos o plantel todo disponível foram Vilaverdense e S. Tomé (2ª volta)… Sem o plantel completo perdemos em Arganil, S. Tomé e Académica… Basta ver o que aconteceria com estes 9 pontos… Não ficaríamos em primeiro… Mas mais perto… O 2º lugar acabou por ser um justo prémio resultante de sermos uma das equipas que melhor jogava… As derrotas foram apenas pela margem mínima e em todas elas falhámos muitas ocasiões claras que dariam para que o resultado fosse outro… Em termos estatísticos fomos a defesa menos batida e certamente a equipa que enviou mais bolas aos postes… Uma média de 3 por jogo… Também fomos das equipas que mais remataram mas sempre com pouca confiança… Diz-se que o jogo é reflexo dos treinos mas neste caso foi o inverso… Em treino poucos golos se falhavam… Em jogo era o inverso…
Analisando a classificação observa-se que na 2ª volta ficamos a escassos 3 pontos do Vilaverdense, fruto da derrota na Académica (único jogo da 2ª volta sem o plantel completo)… Acabou por ser o reflexo de uma equipa que se teve que adaptar a um novo método de trabalho e a uma nova forma de jogar… Isto exigia um trabalho de continuidade e na próxima época não duvido que a equipa estivesse a fazer um campeonato ainda melhor que a 2ª volta desta época…
Em termos de Taça tivemos azar mas também não fomos suficientemente equipa… Sofremos tantos golos na taça em 6 jogos, como no campeonato em 22… Tivemos o azar de apanhar o Vilaverdense no acesso à final-four e não as conseguimos vencer…
A minha continuidade foi proposta pelo clube mas a decisão de não continuar estava tomada depois de algum período de reflexão… Não que tivesse alguma proposta, mas por motivos que foram explicados junto dos responsáveis… Ficou a minha proposta de em quem eu apostaria para um projecto de continuidade… Vamos ver se se concretiza.
No Feminino há algo que é muito importante quando o treinador é Masculino… A Capitão… Neste ponto tive uma capitã que foi o meu braço direito e a líder dentro do balneário… Muito do sucesso devo à Susana que com a sua experiência de 9 anos de selecção nacional conseguiu ajudar-me a adaptar-me ao feminino e a perceber melhor a equipa.
Também como atleta foi cinco estrelas, apesar da sua vida profissional não lhe permitir estar sempre presente… Foi uma atleta muito influente e fruto disso é o facto de apenas termos ganho um jogo sem ela… Os restantes perdemos…
As restantes atletas foram também muito importantes… Tive atletas de quem eu esperava mais e tive outras que me surpreenderam pela positiva… Eu tinha uma errada ideia do Feminino, em termos qualitativos, inerente ao facto de não conhecer a Divisão de Honra Feminina, ideia que mudou depois do primeiro treino… E dos jogos com o Vilaverdense… Afinal elas conseguem fazer o mesmo que os Homens e em alguns casos melhor!
Desejo a melhor sorte do mundo a todas elas... E vivam o futsal com alegria!

21 comentários:

Anónimo disse...

benvindo á nossa cidade bruno. e para esta epoca o que esperas conseguir fazer?

Anónimo disse...

Bruno, muito tens falado no facto de teres um plantel com algumas limitações a nivel da disponibilidade das jogadoras, mas isso nao justifica tudo, até porque o GRV para além de ter um plantel reduzido também tem algumas mais limitadas a nivel profissional e académico.Claro que é importante ter um plantel disponivel a 100%, mas quase nenhuma equipa feminina da 1ªdivisão o tem.

Anónimo disse...

Nem da 1ª Divisão nem da Divisão de honra, á sempre jogadoras que trabalham ou que estudam fora.

Bruno Santos disse...

Nos estamos na Honra... Mas pode ter sido lapso... Falo em limitações de faltar a jogos... A Rita, Sara, Té e a Capitã do GRV fizeram os jogos todos... É disso que falo... Em termos de treino sei que é dificil ter todas as atletas sempre... Mas nem entrei nesse campo...
Mas não justifica tudo... Há outros factores que influênciaram que não há interesse em referi...

Bruno Santos disse...

Todos... ou quase todos... Corrijam-me se tiver enganado...

Anónimo disse...

cala-te pa 1 em arganil levaste um banho de bola que nem imaginavas....porque nao sabes prepara uma equipa a ser humilde e durante a semana ja dizias as tuas jogadoras que era favas contadas e depois correu mal, em relaçao a figueiro ganhastes pork tinhas o melhor plantel individual mas agora colectivamnete dedica-te a pesca e que p futsal so o canudoe que tens pork perceberes nao percebes nada. nao acabas a epoca em oliveira pork novamnet tend individualmente a melhor equipa agora vamos ver colectivamente

Anónimo disse...

o futsal nao e oara os crtiticos destrutivos com as equipas que tem menos experiencia na competiçao. agora estando tu na prodeco o que fizestes pelo desporto? e que eu nao vejo nada. ter o curso e importante mas eu penso que a pessoas muito mais competentes que tu e nao tem metade das tuas qulificação. por exemplo eu dou valor e aos treinadores que formam jogadoras e equipas. temos o treinador do alhadense que tem uma mistura de juventude e experiencia juventude essa nem toda estando inscrita, temos a Diana do arouce que com 15 anos ja mostrou que ganhando um pouco mais de maturidade vai dar muito que falar. o arganil por exemplotem raparigas caso nao saibas muito jovens e todas elas formadas e dando os primeiros toques na bola no ano passado ou seja tendo 2 anos de existencia, tendo nomes como andreia 13anos, isa 14, etc axas que com estas idades e 2 segundo ano e de criticar assim as equipas...eu axo que estas a fazer muito mal bruno santos ate pork cada vez menos a equipas e assim fazendo cada vez a menos. e para terminar so te faço esta pergunta tu no teu plantel de prodeco qual a jogadora que lançastes? nao formastes ng entao nao critiques quem esta a fazer um esforço pela modalidade no femenino

Bruno Santos disse...

Em ralação ao primeiro comentário... Nada mais errado... Os jogos fora em Arganil, Meãs e Figueiró foram apontados por mim como dos mais dificeis pelas condicionantes que têm... Arganil havia uma longa viagem e numa altura do ano em que o frio reinava nesta região... No Meãs e no Figueiró por causa da especificidade do campo. Nunca menosprezei qualquer adversário, bem pelo contrário... E as atletas sabem qual era o discurso...
Tou de consciência tranquila com o trabalho que fiz mas também sei que poderia-mos ter feito melhor mas há coisas que não dependem só de mim! Em relação a este segundo comentário diga-me onde é que critico alguém... É que não estou a ver onde... Sinceramente já procurei e não encontro... Em relação a lançar atletas... Em 8 meses de trabalho e com objectivos definidos é dificil lançar atletas... Elas sabem o que ganharam com a minha presença... E todas evoluiram muito tacticamente... Ao contrário do que diz ganhamos muitos jogos por saber defender bem, quanto ao ataque já me referi no post. Isso é trabalho de equipa... Talvez ter-mos sido a equipa com menos golos sofridos dê azia a muita gente... E é gratificante ter atletas com mais 10 anos de Fustal/Futebol e com presenças em selecções que elogiam o Nosso trabalho...
Em relação ao treinador do CRIA... Se ler bem os meus post's já foi elogiado mais do que uma vez...
Mas já que tem uma opinião tão sustentada e acompanhou tanto a equipa seja honesto(a) o suficiente para se identificar... É que mandar papaias para o ar qualquer ignorante o faz!

Anónimo disse...

essas condicionantes que falas as equipas la de cima tambem tem qundo vem aki para baixo agora axo qeu fazes mal criticar dessa maneira as equipas chamadas pequenas, pork em vez de divulgares a nossa chamada da serra estas e ametelos abaixoe depois em ves de teres 2 equipas nete momento lagares e o sarzedense, com esse forma de criticares tanto vai deixar de haver la nenhuma puxa e pela competiçaoe e nao me tas a baixo

Bruno Santos disse...

Não percebi algumas coisas que escreveste mas acho que percebi o essencial... Fico muito feliz por haver duas equipas da minha zona no campeonato mas todos sabemos que são claramente inferiores às restantes... Não é deitar a baixo ninguém... É simplesmente a constatção da realidade... Além do facto de serem duas equipas com muito pouca experiência...
Só por curiosidade ainda antes de treinar feminino já via o Arganil a jogar... Na época anterior tinha visto sensivelmente 3/4 dos seus jogos em casa... E para o ano vou voltar a ver sempre que puder!
Ainda te digo mais... Eu também gosto de treinar equipas "pequenas" por fora mas grandes por dentro! Que é o caso destas equipas que o pessoal da cidade considera como serra.
As minhas criticas para o Lagares e Arganil são mais a nivel táctico... Pois nesse capitulo sáo muito fracas...
E podes ter a certeza que me daria o mesmo prazer treinar o Lagares ou o Arganil que deu treinar a Prodeco.

Anónimo disse...

se nao percebes eu faço.-te um desejo. essas equipas aide cima que se veem que tem menos tactica tu sendo ai de cima e ja que dizes que queres ajudar promover o futsal porque nao te ofereces a ajudar e a forneceres um pouco do q tens de experiencia? e que secalhar esses clubes nao te pagam nao e?cm a prodeco te fazia. pois eu entendo ma fica aqui um pedido ja que dizes que queres promover ajuda essas equipas a evoluir.

Bruno Santos disse...

A Prodeco não pagava... Simplesmente ajudava nas despesas... Já disse mais que uma vez que não estou na modlidade por dinheiro... Quanto a oferecer-me para ajudar... Fica muito mal a qualquer treinador ir oferecer-se a outro clube... Isso não faço... Acho incorrecto e não gostava que mo fizessem a mim. As pessoas têm o meu contacto e se precisarem da minha ajuda sabem como me contactar... Se tiver disponibilidade e estiver ao meu alcance será com todo o gosto que ajudarei, sem pedir nada em troca!

Anónimo disse...

ofereceres-te? mas isso ja o fizestes anteriormente enviando o teu curriculo a varios clubes....... ai desculpa isso nao era para se dizer. mas ok eu apartir dagora kuando alguem ai de cima disser que nao tem ajudas de alguem que saiba eu vou indicar-lhes que estas disponivel, e que nao keres nada em troca

Bruno Santos disse...

Ai enviei... Então le lá bem o nome... O último é capaz de ser Santos... O primeiro é que não é Bruno de certeza! Antes de falares convinha teres a certeza das coisas!
Vai lá ler o nome e depois diz se tou certo ou errado! É que se tiver errado foi alguém que enviou em meu nome... Se assim for arranja-me uma cópia só pra ver se tá bom! lol

Anónimo disse...

Bruno sei que és adepto do futsal espectáculo,mas nem sempre tem bons resultados.A final four feminina foi um grande exemplo.Métodos simples por parte do S.Tomé e,vitória no final do jogo sobre o Vilaverdense.

Bruno Santos disse...

Pois mas é preciso não esquecer que o Vilaverdense ficou limitado depois da lesão da Rita...
Gosto de Futsal espectáculo mas no nível em que estamos muitas vezes acaba por não ser eficaz... Com isso concordo... Mas é eficaz a maioria das vezes... Excepto quando há algum revés ou o campo está inclinado...
O S. Tomé soube aproveitar a oportunidade que teve e foram acima de tudo inteligentes após o Vilaverdense perder a Rita. Eu vi a final e a tendência do jogo até á lesão da Rita era para o 2-0...

Anónimo disse...

Mas uma equipa que é campeã,não pode viver sem a presença de uma atleta.por vezes é necessário inteligência.

Anónimo disse...

... lesão e/ou inteligência, possivelmente não terão muita coisa em comum, mas, na realidade o Vilaverdense consagrou-se campeã, e julgo que não foi por terem ocorrido lesões em atletas das outras equipas ... Acredito que se não tem sido a lesão da Rita, o resultado do jogo da Final Four Feminina teria sido de longe favorável à Equipa do Vilaverdense e não ao S. Tomé, e lamento que alguns dos adeptos do futsal feminino tenham dificuldade em constatar o que é tão óbvio: O resultado da Final Four Feminina foi sem dúvida muito injusto para a Equipa do Vilaverdense!

Anónimo disse...

e o s.Tomé não teve mérito? O resultado foi injusto? Desde quando?
Uma coisa é falarmos na lesão da Rita, que se n acontecesse talvez o resultado fosse diferente, mas o k é certo é k o GRV n teve soluções para preencher a ausência da rita. O S. Tomé foi um justo vencedor que soube aproveitar esta oportunidade.

Anónimo disse...

Pois é.... a certas coisas que custama entender... em relação a essa final, é certo que a lesão da Rita teve influência no jogo, mas tal como o "anonimo" diz, o Vilaverde nao teve capacidade para resolver essa situação...
Em relação ao facto de as equipas da serra estarem presentes no futsal, so acho que é de louvar... certo que é complicado em meios pequenos constituir equipa, mas quando isso aocntece acho que muito mau gosto estarem sempre a deitar a baixo, mesmo que tenham alguma razão.... as criticas devem ser construtivas e nao o contario que é o que se ve mais....

Anónimo disse...

Sou de Coimbra e gosto de ver bom futsal por isso sempre que posso assisto aos jogos, e sr anónimo chegar o St. Tomé à Final Four passando pelo lote de equipas que eliminaram e ser campeão à custa da infelicidade da lesão da jogadora do vilaverdense que até ao momento em que saiu poderiam ter aumentado a vantagem do marcador, e não tenho dúvida que pelo espetaculo de futsal que estavamos a assistir eram campeãs com toda a naturalidade, sr anónimo não chame mérito a esse tipo vitória, mas sim grande oportunismo que souberam aproveitar (os meus parabéns só por isso), mas isso até nem era preciso ser o S.Tomé, qualquer outra equipa que estivesse em campo naquele momento faria o mesmo o que não significa qualidade de jogo praticado.
Aproveito para desejar ao S.Tomé um bom campeonato e à equipa do Vilaverde que para mim foi fantástica ao longo do campeonato,que com o 5 inicial, onde se nota claramente o bom trabalho do treinador que possuem e a grande qualidade das suas jogadoras, fez sem dúvida aquilo que nemhuma outra equipa conseguiu fazer até hoje,e isso para mim é mérito, por isso os meus parabens e o desejo que continuem assim e sorte até ao final. Também é preciso não é?
Um abraço.