sexta-feira, março 21, 2008

Próximos capitulos...

Num fim-de-semana em que há poucos jogos deixo aqui uma visão de todas as competições distritais.

Campeonatos Nacionais
2ª Divisão
Série B
A Académica tem feito um campeonato em crescendo, tendo já assegurada a manutenção e estando a piscar o olho ao 3º lugar, numa série em que a subida à 1ª divisão está praticamente decidida. Vamos ver como a equipa reage à troca de equipa técnica.

3ª Divisão
Série B
O S. João tem a manutenção assegurada, podendo aspirar no máximo ao 4º lugar. É a equipa rainha dos empates da série... O Cernache tem dois jogos que podem ser decisivos frente à CB Penamacor e ao Barranha, sendo ambos em casa. Caso vença os dois a manutenção poderá ser uma realidade, caso contrário será quase impossivel. Esperamos no final ter o Cernache nos 9 primeiros lugares! Será uma luta entre Barranha, Alcaria, Cernache e CB Penamacor para dois lugares. Relativamente à subida Gondomar e Viseu Futsal estão em boa posição e só uma ponta final muito boa da CRECOR lhes poderá causar problemas.

Série C
Na série C a Granja apenas depende de si para assegurar a manutenção, algo impensável no final da 1ª volta. Uma 2ª volta de luxo, em que fizeram quase o dobro dos pontos em 6 jornadas que em toda a primeira volta, permite-lhes ser a 2ª equipa com mais pontos na 2ª volta. Nesta série as surpresas são uma constante, sendo os resultados muito imprevisiveis. Espera-se que a Granja mantenha a regularidade das últimas 6 jornadas e assegure a tão desejada manutenção. Na luta pela subida os Onze Unidos estão em muito boa posição, estando o 2º lugar em aberto, uma vez que entre 2º e 8º há apenas 8 pontos de diferença.

Taça Distrital Feminina
Na Taça Feminina a final da época passada poderá repetir-se, uma vez que as equipas finalistas não se irão defrontar nas meias-finais. O Vilaverdense é favorito à conquista na Taça, quer pelo dominio demonstrado, quer pelo que se passou na época passada em que tiveram a Taça quase na mão e por infelicidade de uma atleta fugiu.

Divisão de Honra Feminina
O titulo está atribuido, restando às equipas lutar pelos restantes lugares. Relativamente ao pódio, o 2º lugar está praticamente garantido pelo S. Tomé, estando o 3º lugar quase entregue ao Ourentã que tem dois jogos em que é claramente favorito, retando-lhes depois da eliminação da taça garantir o pódio. Uma vez que a divisão de honra na próxima época poderá ser apenas de 10 equipas, caso haja número suficiente para fazer duas divisões, a manutenção já está decidida pois a diferença pontual dos 10 primeiros para os restantes é grande.

Taça Distrital Masculina
Ainda falta uma eliminatória até à final-four, na qual tudo poderá acontecer. Das equipas presente, o CRIA ganhou a Taça na última vez em que esteve nos distritais e o FC Oliveira do Hospital é a única equipa que poderá repetir a presença da época passada. Curiosidade para o facto de Vila Verde e Vilaverdense apenas terem eliminado adversários da 1ª distrital até esta eliminatória e também para o facto de o Ribeira de Frades ser a única equipa que em todas as eliminatórias jogou o 1º jogo sempre em casa. Muito espectáculo e emoção se aproxima no próximo mês.

Divisão de Honra
Na Honra o titulo está próximo de ser entregue, uma vez que o Vilaverdense tem sido muito regular. Mas um deslize nos próximos jogos poderá relançar a luta, uma vez que o Bruscos está à espreita e ainda falta o Vilaverdense-Bruscos. Este campeonato tem a particularidade de ter muito equilibrio em quase todos os jogos, em que poderá haver perdas de pontos quando menos se espera. A luta pelo 3º lugar também está ao rubro, uma vez que entre 3º e 7º há apenas 4 pontos de diferença. Relativamente à descida, temos o Espariz matemáticamente despromovido e o Miro praticamente despromovido. Depois temos Prodeco, Vila Verde e Chelo a lutarem por uma vaga directa para a manutenção. O Chelo é a equipa mais bem posicionada mas tem um jogo a mais. Não esquecer que o número de lugares de descida dependerá do número de descidas dos nacionais. Duas equipas descem directamente mais o número de descidas dos nacionais.

1ª Divisão Distrital
Série A
Nesta série FC Oliveira do Hospital e Lordemão podem carimbar os seus lugares na próxima jornada, bastando para isso que o FC Oliveira do Hospital pontue e o Lordemão vença o jogo frente ao Lagares que ainda não pontuou. A luta pelo 4º lugar está interessante, tendo a CP Miranda vantagem sobre os restantes.

Série B
Na série B qualquer um dos 4 primeiros depende apenas de si para subir de divisão! Na última jornada houve surpresa com o Santa Clara, algo que revolucionou a contabilidade da subida. O Gatões tem a particularidade de folgar na última jornada, sendo o seu último jogo em Santa Clara, jogo que será decisivo para o futuro de ambas as equipas. O Gatões com um empate poderá segurar um dos dois primeiros lugares, já o Santa Clara é obrigado a vencer. Domus e Ribeira também se encontram na mesma jornada, havendo antes disso o derby entre Ribeira e Conimbricense, do qual o Ribeira não tem grandes recordações. O Domus vencendo o Ribeira poderá até sonhar com o titulo, apesar de estar em 4º! Muito ainda há a decidir até final. A luta entre 5º e 8º também está interessante, com o Corticeiro a fazer uma 2ª volta melhor que os restantes.

Taça de Distrital de Juniores
O S. João defronta na meia-final o Conimbricense que parece não poder contar com um atleta influente, jogo em que deverá imperar a lógica da fase regular com vitória do S. João. A Académica não deverá ter grandes dificuldades em vencer o Norte e Soure, estando quase certa a sua presença na final. Uma final Académica - S. João é sempre um derby, no qual o S. João parte como favorito mas uma final é sempre uma final.

Taça de Encerramento de Juniores
Nesta competição a lógica da fase regular deverá manter-se e a Académica como vice-campeã deverá vencer.

Taça Distrital de Juvenis
O S. João parte como favorito à conquista da Taça, uma vez que é teóricamente a melhor equipa em competição. Das presentes na fase final apenas S. João e Pouca Pena chegaram à final-four, podendo haver uma final entre ambos.

Campeonato Distrital de Juvenis
O S. João está a apenas 3 pontos do titulo, recebendo o Pouca Pena na última jornada, jogo que deverá vencer conquistando o titulo distrital.

Taça de Encerramento de Juvenis
O Vilaverdense começou bem e pelo demonstrado no campeonato regular, não deverá ter dificuldades em vencer a Taça de Encerramento.

Taça Distrital de Iniciados
Penelense, Miro, Santa Clara e Ervedalense lutam pela Taça, sendo o Miro a equipa aparente mais forte em competição. Nota para o facto do Penelense estar a fazer uma 2ª volta muito boa. Mas a Taça é uma competição rica em surpresas e qualquer uma poderá vencer, sendo que o Ervedalense irá defender o troféu ganho a época passada.

Campeonato Distrital de Iniciados
Com os castigos precedentes do último jogo, o Lordemão poderá ter a vida dificultada nas próximas jornadas, podendo perder pontos que poderão fazer aproximar os seus adversários, relançando a luta pelo titulo.

Taça Distrital de Infantis
Ainda falta uma eliminatória até à final-four mas aparentemente o vencedor do CP Miranda-União de Coimbra, Vila Verde e S. M. Cortiça serão as equipas mais bem colocadas para vencer o troféu.

Campeonato Distrital de Infantis
Da série A CP Miranda e João Veloso, da série B União de Coimbra e Santa Clara tentam conquistar o titulo. Relativamente à série A, a CP Miranda tem um 5 inicial muito bom, praticando já bom futsal para a idade mas pareceu-me ter um plantel um pouco curto, o que poderá ser decisivo nestes jogos mais intensos. Será certamente uma luta muito equilibrada entre os 4 apurados. Relativamente à Taça de Encerramenteo, pelo que fizeram na fase regular, S. M. Cortiça, Vila Verde e Vilamar são as equipas mais bem colocadas, tendo em vista a conquista do troféu.

Taça Distrital de Escolas
Com a precoce eliminação do Vilaverdense, União de Coimbra e Vila Verde são as equipas em melhor posição para vencer o troféu.

Campeonato Distrital de Escolas
O Vilaverdense tem já uma boa vantagem, estando em muito boa posição para conquistar o titulo.

2 comentários:

Anónimo disse...

porque e que o s. joao nao pode contar com um jogador na meia final, so apanhou um jogo e cumpriu no jogo de sexta feira

Bruno Santos disse...

Não é o S. João... É o Conimbricense que não pode contar com o Renato Vaz.