sábado, janeiro 21, 2006

ARC Espariz - CRI Alhadense (6-3)

Este foi sem dúvida o melhor jogo desta época! Fizemos um bom jogo... aguentamos o nervosismo inicial e a pressão adversária e conseguimos vencer. Face ao que se passou dentro de campo a vitória assenta-nos bem... mas pela margem minima... No entanto a eliminatória está completamente em aberto pois uma vantagem de 3 golos no futsal pode perder-se em escassos segundos! Daí a espectacularidade desta modalidade. A CRI entrou melhor no jogo pois tem o modelo de jogo mais bem definido... têm mais experiência...e devem treinar mais vezes que nós e com mais jogadores de cada vez! Nos primeiros minutos a circulação de bola da CRI criou-nos muitas dificuldades mas conseguimos equilibrar o jogo e impor algum respeito no adversário depois de duas ou três jogadas de perigo. Também tentamos circular a bola mas... ainda nos falta muito trabalho... para o fazermos de uma forma continua. Aos 10 minutos o Nuno é Expulso após derrubar um adversário que seguia isolado... Nada a dizer... Apenas desejar que os dois minutos passem rápido... Aguenta-mos e quando o nosso 5º elemento entrou voltamos a equilibrar o jogo. Esta primeira parte foi jogada a um ritmo elevadissimo com jogadas de perigo em ambas as balizas... muitos contra-ataques... mas apenas aos 19 minutos apareceram os golos... E começamos nós! 1-0 marcou o Jorge Alexandre... Dois minutos depois a CRI empatou num contra-ataque... Os golos fizeram aquecer ainda mais o jogo e até final o ritmo continuou elevado com as duas equipas a tentarem desempatar a partida. Mas o resultado manteve-se inalterado até ao intervalo! Na segunda parte a CRI entrou muito bem... dominou-nos e fez o golo logo aos 3 minutos... Alguns erros defensivos concederam algumas oportunidades à CRI mas não as concretizaram e aos 6 minutos marcamos um golo fruto de alguma sorte (Jorge Alexandre)... Novamente o resultado empatado... O golo deu-nos outro animo e voltamos a equilibrar o jogo mas num lance em que o pivot da CRI fez uma finta de corpo excelente ao nosso fixo a CRI volta a marcar... A perder por 3-2 arriscamos um pouco mais e fomos à procura do golo do empate... Causamos algumas dificuldades à CRI e empatamos o jogo aos 18 minutos num lace em que o autor do golo (Jorge Alexandre) saiu lesionado com alguma gravidade... Aos 20 minutos através de um livre consumamos a reviravolta (Pedro Rui)... Um golo mais consentido que conseguido... No minuto seguinte atingimos a 5ª Falta... e ainda com tanto tempo para jogar... :( Mais 3 minutos e a 6ª falta num lance em que demonstramos falta de experiência... Mas a CRI falhou... Nesta fase fomos muito pressionados mas conseguiamos reagir bem e sair muitas vezes para o ataque... Numa dessas saidas para o ataque a CRI fez falta e na cobrança do livre fizemos o 5-3 (Bento Esperança 29')... No minuto seguinte recuperamos a bola rápido e no contra-ataque marcamos o 6-3 (José Carlos). Mais 1 minuto e estava dada por terminada a partida...
Se no final do jogo colocassemos as oportunidades de golo numa balança era capaz de tender para nós mas por pouca margem... Penso que a nossa vitória se aceita e é um prémio para os meus jogadores que lutaram muito pelo resultado deixando tudo em campo. A margem de 3 golos foi um bónus fruto de alguma perda de concentração dos jogadores da CRI depois de se encontrarem a perder... e nós aproveitamos... No entanto apenas estamos a ganhar ao Intervalo... O resto da eliminatória cumpre-se dia 25. Um jogo dificil e que poucos acreditariam que poderiamos vencer... Agora para continuar a vencer é preciso trabalhar mais e melhor... pois sem trabalho nada se faz!
Na 2ª mão a nossa equipa já deverá ter um reforço de peso... Eu... é que o meu castigo que já acabou no dia 17 mas só acaba no próximo jogo porque um senhor resolveu colocar no relatório que eu lhe chamei qq coisa num jogo em que eu estava na bancada e que havia 10 ou 15 pessoas atrás de mim a chamarem-lhe nomes! Um dia destes publico a história de um castigo de 4 meses (e mais os 340 € em dinheiro que todos sabemos para que são) em que a única coisa que fiz foi assinar uma carta enviada à AFC pelo Clube a criticar aspectos que estavam no relatório (dos quais sairam castigos) de um jogo e que não se passaram nesse jogo nem em nenhum jogo nosso...
Agora voltando ao jogo... a dupla de arbitragem foi excelente... Expulsaram-me um jogador... Mas dou-lhes nota máxima... Merecem e desejo-lhes as maiores felicidades e se puderem apitar mais jogos no distrital o Futsal distrital sai a ganhar! Ser arbitrado por um àrbitro com as insignias da FIFA é prestigiante para qualquer jogador, director ou até espectador deste campeonato distrital... O respeito imposto e a forma de falar com os atletas mostra a razão das insignias. Nos jogos da liga universitária costumo encontrar bons àrbitros e àrbitros de 1ª categoria nacional... mas nunca Internacionais! Foi uma honra receber esta dupla no nosso Pavilhão.

3 comentários:

Anónimo disse...

Dirijo-me aqui para partilhar as palavras do Bruno quanto ao facto de terem sido árbitros internacionais a arbitrar os nossos jogos (Espariz – CRIA e Belide – Prodeco e já agora o Campises - Vilaverdense).
Que diferença, que forma de estar totalmente diferente daquela a que estamos habituados, não houve um único cartão amarelo (pelo menos no Belide – Prodeco) por protestos, não houve uma única repreensão aos bancos, jogo correctíssimo de princípio ao fim. Se eles erraram? Claro que sim! Eu também devo ter errado os meus jogadores também erraram, mas a maneira como conduziram os jogos, essa foi soberba. Uma verdadeira montra de “fair-play”. O que me deixou triste foi não ver nenhum árbitro dos distritais a presenciar o jogo (peço desculpa se por acaso estava algum na bancada) para eles aprenderem. Pois os árbitros têm de ter a consciência que não são eles as figuras do jogo, não podem nem devem ser protagonistas, mas sim figurantes. Às vezes em conversas com os meus amigos, digo sempre, que o melhor elogio que se pode fazer a uma equipa de arbitragem é que passou despercebida, e foi isso que se passou nos jogos disputados ontem (sábado) no Pavilhão de Condeixa.
Peço (caso algum elemento do Conselho de Arbitragem leia este comentário) que quando estes árbitros não forem nomeados para os jogos do Nacional, que venham à Distrital apitar (sobretudo os jogos entre os primeiros classificados) e que os da Distrital estejam na bancada para aprender (sobretudo a conduzir o jogo), pois é assim que se aprende, porque eu, como treinador aprendo a falar com os outros treinadores, a ver as outras equipas a jogar e a ver alguns treinos de outras equipas, os jogadores podem aprender a ver os mais evoluídos a jogar, etc., etc… O mesmo se passa para os árbitros, é a verem os mais evoluídos e experientes a arbitrar que eles aprendem.
Espero que não me levem a mal por esta minha sugestão, mas acho que é com a intenção de ajudar a melhorar as coisas.
Já agora os resultados: Belide 3 – Prodeco 3; Campises 6 – Vilaverdense 4.
Fernando Filipe (treinador do Belide).

Sousa8 disse...

Eu posso publicar este comentário no meu blog?

Bruno Santos disse...

Por mim podes... mas tudo depende do autor!