domingo, janeiro 29, 2006

ARC Espariz - Figueiró (6-0)

Um jogo com pouca história... Dominamos, construímos muitas oportunidades de golo mas pecamos na finalização... Na 1ª Parte falhamos alguns golos... mas conseguimos marcar 4! As oportunidades do Figueiró foram sempre fruto de erros e desatenções nossas... Ao Intervalo 4-0 era escasso para o nosso dominio... 3 golos do José Carlos e 1 do Marcelo. Na 2ª parte entramos ainda melhor... fizemos um golo logo a abrir (José Carlos) e depois foi gerir o jogo para evitar cartões, lesões e gerir o plantel (dar minutos a jogadores). Mesmo assim criamos muitas oportunidades... O guarda-redes adversário tirou uma série de golos quase certos e nós falhamos mais uma mão cheia de oportunidades... Marcamos mais um golo (José Cunha) mas poderiam ter sido mais 5 ou 6 que não ficava mal... O Resultado de 6-0 espelha o nosso dominio... poderia ter sido mais dilatado mas o objectivo eram os 3 pontos e foi conseguido. Agora 3 semanas de folga para preparar o resto do campeonato e da taça.

quarta-feira, janeiro 25, 2006

18ª Jornada

Espariz - Figueiró
Na 1ª volta ganhamos com alguma dificuldade em Figueiró... Mas de um momento para o outro esta equipa começou a ser goleada de jogo para jogo... Mas neste campeonato está provado que não há jogos faceis... No entanto só a vitória interessa... A jogar em casa temos que demonstrar que somos mais fortes e vencer o jogo.

Campizes - Tapeus
O Campizes dá a entender que vem a subir de produção após as últimas vitórias... Antevejo um jogo equilibrado mas pelos últimos resultados aposto na vitória do Campizes.

Alfarelense - Cernache B
Parece-me que o Cernache tem muitos jogadores castigados... Assim é a equipa B que "paga" ficando mais desfalcada... Penso que o Alfarelense não desperdiçará os 3 pontos.

Penelense - Serpinense
Duas equipas do fundo da tabela... Equipas equilibradas mas com alguma superioridade do Serpinense. No entanto o terreno do Penelense é muito complicado... o que poderá fazer tender o resultado para a equipa da casa.

Rib. Frades - Brunhós
Se o Ribeira jogar o seu habitual vencerá sem dificuldade... mas a bola é redonda!

Miro - Belide
Ora aí está o jogo da jornada! Duas equipas a lutar pela subida e um pavilhão de dimensões reduzidas... Pelo que vi as duas equipas fazerem em Espariz parece-me que o factor casa poderá ser determinante... O Belide parece não ser uma equipa talhada para campos pequenos pelo que num Pavilhão onde o campo é quase quadrado sentirão muitas dificuldades de adaptação. Penso que o Miro leva ligeira vantagem... Aposto numa vitória do Miro com muitas dificuldades.

Santa Clara - Carvalhense
Duas equipas que vem a subir de produção nas últimas jornadas... No entanto o Santa Clara joga em casa, tem um Modelo de Jogo mais bem definido e deverá vencer...

sábado, janeiro 21, 2006

ARC Espariz - CRI Alhadense (6-3)

Este foi sem dúvida o melhor jogo desta época! Fizemos um bom jogo... aguentamos o nervosismo inicial e a pressão adversária e conseguimos vencer. Face ao que se passou dentro de campo a vitória assenta-nos bem... mas pela margem minima... No entanto a eliminatória está completamente em aberto pois uma vantagem de 3 golos no futsal pode perder-se em escassos segundos! Daí a espectacularidade desta modalidade. A CRI entrou melhor no jogo pois tem o modelo de jogo mais bem definido... têm mais experiência...e devem treinar mais vezes que nós e com mais jogadores de cada vez! Nos primeiros minutos a circulação de bola da CRI criou-nos muitas dificuldades mas conseguimos equilibrar o jogo e impor algum respeito no adversário depois de duas ou três jogadas de perigo. Também tentamos circular a bola mas... ainda nos falta muito trabalho... para o fazermos de uma forma continua. Aos 10 minutos o Nuno é Expulso após derrubar um adversário que seguia isolado... Nada a dizer... Apenas desejar que os dois minutos passem rápido... Aguenta-mos e quando o nosso 5º elemento entrou voltamos a equilibrar o jogo. Esta primeira parte foi jogada a um ritmo elevadissimo com jogadas de perigo em ambas as balizas... muitos contra-ataques... mas apenas aos 19 minutos apareceram os golos... E começamos nós! 1-0 marcou o Jorge Alexandre... Dois minutos depois a CRI empatou num contra-ataque... Os golos fizeram aquecer ainda mais o jogo e até final o ritmo continuou elevado com as duas equipas a tentarem desempatar a partida. Mas o resultado manteve-se inalterado até ao intervalo! Na segunda parte a CRI entrou muito bem... dominou-nos e fez o golo logo aos 3 minutos... Alguns erros defensivos concederam algumas oportunidades à CRI mas não as concretizaram e aos 6 minutos marcamos um golo fruto de alguma sorte (Jorge Alexandre)... Novamente o resultado empatado... O golo deu-nos outro animo e voltamos a equilibrar o jogo mas num lance em que o pivot da CRI fez uma finta de corpo excelente ao nosso fixo a CRI volta a marcar... A perder por 3-2 arriscamos um pouco mais e fomos à procura do golo do empate... Causamos algumas dificuldades à CRI e empatamos o jogo aos 18 minutos num lace em que o autor do golo (Jorge Alexandre) saiu lesionado com alguma gravidade... Aos 20 minutos através de um livre consumamos a reviravolta (Pedro Rui)... Um golo mais consentido que conseguido... No minuto seguinte atingimos a 5ª Falta... e ainda com tanto tempo para jogar... :( Mais 3 minutos e a 6ª falta num lance em que demonstramos falta de experiência... Mas a CRI falhou... Nesta fase fomos muito pressionados mas conseguiamos reagir bem e sair muitas vezes para o ataque... Numa dessas saidas para o ataque a CRI fez falta e na cobrança do livre fizemos o 5-3 (Bento Esperança 29')... No minuto seguinte recuperamos a bola rápido e no contra-ataque marcamos o 6-3 (José Carlos). Mais 1 minuto e estava dada por terminada a partida...
Se no final do jogo colocassemos as oportunidades de golo numa balança era capaz de tender para nós mas por pouca margem... Penso que a nossa vitória se aceita e é um prémio para os meus jogadores que lutaram muito pelo resultado deixando tudo em campo. A margem de 3 golos foi um bónus fruto de alguma perda de concentração dos jogadores da CRI depois de se encontrarem a perder... e nós aproveitamos... No entanto apenas estamos a ganhar ao Intervalo... O resto da eliminatória cumpre-se dia 25. Um jogo dificil e que poucos acreditariam que poderiamos vencer... Agora para continuar a vencer é preciso trabalhar mais e melhor... pois sem trabalho nada se faz!
Na 2ª mão a nossa equipa já deverá ter um reforço de peso... Eu... é que o meu castigo que já acabou no dia 17 mas só acaba no próximo jogo porque um senhor resolveu colocar no relatório que eu lhe chamei qq coisa num jogo em que eu estava na bancada e que havia 10 ou 15 pessoas atrás de mim a chamarem-lhe nomes! Um dia destes publico a história de um castigo de 4 meses (e mais os 340 € em dinheiro que todos sabemos para que são) em que a única coisa que fiz foi assinar uma carta enviada à AFC pelo Clube a criticar aspectos que estavam no relatório (dos quais sairam castigos) de um jogo e que não se passaram nesse jogo nem em nenhum jogo nosso...
Agora voltando ao jogo... a dupla de arbitragem foi excelente... Expulsaram-me um jogador... Mas dou-lhes nota máxima... Merecem e desejo-lhes as maiores felicidades e se puderem apitar mais jogos no distrital o Futsal distrital sai a ganhar! Ser arbitrado por um àrbitro com as insignias da FIFA é prestigiante para qualquer jogador, director ou até espectador deste campeonato distrital... O respeito imposto e a forma de falar com os atletas mostra a razão das insignias. Nos jogos da liga universitária costumo encontrar bons àrbitros e àrbitros de 1ª categoria nacional... mas nunca Internacionais! Foi uma honra receber esta dupla no nosso Pavilhão.

Estou maravilhado!

Andava eu a ver as nomeações dos àrbitros para esta semana quando dou por mim a ler nomes de àrbitros Internacionais... Sim! Aqueles que arbitram jogos dos Europeus e dos Mundiais e têm umas insignias que até dizem FIFA! Quase todos os jogos de Seniores vão ser arbitrados por àrbitros dos nacionais! Mas fiquei espantado foi com a nomeação dos àrbitros Gustavo Sousa para o Belide - Prodeco e António Cardoso para o ARC Espariz - CRI Alhadense! (Até fui confirmar se não haveria dois àrbitros com o mesmo nome!). São dois dos melhores àrbitros portugueses e até mundiais... Assim até dá gosto jogar no Distrital! :) Só espero é que façam o seu trabalho como se de um jogo internacional se tratasse que assim saímos todos a ganhar! Penso que é uma honra para qualquer jogador do distrital ser arbitrado por àrbitros desta nomeada!

sexta-feira, janeiro 20, 2006

1ª Mão - 2ª Eliminatória da Taça AFC

Belide - Prodeco
Um jogo entre candidatos à subida à divisão de honra... Duas boas equipas mas parece-me que o Belide está com a moral mais elevada... A Prodeco tem 2 jogadores castigados e vem de duas derrotas seguidas... Acredito que o Belide possa ganhar mas tudo vai ficar decidido só na 2ª Mão.

Matos - U. Alhadense
O Matos é uma equipa pouco regular... O jogo do campeonato foi equilibrado pelo que prevejo novamente um jogo equilibrado e decisões só na 2ª Mão. Nota para o facto de o Matos ter tido a sorte de ser repescado após ter perdido 7-0 com a Prodeco na 1ª Mão da eliminatória passada!

Lagonense - CA Neves
Mai um jogo equilibrado e decisões só na 2ª Mão... Duas equipas condenadas a descer à 1ª Distrital a pensarem em "salvar" a época!

Granja Ulmeiro - Carvalhense
O Granja é uma equipa em crescendo... Subir à 3ª Divisão é tarefa quase impossivel e a Taça deverá ser objectivo... O Carvalhense vem a subir de produção e não facilitará a vida ao Granja... Vitória para a equipa da casa... por 2 ou 3 golos de diferença.

Santa Clara - Miro
Mais um jogo entra equipas que lutam para subir... Um jogo que deverá ser muito equilibrado e as decisões ficarão para Penacova!

Campizes - Vilaverdense
O Vilaverdende deve querer fazer a dobradinha e a vitória não lhes deverá escapar por uma boa margem... 2 ou 3 golos.

Espariz - CRI Alhadense
A CRI não era bem a equipa que eu quisesse apanhar na 2ª eliminatória... É uma das equipas mais fortes em prova e que luta pela subida aos nacionais... Mas para nos ganharem tem que provar dentro de campo que são melhores... Uma eliminatória muito complicada para nós em que tentaremos lutar pela vitória como em todos os jogos. O favoritismo vai para a CRI mas a bola é redonda e qualquer que seja o resultado na 1ª Mão penso que nada estará decidido. Espero que seja um grande jogo.

Vila Verde - Brunhós
O Vila Verde também deverá querer chegar o mais longe possivel na Taça e não irá facilitar... O Brunhós foi um dos repescados depois de eliminado pelo Santa Clara... Tem vindo a subir de produção mas não deverá ter argumentos para o Vila Verde... A jogar em casa o Vila Verde deverá vencer por 3 ou 4 (ou mais) golos de diferença.

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Foi há 1 ano...

Há 1 ano ano atrás estavamos a chorar a perda de um atleta e grande amigo nosso... Marco Martins... O nosso eterno nº 10... Lembro-me como se fosse hoje... Estava eu aqui num dos computadores do ISEC com o meu irmão quando recebemos a noticia que ele tinha tido um acidente... foi no dia 12 à noite... O Marco estava a cumprir serviço militar e pensamos nós que tivesse sido algo em algum exercicio mas nada de grave... No dia seguinte começou o pesadelo... ligaram-me a dizer que estava tinha falecido... Tentei-me informar melhor e recebi a noticia que estava em coma e que era quase irreversivel... Seguiram-se 6 dias de sofrimento... dias em que não queria acreditar que isto estava a acontecer... O Funeral foi no dia 18... dia em que definitivamente acreditei na perda deste amigo... Foi triste e doloroso... os meses seguintes também... jogámos sempre de braçadeira preta mesmo sem a AFC autorizar... excepto num jogo em que a equipa de arbitragem nos obrigou a retirar as braçadeiras ao intervalo (um episódio lamentável)... Penso que foi em Ribeira... Foram jogos para cumprir calendário... O que interessava era homenagear o nosso companheiro... Foi uma 2ª volta muito dolorosa... Em cada jogo, em cada treino estava e estará sempre lugar vazio... A equipa estava destroçada... todos muito afectados... e um mês tive que passar de jogador a treinador... Mesmo sendo o um dos mais novos da equipa assumi a liderança porque não se podia acabar com a equipa... Certamente que não era a vontade do companheiro que tinhamos perdido...
E um ano depois diariamente passa pela minha cabeça centenas de vezes o rosto do companheiro que perdemos...

domingo, janeiro 15, 2006

Tapéus - ARC Espariz (4-8)

Como referi esperava uma equipa de Tapéus muito forte para este jogo... Na fase inicial foi o que aconteceu mas com o decorrer do jogo (e dos nossos golos) foi perdendo algum fulgor... Entrar melhor no jogo era dificil... Intersectamos uma bola no meio campo e num rápido contra-ataque inauguramos o marcador aos 3 minutos (Nuno Fernandes)... O dominio de jogo estava repartido mas os nossos rápidos contra-ataques eram mais perigosos que as jogadas da equipa da casa. Reflexo de mais uma bola ganha a meio campo ampliamos a vantagem para 2-0 (Bento Esperança) aos 14 minutos... No entanto momentos de desconcentração e algum mérito do adversário fizeram com que aos 14 e 23 sofressemos 2 golos.. ficando o resultado empatado... Já nos últimos 2 minutos da 1ª parte conseguimos chegar à vantagem e amplia-la! Aos 28 minutos um golo soberdo do José Carlos colocou-nos novamente na frente do marcador... No minuto seguinte recuperamos a bola vamos rápido para o ataque e marcamos o 4-2 (José Carlos)... Na 2ª parte o jogo começou muito repartido com oportunidades para ambos os lados mas aos 10 minutos a culminar uma bola jogada de entendimento o José Carlos marcou o 5-2... Pelo meio o nosso Guarda-Redes ainda defendeu uma grande penalidade. Aos 15 minutos de contra-ataque ampliamos para 6-2 (Nuno Fernandes)... Novo momento de desconcentração e algum cansaço devido às baixas no plantel... e sofremos mais dois golos mais consentidos que conseguidos pelo adversário... (Aos 19 e 22 minutos)... Recuperamos rápido e no minuto seguinte a sofrermos o 6-4 fizemos o 7-4! (Jorge Alexandre) . Depois foi deixar correr o relógio controlando o jogo e ainda deu tempo pra o José Carlos fazer um "Poker" ao minuto 29! 8-4 resultado final num jogo em que fomos mais eficazes que na semana passada... Até tivemos menos oportunidades mas desta vez as bolas entraram! A equipa de arbitragem esteve quase sempre bem...

sábado, janeiro 14, 2006

17ª Jornada

Tapeus-Espariz
O nosso jogo... Na primeira volta vencemos com algumas dificuldades... A goleada do Tapéus a semana passada faz antever que estarão bem e que querem a desforra... A semana passada perdemos e esta semana não pudemos facilitar... O campo é complicado e nós vamos para ganhar... Espero que seja um grande jogo... e que no fim ganhe a melhor equipa... esperando que seja a minha...

Cernache B-Campises
O Campizes vai passar um mau bocado em Cernache... Depois da vitória pela margem minima frente ao Serpinense penso que o Campizes irá ter muitas dificuldades em pontuar no Regibó perante uma motivadissima equipa B do Cernache.

Serpinense-Alfarelense
Apesar do Serpinense jogar em casa não deverá ter argumentos para o Alfarelense.

Brunhós-Penelense
Um jogo equilibrado... Na primeira volta o Penela goleou... naturalmente o Brunhós quer a desforra... O campo de Soure é enorme e o desgaste fisico demolidor... Penso que o Penela terá dificuldades em pontuar.

Belide-Ribeira Frades
Um jogo de candidatos... O Ribeira é mais forte mas o factor casa equilibra o jogo... Um empate seria um bom resultado para todos.

Carvalhense-Miro
O Miro vai ter muitas dificuldades em vencer no Carvalhal... O Carvalhense é uma equipa muito dificil e a jogar em casa motivam-se muito... Aposto num empate.

Prodeco-Santa Clara
A Prodeco é mais forte... e joga em casa... deverá vencer... no entanto caso não tenham recuperado bem do "tombo" da semana passada o Santa Clara poderá aproveitar.

domingo, janeiro 08, 2006

ARC Espariz - Cernache B (0-3)

Gostaria de dar os parabéns aos jogadores da equipa B do Cernache pela entrega e garra demonstrada no jogo contra a minha equipa... Tiveram muita sorte no jogo mas a sorte também se procura... O seu Guarda-Redes (nº12) esteve simplesmente excepcional...
Foi um jogo interessante... Na 1ª parte o Cernache entrou melhor mas a partir dos 5 minutos equilibramos o jogo... 2 bolas nos postes... e um par de belas defesas do Guarda-Redes do Cernache evitaram que marcassemos golo... O Cernache também ia tendo as suas oprtunidades através de rápidos contra-ataques e enviou-nos uma bola a poste... Pouco depois marcaram o seu 1º golo através de contra-ataque.... Depois do golo dominamos todo o jogo e começou o festival do guarda-redes do Cernache... Defendeu tudo... e quando não era o guarda-redes era o pé ou o corpo de algum colega a tapar o caminho da baliza aos nossos remates... O Cernache limitou-se a contra-atacar... e foi assim até ao final do jogo... Tivemos muitas oportunidades... mas falhámos... e como quem não marca se arrisca a sofrer... sofremos 2 golos em 2 contra-ataques na 2ª parte... um deles já nos últimos minutos... A sorte que tivemos noutros jogos não nos acompanhou neste... Até nem jogámos mal mas nem que o jogo tivesse mais 2 horas não marcavamos golo... Parecia que a bola não queria entrar... Também gostei da entrega dos meus jogadores mas acusámos a falta do goleador de serviço... que estava a cumprir um jogo de castigo... Mais uma vez parabéns aos jogadores do Cernache pela entrega e garra demonstrada... em especial ao seu guarda-redes. Com o que demonstraram neste jogo vão causar dificuldades a qualquer equipa... Gostaria de salientar o bom trabalho da equipa de arbitragem.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Jornada 16

Após umas férias de 3 semanas o Campeonato regressa... Aqui fica o meu comentário aos jogos desta semana! Claro que como todos devem saber mais de 50% dos jogos são decididos pela sorte ou falta dela... ou por factores extra jogo...

Figueiró - Tapeus
O Figueiró tem sofrido goleada atrás de goleada... mas em casa a história poderá ser outra... O terreno é dificil mas os Tapéus já o conhece (pois o seu campo é igual!)... No entanto aposto na vitória do Tapéus.

Espariz - Cernache B
Como já referi surpreende-me o lugar que o Cernache ocupa pois na 1ª volta tivemos sérias dificuldades em vencer... Vai ser um jogo muito dificil, como todos os outros, mas espero que a minha equipa ganhe...

Campizes - Serpinense
O Serpinense parece-me a equipa mais fraca do campeonato e o Campizes a jogar em casa não vai facilitar.

Alfarelense - Brunhós
Um derby... na primeira volta o Alfarelos ganhou 1-0... Tem melhor equipa que o Brunhós e deverá vencer.

Penelense - Belide
O terreno do Penelense é complicado, o que deverá complicar um pouco a vida aos jogadores do Belide... no entanto devem vencer.

Ribeira Frades - Carvalhense
Como já referi gostei muito de ver jogar o Ribeira e são sem dúvida superiores ao Carvalhense... No entanto o Carvalhense também tem pormenores interessantes e eliminou-os para a Taça... O Ribeira deverá ganhar mas com dificuldades.

Miro - Prodeco
O jogo da jornada! O terreno do Miro é complicadissimo pois o campo é quase quadrado... o que poderá condicionar muito os adversários... Os jogos tem sempre muitos golos pois o meio campo está a cerca de 14 metros (ou menos) da baliza... Ambas as equipas tem jogadores tecnicamente evoluidos... mas o colectivo do Miro parece ser mais forte... no entanto a bola é redonda e no final um empate seria bom para todos os outros....

2ª volta

Vai começar a 2ª volta e ficam para trás 14 jogos... todos eles dificeis... 7 vitórias, 2 empates e 5 derrotas... o objectivo é fazer melhor na 2ª volta... As vitórias foram a maior parte muito dificeis... as derrotas foram em jogos em que não fomos inferiores ao adversário simplesmente falhamos em alguns pormenores... e é no pormenor que se ganham jogos... Os jogos são sempre muito equilibrados e podem tender para qualquer lado... Antevejo uma 2ª volta com muito equilibrio... em quase todos os jogos... e uma luta pelos 3 primeiros lugares até ao último segundo. Uma luta que poderá ser a 5, 6, 7, 8 ou 9... dependendo dos próximos resultados