domingo, junho 29, 2008

2008/2009

Campeonatos Nacionais
2ª Divisão

A Académica

3ª Divisão
CS S. João
A Granja do Ulmeiro
GR Vilaverdense

Divisão de Honra Masculina
UDR Cernache
CCR Bruscos
GD Alfarelense
C Real Conchada
CRI Alhadense
SB União Alhadense
UD Tocha
ADC Vila Verde
CSC - Prodeco
FC Oliveira do Hospital
CSDC Ribeira de Frades
CF Santa Clara

1ª Divisão Distrital
UP Chelo
GSSDCR Miro
ARC Espariz
C Domus Nostra
AD Serpinense
Gatões FC
LM Nogueira do Cravo
C Atlético das Neves
CP Miranda do Corvo
SC Conimbricense
UR Sarzedense
UDCAS - Corticeiro de Cima
ACDR Meãs
Lagonense FC
É Espinhal ACD (Nova)
GD Tourizense (Regresso)

Desistências: Lordemão FC, AD Lagares da Beira

Divisão de Honra Feminina
GR Vilaverdense
GJ S. Tomé
CD Ourentã
A Académica
CSC - Prodeco
CA Mirandense
FC Oliveira do Hospital (Substitui UR Sarzedense)
AJED Tocha
ACDR Meãs
CRI Alhadense
CS Figueiró do Campo
GD Arouce-Praia
CCR Bruscos
CDR Penelense (Nova)

Desistências: AD Lagares da Beira

--
NOTA: Tentem utilizar este post de uma forma racional e correcta.
Á medida que surgirem novidades vão deixando que após dia 20 de Julho colocarei as tranferências, desistências e entradas no post.

FC Oliveira do Hospital - Sporting CP (5-15)

Recepção à equipa vencedora da Taça de Portugal, jogo em que recebemos as faixas e o respectivo troféu referente à conquista da 1ª Divisão Distrital.
Um jogo em que se notou claramente o facto estarmos parados há cerca de um mês, mas mesmo assim conseguimos produzir alguns bons momentos de Futsal, perante um adversário que se apresentou quase na máxima força (apenas esteve desfalcado do João Benedito).
Desta vez a moldura humanada foi mais reduzida, o que demonstra a diferença da grandeza dos clubes! :) Para compensar o Sporting brindou-nos com uma boa exibição e muitos golos que foram animando as bancadas. O importante era haver festa e golos e nesse aspecto, quem se deslocou ao pavilhão assistiu a um jogo muito aberto com muitos golos e alguns bons momentos de futsal.
Jogo que encerrou uma época, restando-me um agradecimento especial a quem nos possibilita estes momentos de convivio com os melhores.

Inicio: Carlos Oliveira (G.R.), Fábio Cintra, Nuno Oliveira, Marco Pereira e Pedro Martins.
Suplentes Utilizados: Hugo Silva (G.R), Telmo Sancho, Jorge Fileno, José Carlos, João Ferreira e Rogério Duarte.
Resultado ao Intervalo: 1-8

Marcha do Marcador:
0-1 02'13
0-2 04'10
0-3 07'59
0-4 10'25
1-4 10'34 (Marco Pereira)
1-5 11'06
1-6 15'11
1-7 16'02
1-8 17'14
------------------------------
1-9 01'47
2-9 05'08 (Pedro Martins)
2-10 05'59
3-10 09'15 (Pedro Martins)
4-10 10'56 (João Ferreira)
4-11 11'05
4-12 11'53
4-13 13'29
5-13 18'14 (João Ferreira)
5-14 19'18
5-15 19'55

quarta-feira, junho 25, 2008

A FESTA DO FUTSAL FORMAÇÃO

Preenchendo uma lacuna dos quadros competitivos nacionais, covidámos todos os campeões distritais de Futsal Júnior Feminino a participar num torneio no Pavilhão desportivo dos Lombos, no dia 5 de Julho.

12:00 - ALVALADENSE VS QUINTA DOS LOMBOS
12:45 - ALVALADENSE VS GOLPILHEIRA
13:30 - QUINTA DOS LOMBOS VS GOLPILHEIRA
14:15 - JUVENTUDE DE MALTA VS QUINTA DOS LOMBOS
15:00 - JUVENTUDE DE MALTA VS S.PEDRO DE FARO
15:45 - ALVALADENSE VS S.PEDRO DE FARO
16:30 - ALVALADENSE VS JUVENTUDE DE MALTA
17:15 - GOLPILHEIRA VS JUVENTUDE DE MALTA
18:00 - GOLPILHEIRA VS S.PEDRO DE FARO
18:45 - QUINTA DOS LOMBOS VS S.PEDRO DE FARO

19:30 - ENCERRAMENTO

quinta-feira, junho 19, 2008

FC Oliveira do Hospital - Sporting CP

"Realiza-se na próxima Sexta-Feira, 27 de Junho, pelas 21 horas, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, um encontro de carácter particular que oporá as equipas de Futsal do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (Campeão 1ª Divisão Distrital A.F.Coimbra 2007/2008) e do Sporting Clube de Portugal (Vencedor da Taça de Portugal 2007/2008).
Servirá também este evento, para se proceder à entrega das faixas de Campeão à equipa anfitriã.
Depois, do grande sucesso que foi a recente visita do Sport Lisboa e Benfica a Oliveira do Hospital, chega agora a vez de mais um histórico clube nacional."
Serve esta iniciativa para mais uma vez, e tendo em conta um dos âmbitos do nosso recente projecto iniciado em 2006, para promover o Futsal neste Concelho e Região do interior do país.
Assista ao vivo!

Os bilhetes estarão à venda nos seguintes postos:
- Balcões do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital;
- Livraria Apolo;
- Restaurante "O Cantinho";
- Restaurante "Casa Britos";
- Pastelaria "Primavera";
- Avalanche Blue.

Contactos telefónicos:
916 144 529
966 036 463
912 783 157
918 557 913

Contamos com a sua presença

Entrega Faixas ao Vilaverdense

sexta-feira, junho 13, 2008

Acreditar no Futsal 5


Acreditar no Futsal (Feminino)
14:30 Vilaverdense - Quinta dos Lombos (1-3)
15:30 Selecção Acreditar - S. Tomé (2-1)
17:30 Vilaverdense - S. Tomé (6-0)
18:30 Quinta dos Lombos - Selecção Acreditar (6-0)

Taça Acreditar no Futsal (Masculino)
16:30 Selecção Acreditar - Vilaverdense (4-1)

Maratona Futsal Feminino dos Unidos da Estação

Balanço da época 2007/2008

Mais uma época que chega ao fim, uma época em que apenas perdemos oficialmente um jogo que nos valeu a Taça Distrital... Normalmente nos balanços gosto sempre de rever o que foi escrito no passado, como forma de me contextualizar... Fui acusado de ter discurso pouco ambicioso... Ficou provado que não são os discursos que ganham jogos... É o trabalho dos atletas e de todos os restantes elementos que fazem com que isso aconteça. O meu discurso é normalmente realista... Sabia do valor da equipa mas há pormenores que por vezes definem as épocas. Normalmente os candidatos nunca passam disso mesmo... O grande objectivo para esta época, era praticar bom futsal pois estavamos conscientes que com isso os resultados apareceriam naturalmente. Em termos directivos havia o objectivo de tirar o clube da 1ª distrital, algo que na minha opinião não poderia ser feito a todo o custo mas teria que ser conseguido pela qualidade de jogo. Foi um risco assumido e acabou por dar bons resultados.
Apesar dos bons resultados tivemos uma época muito instavel a nível de plantel, com a perda de 4 atletas ao longo do nosso percurso. Três deles apenas estiveram presentes na pré-época, tendo à beira do inicio do campeonato que seguir outro caminho, por motivos profissionais e um deles por motivos académicos. Numa altura em que já não haveria hipotese de colmatar as saídas ficamos com 12 atletas, um plantel muito curto para um campeonato longo e duro em que aparecem quase sempre lesões. Esta época elas apareceram e tivemos duas complicadas, uma delas de gravidade elevada. Fizemos praticamente grande parte da época com 10/11 atletas, o que nos limitou muito, principalmente em termos de treino. Após o fim do campeonato ainda perdemos mais um atleta por motivos profissionais, um dos poucos atletas com anos de formação no futsal, ficando reduzidos a 10 atletas para o ataque à Final do campeonato e à Final-Four da Taça. Com esta instabilidade toda, não tivemos um único jogo com todo o plantel disponível.
Em termos de plano, a época foi planeada muito antes de se saber que adversários teríamos pela frente... Com as alterações na 1ª Distrital tivemos que improvisar mas conseguimos suprimir a falha temporal de começar apenas a competir em Novembro. Dois meses de pré-época, para muitos sábios exagerados, mas sabíamos que a chave da época estaria até Dezembro. Um inicio de campeonato com dois derby's e jogos com Serpinense e Miranda que seriam em teoria as equipas mais fortes e a Taça com o Bruscos que na minha opinião era uma das equipas mais fortes da Honra. Tivemos um inicio de época fantástico que culminou com a passagem à 2ª Eliminatória da Taça. Um dos melhores jogos da época foi talvez frente à CP Miranda em casa, jogo em que fizemos uma exibição muito conseguida. Quando regressámos à competição em Janeiro, mais de um mês depois do último jogo, seguiu-se uma parte da época de arranca pára, em que foi dificil apanhar ritmo competitivo. Fomos ultrapassando os nossos adversários com dificuldade em alguns jogos, mas soubemos sempre respeitá-los, tendo esse aspecto sido uma das chaves do sucesso.
Após a subida de divisão garantida, juntar o titulo foi ouro sobre azul... Foi um acréscimo, fruto do trabalho e da luta contra as muitas adversidades que tivemos esta época. A presença na final-four, era algo que todos desejamos, tivemos um percurso dificil, tal como os outros adversários, mas não nos apresentámos na final-four na máxima força. Mesmo assim conseguimos atingir a final, com a lotaria das grandes penalidades.
Em termos disciplinares, claro que as vitórias ajudaram mas tivemos apenas cartões vermelhos na Taça, dois por acumulação e um directo. Ao longo da época fomos certamente das equipas menos amareladas e mais disciplinadas. Tirando a final da Taça apenas tivemos um cartão vermelho por acumulação no primeiro jogo da época. Na Taça só tenho como ponto negativo os últimos 6 minutos da final em que houve uma desconcentração global em que os atletas acusaram a saturação e fadiga de dois dias de competição e viagens. Não serve de desculpa mas fica a experiência, pois só estando lá e errando é que podemos aprender.
Em suma, uma época dura em que lutámos muito. Tivemos um jogo com o Benfica, sendo um justo prémio para todos, jogo em surpreendemos positivamente as muitas pessoas que se deslocaram ao pavilhão. Jogar com aquela moldura humana foi magistral.
Deixo os parabéns a todos os atletas, equipa técnica, médica, directores, patrocinadores e apoiantes, pois sem eles nada do conseguido seria possível. O nosso esforço é dedicado a eles.
Finda a época 2007/2008 temos a 2008/2009, uma época de conhecimento de uma nova divisão, uma época que será muito dificil. Será uma experiência nova para todos, uma vez que estremos todos numa Divisão em que nunca competimos. Mas é para ser melhores que trabalhamos diariamente e certamente que com muito esforço e dedicação conseguiremos estabilizar o clube na mais alta divisão distrital.

terça-feira, junho 10, 2008

Campeões 2007/2008


























Balanço Divisão de Honra

Classificação Final1ª Volta2ª VoltaJogos em CasaJogos Fora

GR Vilaverdense
A melhor equipa do distrito a praticar futsal, fruto do trabalho de formação feito ao longo dos últimos anos. Na 2ª volta ainda teve alguns resultados comprometedores mas não falhou nos momentos decisivos e garantiu a subida à 3ª divisão.

CCR Bruscos
Surpresa só para quem não conhecesse a equipa do Bruscos. Tivemos o privilégio de os defrontar na 1ª eliminatória da Taça, sendo a equipa da Divisão de Honra que melhor conhecia. Muitos lances trabalhados e a grande qualidade técnica dos seus atletas fazem deles um dos principais candidatos ao título na próxima época.

GD Alfarelense
O Alfarelense todas as épocas vai fazendo campeonatos tranquilos, fruto do trabalho de consolidação que tem vindo a ser feito. Uma equipa muito dificil de bater em qualquer campo.

C Real Conchada
O Real Conchada acabou por fazer um bom campeonato, tendo ainda passado por uma mudança de treinador. Uma equipa muito experiente que faz desse aspecto a sua grande arma.

CRI Alhadense
Entraram mal no campeonato e foram subindo com o evoluir da competição. Muito boa 2ª volta que deixa boas expectativas para a próxima época.

SB União Alhadense
Um campeonato muito tranquilo para a União Alhadense que cedo amealhou pontos para garantir a manutenção e respirar tranquilidade. Uma época muito positiva em que até chegaram a sonhar com o pódio.

UD Tocha
Apesar dos problemas porque passou ao longo da época conseguiu a manutenção, tendo feito um inicio de campeonato muito bom. Com o avançar das jornadas foi perdendo o impeto derivado dos problemas do conhecimento geral.

ADC Vila Verde
Uma equipa muito irregular ao longo da época, tendo conseguido a manutenção já perto do final. Um dos totalistas da Divisão de Honra do qual se esperava melhor.

CSC - Prodeco
A Prodeco teve uma época complicada com uma mudança de treinador e muitas derrotas pela margem minima. Conseguiu a manutenção na última jornada que premeia o trabalho efectuado. Pelos resultados nota-se que é uma equipa que consegue lutar de igual para igual com qualquer adversário, precisando de melhorar ofensivamente pois foram o 2º pior ataque.

UP Chelo
Vi o Chelo por diversas vezes e sempre me pareceu ser uma equipa com algumas dificuldades defensivas. Ofensivamente possuiam um dos melhores pivot's do distrito mas defensivamente nem sempre era suficientemente eficazes. É pena que tenham descido, ainda por cima numa altura em que possuem um pavilhão com boas condições, mas muitas vezes é necessário dar um passo atrás para depois dar dois em frente. Acabaram por ser traídos pelo excesso de empates... Na próxima época poderão fazer um trabalho de consolidação e chegarem à Divisão de Honra com rotinas mais evoluidas.

GDSSCR Miro
O Miro teve uma época para esquecer. Perda de alguns atletas, a mudança de campo e reformulação do plantel levaram a que tivessem das mais fracas prestações na divisão de Honra. uma equipa demasiado habituada a jogar no antigo pavilhão de Penacova teve esta época grandes dificuldades. Ficarão marcados por terem contribuido decisivamente para a descida do Chelo.

ARC Espariz
A estreia na Honra não poderia ter sido a nivel desportivo mais negativa. Não pontuaram na estreia na Honra mas a passagem fica marcada pela remodelação do Pavilhão. Nesse aspecto, a subida de divisão foi extremamente positiva. Do plantel da época anterior apenas acabaram com 2 atletas, o que dá a entender a remodelação porque passaram... Fazer uma remodelação quase de 100% na divisão de honra é catastrófico pois a falta de experiencia é muitas vezes decisiva.

Balanço 1ª Divisão Distrital (Fase-Final)

1º e 2º
19:00 Ribeira de Frades - FC Oliveira do Hospital [2-2] (3-6) <5-8>

3º e 4º
19:00 Santa Clara - Lordemão [2-1] (3-2) <5-3>

5º e 6º
20:00 Domus Nostra - Serpinense [4-5] (5-2) <9-7>

7º e 8º
19:00 Gatões - LM Nogueira [5-5] (4-1) <9-6>

Classificação Final
1º - FC Oliveira do Hospital
2º - CS Ribeira de Frades
3º - CF Santa Clara
4º - Lordemão FC
5º - C Domus Nostra
6º - AD Serpinense
7º - Gatões FC
8º - LM Nogueira do Cravo

Muito se falou ao longo da época da diferença qualitativa das séries... Claro que a série B tinha equipas mais experientes, e tinha mais equipas. Claro que havia uma diferença, nem que fosse na experiência mas não era assim tão grande... Olhando para as classificações, a série A foi dividida em 3 (3 primeiros lutaram pela subida, os restantes à excepção do Lagares lutaram pelo 4º lugar). A série B foi também dividida em 3 (4 primeiros lutaram pela subida, os restantes à excepção do Lagonense lutaram pelo 5º lugar). Em termos comparativos eu diria que os 3 primeiros da série A lutariam de igual para igual com os 4 primeiros da série B, e os restantes lutariam entre si também de igual para igual. Arrisco a dizer que num campeonato a 17, a classificação seria semelhante à obtida no final.
O grande ponto negativo desta época foram as paragens de campeonato a que as equipas estiveram sujeitas, o que condicionou muito o seu desempenho. Há muita coisa a alterar no futsal distrital mas a menos que haja alguma assembleia-geral extraordinária, o quadro competitivo irá manter-se...

Balanço 1ª Divisão Distrital (Série B)

Classificação Final 1ª Volta
2ª Volta
Jogos em Casa
Jogos Fora
CS Ribeira de Frades
O Ribeira teve a prestação do tipico vencedor de campeonato. Não foi a melhor equipa em nenhuma das voltas mas no final ficou em primeiro fruto da sua regularidade. Teve uma prestação muito boa em casa e fora de casa conseguiu não ficar muito distantes dos melhores. Apesar de não jogar um futsal tão vistoso como o Santa Clara ou Domus, é uma equipa muito experiente e madura que aproveita muito bem as oportunidades dos adversários.

CF Santa Clara
O Santa Clara foi um equipa que teve uma derrota inesperada no Lagonense que quase poderia ter condicionado o trabalho de toda a época. Uma equipa que pratica bom futsal, já num nível próximo dos primeiros da Honra e que na próxima época poderá estar a lutar pelos primeiros lugares.

C Domus Nostra
O Domus foi das equipas que mais prazer me deu defrontar. Uma equipa com rotinas de futsal que peca por alguma inexperiência. Perdeu um jogo em casa com o Meãs que os colocou nessa altura demasiado longe dos primeiros lugares. A chave dos primeiros lugares esteve nos jogos em casa e aí eles tiveram uma derrota que os afastou.

Gatões FC
Lideraram da 1ª à penúltima jornada, também fruto de serem a última equipa a folgar. Fizeram uma 2ª volta longe da performance da 1ª te ndo pago a falta de regularidade com o 4º lugar.

C Atlético das Neves
Fizeram uma 1ª volta em que ainda morderam os calcanhares aos primeros mas uma 2ª volta muito fraca. O 5º lugar acaba por premiar a boa primeira volta e alguma evolução no seu futsal.

SC Conimbricense
O Conimbricense foi a grande desilusão da série B. Uma equipa da qual se esperava muito mas as derrotas iniciais condicionaram certamente a sua prestação. Ficaram afastados da luta pela subida no final da 1ª volta, tendo feito uma 2ª volta praticamente só para cumprir calendário.

UDCAS - Corticeiro de Cima
O Corticeiro começou mal a época e foi subindo de produção. Duplicou os pontos da 1ª para a 2ª volta o que é sinal de evolução.

ACDR Meãs
O Meãs estreou-se no campeonato, tendo ficado apenas à frente do Lagonense, mas tendo sido a chave do topo da classificação com a vitória no terreno do Domus Nostra. Não fosse a muita inexperiência dos seus atletas poderiam ter ficado pelo 5º/6º lugar. O factor casa também não os ajudou muito, terreno em que apenas venceram o Lagonense.

Lagonense FC
O Lagonense pareceu-me ter muito menos soluções que na época passada, o que os condicionou em termos classificativos. Este último lugar é sinal de que algo terá que mudar se quiserem voltar à Divisão de Honra.

Balanço 1ª Divisão Distrital (Série A)

Classificação Final 1ª Volta 2ª VoltaJogos em Casa Jogos Fora

FC Oliveira do Hospital
De uma equipa que ganha todos os jogos, pouco há a dizer. Em termos de balanço, melhor era dificil na 1ª fase do campeonato. Tivemos uma primeira volta mais tranquila que a 2ª, fruto de algumas exibições interessantes da nossa parte. Poucos serão aqueles que ganharam a sua série só com vitórias e nesse aspecto pertencemos a esse restrito grupo.

Lordemão FC
O Lordemão acabou por ser uma equipa que teve a estrelinha numa fase inicial em que ganhou quase todos os jogos pela margem minima e depois partiu para vitórias mais convincentes fruto do bom trabalho realizado. Uma equipa que fazia da garra a sua grande arma.

AD Serpinense
O Serpinense acabou por ir caindo na classificação ao longo da época, tendo feito uma 2ª volta desastrosa. Perdeu um atleta importante por lesão, o que os condicionou um pouco. Muito fortes em casa, em que apenas tiveram duas derrotas com o Oliveira do Hospital em toda a época, mas fora de casa a única vitória que tiveram foi frente ao Lagares.

LM Nogueira do Cravo
Uma equipa de 1º ano que evoluiu muito ao longo da época mas ainda está longe do patamar necessário para ficar mais acima na classificação. Fortes em casa, mas fora de casa mais discretos. O 4º lugar acabou por premiar a sua evolução.

CP Miranda do Corvo
O Miranda teve o azar de na 1ª volta nos defrontar na nossa melhor fase, tendo sido goleados quando ainda sonhavam com a subida. Uma equipa em renovação que em breve poderá sonhar com os lugares de topo, dependendo do aproveitamento da formação.

UR Sarzedense
Mais uma equipa de 1º ano que evoluiu muito, principalmente em termos defensivos. O facto de terem poucas soluções e algum excesso de veterania condicionou-os um pouco.

AD Lagares da Beira
O Lagares teve a sua primeira experiência com o futsal, apresentando uma equipa muito jovem e muito inexperiente. Não pontuaram mas certamente aprenderam muito ao longo da época.

quarta-feira, junho 04, 2008

Agenda do fim-de-semana

Liga Universitária de Futsal - Fase Final
[Pavilhão Multidesportos de Coimbra]


[Meias-Finais] Sexta-Feira - 06 de Junho

18:30 IP Leiria - AA Univ. do Minho (2-2)(1-2 prol.) [3-4]
21:00 Univ. Beira Interior - AA UTAD (2-2)(3-1 prol.) [5-3]

[Finais] Sábado - 07 de Junho
[9º e 10º]
09:30 Univ. Fernando Pessoa - AA Univ. Aveiro (4-5)
[7º e 8º]
11:00 IP Coimbra - IP Viseu (5-0)
[5º e 6º]
13:00 AA Coimbra - IP Porto (4-2)
[3º e 4º]
15:00 IP Leiria - AA UTAD (3-0)
[1º e 2º]
17:30 AA Univ. Minho - Univ. Beira Interior (2-3)

Excelente oportunidade para conhecer a qualidade do futsal praticado na Liga Universitária!

Torneio de Futsal S. M. Cortiça

Torneio Relâmpago de Futsal