sexta-feira, junho 13, 2008

Balanço da época 2007/2008

Mais uma época que chega ao fim, uma época em que apenas perdemos oficialmente um jogo que nos valeu a Taça Distrital... Normalmente nos balanços gosto sempre de rever o que foi escrito no passado, como forma de me contextualizar... Fui acusado de ter discurso pouco ambicioso... Ficou provado que não são os discursos que ganham jogos... É o trabalho dos atletas e de todos os restantes elementos que fazem com que isso aconteça. O meu discurso é normalmente realista... Sabia do valor da equipa mas há pormenores que por vezes definem as épocas. Normalmente os candidatos nunca passam disso mesmo... O grande objectivo para esta época, era praticar bom futsal pois estavamos conscientes que com isso os resultados apareceriam naturalmente. Em termos directivos havia o objectivo de tirar o clube da 1ª distrital, algo que na minha opinião não poderia ser feito a todo o custo mas teria que ser conseguido pela qualidade de jogo. Foi um risco assumido e acabou por dar bons resultados.
Apesar dos bons resultados tivemos uma época muito instavel a nível de plantel, com a perda de 4 atletas ao longo do nosso percurso. Três deles apenas estiveram presentes na pré-época, tendo à beira do inicio do campeonato que seguir outro caminho, por motivos profissionais e um deles por motivos académicos. Numa altura em que já não haveria hipotese de colmatar as saídas ficamos com 12 atletas, um plantel muito curto para um campeonato longo e duro em que aparecem quase sempre lesões. Esta época elas apareceram e tivemos duas complicadas, uma delas de gravidade elevada. Fizemos praticamente grande parte da época com 10/11 atletas, o que nos limitou muito, principalmente em termos de treino. Após o fim do campeonato ainda perdemos mais um atleta por motivos profissionais, um dos poucos atletas com anos de formação no futsal, ficando reduzidos a 10 atletas para o ataque à Final do campeonato e à Final-Four da Taça. Com esta instabilidade toda, não tivemos um único jogo com todo o plantel disponível.
Em termos de plano, a época foi planeada muito antes de se saber que adversários teríamos pela frente... Com as alterações na 1ª Distrital tivemos que improvisar mas conseguimos suprimir a falha temporal de começar apenas a competir em Novembro. Dois meses de pré-época, para muitos sábios exagerados, mas sabíamos que a chave da época estaria até Dezembro. Um inicio de campeonato com dois derby's e jogos com Serpinense e Miranda que seriam em teoria as equipas mais fortes e a Taça com o Bruscos que na minha opinião era uma das equipas mais fortes da Honra. Tivemos um inicio de época fantástico que culminou com a passagem à 2ª Eliminatória da Taça. Um dos melhores jogos da época foi talvez frente à CP Miranda em casa, jogo em que fizemos uma exibição muito conseguida. Quando regressámos à competição em Janeiro, mais de um mês depois do último jogo, seguiu-se uma parte da época de arranca pára, em que foi dificil apanhar ritmo competitivo. Fomos ultrapassando os nossos adversários com dificuldade em alguns jogos, mas soubemos sempre respeitá-los, tendo esse aspecto sido uma das chaves do sucesso.
Após a subida de divisão garantida, juntar o titulo foi ouro sobre azul... Foi um acréscimo, fruto do trabalho e da luta contra as muitas adversidades que tivemos esta época. A presença na final-four, era algo que todos desejamos, tivemos um percurso dificil, tal como os outros adversários, mas não nos apresentámos na final-four na máxima força. Mesmo assim conseguimos atingir a final, com a lotaria das grandes penalidades.
Em termos disciplinares, claro que as vitórias ajudaram mas tivemos apenas cartões vermelhos na Taça, dois por acumulação e um directo. Ao longo da época fomos certamente das equipas menos amareladas e mais disciplinadas. Tirando a final da Taça apenas tivemos um cartão vermelho por acumulação no primeiro jogo da época. Na Taça só tenho como ponto negativo os últimos 6 minutos da final em que houve uma desconcentração global em que os atletas acusaram a saturação e fadiga de dois dias de competição e viagens. Não serve de desculpa mas fica a experiência, pois só estando lá e errando é que podemos aprender.
Em suma, uma época dura em que lutámos muito. Tivemos um jogo com o Benfica, sendo um justo prémio para todos, jogo em surpreendemos positivamente as muitas pessoas que se deslocaram ao pavilhão. Jogar com aquela moldura humana foi magistral.
Deixo os parabéns a todos os atletas, equipa técnica, médica, directores, patrocinadores e apoiantes, pois sem eles nada do conseguido seria possível. O nosso esforço é dedicado a eles.
Finda a época 2007/2008 temos a 2008/2009, uma época de conhecimento de uma nova divisão, uma época que será muito dificil. Será uma experiência nova para todos, uma vez que estremos todos numa Divisão em que nunca competimos. Mas é para ser melhores que trabalhamos diariamente e certamente que com muito esforço e dedicação conseguiremos estabilizar o clube na mais alta divisão distrital.

9 comentários:

Anónimo disse...

Tu às vezes consegues ser uma pessoa bastante engraçada. "Época longa e dura", admito que soltei uma gargalhada. 12 jogos para o campeonato, adversários fracos, ui foi duríssima e longuíssima!!

Bruno Santos disse...

Caro anónimo, no estado em que este país anda até fico agradado por lhe provocar boa disposição! :)
Se apenas tivessemos tido jogos para o campeonato e tivessemos ficado abaixo do 4º lugar, ai sim a época teria sido bem mais curta. Como felizmente fomos uma das duas equipas que mais tarde acabou a época, acabámos ter ser das que teve a época mais longa, uma vez que começámos a 1 de Setembro, tal como grande parte das equipas.
Só como curiosidade foram 14 jogos para o campeonato, 8 para a Taça e 17 jogos de treino, o que dá cerca de 39 jogos. Pode não ser longa em jogos oficiais mas nem sempre isso é significado de ser curta ou fácil. Em relação à parte dos adversários fracos, certamente deverá ser atleta de outro campeonato que não o distrital, uma vez que oficialmente defrontámos por exemplo os dois primeiros da Honra pelo que estará a considerar-se muito fraquinho se fizer parte deste campeonato. Já estou a ver que me vai dizer que apenas se está a referir ao Campeonato e que a Taça para si não interessa... Pois, mas são jogos oficiais e que fazem parte da época e da minha análise! :)
Em relação à parte de dura, no distrital, e mais naturalmente na 1ª Distrital os jogos são sempre demasiado fisicos o que leva a que sejam um pouco mais duros... Poucos foram os jogos em que não tivemos alguém a sair lesionado devido a toques adversários.

Anónimo disse...

Bruno não ligues a estes anónimos porque nem sequer têm coragem de se identificar... mas isso fica ao critério de cada um... muita gente só tem inveja do que fizeste ao longo da época e como não têm respostas dignas desse nome vêm para aqui com comentários frustrados, que possivelmente reflete o seu estado de espirito... Parabéns pelo trabalho efectuado e não ligues a determinadas coisas que se escrevem aqui porque "vozes de burro não chegam aos céus", já tás na "história" deste clube e do futsal distrital e isso é que interessa... um abraço

Anónimo disse...

14? Não. Foram 12. Jogar contra Lagares da Beira não conta. Uma equipa que em 12 jogos tem 12 derrotas quer dizer... Quanto ao resto que disseste, deixei de ler quando falas nos 17 jogos treino.

Anónimo disse...

na honra entao tambem so se fizeram 20 jogos...como o espariz tem 22 jogos 22 derrotas...olha mas que lógica de atrasado ó amigo das 21:40.
é muito lindo isso de andar a rebaixar os outros clubes...ainda por cima na afc há cada vez mais clubes inscritos...

Anónimo disse...

isto e tudo uma cambada de ursos n percebem nd de futsal s percebesemm davam os parabens aos bcampeões e n aos derrotados que dever o caso do anónimo...que deve ter uma azia dakelas uiii mas vai ter k degerila...

Bruno Santos disse...

Tu não precisavas de resposta pois já te enterraste sozinho quando dizes que o jogos com o Lagares não contam... Equipas como o Lagares e o Espariz que perderam todos os jogos tem Homens com H grande que aguentaram o "barco" até ao fim e não desistiram. É bem mais dificil ter motivação para treinar quando se perde fim-de-semana atrás de fim-de-semana do que quando se ganha... E ter o número de atletas (cerca de 10-12) que, por exemplo, o Espariz teve a treinar durante toda a época não é fácil nessas circunstâncias... Pela tua resposta deves ser daqueles que diria... "Se perdesse os jogos todos ia-me embora", tal como já ouvi em alguns comentários... Enfim, é uma fraca maneira de estar no desporto. e principalmente uma fraca forma de encarar a vida... Aprende-se mais com uma derrota do que com qualquer vitória. Mas cada um tem a sua forma de estar... Por isso é que aqueles que pensam são bons (como tu aparentas ser) são muitas vezes ultrapassados pelos "fracos" que não ganhavam a ninguém.

Anónimo disse...

Não conta para a tua análise fabulosa. Ou achas que duas vitórias por quinze zero contam para a tua época "longa e dura"?

Anónimo disse...

Ó anónimo vê lá se percebes esta: Campeões, campeões, nós somos campeoes!!! E tu és o quê ?
Já me esquecia, não conta para análise mas jogámos contra o Benfica e dia 27 contra o Sporting !! eheheheh, e tu anónimo ??? Foste ver ???
V.P.