quarta-feira, junho 15, 2011

Instituto D. João V chega ao fim da linha

Escrito por José Roque

Equipa que milita na 1ª divisão do futsal nacional pôs um ponto final na modalidade após várias épocas a representar a região ao mais alto nível. Dificuldades financeiras estão na génese da decisão

"Não há condições para continuar a colocar mais dinheiro para a equipa de futsal". É desta forma peremptória que António Calvete assume o fim do futsal do Instituto D. João V, do Louriçal (Pombal). O presidente do Conselho de Administração do Grupo GPS e responsável pelo Instituto, confessa não existirem condições financeiras para continuar a apostar numa equipa que é, actualmente, uma das mais fortes do panorama nacional da modalidade.
O Diário de Leiria sabe que ontem à noite houve um jantar, em Pombal, com os responsáveis da instituição e da modalidade, juntamente com os jogadores, para informá-los desta decisão "irreversível".
Quem não está convencido do fim da modalidade é Ventura Pereira, director do futsal do Instituto D. João V, que ainda vê uma luz ao fundo do túnel. "Há ainda uma pequena possibilidade de o futsal continuar. Há a vontade de várias pessoas para que isso aconteça já que no Instituto tem sido feito um trabalho de grande qualidade por parte dos jogadores, treinadores e dirigentes que prestigiaram a equipa e a própria modalidade a nível nacional", afirma Ventura Pereira.
Quem não admite outro cenário é António Calvete. "A decisão está tomada. Claro que há sempre a possibilidade de aparecerem investidores que queiram apostar na equipa mas esse é um cenário muito remoto", assumiu.

Cedência de direitos desportivos em causa

Uma das questões que está em cima da mesa é a possibilidade do Instituto D. João V ceder os seus direitos federativos e desportivos de participar na 1ª Liga Portuguesa (Futsagres) a outra equipa da região de Leiria.
"A Académica de Coimbra subiu agora de divisão pelo que não é uma opção válida mas, por exemplo, se a União de Leiria, que está na 3.a divisão nacional, estiver interessada poderemos entrar em negociações", frisou António Calvete.
Contactado pelo Diário de Leiria, Carlos Serra, coordenador do futsal da União, mostrou-se surpreendido com o fim do Instituto D. João V, admitindo, no entanto, ficar satisfeito com a possibilidade de ficar com os direitos desportivos de participação na Futsagres.
"Quero lamentar muito essa notícia porque o Instituto foi durante muitos anos uma referência do futsal a nível regional e a nível nacional, apresentando sempre muita qualidade e atingindo altos patamares competitivos", sublinhou Carlos Serra, acrescentando que, apesar de ter sido "apanhado de surpresa", ficaria "muito satisfeito" com a possibilidade de ver a União de Leiria na 1.a divisão.
Recorde-se que à semelhança de outras épocas, esta temporada, o Instituto D. João V ficou em quarto lugar no campeonato, na fase regular, tendo sido afastado pelo Benfica nas meias-finais do 'playoff' de apuramento do campeão nacional.

27 comentários:

Anónimo disse...

se ninguem comprar os direitos do D.João V quem sobe? Olivais?

anonimo disse...

Tenho muita pena do Instituto Dom João V acabar, deslocava-me muitos quilometros para ir ao Louriçal ver os grandes jogos.
Mas tambem digo uma coisa que acho que é muito importante:
Acabam, mas saiem pela porta grande e mais vale sair assim, do que andar a fazer fracas figuras como certas equipas que investem demais e depois levam goleadas aos 20 e 21, para mim quem não tem condições deve arrear e não andar a arrastar-se.
Parabens ao Instituto pela forma ombreosa como lidou com o futsal ao longo destes anos.
Foi uma decisão dificil, acabar, mas,muitas vezes,as decisões dificeis, são as mais correctas, para mim, o Instituto deixou uma imagem muita positiva aos amantes da modalidade, até neste momento em que estão a despedir-se da modalidade estão a fazê-lo do modo correcto.

Espero que um dia possam regressar quando voltarem a ter condições.

Assin: Amante da modalidade

Anónimo disse...

Debandada geral do instituto. Clubes de coimbra a aproveitarem. AAC de certeza e até talvez o S.joao. De gk estao as duas equipas servidas, portanto é trazer os melhores jogadores de campo para ca :D

Anónimo disse...

Segundo o diário das beiras, Mourão certo no S.joao.

Mais um que vem do instituto.

Boa contratação.

Anónimo disse...

Visto esta triste noticia, a academica só tem de aproveitar, Fabio Aguiar, Nino, Castro... a academica tem dinheiro, é aproveitar...

Anónimo disse...

Notícia triste para o futsal nacional mas quem lucra é o futsal de Coimbra. Para além da possibilidade de reforço das equipas da AAC e S. João, com esta desistência ou cedência de direitos (o que é improvável porque o prazo para cedência de direitos termina hoje) o Santa Clara garante um lugar na 3ª divisão nacional. Pela 1ª vez a cidade de Coimbra terá 3 equipas nos nacionais!

Anónimo disse...

S.João a negociar cedência de direitos!!!

Anónimo disse...

tao pk n uma permuta entre o instituto e a uniao de leiria, ficam com os direitos um do outro e já n acaba o instituto

Anónimo disse...

Não é o são João é o Quiaios!!!

Anónimo disse...

bruno com tudo isto existe a possibilidade de subir uma equipa de coimbra?

anonimo disse...

Lol, o Quiaios na 1ª divisão, só se for distrital, que é o lugar deles.

Anónimo disse...

anónimo das 15:53, ''Pela 1ª vez a cidade de Coimbra terá 3 equipas nos nacionais!'' , então e a época passada? Académica, S. João, AGU , Grv e CRIA ? isso era onde? Distrital? LOOOOOL

Anónimo disse...

o santa clara nao tem meios financeiros para as despesas duma 3 nacional.ja nas provas da afc é um milagre

Anónimo disse...

segundo o o site do jornal record, o nacional na 3ª divisão tambem desiste...

Anónimo disse...

Só os reforços da Academica é que tem direito a noticia neste blog? :S

Bruno Santos disse...

Caro anónimo,
Terão direito a noticia todos os reforços de todos os clubes, desde que me façam chegar as noticias por e-mail ou me enviem o link da noticia. A Académica publica no site e no seu espaço no facebook, o que facilita a que tome conhecimento das mesmas. Infelizmente não me é possível diariamente ler os jornais do Distrito... Quem quiser pode digitalizar e enviar eventuais noticias por e-mail. Os visitantes agradecem e a administração também!
Abraço

Anónimo disse...

Entendo Bruno :)

Anónimo disse...

russo no sao joao

Anónimo disse...

Anónimo das 19.46, o outro anónimo não disse distrito de Coimbra. Disse que pela primeira vez a CIDADE de Coimbra iria ter três equipas no nacional.
O que é, de facto, mentira, Académica, Real Conchada e Santa Clara, há uns largos anos estiveram ao mesmo tempo nos nacionais. Aliás, pouco tempo depois, Académica, R. Conchada, S. João e Cernache (não se conta como sendo da "cidade" de Coimbra) estiveram todos na mesma divisão!

Anónimo disse...

Russo no S.joao!? É alguma piada?

Anónimo disse...

2º Torneio Quiaios Clube Futsal

24,25 e 26 de Junho
Pavilhão do Colégio de Quiaios

Prémios

para 16 equipas
1Prémio 600 Bolas/Troféu
2Prémio 300 Bolas/Troféu
3Prémio 150 Bolas/Troféu

Para 12 equipas
1Prémio 500 Bolas/Troféu
2Prémio 250 Bolas/Troféu
3Prémio 150 Bolas/Troféu

Troféus

Melhor marcador
Guarda redes menos batido
Melhor Jogador do Torneio
Taça de Bar
Taça disciplina

ARBITRAGEM FEDERADA

INSCRIÇÂO 150 Bolas

Contactos

Marco Dias 969416255
Ramon Oliveira 925192676
Rui Mamede 965490756
Francisco Loureiro 967354442

Anónimo disse...

russo vai de cavalo para burro...

Anónimo disse...

mas o Russo apesar de bom jogador, não tem categoria para a 1ª Nacional...

Anónimo disse...

Para a 1ª divisao para o ano so deve ficar pinto e pedro marques batalha edivaldo moreira barao picasso e parrança .
o resto coloquem nos onde quiserem. nao tem ja andaca para 1ª.

Anónimo disse...

Parrança? LOL

Ivan nao? Esta velho e pesado ma ainda dá jeito!

Anónimo disse...

parrança fraco, ivan tem de ficar

Anónimo disse...

parrança e enorme que sentido tactico, futsal nao e so marcar golos enfim!