segunda-feira, agosto 16, 2010

Fim do 5x4 para posse de bola!

O comunicado da FIFA em Inglês tem algumas incorrecções que os comunicados em Francês e Espanhol não têm... Assim, a dúvida sobre uma regra que tinha escrito não fazer sentido, está desfeita. A partir de agora quem quiser jogar em 5x4, só com o Guarda-Redes no meio-campo ofensivo!

Las Reglas del Juego de Futsal se han revisado recientemente. Como consecuencia, se han introducido modificaciones importantes en la forma en la que este deporte se jugará a partir de ahora.

Los tres cambios básicos afectan a la Regla 7: la duración del partido; a la Regla 12: faltas e incorrecciones; y a la Regla 16: el saque de meta.

La primera de dichas modificaciones, la que afecta a la Regla 7, estipula que el periodo de juego terminará sólo cuando un disparo a puerta haya llegado a su destino, tras la finalización de un lanzamiento penal o de la repetición de un lanzamiento penal, o de un tiro libre directo. El silbato del árbitro se encargará de determinarlo, como en el caso del fútbol playa.

Los cambios de las Reglas 12 y 16 afectan a los guardametas. A partir de ahora se concederá un tiro libre indirecto si, después de haber puesto en juego el balón, el portero vuelve a tocarlo en su propia mitad de la superficie de juego tras el pase voluntario de un compañero, sin que el balón haya sido jugado o tocado por un adversario. El tiro libre indirecto se lanzará desde el lugar donde se haya cometido la infracción.

Anteriormente, un guardameta podía jugar en posición “volante” y tocar de nuevo el balón si éste había cruzado la línea de medio campo. Esto ya no es posible. Los guardametas sólo podrán jugar el balón en su propia mitad, durante menos de cuatro segundos, y sólo podrán tocarlo de nuevo si antes lo ha tocado un rival.

Esta medida resultará decisiva para evitar tácticas defensivas, en las que el “quinto” jugador, es decir, el guardameta, se dedique a tocar constantemente el balón en su propia mitad del campo. Ahora, si un equipo desea jugar con un meta volante para no perder un partido, el portero tendrá que cruzar al otro lado de la línea de medio campo.

Las Reglas del Juego de Futsal revisadas se pueden consultar en formato PDF con sólo hacer clic en el vínculo situado a la derecha de la página.

Links:

19 comentários:

Gonçalo Martins disse...

mas o que é isto???
qualquer dia o guarda redes nem pode jogar a bola com os pés, so a pode defender -.-

Anónimo disse...

Esta alteração é uma aberração. Não tem lógica.
Conforme estava, estava muito bem. As equipas, nomeadamente, os treinadores, é que se têm de moldar ás regras e não o inverço.
É uma estupidez.

Bruno Santos disse...

Caro anónimo deixe discordar. Esta alteração acaba com os jogos pachorrentos em que determinadas equipas faziam uso do 5x4 sem objectividade... Pelo que me parece, as equipas moldaram-se até bem demais às regras, tirando o maior proveito possível disso. E o abuso do jogo de 5x4 para posse de bola modificou o jogo de tal forma que, da forma como está, tornou-se feio e principalmente desmotivante para o espectador. É uma regra com o objectivo de defender o espectáculo e a modalidade.
Agora sim, os treinadores terão que se moldar às novas regras, arranjando alternativa aos períodos de 5x4 em que simplesmente tiravam a posse de bola ao adversário sem objectividade! Até porque o 5x4 com liberdade de toques para o GR continua a poder ser utilizado, mas a partir de agora, apenas com o GR no meio campo ofensivo.

Anónimo disse...

o que vai acontecer, é que se vai continuar a fazer o 5x4 "pachorrento" mas em vez de ser o GR avançado a jogar atrás do meio campo, será outro jogador e o GR avançado jogará noutra posição (na ala ou até mais interior, na linha de fundo só conheço um treinador amigo que o faz... é para surpreender!! ;))... as equipas com qualidade de jogo não terão problema em colocar o GR avançado noutra posição que não no centro e atrás do meio campo.

AbÇ
MF

Bruno Santos disse...

Caro MF:
Por acaso antes de responder ao anónimo tinha pensado nessa situação e até nesse treinador amigo! :) Mas com GR na ala é um 5x4 mais arriscado que o actual (Até porque a distância da baliza à lateral é superior) e que não se poderá fazer com tanta frequência como se faz agora na versão "pachorrenta" em que o GR jogava bem atrás do meio campo e ia subindo gradualmente, demorando em alguns caso muito tempo até passar o meio campo! :) Note-se que o GR só poderá voltar a tocar na bola no meio campo ofensivo... Ou seja, é necessário que a equipa consiga manter a posse de bola entre os outros quatro o tempo suficiente para que o GR ultrapasse o meio campo ou então que esta seja tocada pelo adversário.
Abraço

Anónimo disse...

Bruno diz me se estou correcto, Coloco a bola em jogo junto a minha area, a bola passa o meio campo anda sempre no pe da minha equipa e se me passarem a bola nao lhe posso tocar? So posso voltar a tocar se sair pela lateral ou tocar num adversario? :S

Acho uma treta se for assim :x

Bruno Santos disse...

Exacto, correctíssimo. As regras nem sempre agradam a todos... O GR deixa de ser um elemento tão importante para reorganização ofensiva, beneficiando as equipas mais activas em termos defensivos.

Anónimo disse...

É certo que a alteração da regra do 5x4 não agrada a todos, tal como DEUS, também não.
A minha opinião é que esta regra deveria ser utilizada só quando uma equipa se encontra em desvantagem no resultado(tendo por objectivo ficar em vantagem)e não como vinha sendo usada, não só com aquele objectivo mais também com o objectivo de manter a posse de bola e evitar que a equipa adversária em desvantagem conseguisse a posse de bola, fazendo com que o jogo se torne monótono e desinteressante.
Partilho da tua opnião, Bruno, com a mudança o jogo vai ficar menos monótono e quem quiser arriscar... vai correr riscos maiores. Quem gosta de futsal, gosta de ver um jogo movimentado e emotivo e não um jogo parado...

Anónimo disse...

Boas,

ou seja, a partir de agora só se pode jogar no 5X4 no meio campo ofensivo, e o GR só pode tocar nela caso esta toque no adversário ou saia pela linha lateral.

Então e se for feita uma substituição? Ou seja o GR põe a bola em jogo e faz substituição, esse jogador que entra pode tocar na bola?, mesmo que no meio campo ofensivo?

E gostaria também de saber se isto sempre avança por Portugal também?

RR

João Filipe disse...

Bruno uma perguta

Este texto aqui publicado é tirado de uma tradução da federação espanhola,a pergunta é:A nossa federação é obrigada a implementar já este ano esta regra,ó esta nova regra só se aplica em jogos internacionais de clubes e de seleção?????

Bruno Santos disse...

Ora bem, se o Guarda-Redes for substituído o elemento que entra não deixa de ser considerado Guarda-Redes... Portanto é como se fosse o mesmo jogador. As regras não se referem ao atleta em si, mas sim a quem ocupa determinada posição, independentemente de ser ou não substituído. Já antes era assim para a situação em que os toques limpavam no meio-campo.
E sim, penso que isto avançará em Portugal. Segundo informações que obtive a FPF irá corrigir o comunicado que enviou, o qual continha alguns erros grosseiros.

Bruno Santos disse...

O texto não é da Federação Espanhola, mas sim do site da FIFA. As línguas oficiais da FIFA são Inglês, Espanhol, Francês e Alemão. No Futsal o texto de referência deveria ser o Espanhol, porque a probabilidade de correcção é muito maior (Naturalmente os Espanhóis primeiro que nós, leram a carta da FIFA e fizeram as devidas correcções). O texto em inglês muitas vezes é escrito por elementos cuja língua nativa não é o inglês ou então se a língua nativa for o inglês é natural que não estejam tão por dentro da modalidade como os Espanhóis.
Não percebo é como é que ninguém dentro da nossa federação tentou perceber o texto antes de o colocar num comunicado, o qual apenas deveria ter saído para os clubes depois de corrigidos os erros.
Não tenho a certeza, mas penso que não somos totalmente obrigados a adoptar as regras (A Espanha já teve regras diferentes), mas dá jeito estar conforme mandam as regras internacionais.

Anónimo disse...

Gostaria também Bruno que me exclarecesse se os 15 jogadores de banco é para distrital, nacional e selecções?

Abraço

RR

Bruno Santos disse...

Essa não tenho a certeza... Mas parece que sim. O texto diz que "Em todos os outros jogos (que não sejam da selecção A) podem ser utilizados mais de 10 substitutos"... Ou seja, as Competições Nacionais estão ai incluídas... Agora a FPF tem no comunicado oficial nº 1 que apenas permite 7 substitutos... Se isso não for alterado nos jogos dos Nacionais será o máximo, no distrital ainda não vi o que está escrito certamente deverá ser o mesmo.

Anónimo disse...

ENTÃO BRUNO VOLTANDO AO MESMO ASSUNTO DO 5X4 EXPLICA-ME UMA COISITA...

- Tenho posse de bola, quero mantê-la, retiro o GR, coloco um jogador de camisola diferente, 5º jogador, que se coloca imediatamente no 1/2 campo adversário, faço recuar para o meu 1/2 campo outro atleta, neste caso o meu verdadeiro quinto jogador, e jogo legal E LIVRAMENTE como na época anterior. O meu jogador mais recuado é um "jogador de campo" como os outros 3, com o "CAMISOLA DIFERENTE" a jogar no lugar que eu bem entender no meio campo ofensivo, por exemplo junto a uma das alas mais perto do seu banco de suplentes para alguma eventualidade.... O unico óbice é que só ele pode jogar com as mãos na área, mas não é para isso que eu o quero...quero é manter posse ou atacar mais vezes a baliza adversária. É só rir. Estou correto não estou.??? Afinal está tudo na mesma...Acho que só muda MESMO a posição do verdadeiro 5º jogador.

Desejo-te muitas felicidades.
Um abraço
Paulo Santos

Bruno Santos disse...

Cada um de nós tem uma concepção diferente do jogo, portanto é natural que haja opiniões distintas sobre este assunto. Eu também penso que está tudo na mesma, mas só depois de o Guarda-Redes passar o meio-campo... Agora, a dificuldade e grande diferença é fazer com que o GR passe o meio-campo... Claro que após uma bola parada no meio-campo ofensivo pode-se sempre utilizar o 5º elemento como antigamente, colocando o GR na ala... A questão maior é evitar com que o GR funcione 40 minutos como "jogador de campo defensivo" após a bola ultrapassar o meio-campo. Antes mal a bola passava o meio-campo podias começar logo a jogar de 5x4... Muitas vezes o GR já estava aos 10/15 metros, e quando a equipa ultrapassava o meio-campo devolvia, e era o próprio GR a subir com a bola... Agora vai ser muito mais difícil fazer isso... Primeiro é preciso que a equipa mantenha a posse de bola enquanto o GR avança no terreno até passar o meio-campo, para funcionar como 5º elemento no meio-campo ofensivo... E depois, enquanto jogam 4x4, o adversário poderá ser muito mais agressivo inibindo o GR de subir devido ao risco de deixar a baliza aberta... Ainda há outras questões, pois ter o Guarda-Redes na ala para quem quer "queimar" tempo acarreta mais riscos, e tudo o que envolve a sua subida para lá do meio-campo. Penso que não muda apenas a posição, mas veremos... Claro que continuará a haver 5x4, mas na esmagadora maioria das vezes será utilizado no final dos jogos e sempre com objectivos ofensivos, ao contrário do que estava a suceder. Agora cabe aos treinadores dar a volta à questão como lhes for mais conveniente... Neste momento é muito mais fácil preparar uma equipa em termos defensivos para não levar com 5x4 40 minutos, isso é certo...
Apesar das alterações profundas no plantel do Belenenses (Que até exigiriam mais 5x4, pois tem menos qualidade individual), estou curioso para ver como o Belenenses vai fazer funcionar o 5x4 como o fazia até aqui... A mim parece-me que só o irão utilizar em situação de desespero... Mas veremos...
Um abraço e muitas felicidades também para ti.

treinador futsal disse...

Atenção k são situações diferentes consoante o redes libertar a bola após defesa e libertar a bola num lançamento de baliza! o cardoso tem o trabalho pronto há mais de um mês e já enviou pros arbitros fifa e treinas k lho pedirao! mas nós vamos discutir aqui e lançar a confuzao.
treinador futsal

Bruno Santos disse...

Sim, tem razão. Quando li essa alínea não tomei a devida atenção... O Lançamento de Baliza tem lei própria, indicando que o GR só pode voltar a tocar na bola quando ela tocar no adversário... Ou seja, mesmo ultrapassando o meio-campo não pode tocar na bola sem que ela toque primeiro o adversário. Isto ainda reforça mais as diferenças para a utilização do 5x4...

Anónimo disse...

Boas Bruno, parece que a FPF suspendeu as regras para analise...

No entanto e mais ridiculo me parece agora a alteração da numeração, ou seja, no comunicado 70 a FPF diz que a numeração obrigatória passa a ser de 1 a 15 sendo o 1 o Redes!
Ora e aqueles clubes que já têm equipamentos com outros numeros? E avisam isto a poucas semanas do inicio dos campeonatos? isto faz sentido!!!??

RR