sábado, agosto 14, 2010

Taça AF Coimbra 2010/2011

Tal como aconteceu a época passada, a AF Coimbra deve pretender alterar à ultima da hora os regulamentos de modo a que o CF Santa Clara, o CS Ribeira de Frades e a SB União Alhadense possam participar na edição desta época da Divisão de Honra com os seus campos habituais (Pav. Santa Clara, Pav. Álvaro Torres e Pav. Carvalhal). Não discordo da alteração e dando-a como um dado adquirido, penso que se abre um precedente para que a forma de disputa da Taça AF Coimbra possa também ser alterada, mas esta terá que ser antes do sorteio. Neste momento temos uma 1ª eliminatória na qual jogam todos os clubes, ficando nas seguintes eliminatórias isentos os clubes necessários para se obter um número potência de 2 (2, 4, 8, 16, 32). Já sabemos que assim podemos ter equipas isentas duas vezes, isentas no acesso à final-four, etc... Para alterar isso basta algo tão simples como alterar a ordem das eliminatórias (tal como se fez no Futsal Feminino o ano passado). Se a meio da época não quiserem andar a protestar porque a equipa A ou B chegou à final-four sem jogar, por exemplo, peçam à AF Coimbra esta alteração para todos os escalões... Mas peçam mesmo! É só colar num fax e enviar, penso eu! Não se fiquem só por dizer que poderá ser uma boa ideia!

Texto actual:
1400.01 - A "Taça Associação de Futebol de Coimbra" de FUTSAL será disputada por eliminatórias, a duas mãos, por todos os clubes participantes nos Campeonatos Distritais de Honra e I Divisão desta Associação, a saber:
1ª Eliminatória
Participam todos os clubes indicados em 1400.01.
2ª Eliminatória
Participam os vencedores da 1ª Eliminatória.
NOTA: A partir daqui e mediante o número de clubes filiados, haverá tantas eliminatórias quanto as necessárias, não havendo repescagem. Passarão a ficar isentos os clubes necessários nas diversas Eliminatórias, a partir da 2ª, inclusive, até que seja possível chegar a um número par divisível por 2 (dois) até à Final Four.

Proposta de novo Texto:
1400.01 - A "Taça Associação de Futebol de Coimbra" de FUTSAL será disputada por eliminatórias, a duas mãos, por todos os clubes participantes nos Campeonatos Distritais de Honra e I Divisão desta Associação.
1400.02 - Se o número de participantes inscritos na prova é uma potência de 2 (2, 4, 8, 16, 32...), não há lugar a isenções.
1400.03 - Sempre que o número de participantes não for uma potência de 2, a isenção de equipas deverá verificar-se apenas na 1ª eliminatória. Para isso, e para calcular o número de equipas isentas na 1ª eliminatória, deverá subtrair-se o número de equipas participantes, da potência de 2 que lhe é imediatamente superior.
1ª Eliminatória
Participam todos os clubes indicados em 1400.01.
2ª Eliminatória
Participam os vencedores da 1ª Eliminatória.
NOTA: A partir daqui e mediante o número de clubes filiados, haverá tantas eliminatórias quanto as necessárias até se chegar ao número de quatro equipas que terão acesso à Final Four.

Exemplos para o ponto 1400.03:
a)
N.º de participantes .................................... 21
Potência de 2 maior do que 21 .................. 32 (2^5)
Nº de equipas isentas (32 – 21) ............... 11
Nº equipas não isentas .............................. 10 (5 jogos)
Nº equipas na eliminatória seguinte ........ 11 + 5 (apuradas) = 16

b)
N.º de participantes ................................... 14
Potência de 2 maior do que 14 ................. 16 (2^4)
N.º de equipas isentas (16 – 14)............... 2
Nº equipas não isentas ............................. 12 (6 jogos)
Nº equipas na eliminatória seguinte ....... 2 + 6 (apuradas) = 8
Com o modelo actual, com 14 equipas acontecerá o mesmo que aconteceu a época passada na Taça Masculina: Jogam 7 contra 7, apurando 7 equipas... Na eliminatória seguinte, e de acesso à final-four, ficará uma equipa isenta que se apurará automaticamente!

c)
N.º de participantes ................................... 13
Potência de 2 maior do que 13 ................. 16 (2^4)
N.º de equipas isentas (16 – 13)............... 3
Nº equipas não isentas ............................. 10 (5 jogos)
Nº equipas na eliminatória seguinte ....... 3 + 5 (apuradas) = 8
Com o modelo actual, com 13 equipas poderemos ter uma equipa a chegar à final-four sem jogar. Isto porque na 1ª eliminatória ficará uma equipa isenta e jogarão 6 contra 6. Na 2ª eliminatória, como temos 7 equipas ficará uma isenta que poderá ser a mesma da 1ª eliminatória!

6 comentários:

Anónimo disse...

O Pavilhão do Carvalhal, normalmente utilizado pela SBU Alhadense, tem as medidas indispensáveis (dentro das normas). O Senhor está muito mal informado e deveria ter-se informado antes de colocar este post.

Anónimo disse...

Porque não mencionou os recintos da Prodeco e do Miro???

Bruno Santos disse...

Caro amigo a informação foi do próprio Presidente da SBUA que na última reunião entre clubes na AFC indicou que o mesmo não teria as medidas obrigatórias. Se errei peço desculpa, mas a informação que tinha é que faltam 1 ou 2 metros para ter as medidas regulamentares.
Relativamente ao recinto da Prodeco penso ter 40x20, e o Miro na última reunião indicou que para eles não seria entrave algum ter que mudar de pavilhão se a isso fossem obrigados.
Aproveito para relembrar que o ponto chave do post não são as medidas! São as alterações na Taça....

Richartz disse...

Ainda tens de fazer a "pápa" para os clubes? Pobre futsal, que caminho segues...

Anónimo disse...

boa noite,

Bruno em relação ao Pavilhão do Carvalhal, as suas dimensões são: comprimento superior a 40m e largura 19,70 m.

ManuelCantante

Anónimo disse...

o miro nao acabou'