domingo, maio 22, 2011

ADC Vila Verde - Lagonense FC [3-1]

por Fernando Filipe:

Mais uma vez tenho de começar por referir que os tempos que aqui coloco são uma estimativa.

ADC Vila Verde:
5 inicial: Gil (GR), Taborda, Sá, Abreu (cap.), Diogo
Banco: André, Rui Marques, João, Rafael
Tr.: Afonso

Lagonense FC:
5 inicial: João, Messias, Nélson, Guilherme (cap.), Mário
Banco: Amaral, Miguel, Litos
Tr.: João Moura

Arbitragem:
Árbitros: Nuno Nascimento e António Paiva
Cronometrista: Paulo Cabete

Começaram as equipas a jogar em 3:1 com um pivot bem definido, Sá pelo Vila Verde e Nelson pelo Lagonense, e o primeiro bloco defensivo a aparecer na linha 3, mas sem grande pressão, só a partir da linha 4 é que as equipas, aí sim pressionavam mais fortemente. Mesmo assim foi o Vila Verde que começou mais forte, a desperdiçar a primeira oportunidade logo nos primeiros segundos por Diogo a passe de Abreu. Pouco depois Abreu tem nova oportunidade. Prometia, mas não se cumpriu, porque depois o jogo teve 3-4 minutos algo "chatos" com muitas cautelas e as equipas a preferirem o passo longo e directo para o pivot. À passagem do 6 minuto nova oportunidade para o Vila Verde com Taborda a enviar a bola ao poste de João. Dois minutos depois a primeira jogada de perigo do Lagonense através de uma jogada individual de Nelson, mas a defesa do Vila Verde a resolver "in extremis".
A partir dos 10 minutos o Vila Verde sobe as suas linhas defensivas, começa a pressionar mais, e passado 1-2 minutos fruto dessa pressão, Rafael recupera a bola, coloca em Abreu e este isolado faz o primeiro golo. Após este primeiro golo o Vila Verde volta a baixar as suas linhas defensivas e o jogo torna-se incaracterístico, ataques e contra-ataques sucedem-se com muitas perdas de bola, na maior parte das vezes, mais por demérito dos ataques. Ao minuto 15, entra no Lagonense Miguel e a equipa tem um ligeiro ascendente e faz dois, três remates com algum perigo pelo seu capitão Guilherme. Apercebendo-se disso mesmo Afonso pede um tempo morto e a equipa de Vila Verde volta a serenar e pega novamente nas rédeas do jogo, criando várias situações de perigo até ao final da 1ª parte, estando Abreu em quase todas essas situações, mas sem conseguirem marcar. E assim chegou o intervalo.
No início da 2ª parte o figurino do jogo não se alterou, começou mais forte o Vila Verde a criar várias situações de perigo, só que agora mudaram os protagonistas Taborda e Rui Marques iam pondo a defesa do Lagonense em constantes sobressaltos e aos 2 minutos Rui Marques remata, a bola desvia em Taborda ou em Amaral (sinceramente não me apercebi em qual dos dois foi) 2-0. Bola ao meio, o Vila Verde recupera a bola e Taborda a rematar ao poste. Passados poucos segundo, nova recuperação de bola por parte do Vila Verde, contra-ataque, mas este foi mal definido e Abreu "só" conseguiu ganhar um livre à entrada da área, mais um minuto passado e nova oportunidade por Taborda, João a sair bem e a anular. Foram minutos complicados para o Lagonense que depois do minuto 8 começou a ter mais bola, começa a pressionar mais à frente, mas é o Vila Verde que faz o 3-0, aos 9 minutos por Rui Marques, após assistência de Taborda. A partir daqui o Vila Verde recua mesmo as suas linhas defensivas, o Lagonense assume o comando do jogo, mas cria poucas situações de perigo, os remates que faz são de longe e das poucas vezes que consegue chegar à área do Vila Verde, teve em Miguel o seu principal impulsionador que em duas jogadas assistiu Mário (na primeira) e Nelson (na segunda). Aos 16 minutos surge o 3-1 num livre directo por Guilherme que rematou colocado ao ângulo superior esquerdo da baliza de Gil.
Depois do golo do Lagonense, o jogo volta a ter muitos ataques seguidos de contra-ataques, mas em nada se alterou.
Num jogo, nem sempre bem jogado, sobretudo quando as equipas optaram por fazer um jogo mais directo, ganhou bem o Vila Verde.
Destaco no Vila Verde, Abreu, fez uma grande primeira parte, caiu muito na segunda, Taborda esse sim, foi muito mais regular durante todo o jogo. No Lagonense, Guilherme também esteve muito melhor na primeira parte, mas seria na segunda que marcaria o golo, Miguel também foi dos mais esclarecidos.
Num jogo em que os jogadores não complicaram muito, a equipa de arbitragem (com um ou outro erro) também não.

8 comentários:

Anónimo disse...

Fernando Filipe, desculpa que te diga, não pertenço nem a uma nem a outra equipa, mas a pior equipa foi a de arbitragem, digo mesmo até podes ser um bom comentador desportivo, mas de arbitragem não percebes mesmo nada, os homens do apito foram mesmo muito fraquinhos.

Anónimo disse...

não fosse a arbitragem sempre de mau nível e estas duas equipas estavam a esta hora a disputar taco a taco com o benfica e sporting o titulo.

Anónimo disse...

Meus caros o nivel de arbitragem distrital, está bem acima do nível de jogo. tenho dito...

Anónimo disse...

Mais uma boa crónica de jogo.

Anónimo disse...

A sorte é que a arbitragem é sempre como o famoso "se" .... SE a bola tivesse entrado, SE nao tivessemos falhado tanto, SE o GR da outra equipa não defendesse.... so que o SE nunca ganhou campeonatos nem marcou golos, e o mesmo acontece com a arbitragem em Coimbra .... Temos grandes e óptimos valores, nao só a nível nacional como no distrito ;) E quem acha que é fácil que vá lá fazer umas perninhas

Anónimo disse...

Disse que não responderia a anónimos e como acho que isto não é uma resposta mas sim uma proposta dirijo-me ao anónimo(a) de 22 Maio, 2011 20:17.
Posso não perceber nada de arbitragem (se calhar até tem razão), mas como o(a) senhor(a) parece ser um(a) especialista, podia-mos começar a fazer as crónicas juntos, eu faço os comentários dos jogos e o(a) senhor(a) faz os comentários da arbitragem. Que me diz?
Fica o meu e-mail para assuntos relacionados com o futsal: sflpe@sapo.pt, concerteza que o Bruno não se vai importar e as crónicas ficariam muito mais enriquecidas.

Fernando Filipe

Torneio futebol crac disse...

Esse Miguel e um grande jogador,ja o vimos actuar no torneio do crac e daqueles pes so sai magia.Tinha capacidade para outros voos.

Anónimo disse...

è preciso ser conhecedor das leis de jogo meu caro, para poder analisares o trabalho da equipa de arbitragem.