domingo, maio 15, 2011

CF Santa Clara - CSC Prodeco [2-3]

por Fernando Filipe:
Ao começar esta crónica, gostaria de referir que os minutos que aqui vou colocar, são uma estimativa, pois o Pav. de Santa Clara não tem cronometro.

Santa Clara:
5 inicial: Sérgio (GR), Tomé, Luís, André Madeira, Amado
Banco: Pessoa, Filipe, Bruno Santos (cap.) Rafael, Paulo Rodrigues, Afonso (GR)
Prodeco:
5 inicial: Rodrigo, Zé Bandeira, Viegas, Simão, Geninho
Banco: Vítor Hugo (GR), Paulo Fontes, Rui Finfas, Nuno Oliveira (cap.), João, Rafael

Para começar a equipa de Santa Clara ainda a esta hora estará a perguntar: como é que perdeu o jogo? Mas é a velha máxima quem não marca...
O jogo começou com as equipas a revelarem respeito a mais pelo adversário, embora o Santa Clara jogasse mais rápido que a Prodeco os caminhos para a baliza de Rodrigo estavam fechados, ambas as equipas a jogarem em 3:1 mas com interpretações bem diferentes o Santa Clara com constantes trocas de pivot e a Prodeco com Simão mais fixo na frente.
A velocidade do jogo não era muita (existe sempre a desculpa do muito calor que se fazia sentir dentro do Pavilhão), mas aos poucos o Santa Clara começou a assumir as "despesas" do jogo, e começou logo ao 1m30s o desperdício ou melhor o Santa Clara começou a fazer brilhar Rodrigo.
O Santa Clara ia trocando bem a bola e a Prodeco na expectativa, em resultado disso o Santa Clara aos 3 e 4 minutos tem mais duas oportunidades de golo, mas quase de seguida Zé Bandeira lança Simão que descaído sobre a esquerda remata de primeira cruzado, na primeira oportunidade a Prodeco marcou.
A equipa da casa tenta acelerar um pouco mais o jogo e volta a criar mais três oportunidades, sem sucesso e por volta dos 10-11 minutos a Prodeco volta a ter a segunda oportunidade, mais uma vez por Simão, a partir daqui e durante largos minutos a qualidade do jogo que já não estava a ser boa, foi ainda pior, só novamente aos 16 minutos houve mais uma oportunidade e desperdiçada por André Madeira (Santa Clara).
Ao minuto 18 o jogo volta a animar, infelizmente devido ao primeiro caso do jogo.
Não gostava de fazer referência à equipa de arbitragem (tanto mais que nem me preocupei em perguntar quem eram os árbitros), e até esta altura do jogo eu estava a pensar que iria fazer a melhor critica que se pode fazer às equipas de arbitragem, não se estava a dar por ela, não estavam a tentar ser protagonista, estava muito discreto e com interpretação nas situações da "Lei da Vantagem", mas quando em cinco
golos, existem dois com erros, quanto a mim graves da equipa de arbitragem, tem que se referir, tanto mais que até gostei do estilo arbitragem, não apitaram por tudo e por nada, deixaram jogar nos limites e até acho que adoptaram um critério mais ou menos uniforme no juízo das bolas divididas.
Lance dentro da área da Prodeco, Fontes chega primeiro à bola que Luís, este não consegue evitar o choque e a equipa de arbitragem assinala penalty, mal assinalado quanto a mim. Golo por Paulo Rodrigues e 1-1. O Santa Clara anima-se, a Prodeco desanima-se e no minuto seguinte na melhor jogada do jogo entre Luís e André Madeira,
este fez o segundo para o Santa Clara. Pouco antes do intervalo a Prodeco por João não conseguiu finalizar com êxito após uma boa saída de Sérgio.
Vamos para intervalo com o Santa Clara na frente 2-1 a premiar uma primeira parte em que consegui mais oportunidades de golo e jogou melhor, mas fica sempre uma marca por aquele primeiro golo.
2ª parte, bem melhor, mais emotiva e com a reviravolta no marcador, não é que a Prodeco tenha sido melhor do que o Santa Clara, mas foi melhor no capítulo mais importante do jogo: a finalização.
Assim a equipa visitante entrou melhor na 2ª parte, logo no primeiro minuto duas oportunidades. Parecia que o Santa Clara estava a baixar o seu bloco defensivo e a jogar com Luís como Pivot mais fixo na frente, mas pura ilusão as oportunidades seguintes voltam a pertencer à equipa da casa, e aos 3 minutos novo caso do jogo e golo da Prodeco 2-2.
Falta de Zé Bandeira sobre Paulo Rodrigues, "lei da vantagem", qual vantagem? Má interpretação neste lance, pois a bola ao sobrar para um jogador do Santa Clara este perdeu-a logo, mal lhe chegou aos pés foi desarmado, Zé Bandeira (muito bom) remate de primeira, bem colocado ao canto superior esquerdo da baliza de Sérgio, faz o empate.
Após o 2-2 e durante 5 minutos viu-se o melhor Santa Clara, mais algumas oportunidades de golo e Rodrigo a encher completamente a baliza da Prodeco.
Aos 8m30s nova oportunidade para o Santa Clara, contra-ataque para os visitantes, que Viegas algo egoísta numa situação de 3x1 "só" consegue ganhar o canto. Ironia do destino, na sequência do canto, bola dentro da área e para infelicidade de Tomé (dos jogadores mais esclarecidos dentro do campo) a bola bate-lhe e entra, 2-3 para a Prodeco.
A partir daqui o Santa Clara arrisca o 5:4, cria oportunidades e Rodrigo continua a brilhar. A Prodeco aproveita a baliza escancarada, e tem também algumas boas situações, numa delas Simão (quem mais?) envia uma bola ao poste.
Por volta dos 15 minutos, novo caso do jogo, Paulo Rodrigues e Viegas "embrulham-se" e Paulo Rodrigues agrediu Viegas, saiu só o amarelo.
Até ao final do jogo o Santa Clara volta a ter mais algumas oportunidades, duas delas clamorosas de golo, na primeira, Luís (talvez o melhor do Santa Clara) surge solto ao segundo poste, mas o remate sai paralelo à linha, e no último segundo mais um remate do Santa Clara e a bola a passar a centímetros do poste esquerdo.
Resumindo: Santa Clara, jogando melhor e com mais oportunidades de golo, mas a Prodeco teve na eficácia e no seu Guarda-Redes as suas grandes armas.
Parabéns à Prodeco que assim fica a depender só de si para a 3ª divisão, mas fica o aviso, tanto para a Prodeco como para o Santa Clara (quem sabe e isto contando que acabe em 2º, se não é repescado), é necessário aumentarem e manterem durante mais tempo um ritmo elevado de jogo pois a 3ª divisão neste aspecto já não tem nada a ver com a Distrital.
Quanto à equipa de arbitragem foi pena sinceramente aqueles lances a que fiz referência, porque no resto gostei bastante, na expulsão do Finfas que estava no banco, dou o benefício da dúvida, pois não faço a mínima ideia do que este jogador terá ou poderá ter dito.

33 comentários:

Anónimo disse...

boa crónica mas discordo com um dos casos do jogo: a lei da vantagem foi concedida e bem porque o santa clara ficou com a bola... o jogador não foi desarmado mas fez um passe que foi interceptado, logo não houve erro do árbitro nesse lance... no penalti dou o beneficio da duvida ao árbitro mas provavelmente é um erro... quanto ao jogador da prodeco que foi expulso, foi expulso por se recusar a tirar o colete para ver amarelo, portanto foi bem expulso...

parabens às duas equipas mas pareceu-me que o santa clara é superior à prodeco (apenas lhe falta um guarda-redes que faça a diferença como a prodeco tem)

Anónimo disse...

Uma crónica escrita por mais uma pessoa do santa clara. Os árbitros deviam ter apitado de preto e branco às listas! E..o segundo golo da prodeco vem de uma lei da vantagem que o árbitro dá, mas o árbitro n tem culpa de quem tenha ficado com a bola tenha tentado sair para o ataque a fintar..

Anónimo disse...

o santa clara e superior mas ja perdeu duas vezez3-1 e agora 3-2... empataram uma vez 3-3 e ganharam apenas uma 4-3. agoram pensem quem sera realmente melhor. nao considero tb a diferença dos garda redes tao relevante o rodrigo teve bem mas relembro que na prodeco foi o guarda rede do santa clara que lhes deu o empate.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 14:54.
O que o leva a dizer que eu sou do Santa Clara?

Fernando Filipe

Anónimo disse...

Esta cronica só se encontra aqui ou está em outro blog?

Fernando Fernandes não é do Santa Clara, passou por lá, mas tambem passou por inumeros clubes..Exelente treinador, é pena não lhe darem o valor que ele tem, e os jogadores não fazerem o que ele quer!

Anónimo disse...

Fernando Filipe*

Anónimo disse...

Boa crónica embora não esteja de acordo em algumas coisas,a comecar pela qualidade do jogo, temos que analisar a carga emocional que este jogo tinha como todos sabiam quem ganhasse tinha grandes possibilades de ser o novo campeão a juntar ás condições deste pavilhão para a pratica do futsal dificilmente seria um jogo de boa qualidade sem esquecer ao autentico forno que era, pois se eu na bancada sentado tinha dificuldade em respirar imagino como estariam os jogadores. Casos do jogo, erro grosseiro no penalty assinalado contra a Prodeco, jamais existiu sequer qualquer ontacto entre jogadores, só o árbitro viu!!!não sei onde!!!, 2º caso não concordo com quando diz que foi um erro ao dar a lei de vantagem no golo da Prodeco, ai esteve bem e fez cumprir as regras, existiu falta mas o árbitro fez a sinalética da lei da vantagem, agora não pode ser culpado quando de seguida o jogador do Santa Clara tenta sair a jogar na sua zona defensiva e perde a bola originando golo. 3º caso erro grave do árbitro ao não expulsar o jogador do Santa Clara após agressão clarrissima a um adversário, para mais a um metro do árbitro!!!mas aproveitando para falar na arbitragem, foi muito infeliz em algumas decisões...justiça no resultado?? foi um jogo equilibrado e que pendeu para aquela que mostrou mais cabeça fria na hora de verdade, e mostrou uma grande entreajuda entra todos.

Anónimo disse...

Esta cronica só se encontra aqui ou está em outro blog?

Fernando Filipe não é do Santa Clara, passou por lá, mas tambem passou por inumeros clubes..Exelente treinador, é pena não lhe darem o valor que ele tem, e os jogadores não fazerem o que ele quer!

Anónimo disse...

O Lance do 2º golo da Prodeco não deveria ter acontecido, o 2 árbitro deu bem a Lei da vantagem mas como acabou por não ter vantagem nenhuma deveria ter voltado com a decisão a trás e marcar a falta.

Anónimo disse...

Esta foi a mesma dupla de árbitros que esteve na jornada anterior a apitar o jogo: Domus Nostra - União Alhadense e que transformaram um jogo correcto e que podia ser verdadeiro, numa grande mentira, nos últimos 5 minutos.
Foram os protagonistas do jogo e envergonharam a arbitragem.
Estive lá e vi tudo o que esta dupla é capaz de fazer para derrotar uma equipa.
Se ficaram classificados em 1º e sobem para o escalão nacional então isto não podia estar melhor...
Estamos entregues aos bichos.

Anónimo disse...

Bom trabalho do senhor que elaborou esta crónica. Para o bem da modalidade e da informação de todos nós apelava a continuidade destas crónicas apesar d compreender que a disponibilidade das pessoas para outras tarefas deve ser maior. Obrigado.

Anónimo disse...

Distrital de Coimbra sem duvida, mudam as "personagens" mas o filme e' sempre o mesmo...

Anónimo disse...

jornada anterior?? que eu saiba nao foi essa a jornada anterior e habitualmente estes dois árbitros não fazem dupla... parece-me mais um daqueles comentários fantásticos que servem apenas para criticar porque sim...

Carlitos#99 disse...

Parabens á Prodeco... Força Santa Clara ainda faltam jogos.
Aquele abraço para tds.

Anónimo disse...

Santa Clara superior à Prodeco? Vamos a números.
Em 2010/2011, defrontaram-se 4 vezes, a Prodeco ganhou nos covões 3-1, ganhou em sta clara 2-3 (mesmo com um penalty que só os árbitros viram), empatou em casa 4-4 num jogo em que falhou um penalty a 5 segundos do fim e em que (aí sim!!) o gredes de um dos clubes, do sta clara, foi o herói do jogo, e perdeu 4-3 em sta clara no 1.º jogo num lance a 4 segundos do fim numa reposição lateral.

Em 2009/2010, a Prodeco ganhou em sta clara e empatou em casa (só houve 2 jogos pq o sta clara foiu disputar o playout). Com o Cernache, onde estavam alguns dos jogadores do actual sta clara, em 4 jogos, a Prodeco ganhou 3, perdendo 5-6 na única derrota que teve.

Em 2008/2009, uma vitória para o sta clara e uma para a Prodeco. ANtes de 2009, o sta clara estava na 1a distrital.

Podem dizer o que quiserem, que o sta clara, tem mais jogadores, melhores jogadores (sobretudo na bancada...onde jogam imenso), melhor conjunto, o que quiserem. Contra factos...
Quanto à análise do Fernando Filipe...enfim. É a dele, há que respeitar. Mas é uma visão a preto e branco (muito a preto e branco), quando devia ser a cores:)

Anónimo disse...

Para o anónimo de 16 Maio, 2011 02:45.

Esta colaboração que tenho com o Bruno será para continuar, mas só nos jogos que se realizem em Coimbra ou nos arredores, pois estas são feitas por um dos mais 700000 desempregados (embora os governantes digam que são menos) e como deve calcular a minha "disponibilidade" para ir mais longe é quase nula (se me pagarem até posso ir ao Burkina Faso fazer crónicas, lol).
Já estive a ver o calendário e em princípio o próximo será o jogo do Vila Verde-Lagonense ou o do Trouxemil-Serpinense

Fernando Filipe

Anónimo disse...

Fernando Filipe não vai arranjar um clube para treinar em 2011-2012?

Anónimo disse...

Gostaria de ver o meu comentário publicado.
É uma opinião baseada em certas atitudes tomadas por responsáveis da Prodeco, fui educado, um bocado critico, admito, mas algumas pessoas têm algumas atitudes que não podem passar impunes. Sei que já lá treinaste e que este blog é teu, ainda assim, não vejo motivo para a não publicação do dito comentário.

Bruno Santos disse...

Caro anónimo, publicaria com todo o gosto... Apesar de correcto, gostaria que o comentário estivesse identificado pois não quero ser responsável pelo seu conteúdo, uma vez que não quero quaisquer problemas com os visados.
Abraço

ACardoso disse...

CARO BRUNO, NÃO SE FAZ ISSO, LOLOLOL! ESTAVA O homem CHEIO DE CORAGEM, EM ANÓNIMO, A QUERER CUSPIR UMA QUANTIDADE DE CARACTERES, INVERSAMENTE PROPORCIONAL AOS NEURÓNIOS E VC CORTA-LHE O PIO?
AGR, COM ALGUMA SERIEDADE, IMPOSTA PELAS REGRAS DA SÃ CONVIVÊNCIA E RESPEITO, FEZ MT BEM E NÃO SE PRESUMA MENOS RESPEITOSO... NÃO PODEMOS FAZER PARTE DESSE NÚMERO DE MENTECAPTOS E INDIGENTES K PRETENDEM RIR-SE DE ALEIVOSIAS E CALÚNIAS! E SE NÃO AS FILTRA, PODENDO, TORNA-SE CÚMPLICE, COMO BEM SABE! ATÉ JURIDICAMENTE...
ABRAÇO E CUMPRIMENTOS PARA TODOS OS K FAZEM, DIA APÓS DIA, DO FUTSAL, UM DESPORTO ÍMPAR!

Anónimo disse...

Senhor António Cardoso, antes de prosseguir gostaria de lhe dizer para desligar o "Caps Lock", no mundo online, escrever como o senhor escreveu é considerado má educação.
Posto isto, acho-o um excelente árbitro e acima de tudo alguém que sabe como falar com os jogadores, algo raro num árbitro.
Não posso, no entanto,deixar de perguntar a razão pela qual se decidiu, prontamente, sem conhecimento algum sobre o meu comentário omitido, chamar-me nomes.
Desculpo-o imediatamente porque tenho um imenso respeito por si e admito que você tenha pensado que me estaria a referir aos árbitros.
Não me identifico, pois não quero sentir qualquer tipo de represálias, já que ainda os vou defrontar e agora, muito menos me identificarei, pois ainda posso apanhar esta época o senhor Cardoso a apitar um jogo em que eu esteja a participar.

Anónimo disse...

Não gosto de responder a anónimos, porque se estou a falar (neste caso a escrever) com alguém, gosto de saber quem é esse alguém, mas vou abrir uma excepção.
Vou continuar a escrever crónicas para o blog do Bruno Santos e se quiserem ver alguma coisa esclarecida da minha parte, só o farei se o autor do comentário se identificar.

Assim e para começar ao anónimo de: 16 Maio, 2011 12:48
Para o ajudar e se quiser mais dados para essa a sua estatística, na época de 2006/2007 (época em que foi treinador da Prodeco), Santa Clara e Prodeco fizeram dois jogos treino, em Santa Clara a Prodeco venceu 3-1 ou 2, já não me lembro bem e no Covões a Prodeco voltou a vencer por 5 ou 6-1.
Em relação a este jogo e só a este jogo, o que escrevi foi: “Resumindo: Santa Clara, jogando melhor e com mais oportunidades de golo, mas a Prodeco teve na eficácia e no seu Guarda-Redes as suas grandes armas”.
Gostaria que me transcrevesse a parte da crónica em que digo que o Santa Clara é superior à Prodeco.

Agora para o anónimo de: 16 Maio, 2011 14:59
Acho muito difícil voltar a treinar, por motivos que não vale a pena estar a referir, mas nunca fecho as portas, mas que será difícil elas abrirem, disso não tenha dúvidas.

Fernando Filipe

Anónimo disse...

Para o anónimo de 16 Maio, 2011 09:37. Refiro-me a uma jornada anterior ou seja a do dia (30/4). Basta consultar as nomeações no site da AFC e verifica que o árb. do jogo Domus - Alhadense, de 30/4 é o 2ºArb.do Sta Clara - Prodeco (14/5) e vice-versa.
A dupla de que falo é a seguinte:
- Nuno Pereira
- Pedro Soares
Tenho dito!

Anónimo disse...

O Sr. Nuno Pereira não foi apitar o jogo SClara - Prodeco.
Tenho dito!

Anónimo disse...

Boa tarde,
Estão aqui a falar do Jogo Domus - SBUA...

De facto a dupla de arbitragem não teve um desempenho feliz nesse encontro, cometeu, na minha opinião, muitos erros, sendo a maioria contra a minha equipa. Posso entender, na minha perspectiva, que perdi o jogo por alguns desses erros. Mas não vou sacrificar essa dupla, porque na minha opinião até é uma das melhores, senão a melhor, do distrito de Coimbra (Salvaguardo que não sei se os seus nomes são esses que referem). Teve um desempenho infeliz, mas eu como treinador também já tive esse desempenho menos feliz nalgumas opções que tomei. Portanto, mesmo tendo sido prejudicado nesse jogo (na minha opinião), não me importo de ter essa dupla a arbritar todos os meus jogos pois reconheço-lhe qualidade muito acima da média daquilo a que tenho assistido nesta divisão de honra...

Treinador da Equipa do SBUA

Anónimo disse...

parabens ao treinador do SBUA pela humildade demonstrada no comentário... é pena existirem pessoas que só conseguem ver os erros dos outros e não os seus...

cumprimentos

Rodrigo (Gr Prodeco) disse...

boa tarde a todos. Por estranho que pareça é a primeira vez que estou a escrever num blogg, pois alimentar algumas conversas e algumas mentiras futeis nao é o meu estilo. antes de mais queria agradecer ao Sr. Fernando Filipe (pessoa que desconheço) de me ter ilugiado no jogo com santa clara. Quero desde já ilugiar o santa clara pelo excelente campeonato que esta a fazer, pois com as condiçoes de que dispoem fazer frente á Prodeco que no meu ver tem os melhores jogadores e a equipa mais equilibrada do campeonato nao é facil.voltando á cronica do Sr.Fernando Filipe, que foi isso que me levou a escrever aqui, acho, ao contrario do que dizem, que esta imparcial. o penalti jamais existe, e o nosso segundo golo pode gerar alguma controversia, mas no meu ver a equipa de arbitragem esteve bem, pois dá a lei da vantagem, a bola sobra para um jogador do santa clara e este tenta driblar o nosso jogador perdendo de seguida a bola.quanto aos anonimos que ilugiam o guardiao do santa clara (e mercidamente, pois trata-se de um bom guarda redes)no jogo em que enpatamos 4-4, e humilham alguns jogadores da propria equipa, nao lhes dando o devido valor, aproveitando qualquer oportunidade para falar mal e tirar proveito disso, algo vai mal. infelizmente o futsal é assim e temos de lidar com isso. quero agradecer a todas as pessoas que acreditam em mim e nas minhas capacidades, o meu muito obrigado, Em especial ao Sr. Rui Verissimo (Treinador do santa clara, ex treinador meu, e actual amigo).É de relembrar que ainda só ganhamos a taça e essa não serve para subir de divisão.

Anónimo disse...

Ai tanta calinada Rudrigo ! Não agradeças assim...não ganhaste nada, quer acreditem ou não em ti! Presunção e água benta...

Anónimo disse...

gostava de saber porque o meu comentario tambem nao foi publicado?
talvez por dizer as verdades e a verdade doi a muita gente

Bruno Santos disse...

Caro anónimo vai ter que repetir... Possivelmente o comentário não chegou a ser submetido pois não existe qualquer comentário para aprovação e apenas foi rejeitado o comentário anteriormente abordado.
Abraço.

Unknown disse...

Parabéns Prodeco pela excelente época!
Grande abraço a todas as pessoas da Prodeco.

Paulo Oliveira

Anónimo disse...

Já muito bom é sua disponibilidade (Sr. Fernando Filipe) na elaboração de crónicas d jogos de futsal de Coimbra. Tenho a certeza que a modalidade vai enriquecer. Para além do espaço das crónicas tenho de indicar que este blog é importante para o crescimento da modalidade no distrito e desde já os meus parabéns pela continuidade na publicação de posts. Gostava, para além deste blog já o fazer, que os jornais da zona centro fizessem mais referência ao futsal em Coimbra porque é pena que a referência maior seja o FUT11.
Relativamente a outro assunto exposto também gostava de partilhar o meu desagrado perante a escolha do pavilhão para a final four. Apesar de ter boas condições em termos de balneários, zona envolvente à superfície de jogo, boa disposição das bancadas e até mesmo a qualidade do piso, isto é, não apanhar humidade há que referir que o tamanho da superfície de jogo não é a suficiente para a disputa de um encontro oficial de futsal, isto é, nem infantis, nem seniores nem qualquer outro escalão. A AFC deveria tomar mais atenção ás escolhas que faz e até mesmo ter mais respeito com os miudos que vão participar no encontro.
É pena que estas escolhas finais de época por parte da AFC tenham sido tão controversas. Passemos a frente, boas equipas que passaram à final four por tal modo acredito que vamos assistir a grandes encontros de futsal. Assim espero.
Espero que este comentário não tenha erros ortográficos porque já vi que há um sócio concentradíssimo na procura de erros em vez de partilhar de informação/ideias. :D

Com os melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Rodrigo, Ilogiado é muito bom! ou então, como diz o Jesus em bom Português, é MUITA BOM :)
Deixo uma sugestão aos comentadores a tempo inteiro dos Blogs, escrevam no Word e com o dicionário na Língua Portuguesa!