quinta-feira, junho 23, 2011

Eduardo Coelho eleito melhor árbitro da época, António Cardoso despromovido

Numa época em que Coimbra viu Nuno Bogalho ser nomeado internacional internamente as coisas não correram bem...

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol comunicou, esta quarta-feira, a classificação final dos árbitros da 1ª categoria relativa a esta época. Eduardo Coelho (AF Aveiro) foi eleito o melhor árbitro nacional. Luís Ribeiro (AF Lisboa) e Agostinho Jorge (AF Setúbal) completam o pódio.

Depois de na temporada passada ter ocupado a segunda posição no quadro de classificações dos árbitros, Eduardo Coelho foi premiado agora com o primeiro posto, num ano em que tem feito vários jogos internacionais e marcado presença nas partidas mais importantes a nível interno, tais como a final da Taça de Portugal e o terceiro e último jogo da final do Play-off.

Surpreendentemente - ou talvez não, uma vez que nos últimos anos a classificação dos árbitros está longe de gerar consenso, provocando as mais variadas críticas dos mais acérrimos seguidores da modalidade - aparecem dois árbitros internacionais [Pedro Paraty e António Cardoso] nos lugares bem abaixo da segunda metade da tabela. E aqui, o destaque vai naturalmente para a até há bem pouco tempo impensável despromoção de António Cardoso. As 219 internacionalizações do mais experiente árbitro português parecem não ter pesado na decisão de quem manda na arbitragem, atirando-o assim para o 2º escalão quando só lhe resta uma temporada para cumprir devido ao limite de idade.

Dos cinco árbitros despromovidos, três pertencem à Associação de Futebol de Coimbra [António Cardoso, Celso Luís e Luís Marques], um à Associação de Futebol do Algarve [Ruben Guerreiro] e o outro à Associação de Futebol de Lisboa [António Teixeira].


Classificação Final dos Árbitros - Época 2010-2011:
1º Eduardo José Fernandes Coelho
2º Luís Miguel Aguiar Ribeiro
3º Agostinho Pires Jorge
4º Sérgio Jorge Oliveira Magalhães
5º Miguel Duarte Oliveira Castilho
6º Armando José Ramos Cruz Carriço
7º Paulo Alexandre Rosa Teixeira
8º Rui Jorge Rebelo Sousa Pinto
9º Romeu Miguel Serra Afonso
10º Hélder Torpes Costa Carmo
11º João Pedro Alves Cadete Barracas
12º Fernando Luís Branco Serras
13º Ricardo Jorge Eufrásio Silva
14º Mário Fernando Lobo Silva
15º Leandro Miguel Ramalho Pinho Costa
16º Nuno Miguel Costa Bogalho
17º José Paulo Coelho Órfão
18º Alfredo Oliveira Almeida Andrade
19º Marco António Neto Correia
20º José Pedro Gomes Ferreira Paraty Silva
21º Nuno Ricardo Matos Oliveira
22º Vítor Manuel Pinto Rocha
23º Vítor Daniel Sousa Clemente
24º Ricardo Alexandre Ferreira Fonseca
25º Ruben Sotero Pinto Guerreiro (Despromovido)
26º António José Fernandes Cardoso (Despromovido)
27º Celso Manuel Pereira Luís (Despromovido)
28º Luís Manuel Fernandes Marques (Despromovido)
29º António Brito Oliveira Teixeira (Despromovido)
30º Francisco José Seca Parrinha (Não pontuado)
31º Sandra Maria Novais Silva (Não pontuada)
32º Alípio Manuel Santos Ramos (Licenciado)

in futsalglobal.com

45 comentários:

Anónimo disse...

que grande palhaçada! só quem não tem olhinhos na cara pode mandar o António Cardoso para a 2ª e o Nuno Bogalho ficar a meio da tabela... Já para não falar no Paraty. Além de Eduardo Coelho em primeiro?! Poupem-nos, que grande injustiça! Classificações mais transparentes já!!!

Anónimo disse...

Fico sem perceber porque nâo há detalhe nas classificações. Alguem anda com medo de Coimbra. Isto de facto é vergonhoso.

Anónimo disse...

caro bruno santos, descem 5 arbitros para a 2ª assim sendo apenas o luis marques é que desce o celso e o cardoso manteêm-se na 1divisao

Telmo Santos disse...

Discordo totalmente com a pontuação de António Cardoso!!

Anónimo disse...

estas classificações continuam a mostrar a federação no seu melhor... não percebi ainda bem porque descem esses árbitros todos, mas mais tarde será esclarecido... é surpreendente que haja algumas pessoas que nem sabem as regras em condições melhor classificadas do que o GRANDE Antonio Cardoso... Coimbra deveria agradecer a este senhor todos estes anos e homenageá-lo convenientemente para mostrar à federação o verdadeiro valor deste senhor...

Anónimo disse...

sr anonino 23 Junho, 2011 09:32

descem 3 de coimbra porq os "não pontuados" bem comos os licenciados não entram nas contas dos 5 despromovidos.

Anónimo disse...

Desceram o Sr António Cardoso porque quem está á frente da formação dos árbitros na Federação Portuguesa de Futebol tem medo que o Ant. Cardoso lhe tire o lugar...então há que arrasá-lo.

Anónimo disse...

Também João Grilo árbitro da 3ª Nacional desce aos Distritais.

Resta 1ª Nacional: Nuno Bogalho, Ricardo Eufrásio e Nuno Oliveira.
2ª Nacional: António Cardoso que duvido que continue, Celso Luis, Luis Marques e João Cruz.
Na 3ª resta apenas o Filipe Duarte pois não é certo que o árbitro do Distrital Pedro Costa suba á 3ª uma vez que ficou classificado como suplente nas provas de acesso á 3ª.

Anónimo disse...

De facto e mau demais tanto arbitro de coimbra ter descido,mas a vida é assim,mas o pior de todos ficou e ate e internacional,mas vai descer concerteza pois a sua qualidade e fraca demais,lembram-se quem os criticou ,pois foi afinal tinham razão........RS

R disse...

Que palhaçada... Como é possível um árbitro como o António Cardoso, que é o melhor a nível nacional e um dos melhores do mundo acabar naquela posição e descer de divisão??? É vergonhoso e de uma tamanha injustiça...
Fico sem palavras! Muito agradeço tudo o que esse grande senhor tem feito pelo futsal, pena é que outras pessoas não reconheçam o mesmo.

Anónimo disse...

A culpa destas descidas deve-se a esta A.F.Coimbra, têm o que merecem,o concelho de arbitragem se tiver conciencia que se demita é uma vergonha,e não digo mais nada vou-me ficar por aqui.

Anónimo disse...

Ao ver a classificaçao dos arbitros no nacional referente a epoca 2010/2011 fiquei sem palavras ao ver que entre 32 arbitros da 1ª. categoria, onde estao incluindo alguns dos nossos melhores arbitros do distrito e que apitam no nacional maior da modalidade, e em cinco despromovidos a 2ª. categoria tivemos somente tres da nossa associaçao, porque sera?.....dos tres despromovidos alem de (Celso Luis (27º.) e Luis Marques (28º.)), tivemos o expoente maximo da nossa arbitragem o Sr. Antonio Cardoso (26º.), que tem no seu historial somente 219 internacionalizaçoes, ser despromovido de forma ingloria e a um ano de terminar a sua longa e prestigiada carreira como arbitro.
Julgo que os senhores da federaçao deviam ter um pouco mais de respeito pelo Homem, que sempre dentro do campo deu o melhor de si pela arbitragem, o futsal nacional e mundial deve-lhe bastante na projecçao que teve, pois ele sempre o fez com elevada dedicaçao e profissionalismo.
Tive o privilegio de o ter como arbitro em alguns jogos em que eu como treinador ao analisar os nossos jogos, dizia aos meus jogadores que com aquele arbitro todos temos a aprender, e quando ele se dirigir a nos para fazer algum reparo sera para nos ensinar e ilucidar de algo que analisamos incorrectamente. A 16ª. posiçao do Nuno Bugalho, julgo que estara dentro do valor e experiencia que ele tem, agora supreende-me a 13ª. posiçao do aluno do Sr. Antonio Cardoso, o Ricardo Eufrasio. Vi alguns jogos dirigidos por ele no Nacional e acho-o um arbitro normal, sem exibiçoes de grande relevo, e no distrital vi atuaçoes tambem muito pouco conseguidas. Infelizmente tenho tristes recordaçoes da sua dualidade de criterios nas suas actuaçoes,como por exemplo, no nacional o guarda redes defender uma bola fora da area com a mao e amarelo e no distrital e vermelho directo, no espaço de 15 dias, porque sera?....sera o peso das equipas?... uma era o Benfica e a outra uma equipa do distrital de coimbra que o ajudou a subir aos nacionais com a colaboraçao preciosa do Mestre Antonio Cardoso.
Julgo que ja me alonguei bastante na minha apreciaçao, mas nao fugirei muito a verdade se disser que a nossa arbitragem distrital, esta a passar por momentos bastantes dificeis, talvez reflexo dos campeonatos distritais que temos em Coimbra (Uma divisao de honra muito fraquinha e uma 1ª. divisao a 4 maos)que nao lembra a ninguem ser possivel acontecer, julgo que deve ser inedito. Sera que na proxima epoca o nosso distrito, ira ter equipas para uma so divisao?....Esperamos para ver.
quantas equipas ja estao inscritas para a proxima epoca?....
UMA PALAVRA DE GRANDE APREÇO, ADMIRAÇAO, ESTIMA E RESPEITO POR ESTE TAO GRANDIOSO HOMEM DO FUTSAL. SERIA EXCELENTE QUE OS SEUS DISCIPULOS PUDESSEM DEMONSTRAR EM CAMPO TODAS AS VIRTUDES E QUALIDADES QUE ESTE HOMEM DEMONSTROU AO LONGO DA SUA MAGNIFICA CARREIRA. FOI MARAVILHOSO AO LONGO DOS ANOS TER A FELICIDADE DE PODER NO BANCO ASSISTIR A TAO BRILHANTES DEMONSTRACÇOES DE COMO OS ARBITROS PODEM CONTRIBUIR PARA DIGNIFICAR E VALORIZAR O FUTSAL DO NOSSO DISTRITO E DO NOSSO PAIS. O FUTSAL PRECISA DE PESSOAS DESTA DIMENSAO PARA DIRIGIR UMA CLASSE QUE POR VEZES E TAO MAL TRATADA.

João Jorge disse...

VERGONHA; VERGONHA; VERGONHA

Anónimo disse...

A AFC não tem culpa nenhuma eles são árbitros do Nacional á muitos anos, a Associação nada pode fazer senão pressionar a demissão de quem está á frente da arbitragem a nivel nacional e em especial no Futsal porque estes senhores tem medo que o Cardoso que sabe muito mais de arbitragem do que eles lhes venha a ocupar o lugar.

Anónimo disse...

senhor anonimo de 23 Junho, 2011 21:01,

tanta coragem para criticar tudo e todos (menos o senhor cardoso) e não assume as criticas que faz? a isso chamo covardia... e sim eu não vou assinar mas ao menos não critico fortemente sem me identificar...

Anónimo disse...

Não despromoveram um árbitro do Nacional que à pouco tempo arbitrou o Académica-Braga e a meia final de Juvenis Posto Santo-Boavista?
É que, sinceramente, esse nem nos distritais devia estar!!!

C.D.Ourentã disse...

O CD Ourentã vai organizar nos dias 2 e 3 Julho, no pavilhão "Os Marialvas" em Cantanhede ( Piso madeira flutuante, com dimenções 40x20), o seu 1º Torneio 24h de Futsal Masculino.


Prémios:
1º Lugar: 550€ + troféu
2º Lugar: 300€ + troféu
3º Lugar: 150€ + troféu
4º Lugar: troféu


Haverá também troféus para a melhor jogador, melhor marcador e melhor guarda-redes.


Preço da inscrição: 150€


A organização tem também á disposição de todos os atletas, um seguro individual da seguradora Axa Seguros, o seguro fica somente a 3€ por atleta. (não é obrigatório)


Data limite para as inscrições é dia 30 Junho.


Limitado a 16 equipas.


O torneio só se realizara com um mínimo de 12 equipas.

Informações e inscrições para o email: futsalfeminino-ourenta@hotmail.com
ou
Telem. 918155328 (Pedro Silva)

Teremos bar de apoio e local para as equipas pernoitarem.


O CD Ourentã conta com a vossa presença!

Anónimo disse...

Resposta ao anonimo de 24 de junho de 2011 as 14h20.

Julgo que nao e importante a pessoa identificar-se para poder expressar a sua opiniao, acima de tudo o que foi dito se houve algumas palavras que feriram alguem foi a dualidade de criterios do Ricardo Eufrasio, foi um exemplo que eu dei, entre muitos que infelizmente tenho presenciado ao longo da minha carreira.
Sempre fui uma pessoa que defendeu o trabalho dos arbitros, poderao errar como um guarda redes deixa entrar uma bola facil de defender, assim como um jogador falha um golo de baliza aberta, mas ter intençao de beneficiar e prejudicar outros, isso nao aceito e condeno. Infelizmente vimos isso com muita frequencia nos nossos arbitros no distrital..esperamos por melhores dias..
Que o Antonio Cardoso esta muitos furos acima da maioria dos arbitros do nosso distrito que apitam no nacional nao existem duvidas, nao sera verdade???.
Certamente os senhores da federaçao e os observadores que pretendem um lugar de destague na Federaçao, quererao fazer ver que o Antonio Cardoso ja nao tem qualidade nem categoria para tao altos voos, por isso terao feito tudo para o despromover....Se o Vitor Pereira tem valor para estar a frente da arbitragem do futebol de 11 profissional, sera que o Antonio Cardoso nao tera o mesmo valor, estatuto e categoria para poder estar no organismo que dirige os arbitros de futsal em Portugal?....
Vamos esperar para ver....

Anónimo disse...

coimbra tem um senhor na comissão de apoio técnico nacionl...eu procuro o que é que esse senhor lá esta a fazer?certamente nada, para deixar despromover 3 árbitros da 1ª categoria.

Anónimo disse...

Meus amigos tenham calma que ainda não é certo que o sr António Cardoso desça de divisão, certo é só mesmo o Luis Marques para mim o melhor árbitro de Coimbra... esperem para ver...

Anónimo disse...

Não venho aqui para defender ninguem,mas nimguem e despromovido por acaso,nao basta ser bom arbitro em campo tem tambem que ter boas provas escritas e fisicas e estes senhores que dizem ser tao bons aí falharam por isso a sua descida,não culpem ninguem,para ser arbitro nao basta ser dentro do campo á que trabalhar e estudar........RS

Anónimo disse...

respondendo ao anonimo de 25 Junho, 2011 00:21

eu gosto dessas certezas todas que tem ao afirmar que esse tal ricardo eufrásio tem o objectivo de prejudicar alguém... acho que isso é um principio de que parte e que lhe tolda a visão totalmente para ver a realidade... esse árbitro que tem uma dualidade de critérios gritante como afirma foi várias vezes referido como um dos melhores do país por muitas pessoas ligadas ao futsal em transmissões televisivas... mas se calhar só o senhor é capaz de ver a realidade e os outros andam todos enganados...

Anónimo disse...

Ao Sr.Anónimo das 11:43....RS, devo dizer-lhe que faz uns bons comentários, talvez seja do calor que se faz sentir no interior, mas quem sabe a verdade não vem ao de cima e o Sr. muda o seu discurso, talvez ser fraco seja sinónimo de verdade desportiva.

Anónimo disse...

E há poucos meses alguêm disse: "transparência".

Anónimo disse...

Resposta ao anonimo de 25 de junho de 2011, as l2h09.

O Ricardo nao deveria estar tao sentido por aquilo que lhe estou a dizer, pois foram factos reais que aconteceram. Nao sei se lembra de um jogo Benfica-Sporting, em que o Ze Carlos defende propositadamente uma bola com a mao fora da area entre o meio campo e a sua baliza, e o Ricardo mostrou-lhe cartao amarelo...----------no fim de semana seguinte num jogo para o Distrital, SBUA-Cernache, em que se o Cernache ganha-se seria campeao distrital, aos 50 segundos de jogo no primeiro remate do jogo por parte do Cernache, e a dois metros do guarda-redes do SBUA a entrada da area,a bola bate-lhe no peito e da lhe cartao vermelho directo, o Mestre Antonio Cardoso que e bastante rigoroso na analise que faz dos lances e que fazua dupla com o Ricardo, de frente para o lance nada assinalou pois nao viu motivos para o fazer...a que podemos chamar este procedimento do Ricardo????Nao sera dualidade de criterios????... É certo que esta excelente dupla da arbitragem foi a terceira nomeada numa semana para este jogo, mas o Ricardo nao tinha necessidade de proceder assim, pois uma equipa sem guarda redes aos 50 segundos de jogo,pois nao tinha guarda redes suplente, foi meio caminho andado para encomendar as fachas de campeao para o Cernache (que merecia ser campeao, nao e isso que esta em causa), apenas a dualidade de criterios....Na 1ª. divisao o Ricardo nao e tao rigoroso nas suas actuaçoes, as equipas merecem mais respeito da sua parte, no distrital exibe dotes de arbitro de uma personalidade muito vincado de que posso e mando, um pouco mais de humildade nao lhe fazia mal nenhum...Continuo a dizer que se o Ricardo quiser, pela escola que teve com o Sr. Antonio Cardoso, podera subir muito mais na sua carreira e muito alem do 13º. lugar nao duvides...

Anónimo disse...

Pois transparência foi o que não houve e o que não há. Os comentários .....RS dizem tudo, talvez uma viagem até ao interior tudo muda, como se viu e como se vê.

AS disse...

se tivessemos interesse de tornar publica a nossa tristeza e sentido de injustiça podiamos enviar todos uns mailes pra arbitragem@fpf.pt presidente@fpf.pt e geral@fpf.pt e entupir-lhes as caixas a mostrar descontentamento ,talvez eles pensassemm o q andam a fazer!

AS disse...

Amigos, vamos entupir as caixas e-mail da FPF, pela vergonha da arbitragem! Enviem e-mail para geral@fpf.pt presidente@fpf.pt e arbitragem@fpf.pt com o seguinte texto: PELA REPOSIÇÃO DA DECÊNCIA E DO RESPEITO PARA COM ANTÓNIO CARDOSO, ÁRBITRO DE FUTSAL! SEM MEDO DE ALTERAR AS SITUAÇÕES E ACABAR DE VEZ COM AS IRREGULARIDADES! POR UMA ARBITRAGEM RESPEITOSA E CREDÍVEL!

Anónimo disse...

ninguém faz ideia do que se passa. e mais nao digo.
cumprimentos

Anónimo disse...

Isto de quererem descer 4 árbitros de Coimbra, tem dedo de vingança, e mais não digo também.

Anónimo disse...

Os culpados são a Comissão técnica Nacional da qual faz parte um elemento de Coimbra mas que entrou em discórdia com os outros membros, quem sabe se pelas classificações!!!

faxada disse...

Não compreendo a classificação do Sr. António Cardoso, que sempre se mostrou colaborante e bom professor nos escalões de formação. Espero sinceramente que o Sr. Cardoso continue na arbitragem, pois o futsal da AF Coimbra bem precisa dele...Ao contrário dos muitos anónimos, identifico-mer sem qualquer problema.

Carlos Fachada

Anónimo disse...

mas tb existe uma guerra entre observadores de coimbra e leiria e o celso luis, o antonio cardoso o joão grilo e o luis marques foram pelo menos observados uma vez por um deles ou mesmo por dois deles o josé fernandes e/ou o freitas e abilio januario

Anónimo disse...

só em resposta ao anónimo de 25 Junho, 2011 17:26,

não sou o ricardo eufrásio... espero que perceba então que não me está a atacar a mim mas sim a outra pessoa que pela sua elevação nem vem para aqui baixar o seu nível e responder-lhe...

cumprimentos

Anónimo disse...

José Fernandes de Leiria?

Anónimo disse...

"Isto de quererem descer 4 árbitros de Coimbra, tem dedo de vingança, e mais não digo também"

Isto só vem fomentar mais a guerra portanto se não dizem nada de importante não publiquem comentários sem qualquer fundamento.

Que idiotice.


"!E mais não digo!"... ENFIM

Anónimo disse...

Não metam os observadores de Coimbra ao barulho porque não existe guerra nenhuma entre os observadores de Coimbra e de Leiria

Anónimo disse...

Com o devido respeito pelos arbitros estou admiradissimo.
Ou são eles próprios que estão a comentar ou então não percebo que semana após semana o porquê dos comentaristas dizerem tanto mal deles.

Anónimo disse...

existe "guerra" entre obsv de coimbra e leiria sim, assim como na CTN, entre quem manda e o facto de tentarem puxar o tapete e quem puxa , quem é?
Posso n ser arbito e nem pescar mt de futsal,nem das suas regras mas ouço tanta converseta destes e de observadores

Anónimo disse...

NÃO SEI ONDE ESTÁ A SURPRESA... SÓ QUEM NÃO VIU JOGOS NESTE ANO E NO ULTIMO É QUE PODE VIR PARA AQUI MOSTRAR INDIGNAÇÃO... É PRECISO NÃO CONFUNDIR AMIZADE, ADMIRAÇÃO E EDUCAÇÃO COM COMPETENCIA, E AQUI É QUE ESTÁ O ERRO. QUEM VIVE Á SOMBRA DO EXITO ALCANÇADO ARRISCA-SE A TER AMARGOS DE BOCA... PIOR AINDA QUANDO SE ESTÁ CONVENCIDO QUE É O REI DA RAZÃO E QUE PODE APLICAR O SLOGAN DO "QUERO , POSSO E MANDO"...É ISTO QUE SE VÊ EM QUASE 100% DOS ÁRBITROS, UNS MAIS QUE OUTROS, MAS QUANDO SE JUNTA ESTE QUADRO A ERROS PRIMÁRIOS COMETIDOS...ENTÃO NÃO HÁ FUGA POSSIVEL E O PRÉMIO É O QUE ESTÁ Á VISTA.

PORTANTO MEUS CAROS DEIXEM-SE DE GRAXISMOS COM SEGUNDAS INTENÇÕES E VEJAM AS COISAS COMO ELAS SÃO... EU NÃO ESTOU A FALRA DE COR, ASSISTI E PARTICIPEI EM JOGOS ARBITRADOS POR ESTES SENHORES, TANTO FUI PREJUDICADO ... COMO MUITO BENEFICIADO SÓ PORQUE OS CONHECIA A ALGUN TEMPO POR JÁ ANDAR NISTO A ALGUNS ANITOS. NÃO SE ADMIREM COM A CLASSIFICAÇÃO. SE ELES QISEREM, OU PUDEREM, E APRENDEREM COM OS ERROS PARA O ANO ESTARÃO DE VOLTA Á 1ª CATEGORIA. A COMPETENCIA QUE OS LEVOU A SUBIR CONTINUA LÁ, SÓ TEEM DE APREENDER A CONCILIÁ-LA COM OS EXCESSOS DE VEDETISMO.

Anónimo disse...

Meu caro amigo já não podem voltar a subir, não têm idade para isso...

Anónimo disse...

meu caro amigo vê-se claramente que fala com conhecimento de causa... e sim, são mesmo os árbitros de coimbra como o cardoso que vivem à sombra do curriculo... daqui a pouco as classificações são absolutamente transparentes e justas... e portugal é um país sem corrupção... e depois acordamos e vemos a realidade...

Anónimo disse...

Neste andamento daqui a uns tempos COIMBRA não tem nenhum árbitro nos quadros dos nacionais,é uma vergonha.Demitam-se srs. da associação do concelho de arbitragem.

Anónimo disse...

O Sr. António Cardoso é bom árbitro? sim, ninguém o pode negar!

contudo acho que não (já) serve para arbitrar jogos de distrital, uma vez que não suporta a "seca" que demonstra estar a passar nesses jogos. Já a nível nacional e até internacional é do melhor que temos, uma vez que se preocupa apenas em conduzir jogos com extrema humildade. Mas, como já disse deverá melhorar, se assim desejar a sua postura em jogos de nível inferior. Dou como exemplo a dualidade de "obrigações" que exige nos jogos de distrital e profissional, apesar de nesse aspecto ser ainda dos que melhor se adaptam e compreendem os jogadores da distrital em Coimbra. As pequenas coisas formam um todo e como tal...

JF

Anónimo disse...

Apesar de apoiar Coimbra, como é lógico, também me parece que essa não é uma obsessão saudável! deveria-mos pensar em formar bons árbitros/pessoas em vez de tentar "impingir" a qualquer custo, árbitros de Coimbra só para que estejamos representados como sendo nosso. Contudo verifica-se infelizmente que os exemplos em Coimbra não são desde logo os melhores... porque é que há árbitros que só (mesmo só) a AFC acha que são os melhores? porque é que não existe por vezes "critério consensual" para os que sobem?

Temos todos de melhorar e não pode ser só quando temos falta de...