domingo, maio 04, 2008

FC Oliveira do Hospital - CS Ribeira de Frades
(2-2)

Sentido único é o que define o que se passou neste jogo... O Ribeira em termos estratégicos optou por algo que não gosto mas respeito. A defender muito atrás, queimar o máximo de tempo possível e tudo mais para que não se tentasse jogar futsal... Grande parte dos ataques do Ribeira foram iniciados e finalizados pelo seu guarda-redes, sendo o único interveniente da sua equipa, ora por reposições para a nossa linha de fundo, ora por passes para o nosso guarda-redes. E foi assim... Tivemos seguramente entre 80 e 90% da posse de bola (tempo útil) mas não conseguimos materializar.
Relativamente ao jogo, começámos até bem, criando alguns lances de perigo, num deles parece-me que existe grande penalidade mas sem razão aparente é assinalada uma falta atacante... Lance que poderia ter mudado radicalmente o jogo mas paciência... Fomos tendo mais posse de bola, mas algo lentos e previsiveis... Depois praticamente no primeiro remate do Ribeira aos 19 minutos sofremos o primeiro golo, castigando a nossa ineficácia ofensiva... Um golo em que o adversário ganha vantagem por a bola lhe bater no braço mas foi considerado legal...
Se com 0-0 o Ribeira pouco ou nada fez mas ainda ia mostrando querer jogar futsal, em vantagem adbicou completamente... Preferiu jogar completamente no erro dando-nos todas as bolas para que fossemos nós a atacar e explorarem o contra-ataque. Até ao final da primeira parte poderíamos por uma ou duas vezes ter marcado mas o seu guarda-redes foi evitando o golo. No último lance da primeira parte, um contra-ataque permitido ao Ribeira poderia ter dado em golo mas conseguimos evitar.
O 1-0 ao intervalo era um resultado totalmente injusto que premiava a boa exibição do guarda-redes adversário, assim como penalizava a nossa lentidão ofensiva e alguma previsibilidade.
Na 2ª parte entrámos mais rápidos mas uma invenção após uma recuperação de bola com uns ressaltos à mistura permite ao Ribeira ganhar superioridade numérica, aproveitando para fazer golo... Se a perder por 1-0, com 2-0 ainda seria mais dificil... A resposta não podia ser melhor e no minuto seguinte fizemos um golo de raiva... Depois do 2-1, mais do mesmo tendo o guarda-redes adversário evitado o golo por várias vezes... Fomos mais rápidos, criando mais jogadas de perigo, que poderiam ter dado em golo bem mais cedo. Aos 29 minutos lá conseguimos fazer o golo do empate... Depois disso ainda tivemos uma oportunidade mas o guarda-redes adversário voltou a negar o golo.
Foi o resultado possível, num jogo em que apenas uma equipa tentou jogar futsal... O adversário veio apenas com o objectivo de levar a eliminatória para casa e tentar que não se jogasse futsal. Foi estranho jogarmos assim, nem com o Lagares tivemos tanta posse de bola mas elas contam é lá dentro e ai ficámos empatados. Já estava à espera de um Ribeira a defender nos últimos 10 metros, sabia que se não começássemos na frente seria muito complicado, mas não estava à espera é que abdicassem completamente de jogar... Se o jogo fosse cronometrado 120 minutos corridos talvez não chegassem... Ainda bem que para a Taça defrontámos o Domus Nostra, caso contrário o público ficaria com muito má impressão do futsal praticado na série B... Mas quando se está na última divisão na qual as equipas ainda erram muito, quem joga apenas e só no erro adversário ganha muitos jogos... Até ao mais alto nível (de Fut. 11) tivemos uma Grécia campeã da Europa... Um Glasgow Rangers na Final da Taça Uefa... E um Boavista campeão... Respeito mas não gosto dessa forma de jogar...
Agora vem aí a 2ª mão em que o Ribeira será claramente favorito. A jogar num campo onde jogar futsal é dificil, poderão fazer uso das suas habituais jogadas de finalização mais facilmente... A pressão agora está do lado deles, uma vez que em teoria conseguiram ganhar vantagem. Sabemos que vamos encontrar um ambiente dificil, uma equipa ainda mais dificil e mais motivada. Para eles será o último jogo da época, o jogo do ano... Para nós será apenas mais um jogo, uma vez que na semana seguinte temos outros muito importantes e certamente num campo com dimensões aceitaveis.

Inicio: Carlos Oliveira (G.R.), Telmo Sancho, João Ferreira, Nuno Oliveira e Marco Pereira.
Suplentes Utilizados: Fábio Cintra, Pedro Martins, Jorge Fileno, José Carlos e Rogério Duarte.
Suplentes Não Utilizados: Hugo Silva (G.R.)
Tempo de Jogo: 34 + 35
Resultado ao Intervalo: 0-1
Marcha do Marcador: 0-1 (19'), 0-2 (3' (2ªP)), 1-2 (4' (2ªP) - Pedro Martins) e 2-2 (29' (2ªP) - Nuno Oliveira)

34 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia mas a isso chama-se azia. Houve 3 factores para o empate em oliveira; União, humildade e muita coragem da equipa ribeira. Para quem gosta e entende de futsal fica mal a sua equipa ter pouco fairplay, nomeio algumas situações mais obvias; o vosso jogador lesionou-se parou-se o jogo e no devolver da bola ficou mal o sucedido e depois aquele final lamentoso. Deixem se palavras menos proprias aproveitem o jogo :)

Bruno Santos disse...

Não tenho disso... De um primeiro classificado da melhor série estava eu e todos à espera de mais futsal e que o jogo fosse um grande espectaculo. Não foi, para o ano há mais. Sempre disse que para sair da 1ª é mais dificil a quem tenta jogar futsal e a minha opinião não muda... Por vezes é dificil jogar quando o adversário não deixa. Além de tudo isso, o Ribeira foi uma equipa inteligente a jogar, jogando com o que as regras permitem...
Em relação ao resto... Tive dúvidas e fui ver ao video... Se quiser coloco aqui como esclarecimento... Foi bola ao solo e nós devolvemos a bola, só que O Ribeira foi depois tão rápido a devolver-nos a bola que talvez tenha ficado com a impressão errada do lance. Em relação ao final, lamento qualquer atitude errada que possa ter acontecido mas quem anda nisto sabe que são coisas que acontecem com o calor do jogo ainda por cima depois de se sofrer algum jogo psicológico durante a partida é natural que alguém expluda...
Para mim fair-play é também fazer com que o jogo seja um bom espectáculo, não queimando tempo, simulando lesões, etc... Mas isso é outra história que para o ano felizmente vai acabar por causa do cronometro.
Estamos de consciência tranquila relativamente ao que fizemos, tendo inclusívé melhorado o resultado da época passada... Agora resta-nos em Ribeira voltar a melhorar o resultado do ano anterior pela mesma margem, uma vez que a derrota em casa foi mais pesada que fora.

Anónimo disse...

o bruno tu es ca um teorico do caraças........ nao fui ver o jogo nem sei o k se passou mas imagino........ voces uns putos mal habituados e mal educados tambem habitiudos apanhar equipas faceis, que vai ai jogar de peito feito e ingenuos e saiem dai com o saco cheio..... ontem apanhaste uma equipa muito experiente e com isso é k tu nao contavas... bem pensaste tu quando vieste ver o ultimo jogo a ribeira com o lagonense... um guarda redes sentado na bancada com gesso o outro expulso logo nos primeiros minutos, bem ja uma vitoria nao têm guarda redes.... entre outros factores que viste nesse jogo, mas pelos vistos tives te azar..... nao é que tu nao tenhas qualidade ou os teus jogadores, uma coisa vos falta é humildade e muita e educaçao tambem.... nao venham com medo pois as pessoas da ribeiranao vos fazem mal, vao vos acolher bem de certeza é preciso é que voces respeitem o adversario e sejam humildes......... boa sorte e que o proximo jogo seja bem disputado ou pelo menos tentem........ porque o que contam sao os golos nao as boas exibiçoes e farterem se de correr de um lado pro outro.... ja agora voces ai nao têm atletismo?

Bruno Santos disse...

Tens uma imaginação muito fertil mas conheces muito mal a nossa equipa.
Em relação a mim também tens uma imaginação bastante fertil. Em relação ao guarda-redes, que eu saiba o Ribeira jogou com lá com alguém que desempenhou muito bem a função nos 3 jogos e quem sabe também o poderá fazer no próximo... Depois das 3 exibições do Henrique, tomara muitas equipas terem um guarda-redes assim! :)
Por acaso baseei-me num jogo em que o Ribeira goleou fora de casa sem ser muito superior ao adversário. Na pré-época defrontámos também o Ribeira e foi a equipa com a qual menos encaixámos, apesar de na altura ter sido um jogo relativamente melhor. O jogo com o Lagonense foi simplesmente para perceber se havia muitas alterações em relação às indicações que tinha. Respeitamos sempre o adversário e se leres a antevisão do jogo, verás que já esperávamos que fosse dificil!
Se não estiveste no jogo como é que consegues garantir que somos isto ou aquilo e que nos falta isto ou aquilo? Cuidado com as bolas de cristal, por vezes enganam-se. Se quiseres na próxima semana levo-te o video do jogo para ficares com a ideia certa do que se passou. Talvez depois fiques com uma opinião mais coerente.
Em relação ao atletismo... São gostos... Eu não gosto de ver somente golos, gosto de ver futsal e boas exibições. Como adepto é para isso que pago quando vou ver futsal. Posso ser teórico mas não são jogos como o de sábado que levam gente aos pavilhões... A mim não me levariam de certeza.

Anónimo disse...

Quero ver como é que O Ribeira vai conseguir jogar pró ano em pavilhões de futsal, habituados àquela capoeira. Levam poucas levam....

Anónimo disse...

oh azias...
1- uma equipa que não tem 1 único GR disponivel no plantel.
2- ir jogar a um pavilhão od voces este ano so deram malhas.
3- uma equipa sem muitas soluções devido a lesões.
como kerias que a ribeira se apresenta-se em oliveira?
sabes que é muito fácil quando se tem as tuas condições e as soluçoes no teu plantel.
esta-se a criar um problema od ele nao existe, estas a queixar-t d sistema tactico da ribeira?bem entao algo nao funcionou na tua equipa, nao ganhast devido ao siatema do adversario, isso é ridiculo,desculpas de mau perdedor.
para a semana o ribeira nao é favorito como tas a dizer, voces continuam a ser o grande favorito pelos resultados ao longo da época e pelo futsal espectacular que jogam,nao queiras estar a tapar os olhos as pessoas se ha equipa favorita a ser campea distrital é a tua.jogar em medidas aceitaves, o pavilhao de ontem nao tinha medidas aceitaveis??
vamos ver o k acontece na "[] da nossa terra" como tu diseste no final do jogo.
inadmissivel o teu comportamento no final do jogo, defendes tantas teoria aki no blog e depois como pessoas dizes estas coisas e em vez de acalmares os teus jogadores estavas a incentivá-los a violencia.pelo k leio aki pensei k fosses uma pessoa diferente, mas nao...desiludiste-me pelo teu mau perder mesmo havendo uma 2ºmao k se calhar ate a ganhas e demonstraste akela raiva toda por uma aldeia e por um clube.podes ser campeao na ribeira mas nao vamos esquecer akilo k disseste a um jogador nosso.
ainda bem k na pré-época jogamos com o serpinense senao as pessoas ficavam a pensar k as equipas da serie A tinham todas uma falta de fair-play e um mau perder impressionante.
bruno cuidado como estas e continuas a tratar a nossa equipa, pode ser mau.nao te fizemos mal nenhum, so por causa de 1sistema tactico...

Bruno Santos disse...

Bem me parecia que houve alguém que distorceu o que disse... Eu disse ao vosso atleta "vai prá tua terra pá!". Sei que tenho problemas de dicção mas não sou mal educado. Se foi o que perceberam lamento, mas estou de consciência tranquila relativamente ao que disse. Normalmente quem conta acrescenta sempre um ponto. Penso que não incentivei ninguém à violência... Nunca o fiz nem farei, pelo contrário fui tirar da mini-confusão que se gerou os meus atletas. Espero que o assunto morra aqui. Não temos mau perdeu, mais tristes pelo jogo a que o público assistiu que qualquer outra coisa. Se vocês vencerem na Ribeira serão certamente aplaudidos pelos nossos atletas.
Relativamente ao comentário, só foquei o sistema táctico, que respeito mas não gosto. Não estou a tratar mal ninguém, simplesmente relatei a minha visão dos factos... Se tiveres outra, tens o espaço aberto para fazeres a tua análise ao jogo.
Nada tenho contra a vossa equipa, bem pelo contrário. Deram-nos uma lição de bem defender. Vamos tentar aprender com ela e no sábado fazer com que o jogo possa ser melhor.
Relativamente às frases iniciais... Nós também temos os nossos problemas e o clube vai apenas no 2º ano de Futsal...

Anónimo disse...

É essa mentalidade que chateia. Os de Oliveira queixam-se dos "meninos da cidade" e depois têm frases infelizes como a que tu disseste. Típico. No fundo é um prolongamento daquilo que representavas em Espariz. Deixa-me triste, é só isso.

Anónimo disse...

olha Bruno, lá k tu digas k tiveram mais posse de bola, tudo bem, k digas k tiveram mais oportunidades de golo, tudo bem na mesma,mas andares a dizer k so voces é k jogaram futsal, pelo amor de Deus.... Tu k és uma pessoa inteligente (pelo menos é o k dás a entender) na tua opinião,diz-me o k é jogar futsal? Na minha tanto a Ribeira como o Oliveira sabem jogar mas, de forma e estilos diferentes. Jogam mediante técnicos e jogadores diferentes. Não podes dizer k mereciam ou não, foi o resultado k tivemos, pk senão tb pudemos dizer k tiveram sorte em empatar nos últimos minutos. Temos k saber aceitar os resultados com fair-play e não com essa frustação k tens demonstrado. Outra coisa, se a tua ekipa tivesse tido um jogo numa 5ª feira, para a taça, com uma ekipa (segundo com o k tu dizes) k é das melhores da divisão de honra, jogasse mais de 120m, com um plantel reduzido e k pusesses um enorme desgaste nos jogadores mais influentes da ekipa, como jogarias em menos de 48 horas num campo como o vosso, sem tempo de recuperares os jogadores, de maneira a trazeres um bom resultado?Já sei k vais dizer k tiveste tb um jogo dificil na 5ª mas, todos sabemos (com todo o respeito k pelo Serpinense, tenho lá bons amigos Garola, Penálti , Costinha entre outros) k o jogo foi de um grau de dificuldade mediana, e pudeste gerir os recursos k tinhas já a pensar neste jogo. Se reparaste, haviam jogadores da Ribeira nitidamente debilitados devido ao cansaço mas, mostraram k são guerreiros. E se calhar foi aqui k não conseguiste ganhar, na atitude.Segundo o teu ponto de vista fui injusto, segundo o meu foi justissimo. Mas o futebol é assim mesmo. Na tua opinião só é bom kem joga bonito, nesse caso estás a kerer dizer k jamais pagarias para ver jogos do FC PORTO era Mourinho e Chelsea era Mourinho, pk as ekipas dele só jogam futebol pragmático e não futebol espectáculo!Mas sábado vamos ter mais um jogo do futebol pragmático vs futebol espectáculo. Tudo estará aberto para ambas as ekipas mesmo k digas k temos toda a vantagem. Estás a fazer o teu papel (estás a tirar pressão da tua ekipa) mas, não te eskeças k o principal objectivo da Ribeira já foi alcançado- a SUBIDA. O k vier por acréscimo é bom.keria deixar aqui (se me permitires) um voto de boa sorte para o CRIA ALHADENSE para a final four, pk demonstraram todo o seu fair play nos 4º finais da taça, no final do jogo depois de termos virado o resultado desfavorável da 1ª mão, termo-nos batido como leões e nunca termos virado a cara á luta e sempre no respeito e máxima correcção dentro das 4 linhas, houve jogadores k nos deram os parabéns e k disseram k se houvesse um justo vencedor tinhamos sido nós. Por isso Bruno, as vitórias morais não hesistem. Até sábado e k ganhe a melhor ekipa.

Anónimo disse...

Perfeitamente lamentável a tua crónica deste jogo com a Ribeira. Conseguiste que os leitores do teu excelente blogue, fiquem com duvidas àcerca da tua forma de pensar. Lamentável, Bruno.

Anónimo disse...

Bruno ficaste com azia diz lá a verdade? Tu pensavas é que esta série era a tua, em que só havia uma equipa.
Continuas o mesmo orgulhoso de sempre, sá a tua equipa é que joga.

Anónimo disse...

depreendo da crónica que o grande objectivo do oliveira, é a taça. Ou estou a perceber mal?? A final do campeonato é só mais um jogo. Independentemente do que digas agora, acho que foi no minimo infeliz.

Bruno Santos disse...

Relativamente aos objectivos para a época falarei mais à frente, mas já foram conseguidos. Se vier alguma coisa já será acréscimo.
Em relação à crónica, talvez tenha sido demasiado duro, mas para mim foi mau demais. Gosto de outro tipo de futsal, gostos diferentes. Como sempre faço o comentário meio a quente para ser o meu comentário e não um comentário demasiado pensado. Não digo o que fica bem mas sim o que penso. Por vezes pensamos mal, outras vezes bem. É a vida. As vossas criticas também são bem vindas e são elas que nos ajudam a crescer.
Finalizando o jogo em si, também são jogos destes que nos ajudam a crescer. São as dificuldades impostas por diferentes adversários que nos fazem evoluir...
Agora vou migrar para outro post que tou em 4º no TOTOFUTSAL! :)

Anónimo disse...

o jogo do ano para a ribeira?o jogo do ano pa ribeira foi contra o lagonense na última jornada!!

Anónimo disse...

Bem Bruno, deixa-me dar-te os parabéns por todas as respostas que deste a estes senhores!

Fiquei sem o dever de responder a cada um deles!

Mas mesmo assim não posso deixar de explanar a minha visão e a minha opinião sobre o (anti)jogo a que assistimos no sábado!

Em prmeiro lugar, que raio de táctica será essa tão falada por estes senhores, que nunca foi utilizada por nenhum clube da primeira divisão nem por nenhuma selecção?
Será que estamos em presença do futuro do futsal descoberto por estes senhores????
Sinceramente eu espero que não porque senão terei de deixar de assistir a este jogo fantástico de ATAQUE e CONTRA-ATAQUE, que foi coisa que não existiu, aliás não existiu nada além da equipa de Oliveira que tentou por tudo dar aos seus adeptos um pouco daquilo a que os habituaram... Ver bons jogos de futsal!!!
Em segundo lugar como podem falar em falta de atitude por parte dos jogadores de oliveira? Será melhor mostrares mesmo o filme do jogo para estes senhores verem a falta de educação e todas as provocações que os seus jogadores fizeram durante todo o jogo, não me estou a referir ao facto de não terem tentado sequer praticar futsal, mas sim a tudo o que fizeram em campo, é caso para dizer: haja paciência!
Por último duas palavras para a dupla de arbitragem... sem comentários...!!!!!

Lá estaremos para apoiar a nossa equipa!!! FCOH !!!

Anónimo disse...

Boa noite a todos.
Ontem por uma questão de ir conhecer melhor a equipa do Oliveira desta época pois, ainda não a tinha visto, desloquei-me a Oliveira do Hospital e sinceramente saí muito desiludido por uma situação que se deparou de princípio ao fim do jogo: o Ribeira de Frades apenas não jogou, como praticou um anti-jogo declarado com o intuito de resolver o título na 2ª mão em sua casa.
Nunca até hoje e após longos anos de Futsal, tinha visto uma equipa a não jogar durante uma partida de futsal. Mais, vi uma equipa em que aquando da posse de bola o seu guarda-redes limitava-se a colocar a bola para fora ou para o guarda-redes adversário nas suas reposições em jogo. Foi mau demais, sabendo de antemão que foi esta equipa o 1º classificado da série B.
Quanto ao Oliveira do Hospital, gostei do que vi e em relação ao ano anterior melhorou consideravelmente. Muito evoluída tecnicamente, pecando de vez em quando no excesso de individualismo de um ou dois jogadores mas, hoje sim, já a praticar um futsal evoluído.
Independentemente do jogo do próximo Sábado parabéns pelo campeonato que fizeram.
De resto, lá nos encontraremos na Final-Four da Taça.

Anónimo disse...

Espero de algum modo tentar relatar aquilo que se passou em Oliveira do Hospital de uma forma isenta contribuindo para uma visão do jogo para aqueles que lêm este blog. O Ribeira de Frades apresentou-se em Oliveira do Hospital com a lição bem estudada e uma estratégia bem defenida e que nunca alterou em toda a partida, salvo raras excepções. E, porque esteve sempre na frente do marcador também não necessitou de o fazer. Desde o primeiro minuto que jogou no último terço do campo defendendo numa defesa mista, cortando sempre as linhas de passe para as alas. Ofensivamente jogaram sempre num 3x1 rígido, com as bolas a serem lançadas directamente do GR para o seu pivot, e sempre que utilizavam as transições fazim-no sempre em contra-ataque, demonstrando bem que jogavam no erro do adversário. Psicológicamente íam aqui e ali enervando o adversário com a lentidão que punham na reposição da bola em jogo. Quando em dificuldade não tinham qualquer pudor em enviar a bola directamente para fora e para bem longe da sua zona defensiva. Não há que esconder nem arranjar outra argumentação para explicar o que se passou em Oliveira do Hospital. Duas equipas com modelos de jogo completamente diferentes, a de Oliveira do Hospital com mais tempo de posse de bola, com rotações quer na paralela, quer na diagonal, mas que a meu ver pecou por não usar uma referência entre as linhas defenivas do Ribeira, ou seja um Pivot de raíz que tabelasse com os alas, porque sempre que isso acontecia, a equipa da casa criava mais embaraços defensivos ao adversário, o Ribeira jogava no erro do adversário, enervava-o com constantes quebras de ritmo de jogo, jogava num futal directo para o Pivot, utilizava o contra-ataque aproveitando a falta de cobertura das costas do adversário, e porque o jogo lhe correu de feição não precisou de utilizar outra estratégia.
Agora não há que ter vergonha de se jogar assim, porque cada um joga com as armas que tem, e ficou demonstrado que o Ribeira de Frades veio a Oliveira do Hospital com muito respeito ao seu adversário. Na primeira divisão nacional do nosso futsal há também quem o faça, O Boavista é um bom exemplo disso. E, até o Sporting já utilizou estratégias mais ou menos idênticas em jogos com o Benfica, e nem por isso se lhe retirou o devido valor.
Conhecendo o Bruno como conheço nãqo me parece que tente diminuir o valor do seu adversário, só que constatou o que realmente se passou, ou seja uma equipa a jogar e outra a marcar, não há que esconder, mas isso fez parte do jogo.
No entanto, quero dizer que gostaria de ver a equipa de Ribeira de Frades a recuperar de um resultado negativo, porque o que se assistiu em Oliveira do Hospital é algo enganador, porque quando a equipa de Ribeira saía a jogar em ataque organizado, foram poucas a vezes, sabia o que fazia e era perigosa, com a bola a circular de pé para pé com um a boa recepção e um bom remate.
Para concluir apesar de não ter sido um bom espectáculo devido à rigidez tática de ambas as equipas, foi um jogo emotivo e que deixa antever um final escaldante em Ribeira de Frades, ou não estejamos, quer queiramos quer não, com mais ou menos críticas, perante as duas melhores equipas da primeira distrital de Coimbra.
Um abraço!
João Jorge

Anónimo disse...

Sendo do CSDC sinto-me na obrigação de intervir neste espaço.
Primeiro que tudo, devemos lembrar-nos sempre que um blog é um diário, um relato de uma série de acontecimentos. Como tal, há que saber respeitar o autor do mesmo. Contudo, há também que saber escrever com humildade e com coerência. Por isso, creio que todos temos de aceitar o que o Bruno escreveu e pensa, ainda que não partilhemos da mesma opinião, mas também é preciso ser-se prudente e não tendencioso no relato das coisas. Como tal, Bruno, aceito que ao introduzires aqui um novo post, prefiras fazê-lo "a quente", como dizes, pouco depois do jogo. No entanto, isso às vezes pode influenciar a nossa forma de ver as coisas e pode tornar-nos e ao que escrevemos pouco ponderados. Por outro lado, os insultos e as confusões que surgem no final dos jogos são um "lugar comum", estão sempre a acontecer. Assim sendo, esta foi mais uma situação que tal e por ter acontecido não devemos esquecer a boa relação que o CSDC sempre manteve com o Bruno Santos e com os clubes que representa e representou.
No que respeita aos comentários do telles devo dizer-lhe que ninguém disse aqui que os jogadores do Oliveira não tinham ou não tiveram atitude, o que se referiu foi que nesse aspecto não venceram e passo a citar o que disse o zideco:"E se calhar foi aqui k não conseguiste ganhar, na atitude."
Finalmente, este último anónimo referiu que, falando do CSDC, " o seu guarda-redes limitava-se a colocar a bola para fora ou para o guarda-redes adversário nas suas reposições em jogo. Foi mau demais, sabendo de antemão que foi esta equipa o 1º classificado da série B." Ora, caro amigo, acrescento a pequena informação que o jogador que nestes últimos jogos ocupou a baliza do CSDC não é Guarda-Redes e apenas se disponibilizou para ocupar essa posição.Portanto, sim, talvez seja natural que a sua prestação não esteja em consonância com os resultados e a posição ocupada pelo clube durante a época.
As minhas observações não servem, de forma alguma, para desprestigiar ninguém, mas provavelmente poucos sabem o trabalho e, por vezes, a desmotivação que rodeia um administrador de um blog, pela polémica que envolve.
Keep up the good work, Bruno!


CSDC rules!!:)

Anónimo disse...

Sendo um outsider e apenas me baseando em algum conhecimento das equipas e uns anos de futsal que tenho quero dizer que: uma equipa que jogue bom futsal, com já aqui foi dito, tem de saber entrar em defesas como a do ribeira, o facto de trocarem bem a bola e de fazerem alguns movimentos típicos de futsal não quer dizer que joguem bom futsal,pode ser muito bem chamado de posse de bola e neste caso consentida.O bom futsal, é o futsal praticado com objectivo de ultrapassar a equipa adversária,não é a posse de bola praticada, trocar a bola contra uma equipa que não faz pressão não é difícil.
Em relação ao queimar tempo isso estou de acordo, mas para o ano ja não vai haver disso, os jogos vão ser cronometrados.
Existem várias equipas e por consequência vários tipos de jogo aos quais quem se adaptar melhor pode conseguir ultrapassar o adversário.Na 1divisão tens equipas talhadas para jogar em CA e não é por isso que não praticam bom futsal.

Abraços

Anónimo disse...

Este ultimo comentario das 00:11 é quase uma cópia do post do Bruno, só que este comentário vem disfarçado sem fotografia...porque será ? A Ribeira jogou o Futsal necessário para não perder o jogo, e podia te-lo ganho. Tacticamente tambem se ganha. Uma equipa como o Oliveira~, cheia de bons valores individuais quase não precisa de tácticas por isso não estranho que o seu treinador não saiba o que é isso. Nunca precisou de jogar tacticamente para ganhar um jogo, é so meter os jogadores lá para dentro e deixá-los jogar, depois quando uma equipa joga como jogou o Ribeira vem-se queixar de anti-jogo. Não teve foi soluções para ganhar. Deixa-te de vaidades Bruno, sê humilde e reconhece que estives-te quase a perder o jogo devido a uma lição de táctica bem dada.

Anónimo disse...

No próximo ano, com cornómetro e num campo maior se verá as lições tácticas. Nas piores divisões, jogar assim funciona.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 14:01 queria dizer-lhe que não será correcto afirmar que nas piores divisões se joga assim, porque já assisti a jogos com o mesmo cariz na primeira divisão nacional. Por acas viram o primeiro jogo do nacional da primeira divisão, que pôs frente a frente o Sassoeiros ao Sporting. Pois o Sporting é que "jogou", e quem ganhou foi o Sassoeiros. Portanto isso de afirmar que o Ribeira de Frades é inferior vai um grande passo. Entendo e reforço uma vez mais que foi uma estratégia bem delineada, bem aplicada e melhor executada. Aliada ao facto de resultar deu num resultado positivo para a equipa. No entanto há que não esquecer que o Oliveira mesmo assim marcou por duas vezes, e falhou muitas mais, e o GR defendeu práticamente tudo. E, se este não é o GR da equipa que aqui já afirmaram, meus amigos das duas uma, ou o homem tem andado perdido dentro das quatro linhas, ou então o Ribeira tem um "super Benedito" e abdica deste. Pois só quem não esteve em Oliveira pode fazer tais afirmações. O GR fartou-se de defender, e para melhor entenderem, com estilo de GR de Andebol, foi sempre muito frio, concentrado no jogo, defendendo para a bola não entrar e não para o estilo ou para a fotografia. Utilizou sempre as pernas nas bolas baixas e os braços nas bolas altas. Se não é Guarda-Redes, espanta-me. Aliás não fosse ele e o Ribeira estaria agora em "maus lençóis", pois as bolas que não esbarraram na teia defensiva armada pela equipa, encontraram sempre pela frente um GR determinado, pleno de reflexos, e grande flexibilidade. Há que dizé-lo que não teve culpa nos golos. E quando alguém aqui afirma que punha as bolas fora ou no GR adversário é porque não viu o Pivot a receber a maior parte delas na última linha defeniva do Oliveira. E as que chegaram ao GR adversário foi apenas porque o Pivot (muito pesado, mas muito bom técnicamente), levava algum tempo a deslocar-se da defesa para o ataque, tendo inclusivé aconselhado várias vezes o seu colega para temporizar mais um pouco a reposição da bola em jogo.
Não concordo quando chamam tática à estratégia. Aquilo que venceu não foi a tática utilizada no jogo nem por parte do Oliveira, nem por parte do Ribeira. O que esteve em destaque foi a estratégia das duas equipas, ataque organizado, e pressão por parte do Oliveira, e contra-ataque nas manobras ofensivas por parte do Ribeira, e uma defesa mista na linha quatro e muitas das vezes na linha cinco, permitindo apenas ao adversário o jogo exterior, e remates de meia distância. Não se confunda estratégia com tática, porque táticamente as duas equipas estiveram muito bem, por mais que não tenhamos gostado do jogo do Ribeira.
Para o espectador pode não ser tão bonito, mas é muitas das vezes terrívelmente eficaz.
Estamos perante duas grandes equipas do futsal do nosso distrito.
João Jorge

Anónimo disse...

Ou não!!!
oh Bruno sábado respondes ao anti-jogo!!!!

Anónimo disse...

boa tarde...bruno!!!!!!
Parece que levaste uma lição de bem defender por parte da ribeira,ninguem pode pôr em causa a qualidade da tua equipa a jogar futsal mas tens que perceber que a ribeira embora não pratique um bonito futsal é extrememente eficaz e prova disso é teres estado a perder por 2 golos de diferença.
na minha humilde opinião a ribeira fez o jogo que tinha de fazer perante uma equipa superior (defendeu,atacou qb,marcou e foi gerindo o esforço dos seus atletas que 48h antes tinham dado a mesma lição a uma equipa da divisão honra).
tens em tua posse a melhor equipa da 1ª divisão a jogar futsal mas com muita pouca experiencia...coisa que a ribeira tem muito.
para finalizar acho que tens de perceber que a final tem 2 jogos e não só um...logo a ribeira fez o que deveria ter feito, passar a eliminatoria para sua casa...
Tu farias o mesmo...

tactica da ribeira - defender bem e bem defender dá saude e faz-te crescer....

abraco para o pratas,joão, pestanas e as melhoras rapidas ao bruno.

Anónimo disse...

Penso... logo existo!

Há duas equipas uma bola e árbitros... logo há futsal!

deveria ser uma boa lógica, mas deixa muito a desejar!

Se há alguém que levou uma grande lição não foi só o Bruno, foram os jogadores, os adeptos e todos os que estiveram presentes no pavilhão.

Pois aprenderam como o futsal pode não ser um espectáculo, aprenderam como o futsal pode não ser ATAQUE e CONTRA-ATAQUE aliás este é ou deveria ser o lema de todos os que gostam e vivem o futsal... Mas...
Agora que penso nisto será possível concluir que a equipa de ribeira de frades só será adepta do lema DEFESA/ANTI-JOGO e CONTRA-ATAQUE.

Compreendo tudo o que dizem, que fizeram o que puderam e que queriam levar a decisão para a segunda mão, mas por favor não chamem a isso táctica, não chamem a isso futsal!

Na segunda mão lá estaremos a torcer para que o BOM FUTSAL VENÇA o ANTI-JOGO e que O ATAQUE VENÇA a DEFESA

Mas não se preocupem pois mesmo que por uma pequena hipótese isso não aconteça o FCOH está de parabéns e estamos na final four da taça o que não é para todos!!!

Aquele abraço estão cá dentro!

Anónimo disse...

Acabei de jantar e vou agora para o Grande recinto da QUEIMA DAS FITAS 2008. Abraço para todos.

PS :Imbuido neste sentimento de festa, vou beber uns copos, mais uma vez no Recinto da Queima e desejar boa sorte para as várias equipas.

Mais que PS: vai haver jantar do TOTOFUTSAL ?

MAIS MAIS MAIS QUE PS: Não vou falar do jogo F.C.Oliveira do Hospital VS C.S Ribeira de Frades porque há aí gente muito entendida sobre Futsal.

ASS: micolli

Anónimo disse...

Não vi este jogo,mas vi o jogão q esta equipa fez nas Alhadas com uma equipa da divisão acima,em desvantagem na eliminatoria,jogou muito abnegada e lutadora,defendeu irrepreensivelmente,e virou a eliminatoria,sendo atraiçoada por um bom golo qd o jogo já caminhava para o fim,prolongamento e penalties ditaram depois o vencedor....parece-me que o comentário efectuado é tendencioso(embora seja o seu blogue)e fica-lhe muito mal,confesso parece um filme de Super Herois contra vilões.....cresça....quanto ao escrever a quente......imagine se fossemos todos assim.....era só GUERRA!Que ganhe o melhor e não se chateie.....perde uns anos de vida!!!

Anónimo disse...

Micolli deste que saiste do Benfica não ouvi falar mais de ti!!abraço

Anónimo disse...

Sr. Telles, seja desportista e humilde, saiba ganhar, o que tambem não sabe, mas saiba tambem perder...ou empatar, vá-se habituando porque a Honra não é o passeio que foi a Distrital. Teem boa equipa, sim senhor, mas não pode criticar outros por optarem uma estratégia mais defensiva ou mesmo só defensiva...mas que permite a marcação de 2 golos !!! Isto é uma final e como se costuma dizer : as finais são para ganhar, não para dar espectaculo. Dificilmente se consegue as duas coisas em simultaneo, embora aconteça mas é raro. Acha que os responsáveis do Ribeira vendo as goleadas que foram dando pela distrital, iriam cometer o mesmo erro dos outros e irem jogar o futsal pelo futsal quando está um titulo em disputa ? Ainda por cima sem GR? Sejam adultos e vejam as coisas como elas são. Pode não ser bonito, mas é eficaz. O campeonato foi muito fácil para voces, talvez se não tivessem dado tantas goleadas, algumas totalmente desnecessárias, o Ribeira não fosse aí jogar já avisado do que poderia esperar, assim o objectivo foi não perder o jogo ou perder por poucos, mas você do alto da sua sabedoria não entende isto. Já sabia que eram um convenciditos da treta, com a mania que só a vossa equipa joga Futsal e que são sempre voces que falham que os outros não teem mérito, mas não é bem assim. Não é de hoje que tenho acompanhado os posts e os comentários que são efectuados aqui no blog e mesmo não intervindo em nenhuma outra altura foi com pena e tambem com surpresa que verifiquei a vaidade com que são feitos e o desdem com que tratam outras equipas, pelos vistos a vossa superioridade nunca foi posta em causa na série em que participaram mas recordo um jogo em que tal foi chamado a atenção e foi o "deus me livre" da vossa parte ; que voces é que são bons, inteligentes, homenszinhos, são a fina flor da sabedoria, fazendo e dizendo de tudo para mostrar a vossa superioridade pessoal e desportiva perante terceiros que se atreveram a criticar a equipa do Oliveira do Hospital. Foi triste, pareceu mal, mas pelos vistos o defeito não é só de quem comentou, a vaidade e auto-convencimento está enraizado no próprio treinador da equipa, que sente as costas quentes por comentários parecidos com estes do tal Sr. Telles.
Um pouco menos de vedetismo e mais auto-controle no final dos jogos, quando as coisas correm menos bem, não vos fariam mal nenhum. É impressionante a pressão exercida sobre o árbitro do lado dos bancos, efectuada pelos membros do Oliveira, em especial o seu treinador que não se calou um segundo sempre a contestar ou a pedir faltas ou a querer ensinar como devia de ser arbitrado o jogo . Lamentável. E depois veem estes pseudo intelectuais do desporto dizer que assim não vale. Tenham juizo, cresçam e apareçam...

Bruno Santos disse...

Passo aqui pela última vez para tentar esclarecer todos, uma vez que parace que não me fiz entender...
A definição técnica de Futsal é esta:
O Futsal é um jogo desportivo colectivo praticado em pavilhão e composto por duas
equipas, cada uma com cinco jogadores (um Guarda-redes e quatro jogadores de
campo). É um desporto que exige um grande esforço fisico dado que não existem
periodos em que um jogador que esteja em campo não esteja a correr
, e uma grande
capacidade de concentração dado que é praticado num campo pequeno e onde uma
falha de um dos elementos coloca logo em perigo a nossa baliza.

Como curisidade, durante parte do jogo os atletas estiveram parados com a bola fora... Quando falo que o adversário não praticou futsal, falo das seguintes situações:
- Reposições de linha lateral tipo Fut. 11 em que o atleta a marcar está na outra ponta do campo e a bola fica ali 30 segundos sem ninguém por perto (Aqui quem tem culpa não são eles mas a falta de cronometro ou a intrepertação das leis);
- Duas lesões que deram para rir, tal foi o descaramento das queixas;
- Reposições da bola directamente para fora ou para o nosso guarda-redes cujo objectivo era sempre jogar só com o pivot.
Se isto para vocês é futsal, para mim não é. E tenho o direito de não concordar. Nas reposições de bola, quando se tenta o jogo directo para o pivot, 1, 2, 3, 5 vezes até se pode compreender, ora por sistema... A partir do momento em que subimos as linhas de marcação e nem foi preciso muito, foram todas as reposições para o nosso G.R. ou para a linha lateral. É o típico futsal inglês. É como o chuveirinho e a táctica do balão no Fut. 11. Será que alguém gosta?
Não sou adepto desse futsal, o Ribeira por sistema joga em demasia com o pivot e talvez o mérito de fechar as linhas de passe até seja nosso... O que critico é essa forma de atacar e os outros factores associados, nada mais... A forma de defender, também defendo nos 10 metros se for preciso... Fi-lo com o Benfica, só que para o ataque saímos com a bola pelo chão.
A minha critica vai toda direitinha para o futsal directo, queimar tempo, etc... Sem cronometro é fácil... O jogo teve uns 20 minutos de tempo útil, ou pouco mais... E quando se joga assim é muito fácil não sofrer golos uma vez que o nervosismo adversário aumenta e o tempo vai-se esgotando.
A única parte em que o adversário pode ter jogado futsal foi a defender, que eu chamo defender, e ai estiveram 5 estrelas. Parabéns pela garra, luta e entrega. Os contra-ataques também são parte do futsal. Ora ataque organizado houve muito pouco. Para mim passe directo entre G.R. e pivot não é ataque organizado, mesmo que isso seja muito bom na 1ª Distrital. O Neves há uns anos atrás subiu a jogar assim, depois teve azar... Para a Taça perdeu na 2ª mão com uns putos por 5-0 em casa, depois de ter ganho 4-2 fora porque tiveram o azar de à 3ª conseguirmos encaixar.
A minha critica vai essencialmente para isto e quem gosta de futsal não gosta disso... Para mim jogo directo por sistema é matar o futsal. Fui ver o Ribeira-Lagonense em que o 2º golo do Ribeira é de cabeça, após reposição do guarda-redes... O chuveirinho... O muitos lances de perigo nasceram assim. Dá resultado mas ninguém gosta... Só não me vim embora do jogo por obrigação.
Quando me falam em Mourinho, ele quando saía para o ataque a bola ia pelo chão e não como chuveirinho directo para a àrea adversária. Talvez por haver muita gente a pensar que por se ganhar isto é muito bom, quando chegamos aos Nacionais os resultados são os que se vêm... Estamos a ser ultrapassados por Viseu e Aveiro, entre outras...
O Alpendorada joga nos últimos 10 metros mas quando repoe a bola não é directamente para a àrea adversária...
Pode ter sido um mau jogo da equipa da Ribeira, tiveram jogo dois dias antes, etc... O objectivo foi contar o que aconteceu... Se exagerei ou não, só quem lá esteve é que pode opinar. Isto não significa que eles joguem sempre assim, mas neste jogo fizeram-no. Certamente para ficarem em primeiro fizeram melhor que o que apresentaram em Oliveira e sábado estou à espera de uma equipa bem melhor, e que de preferência jogue pelo chão. Há jogos que correm mal e admito que o jogo em Oliveira tenha corrido mal em termos ofensivos, talvez por mérito nosso. Talvez seja eu que estou mal pois não gosto de vencer a todo o custo... Para mim futsal directo é vencer a todo o custo. É como nas camadas jovens jogar-se para o miudo bom técnicamente que se tem ou nos infantis rematar de baliza a baliza, só porque se ganha...
Se sábado eles vencerem serão felicitados, independentemente da forma como marquem os golos, ou como joguem. No Futebol, normalmente quem tem razão é quem vence, goste-se ou não se goste...
É simpesmente a opinião de alguém que anda nisto há muito menos anos que todos vocês... E que percebe muito pouco disto... Mas, como já ouvi muitos a dizerem... O Futsal evoluiu...
Encerro por aqui definitivamente este capitulo e espero ter esclarecido todos.

Anónimo disse...

ai a azia...

pede ao treinador da ribeira para te ensinar a arte de bem defender e aproveitar tudo o que o jogo dá...
para o ano podes ter a certeza q a ribeira não vai jogar assim pois os campos os regulamentos não o vão permitir...
agora este ano podem não ter sido os melhore mas foram os mais regulares durante toda a epoca...

quanto á ribeira já fizeram o que tinham a fazer ...subiram e todo o resto é um premio para esta instituição...

sabado se ganhares mereçes mas eu vou ver o jogo para ver s jogas naquele campo o tal futsal bonito de que tanto te gabas...

aprende com quem tem a humildade de assumir que a tua equipa é superior e que para ter algum sucesso teriam de trazer um resultado que podessem discutir em sua casa.

deixa lá que para o ano vais ter outras razões de queixa...

Anónimo disse...

Ainda voçês reclamam das mulheres... pareçem um monte de beatas a discutir a missa :)

Anónimo disse...

Bom dia, é a primeira vez que me sinto obrigado a intervir neste blog, apesar de o consultar quase todas as semanas. O senhor BRUNO SANTOS diz se um entendido na matéria do futsal, mas pelo o que se disse em relação ao jogo anterior não parece, porque não conseguiu contornar um adversário cansado e mais lentos que a sua equipa. Mas o que me obrigou a comentar aqui é o simples facto que, o senhor BRUNO referiu que quando se chega aos nacionais se vê a diferença, e eu pergunto, já alguma vez jogou ou treinou uma equipa nos nacionais, ou pelo menos na terceira divisão nacional?

Bruno Santos disse...

Então seja bem-vindo caro anónimo! Primeiro não me digo entendido! :) Se fosse entendido, a minha equipa treinaria quase diariamente para que este tipo de jogo não nos causasse dificuldades e estaria certamente numa divisão superior.
Relativamente à pergunta, que foi a única coisa que me trouxe de volta aqui e como sei que voltará cá para ver a resposta. Já joguei na Liga Universitária que nas primeiras épocas tinha um nível muito superior à 3ª divisão, já vi alguns jogos da 3ª, já defrontei algumas equipas da 3ª e conheço o trabalho feito em algumas equipas de outros distritos, mais propriamente Viseu. Para cima da 3ª conheço somente a Académica.
Sei que também temos equipas na 3ª a jogar directo, como por exemplo a CB Penamacor e veio ganhar 3-0 ao S. João, num jogo muito mau... É que o Defender, defender, defender e pivot só resulta quando tudo nos corre bem... Talvez por isso esteja a lutar pela descida, ou estarei enganado? Temos outras equipas que jogam um futsal muito colectivo, como a Balsa Nova, o Lamas e estão com a manutenção assegurada já há muito tempo! Talvez o estilo de jogo influencie... Digo eu.
Quando foquei o aspecto nacionais foi apenas para referir que se o nível distrital fosse maior, tentando as equipas o colectivo ao invés do futsal directo, quem sobe aos Nacionais estará bem mais preparado. Assim como as equipas de formação a disputar as Taças Nacionais. A nossa luta terá que ser para subir o nível da Divisão de Honra, dos campeonatos de formação, etc... E não lutar para se ganhar o distrital a todo o custo. A época passada estive no campeonato de Juvenis tendo ficado muito desiludido com o nível apresentado por grande parte das equipas, tendo em conta que algumas tinham muitos anos de formação. Se tivermos melhores jogadores e mais bem formados, as nossas equipas de elite serão bem melhores. Foi só a isto que queria chegar.