domingo, maio 11, 2008

Ribeira de Frades - FC Oliveira do Hospital (3-6)

Se o primeiro jogo foi muito morno, quase sem motivos de interesse, este foi quase o extremo oposto. Um jogo onde ambas as equipas tentaram sempre praticar bom futsal, demonstrando que apesar das dimensões mais reduzidas do campo é possível praticar ali um futsal bonito. Tempos mortos foram poucos ao longo da partida, uma intensidade interessante e uma indefinição no marcador que apimentou ainda mais o espectáculo. Um jogo digno de uma final. Independente de todas as condicionantes e estratégias tenho pena que em Oliveira o jogo não tivesse sido assim. Este jogo acabou por valer pelos dois e com isso ganhou o público presente. Equilíbrio foi sempre a nota dominante ao longo da partida, tendo nós na parte final ganho vantagem de um golo quando já se esperava o prolongamento, vantagem que se revelou determinante para o desfecho do encontro.
Durante a semana tentámos fazer a adaptação às dimensões do campo e ao adversário, ficando a faltar ao piso que é um pouco mais lento que o nosso. Nos primeiros minutos estivemos algo lentos, com a bola a prender várias vezes mas à medida que o tempo foi passando fomos-nos soltando mais. Á passagem do 6º minuto fazemos o 1-0, num golo em que tivemos alguma felicidade no remate que desviou num defensor e impossibilitou a defesa ao guarda-redes adversário. Em vantagem, sempre concentrados a defender, houve contra-ataques para ambos os lados, lances de perigo e nós fomos fazendo algumas faltas ingénuas que nos tornaram menos pressionantes e mais expectantes. Fruto da proximidade da nossa baliza, o Ribeira criava muito perigo nas suas reposições laterais e nos seus cantos, tendo feito o golo do empate aos 25 minutos na sequência de uma reposição lateral... Até ao intervalo a mesma toada de equilíbrio, com os defensores a superiorizarem-se ao atacantes. O resultado ao intervalo era justíssimo, uma vez que não havia grande domínio de parte a parte. Um jogo táctico em que defensivamente ambas as equipas foram estando melhor que ofensivamente. Ao intervalo revimos alguns pontos importantes para conseguirmos criar mais perigo, pois em termos ofensivos as coisas não estavam a resultar como queríamos.
Na 2ª parte entrámos bem, a marcar logo no 2º minuto, mas vantagem de pouca duração, uma vez que o Ribeira respondeu logo no 5º minuto, num lance em que nos precipitamos ofensivamente e permitidos um ataque rápido ao adversário. Mais 15 minutos de equilíbrio em que qualquer das equipas poderia ter marcado, tendo nós dois contra-ataques que não conseguimos aproveitar. Aos 19 minutos surge o 3-2 para nós, voltando à liderança do marcador quando faltavam 10 minutos para o final. Fomos controlando, sem o adversário causar grande perigo, até que num lance em que as linhas de passe ao pivot ficaram abertas, a bola caiu lá e golo do Ribeira. Golo num momento chave, em que o Ribeira ia apostar no 5:4, tendo depois adiado essa decisão por uns minutos. Com este golo certamente todos já esperavam o prolongamento, até que num contra-ataque aos 28 minutos em que estivemos quase a perder a bola, surgiu aquela estrelinha e fizemos o 4-3. Com apenas 4 minutos para jogar, o Ribeira aposta no 5:4, nós acertámos a defender, recuperámos a bola e golo aos 29 minutos. Na sequência do golo, o Ribeira abdicou do guarda-redes avançado, nós fomos defendendo e o nosso guarda-redes em 3/4 minutos fez algumas defensas de grande qualidade, evitando o golo adversário. Para finalizar, lança um contra-ataque que fechou o resultado em 6-3 aos 31 minutos. Pouco depois terminava o jogo com a nossa vitória!
Em suma, um bom jogo de futsal, em que fomos controlando, em que tivemos um adversário que valorizou e muito a nossa vitória e porque não dizê-lo, tivemos a estrelinha no momento chave. Independentemente do resultado, deu-me gosto ver o jogo, foi um jogo que fez as pessoas vibrarem, mostrou que na 1ª distrital também se assistem a bons espectáculos! Relativamente ao Ribeira, das 4 vezes que nos defrontámos esta época e dos jogos que vi deles, este foi por larga margem o seu melhor jogo. Completamente antagónico em relação à semana passada, uma equipa que valorizou e muito a nossa vitória, notando-se que está em evolução. Se continuarem na linha do que produziram neste jogo, poderão ser uma agradável surpresa na próxima época.
Relativamente à semana passada, percebo perfeitamente que eles tinham que fazer aquele tipo de jogo para levarem a eliminatória para casa, mas fiquei desiludido e triste com o futsal demonstrado naquele jogo. O meu desejo era que o jogo tivesse tido a intensidade deste e o interesse deste. Os meus comentários aos jogos e às equipas (nos balanços) são somente a minha visão e não têm como objectivo desrespeitar os adversários mas somente dar a minha visão do que se passou nos jogos ou do que vi nos seus jogos. Se pensarem um pouco seria muito mais fácil para mim suavizar os comentários, dizer o que os adversários querem ouvir mas é com a critica que por vezes aprendemos. Eu com a vossa e vocês com a minha.
Parabéns ao adversário que foi um digno vencido que valorizou muito a nossa vitória e Parabéns por esta conquista a todos os nossos atletas, directores, massagista, treinadores, patrocinadores e todos os que nos apoiaram ao longo da época. Esta vitória é de todos e para todos!
Para a semana temos a final-four somente frente ao campeão distrital. Um jogo entre duas equipas que foram campeãs das suas divisões, jogo que se espera que seja um grande espectáculo e como já ouvi dizer será o cabeça de cartaz da final-four.

Inicio: Carlos Oliveira (G.R.), Telmo Sancho, João Ferreira, Nuno Oliveira e Pedro Martins.
Suplentes Utilizados: Fábio Cintra, Marco Pereira e Jorge Fileno.
Suplentes Não Utilizados: Hugo Silva (G.R.) e Rogério Duarte.
Tempo de Jogo: 32 + 34
Resultado ao Intervalo: 1-1
Marcha do Marcador: 0-1 (6' - Pedro Martins), 1-1 (24'), 1-2 (2' (2ªP) - Marco Pereira), 2-2 (5' (2ªP)), 2-3 (19' (2ªP) - Pedro Martins), 3-3 (25' (2ªP)), 3-4 (28' (2ªP) - Fábio Cintra), 3-5 (29' (2ªP) - Pedro Martins) e 3-6 (31' (2ªP) - Fábio Cintra)

16 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Bruno pelo excelente campeonato conquistado com grande mérito e brilhantismo. Vi praticamente todas as equipas que disputaram este distrital da 1ª Divisão e o FCOH foi de longe a que melhor futsal praticou, que mais evoluiu e que sem qualquer dúvida tem os melhores jogadores e na minha modesta opinião um técnico jovem que foi humilde e soube tirar o máximo rendimento dos jogadores que tinha a sua disposição.
Força e acima de tudo inteligência para o jogo da Taça com o GR Vilaverdense!
Abraço
João Veloso

Anónimo disse...

Olá...
Antes de mais como adepto presente no pavilhao do ribeira de frades quero dizer que o oliveira dominou muito o jogo tendo sido quebrado esse dominio muito a custa do pivot da equipa do ribeira que no jogar da sua equipa e muito proveitoso...
No futsal o pivot tambem mexe e roda sendo o pivot do ribeira estatico so a espera que a sua equipa meta nos seus pes a bola...
No que vi do jogo nao a muito a falar o Oliveira apenas fantastico com muito boas jogadas de futsal em que demostrou que nao sao "meninos da Mamã" como disseram nos comentarios ao jogo em Oliveira mas sim uns verdadeiros homens que foram contra tudo e todos triunfar a um pavilhao pequeno sem medidas oficiais ao qual era favoravel ao Ribeira de Frades...Para muitos que diziam que eram meninos da mamã é bem feita esta vitoria por parte desse clube...
Parabens F.C.O.H. e boa sorte para a Final four...

Anónimo disse...

bruno podes me dizer se é verdade que o pichel estev no sabado a noite na ribeira a ver o jogo? fala-s que ele falou com presidente do ribeira e possa ser o proximo treinador do ribeira. abraço

Anónimo disse...

Então! Onde estão os habituais caçadores furtivos, sempre com o dedo leve no gatilho- teclas -, grande parte das vezes caçando com chumbo do "arco-cego",detentores do prémio: "cada tiro cada melro"! É caso para escrever: saiu-vos o tiro pela culatra! Se existe alguma parte do vosso corpo que esteja ferida, não são as falanges dos dedos, mas sim, a garganta, com o grande sapo que recusa ser engolido. Ó Bruno, caso a tua equipa perdesse, estou certo que bater-se-ía o recorde de comentários...é claro, de natureza jocosa, á crónica do jogo. Como não foi o caso, a carestia abunda...

Anónimo disse...

PARABÉNS CAMPEÕES !!!

Serão de certo as melhores palavras que podem entrar nos ouvidos de todos os jogadores, toda a equipa técnica e todos os que de alguma forma colaboraram com o futsal do FCOH!

Foi com pena minha que não pude estar presente neste grande jogo, mas apesar da distância o coração e o pensamento não deixaram de vos acompanhar com a certeza de que se fizessem aquilo a que nos habituaram, suar a camisola, dar o vosso melhor e jogar futsal, trariam o ceptro para casa!

Foi também com essa certeza que respondi a todos os opinadores do jogo anterior, pois tenho a certeza que se eles tivessem jogado futsal em oliveira do hospital (sim contínuo com a ideia que anti-jogo e defesa não é bom futsal) levariam uma verdadeira malha!

Parabéns a todos mais uma vez e Sábado estaremos lá a apoiar-vos da melhor maneira que conseguirmos, nunca esquecendo que qualquer que seja o resultado estarão sempre de parabéns!

P.S. A estatística deve dizer-nos que o consumo de compensan dever ter subido abruptamente, nomeadamente por parte de muitos leitores deste excelente blog!
A AZIA deve andar por aí!!!

Anónimo disse...

Mt bem Bruno. Jogar na expectativa e no erro do adversário tb dá resultado. Não fizeste jogar a tua ekipa da maneira habitual e tiveste os teus louros. Agora já deves dar razão a kem preveligia este tipo de jogo. (Sim, já sei k não gostas mas, respeitas...)Soubeste ler melhor o jogo e gerir os recursos durante o jogo tb. E dizes tb, e com razão, k tiveram a estrelinha da sorte mas, não há campeões sem sorte. Critiquei a tua análise a semana passada (e penso k com razão) mas, não podia deixar de vos dar os parabéns pelo vosso feito. Já o tinha feito pessoalmente no sábado mas, fica aki para k todos vejam k onde te critiquei tenho a coragem e a humildade de vos parabenizar. E se tu já aprendeste k jogar feio até dá resultado, tens k ensinar a kem te acompanha (estou a falar destes anónimos todos e outros) k ás vezes o k temos de fazer é deixar o futebol bonito de parte pk o k importa é a vitória. Pk se jogares bonito e não ganhares, não vai valer de nada. A nossa guerra foi ganha. O principal objectivo foi alcançado, por isso estamos tb de parabéns. Nesta guerra lutámos com as nossas armas (umas já completamente desgastadas, outras nem tanto) e não ficamos a dever nada a ninguém. Podem dizer k somos arruaceiros , caceteiros , k o pavilhão é uma gamela mas, o k interessa é k para já, só 3 ekipas é k teem assegurada a subida ,e uma delas somos NÓS.A ekipa do centro social da Ribeira já tem uma série de anos e nunca teve o privilégio de conviver entre os gds do futebol distrital. Para o ano vai estar entre eles e eu fico mt feliz por ter contribuido para k isso fosse possivel. Saudações desportivas.
Ass: Zideco 10

Anónimo disse...

Telles, deixas-me triste. Continuas sem perceber nada de futsal, o que depois te faz dizer essas coisas muito erradas. Jogar à defesa não é anti-futsal, nunca foi, nunca o será. Especialmente se o for bem feito.

Quanto ao teu PS fica-vos tão mal dizerem isso, mas lá está, cada um sabe de si.

Repito o que já disse anteriormente, FCOH é um clube com todas as condições e mais algumas, têm um pavilhão fabuloso para jogar, têm muito dinheiro, reforçaram-se bem, ficaram numa série cómica, e jogaram contra o 1o classificado da Série A, é certo, mas pelo que vi das outras equipas, das 4 primeiras classificadas a Ribeira era a que pior jogava.

Anónimo disse...

CAMPEÕES...CAMPEÕES...NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!
CAMPEÕES...CAMPEÕES...NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!
CAMPEÕES...CAMPEÕES...NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!

F . C . O . H. F U T S AL

CAMPEÕES...CAMPEÕES...NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!
CAMPEÕES...CAMPEÕES...NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!
CAMPEÕES...CAMPEÕES...NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!

(adepto atento) lol

Anónimo disse...

Sr. Telles continua no final da época a ter a mesma postura que teve durante a mesma. Deve ser a sua maneira de estar na vida. Tambem há aqueles animais que uzam umas palas para verem só em frente, e há ainda aquelas pessoas que de tão teimosas serem são capazes de continuar a dizer que uma pedra é uma bola de algodão, mesmo depois de levar com ela em cima. O Sr. Telles é assim, não sabe ganhar e não sabe reconhecer mérito algum a qualquer adversário. É anti desportista e tem uma falta de humildade tremenda. Mas não é o único que por aqui anda.

Quanto á Buffy espero que não tido um quase ataque cardiaco por a sua equipa ter estado quase a ver mais uma vez a divisão de honra por um canudo, depois de uma equipa da tal "série cómica", e que segundo muitos "analistas conceituados" iria ser goleada, ter estado a ganhar no seu próprio campo com vantagem suficiente para subir e a jogar bem, chegando mesmo a falhar golos de baliza aberta, obrigando o vosso gr a grandes defesas e um livre de 10m. Eu pertencia á serie "B" joguei contra muitas equipas bastantes inferiores ao 4º classificado, inclusive o 1º classificado da minha série.

Vejam futsal sendo isentos e vão ver que as coisas não são bem como as descrevem...

Anónimo disse...

ò buffa, desculpa buffy, continuas com as tretas do costume. Isso é dor de cotovelo, ou não tens a hombridade de escreveres um simples "parabéns". Sim, porque, levar durante um ano desportivo com as tuas atoardas seria o minímo que puderias fazer. Olha que nem tudo é um mar de rosas. O pavilhão estava construido. Não se construiu com o projecto futsal. Muito se fez, e há a fazer. Há que pugnar por isso. Falas da série cómica. Chegas, no minímo, a ser desprezível ao referi-lo. Se estiveste atento, no decorrer da taça, não foi apenas, e só, com o Ribeira que o Olveira jogou. Não só desrespeitas o Ribeira de Frades, como és curto de horizontes. Diria, inclúsivamente, que és o animal de um autóctone de Paranhos. Mas como o ressentimento é enorme até compreendo. Não dúvido que se as coisas na final-a-quatro não correrem de feição ao Oliveira, nem almoças de jeito sem antes correres para o teclado.Tu e outros como tu. Come lá a tua pescadinha, e deixa os outros comerem.

Anónimo disse...

É verdade que desrespeito o Ribeira, não gosto deles, nem da maneira de jogarem, nem da atitude, e em termos de futsal acho mesmo serem inferiores ao Domus e ao Santa Clara, e quiça ao Gatões.

Quanto ao FCOH, não acham normalissimo o campeonato que fizeram? Mal seria se não o tivessem ganho, depois de tanto investimento e da "sorte" que tiveram em ficarem na série B.

Digo que a série B é cómica, vejamos o porquê. Do campeonato do ano passado ficaram na serie A, do 4o ao 10o classificado, com a excepção do FCOH. Que equipas ficaram na série B? O 12o classificado, a pior equipa da Honra, e equipas novas. Não acham que qualquer um dos 4 primeiros classificados da serie A teria ficado, com maior ou menor dificuldade, em primeiro na B?

Dito isto, parece-me evidente que FCOH tem uma excelente equipa, e sinceramente dou 50-50 para o jogo da taça. Tenho a certeza que tal como o Bruscos este ano, o FCOH vai lutar pela subida já para o ano. São dois clubes parecidos, com bons jogadores, com grandes condições, enfim, com tudo para terem sucesso. Resta-me realmente dar os parabéns ao Bruno e à sua equipa pela subida e quem sabe se não estarei aqui para dar os parabéns pela conquista da taça, pois basta ganharem ao Vilaverdense (esse tal "cabeça de cartaz"), pois, segundo percebi, desse jogo sai o vencedor da taça.

Anónimo disse...

Agora já vens com pézinhos de lâ! Só falta abervares que: quer o Serpinense, o Lordemão, o Miranda...Têm culpa no cartório de serem remetidos para esta série "cómica". Até te dava o beneficio da dúvida se o Oliveira não tivesse jogado contra nenhuma das equipa da séria "B" - a galática- segundo depreendo pelas tuas palavras. Defrontadas equipas da outra série, e dando cartas por parte do Oliveira, os teus argumentos caêm por terra como baralho de cartas à beira-mar. Então , porque não voltam ao antigo: uma única série. Esta treta toda, do pára/arranca campeonato, só existe para que no final haja concordância temporal na final-a-quatro. E os encargos enerentes a esta desavergonhiçe. Lembrar-me que na época transacta até no fim-de-semana que antecedeu o Natal e o fim-de-ano se jogou.Actualmente, o cenário é contraproducente. A todos os niveis. Faço votos que para a próxima época, e sobre esta matéria haja bom senso.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.
Desde já quero dar os parabéns a todo o elenco de pessoas (jogadores, equipa técnica, massagista e secção) que tudo fizeram para que o F.C.O.H., concretizasse o objectivo primordial traçado no início da época, a subida de divisão, servindo agora este título de Campeão como um simples complemento festivo.
Sem dúvida, e depois de todos os condicionates que vivemos ao longo desta época (lesões graves de jogadores que os impediram de dar o seu contributo durante praticamente toda a época, entre eles, o melhor marcador do campeonato da época passada, a saída de três jogadores por questões profissionais, a possibilidade de apenas podermos ter dois treinos por semana, um plantel reduzido de apenas onze jogadores, a carência nesta zona geográfica de jogadores ditos de futsal), porque não são só os outros que os têm e não sirvam eles para justificar seja o que fôr, conseguimos marcar presença na próxima época na Divisão de Honra. Ainda mais valor tem esta subida de divisão e respectivo título quando existem pessoas a quererem subvalorizá-los.
Quero também, desde já, dar os meus parabéns, ao Lordemão e Serpinense, principais opositores da nossa Série A e que em muito dignificaram e valorizaram o nosso primeiro lugar dadas as excelentes equipas que tinham. Ao Ribeira de Frades e Santa Clara pelas suas também subidas de divisão, assim como ao Vilaverdense na divisão de Honra. Quanto a outras equipas que defrontámos quero ainda dar os meus parabéns pelo futsal praticado às equipas do Bruscos e Domus Nostra.
De facto, quando menos esperávamos tivemos um campeonato desiquilibrado na nossa série onde apenas três equipas lutaram pelos lugares cimeiros, não implicando que estas fossem de inferior valor às da Série B, pelo contrário, tendo isso ficado provado dentro de campo. Talvez, e indo de encontro a alguns críticos desta Série A, posso-lhes dizer que se este campeonato fosse numa série única, o mesmo poderia implicar a subida de divisão de outras equipas que não as que subiram. Quem sabe? Agora sou eu que equaciono, se com este campeonato dividido em duas séries não foram as equipas da Série B a beneficiarem com ele? Estivessem num campeonato onde existiram várias interrupções com intervalos de três a cinco semanas e depois gostaria de saber qual o estado dos vossos índices físicos e psicológicos com constantes quebras de ritmos. Até contra isso tivemos de nos preparar, o que também não foi fácil.
Tudo isto, para também salientar o excelente trabalho que a equipa técnica, liderada pelo Bruno Santos (aposta ganha), efectuou mediante vários condicionalismos. Mais uma vez os meus parabéns e um obrigado especial principalmente pela dedicação demonstrada.
Sinceramente, esta equipa melhorou substancialmente de um ano para o outro, contribuindo também para isso a entrega de todos os jogadores. Um plantel onde se conseguiu conciliar a irreverência da juventude com a maturidade de outros "jovens" mais velhos.
Quanto à Secção, esta foi também de uma entrega e disponibilidade total. Aqui os jogadores não recebem vencimentos monetários mas, em termos logísticos tudo nos foi proporcionado. Não é esta uma Secção rica como alguém o disse várias vezes, mas sim, um rica Secção, onde quatro jovens fazem o possível para criar e proporcionar as melhores condições possíveis a quem integra este grupo. De resto, muito carinho e amizade, isto é, espírito de grupo. E acreditem que quem aqui entra, dificilmente quererá sair.
Por fim, um elogio público ao Vitor Pereira presidente da Secção, e aos ainda seccionistas Carlos Veloso e Tiago Carvalho pois, para eles vai o nosso maior agradecimento.
Queremos aprender a jogar futsal (independentemente da idade), queremos contribuir para a dinamização e divulgação desta modalidade no interior da região centro do país.
É este o verdadeiro Futsal do Futebol Clube de Oliveira do Hospital.
Saudações desportivas.
Nuno Oliveira
Capitão F.C.O.H.

P.S. - Aproveito para também desejar que a Final-Four da Taça do próximo fim-de-semana sejam mais dois dias onde se proporcionem bons espectáculos de futsal. Boa sorte para as equipas participantes.

Anónimo disse...

Como aqui os últimos são também eles primeiros, vai um agradecimento especial para todos os nossos adeptos parte integrante deste sucesso.
O nosso muito obrigado pelo vosso apoio.
Nuno Oliveira
Capitão F.C.O.H.

Anónimo disse...

Ao comentador das 12h54m do dia 13 só quero deixar algumas palavras em particular!

Em prmeiro não precisava de estar a referir que jogou na série B, porque com o tipo de discurso que teve não seria de esperar outra coisa, também não precisa de dizer que é jogador do ribeira de frades porque já todos perceberam!

Em segundo lugar já lhe dei a receita indirectamente, mas pelos vistos não percebeu (é o tal problema dos animais que têm duas palas que refere, devem faltar-lhe uns espelhos em casa) COMPENSAM resolve um pouco dessa azia!

Em terceiro lugar eu nunca deixei de reconhecer mérito aos adversários, mas apenas aqueles que tornam o futsal algo especial...
Para bom entendedor meia palavra basta.

Em quarto lugar e para finalizar porque já estou a perder muito tempo com uma pessoa que nem assina os seus pontos de vista e esconde-se atrás de um anonimato, é normal que eu não esteja habituado a ser "humilde", pois quando se é adepto de uma equipa cheia de valores em toda a sua composição e um grupo que se entrega de corpo e alma em campo e que luta para que o futsal honre o seu lema! E que também nos habitua a vitórias! Tem que se ser assim!

Pode ser que um dia saiba o que é isso!!!!

Anónimo disse...

oh buffy tas com azia de ter descido de divisão é? ninguem te quer eh o palahaço por onde passas nao deixas saudades....... A APPCDM acho que precisao, passa por la e preenche uma ficha de inscriçao........ boa sorte pois conheço la um funcionario e pode ser que eu ponha la uma cunha por ti.........