terça-feira, maio 06, 2008

Jogos do Fim-de-Semana

Campeonatos Nacionais
2ª Divisão (23ª Jornada)
Série B
18:00 Académica (6º) - Rio de Mouro (9º) (60-40)

3ª Divisão (25ª Jornada)
Série B
16:00 São João (7º) - Cernache (11º) (55-45)
Série C
16:00 Sacavenense (5º) - Granja do Ulmeiro (9º) (51-49)

Taça Nacional Feminina (6ª Jornada)
Série B
16:00 Vilaverdense - Escola de Gondomar (50-50)
Com a Escola de Gondomar já apurada, resta ao Vilaverdense tentar vencer e provar que o Futsal Feminino de Coimbra tem qualidade.

16:00 Lusitânia - Unidos da Estação (60-40)
O factor casa deverá ser determinante. Vitória do Lusitânia.

1ª Divisão Distrital (Fase Final - 1ª Mão)
1º e 2º
19:00 Ribeira de Frades - FC Oliveira do Hospital [2-2] (55-45)
Depois de na semana passada o tempo útil de jogo ter sido muito pouco, espero que este jogo tenha mais para ver. Infelizmente a inexistência de cronómetro leva a que quem queime tempo não seja penalizado, sendo o maior penalizado o público... Talvez por isso no Futebol temos estádios de 50 000 pessoas com 700 a ver os jogos... O Futsal ao mais baixo nível só mudará com mudança de mentalidades ou com a colocação do cronómetro. Relativamente ao jogo em si, o Ribeira é favorito, a forma como joga é muito eficaz no seu campo e nós temos uma semana para nos preparar-mos para jogar em dimensões que nunca mais voltaremos a jogar no distrital, caso haja vontade dos dirigentes, algo que não aconteceu a época passada. Este jogo e o de Santa Clara ficarão para a história como os dois últimos de seniores em dimensões inferiores a 40 x 20 se os regulamentos forem para cumprir. Vamos lutar pela vitória, sabendo das muitas dificuldades que vamos encontrar e sabendo que mais do que tentar jogar futsal será necessário, ter mais atitude que o adversário, jogando com garra, concentração e determinação!

3º e 4º
19:00 Santa Clara - Lordemão [2-1] (55-45)
Depois do jogo equilibrado da 1ª Mão, antevê-se um jogo também equilibrado, em que o Santa Clara terá maior favoritismo em virtude do factor casa. Jogo de nervos em que começando o Santa Clara na frente poderá decidir tudo...

5º e 6º
20:00 Domus Nostra - Serpinense [4-5] (55-45)
O Domus Nostra em casa é favorito, tendo esta época apenas lá perdido por duas vezes frente ao Meãs e Oliveira do Hospital! :) Como diz o seu treinador... Desporto de competição exige sacrificios, se não os tiverem será dificil lutarem pela vitória. O Serpinense fez o que lhe competia, podendo agora aproveitar para jogar um pouco mais na defensiva e explorar o contra-ataque.

7º e 8º
19:00 Gatões - LM Nogueira [5-5] (60-40)
Para quem dizia que a série B iria cilindrar a série A, deve ter ficado um pouco desiludido... Então o Gatões que andou quase toda a época em primeiro não conseguiu vencer a LM Nogueira do Cravo que praticamente andou abaixo do 4º lugar toda a época. Além disso esteve a perder durante quase todo o jogo. Deixando de ser irónico, é natural que o Gatões vença, uma vez que tem uma equipa mais sólida, a LM Nogueira já acabou o campeonato à muito mais tempo, estando sem ritmo competitivo.

Taça Nacional de Juniores (6ª Jornada)
16:00 Viseu Futsal - Vale de Cambra (50-50)
16:00 S. João - Freixieiro (40-60)

Taça de Encerramento de Juniores (9ª Jornada)
11:00 Norte e Soure - Poiares (70-30)
11:00 CP Miranda - Conimbricense (40-60)
11:00 Académica - Santa Clara (60-40)

Taça Nacional de Juvenis (6ª Jornada)
16:00 S. João - Esgueira (55-45)

Taça de Encerramento de Juvenis (9ª Jornada)
11:00 Meãs - Norton Matos (50-50)
11:00 Ervedalense - Santa Clara (50-50)
11:00 Vilaverdense - Lordemão (60-40)

Taça Distrital de Iniciados (Final-Four) [Meias-Finais]
[Pavilhão Municipal da Lousã]

10:00 Miro - Penelense (50-50)
11:30 Santa Clara - Ervedalense (45-55)

Campeonato Distrital de Infantis
Fase Final (6ª Jornada)

11:00 Santa Clara - João Veloso (45-55)
11:00 União de Coimbra - CP Miranda do Corvo (55-45)

Taça de Encerramento de Infantis (5ª Jornada)
11:00 Norton Matos - S. M. Cortiça (50-50)
11:00 Norte e Soure - Vila Verde (60-40)
11:00 Integrar - Académica (60-40)

20:30 Norton Matos - Vila Verde [08/05][2ª Jornada]

Taça Distrital de Escolas (Final-Four)[Meias-Finais]
[Pavilhão Municipal de Condeixa]

10:00 Norte e Soure - União de Coimbra
11:30 Miro - Vila Verde

33 comentários:

Anónimo disse...

Realmente a Ribeira e o Santa Clara devem te tar atravessados pois sao sempre alvo de referencias tuas...se quiseres comparar todas as condiçoes que a tua equipa tem a disposiçao com as de estas 2 instituiçoes também estas a vontade.
Outra questao é em relaçao a qualidade das equipas da serie B em comparaçao com as da A, nao queiras comparar um campeonato em que a regularidade é que conta, com uma fase final em que o factor motivacional faz com que os jogadores se entreguem mais e se calhar com o coraçao em vez de a cabeça, isso sim é grande diferença e em que tudo e decidido em 2 jogos apenas. Só espero que sejas bem recebido na Ribeira apesar de nao mereceres por todo esse discurso acalorado que tiveste. Cada um joga com as armas que tem e se tu tens mais recursos so tens de o demonstrar dentro de campo e nao dares desculpas de mau perdedor.Saudaçoes desportivas e boa sorte a todas as equipas envolvidas nesta "fase final" de campeonato.

Anónimo disse...

Esse empate caiu-te mesmo mal Bruno...

Vê lá tu que agora agarras-te ao complexo de inferioridade de teres calhado numa série simplesmente... fraca.

Mostra o que vales no jogo, e não aqui nas antevisões, sim?

Bruno Santos disse...

Realmente alguns de vocês têm a mania da perseguição. Só foquei um facto que poderá ser um marco de viragem no futsal distrital e lá vem a história do atravessamento. O próximo passo será haver cronómetro em todos os jogos. Temos que caminhar todos no mesmo sentido: A evolução. Se fosse o Meãs ou o Lordemão a jogar em casa focaria exactamente da mesma forma, visto terem também campos de dimensões inferiores. Relativamente à comparação foi só para focar alguém que a semana passada falou no massacre que iriam ser alvo as equipas da série A... Até podem ser massacradas esta semana mas aguentaram-se bem a semana passada! :)
Relativamente às condições, podes comparar à vontade. Mas não te esqueças dos pontos mais importantes, sendo eles o número de particantes da àrea envolvente, camadas jovens existentes, o facto de terem pavilhão próprio, àrea geográfica, anos de futsal dos atletas e dirigentes, etc... Somos todos diferentes mas todos iguais, vivendo cada um com as suas difciculdades.

Anónimo disse...

Em relação às dimensões do campo, acho que a AFC não devia impôr as medidas mínimas de 40x20. Digo isto porque se uma equipa com um campo com menos de 40x20 subir aos nacionais, pode jogar nesse mesmo campo! Aliás até podem ser efectuados jogos internacionais!
Acho bem que tentem uniformizar os tamanhos dos campos mas deviam dar uma margem, e poderiam utilizar as dimensões para os jogos internacionais:
Comprimento: min 38m, max 42m
Largura: min 18m, max 25m

Bruno Santos disse...

Quase totalmente de acordo Ricardo. Compreendo os 40x20 para obrigar os campos a serem rectangulares. Não teria lógica termos um campo com 38x25... Fica desproporcional. Eles com os 40x20 estão a obrigar que o campo seja rectangular... Se tiver 38x19 também poderá ser aceitavel. Menos que isso, penso nos estamos a afastar do objectivo. Podiam usar a margem e obrigar os campos a serem rectangulares... Algo também muito importante é o espaço envolvente. Meio metro da linha à parede ou tabela é pouco, sendo preferivel tirar mais 20 ou 30 centimetros de cada lado para dar mais segurança aos atletas. Penso que as minimas 38x19 e Máximas 42x21 seria o ideal, desde que dentro da margem se garantisse a "rectangulariadade" dos campos. Mais isso são coisas que por vezes fogem a quem manda.

Anónimo disse...

Gostaria de também dar o meu contributo para esta acesa troca de palavras. Primeiro estou em crer que o Oliveira do Hospital será bem recebido em Ribeira de Frades, tal como o foi no passado era eu ainda treinador da equipa azul. Já nessa altura houve queimar de tempo útil por parte do GR de então. No entanto sempre soube separar as coisas, e nunca atribui a culpa aos jogadores, nem aos árbitros apesar de lhes mostrar o inconformismo e a minha indignação. Fiz questão de realçar na altura que a culpa não era sua mas de todo um sistema que adultera as regras de Futsal ao não cronometrar o jogo, como o estipulado por lei, e isso nem equipas, nem árbitros têm culpa.
Estou de acordo com o Bruno neste campo, porque o venho defendendo há muito tempo até nas camadas jovens onde já se ensina como "comer tempo". Os minutos que a arbitragem dá de compensação são quase sempre os mesmos quer a bolas vá duas vezes fora, quer vá duzentas. E, depois chega-se ao ridículo numa jogada de estratégia (canto estudado) o jogador esperar alguns segundos para a reposição da sua equipa, pegar na bola e de imediato ser-lhe negada a possibilidade de repor a bola em jogo por terem passado os 4 segundos sem que tenha estado em posse da mesma. Questionada a arbitragem até me quiseram mostrar os regulamentos, que nunca mos mostraram, que diziam que se começavam a contar os segundos a partir do momento que estivessem reunidas as condições para a reposição da bola em jogo, o que de imediato perguntei como, quando, e quem decide que estão reunidas essa condições, ao que me responderam de imediato ser a equipa de arbitragem. Saltou-me logo à ideia de quem decidia era o livre arbítrio, tanto assim que nesse jogo os segundos começavam a contar desde quer a bola saía das quatro linhas, e no Oliveira-Ribeira de Frades, e em todos os jogos que tenho visionado na TV, é quando o jogador agarra a bola e o adversário esteja à distância regulamentar de 5 metros. Por aqui se vê o desnorteio em que muitas das vezes andam os próprios árbitros, interpretando à sua maneira as leis de jogo, quando deveria haver só uma interpretação. (eu disse uma vez que ainda havia de falar da arbitragem para bem da modalidade e para bem dos próprios Árbitros com A grande). É que os cursos, jornadas técnicas, eWork Shops de treinadores não são só para irmos fazer figura de corpo presente para ouvirmos "umas ladainhas dos supra-sumos da matéria" e depois deixarmos as coisas correrem ao sabor do vento para descargo da consciência de alguns. Não, nós aprendemos e com isso, e porque somos seres racionais, portanto pensantes, e não nos deixamos tomar por "lorpas". Por vezes calamo-nos mas não consentimos.
No que às medidas dos recintos diz respeito queria adiantar que embora não seja bom para a modalidade compreendo e admiro as colectividades que possuem recintos desportivos SEUS, porque se melhores condições não existem muito se deve ao desinvestimento público neste particular, e não fossem estas colectividades e muito pior estaria o nosso Futsal, porque não teria nascido e sido incrementado no distrito. Entendo que há que valorizar o esforço dos que não dependem do estado para as infraestruturais necessárias à prática desportiva, e responsabilizá-lo no apoio a estas colectividades de modo a reestruturar as suas instalações e dotá-las de condições mais condizentes com os dias de hoje, e creio que ficaria menos dispendioso ao estado. Não estou de acordo que fechem as portas mas sim que as abram de par em par em prole do desenvolvimento desportivo. E estou certo que esta também é a posição do Bruno, tal com o conheço.
Basta darmos um salto à vizinha Espanha e vemos o investimento que se tem feito nesta área das infra-estruturas desportivas. Não há lugar que não haja um recinto relvado, seja sintético ou natural, e não haja um pavilhão de uma escola ou de um clube com as medidas adequadas à prática dos vários desportos indolor. Por cá o Ministério da Educação, salvo raras excepções, deita dinheiro à rua quando investe em caixotes exíguos de modo a "tapar o sol com a peneira" numa manobra de puro marketing para demonstrar trabalho, não se preocupando com o facto que não servem para mais nada do que juntar alguns miúdos dentro de quatro linhas para não apanharem chuva.
Estou certo que o jogo em Ribeira de Frades, pelo valor das duas equipas em questão será uma partida digna de uma fase final do Distrital de Coimbra, tanto assim que na primeira mão, independentemente de se o jogo foi bonito ou não, o equilíbrio foi a nota dominante com um empate a duas bolas. Mau seria para a modalidade se qualquer equipa goleasse. Isso sim seria revelador de que algo estaria mal no campeonato, pondo a nu a superioridade de qualquer uma das séries em relação à outra. Por isso não entendo por vezes algumas tomadas de posição pelos oradores, enviando farpas para ambos os lados, denegrindo o próprio campeonato, onde apareceram equipas novas, sinal de vitalidade e crescimento, e onde o equilíbrio foi a tónica mais acentuada /veja-se a fase final do campeonato, e mesmo a taça).
Todos queremos mais é certo, e o ideal seria haver mais uma divisão há semelhança do que acontece em Lisboa e Porto. Seria sinal de que havia mais equipas e mais atletas, e por conseguinte mais por onde escolher para formar uma selecção, acabando com esta bipolarização no nosso Futsal (Lisboa e Porto).
Temos que unir os esforços e não desperdiçá-los em ataques e comentários fúteis que em nada ajudam ao enriquecimento da modalidade por mais que nós gostemos destas “tricas” e as entendamos.
O Meu prognóstico para o jogo é de 1X2.
João Jorge

Anónimo disse...

PS: Desculpem lá, mas é in-door, e não indolor. Coisas das correcções automáticas do pc.
Saudações futsalísticas!

Anónimo disse...

plos resultados do totofutsal os seus prognosticos n sao la mt bons!!! o melhor é n ligar mt ao k voce diz... para alem de k faz comentarios k mais parecem testamentos e o pessoal n tem paciencia pa ler!!!

Anónimo disse...

Este João Jorge é sempre o mesmo : blá blá blá blá blá blá blá blá blá O BRUNO É BOM blá blá blá bá blá blá blá, MUITO INTELIGENTE, blá blá blá MESMO MUITO BOM E MUITO INTELIGENTE, e quando for grande quero ser como ele, fala fala fala, mas não diz nada que não se saiba, Este paleio é bom prá praia. Dirija uma carta ou e-mail com estas suas opnioes aos responsáveis certos e não venha auto-elogiar-se de uma forma totalmente desavergonhada...limite-se aos bitaites do seu site. Sempre a defender quem não deve, tenha vergonha.

Anónimo disse...

Vergonha deveriam ter vós porque denotam para além de uma grande falta de cultura, também uma grande falta de educação e de saber estar. É por estas e por outras que estamos como estamos. Também não fosse a net e estariam a falar para as paredes. Santa ignorância. Enfim! Quando começa a faltar a capacidade de argumentação refugiam-se na ignorância, na difamação e na calúnia. Haja paciência.
E já agora deixem-se de cobardias e assinem por baixo.
João Jorge

Anónimo disse...

Anónimo disse...
plos resultados do totofutsal os seus prognosticos n sao la mt bons!!! o melhor é n ligar mt ao k voce diz... para alem de k faz comentarios k mais parecem testamentos e o pessoal n tem paciencia pa ler!!!

06 Maio, 2008 16:39
___________________________________

O totofutsal é um jogo de sorte....tal como o totobola e esses jogos assim...nao sei porque estao a dizer estas coisas!!

Anónimo disse...

Senhor João Jorge, que tal melhorar a sua capacidade de síntese?

Quanto aos jogos.

Ribeira de Frades tem os adeptos mais agressivos do distrito, todos conhecemos aquele senhor que em todos os jogos tem de ser agarrado pelos populares porque senão parte para a agressão, lamentável. Bem recebidos é coisa que os de Oliveira não devem ser.

Quem vai jogar a casa da Ribeira é um bocado como ir jogar a Espariz (não digo neste ano, mas nos 3 anteriores), leva "pau" do principio ao fim do jogo. Tornando muito difícil jogar lá, além disso as reduzidas dimensões do campo dificultam muito quem vai para lá jogar futsal, ou melhor, tentar, porque futsal só há uma equipa neste distrito que sabe jogar, obviamente estou a falar do Vilaverdense, os outros limitam-se a tentar.

Também eu acho que o Bruno está realmente com alguma "azia", compreendo perfeitamente que seja frustrante jogar contra uma equipa que só defende, que só perde tempo, e pior do que isso tudo, que essa estratégia resulte. No entanto, estratégia utilizada pela Ribeira não é inovação nenhuma, há imensas equipas a jogar desta maneira, especialmente na 2a e na 3a divisão, mesmo muitas selecções do leste jogam desta mesma forma, dizer que é anti-futsal é completamente ridículo.

Anónimo disse...

Para não errar e pelo respeito que tenho pelas duas equipas do nosso futsal, ao contrário de alguns, eu dei o prognóstico de 1X2 querendo com isto dizer que ambas têm valor. Mas entender isto claro que não é para todos, eu compreendo. Para a próxima faço um desenho. dahhhhh....
Continuando a assinar:
João Jorge

Ps: já agora não sou advogado de defesa do Bruno, nem para tal estou madatado. Respeito-o como respeito qualquer outro colega, apesar de numa ou outra coisa poder discordar. Agora tal como ele o Futsal está acima de querelas clubísticas, ou dores de cotovelo que andam por aí muito em voga.

Anónimo disse...

"...para alem de k faz comentarios k mais parecem testamentos e o pessoal n tem paciencia pa ler!!!"

Pois é pena não teres paciência senão poderias aprender alguma coisa. Penso eu!
Assim....
(para bom entendedor meia palavra basta)
João Jorge

Anónimo disse...

bruno...voltas a estar mal nos teus comentarios!
o gatoes passou um campeonato inteiro no primeiro lugar, e na derradeira jornada cai para 4º...
quem te diz a ti que a parte animica e vontade de dispotar o titulo ou o 7º,8º lugar é a mesma?
muito provavelmente nem teem todos os seus habituais jogadores disponiveis, ou nao teem entrece em disputar seja aquilo que for...
pensa mais um pouco antes de dizeres xertas coisas de outros clubes!

Bruno André disse...

A AFC devia preocupar-se com tanta coisa... E a meu ver a malta está a tocar no ponto mais absurdo, para não adoptar expressões mais cabais: as dimensões do terreno!!! o Bruno, ao falar do tempo útil de jogo têm toda a razão, o cronómetro é fundamental, senão o produto final reduz-se a muito pouco! Dou-lhe igualmente razão na preocupação que deve haver na formação. Foi um ano à margem de outras associações de futebol... (à atenção da AFC).

Agora as dimensões do terreno??? acham realmente importante ou fulcral? Eu já tive a oportunidade de jogar na 3ª divisão nacional, série norte, pela U.D. Tocha, e actualmente na série C, mais a sul, pela Granja. Ora quantas equipas existem que jogam em dimensões reduzidas? e aqueles pavilhões do porto, com campo pequeníssimo e bancada juntíssimo às linhas laterais? Que quase tocam nos jogadores se quiserem? Este ano, Sacavenense, Ereira e Benfica, "os patos", Novos Talentos e Alter são exemplos de recintos bem pequenos...

A meu ver as equipas, seja no distrital, seja no nacional que possuem esse tipo de recintos estão concerteza mais habituadas a isso, e possivelmente com um estilo próprio de jogo para aproveitar ao máximo o seu campo. certo? então e os restantes jogos que fazem fora, ou seja, em campos maiores? ai são eles a passar dificuldades... Certo?

Isto é uma mera opinião minha, mas isto é mais um factor para a imprevisibilidade de um jogo de futsal. E claro está, de um campeonato. Cabe aos treinadores trabalhar a sua equipa durante a semana para contornar estes factores e arranjar a melhor solução.

Buffy, isso do ""pau" do principio ao fim do jogo" a menos que o árbitro seja "cegueta", dá hipótese de a equipa que leva as pauladas ganhar o jogo, pois a partir da 5ª...
e ainda fazes pior quando dizes: "porque futsal só há uma equipa neste distrito que sabe jogar"... pelo que disseste, acho que estás um pouco descontextualizada(o)... ou então são opiniões, valem o que valem, mas não partilho da tua!

Saudações desportivas
Bruno_10

Anónimo disse...

Taça Nacional de Juvenis (6ª Jornada)
16:00 S. João - Esgueira (54-45)

contas sabes fazer?

Anónimo disse...

Uma vergonha!!! Coimbra está a perder a preponderância na região Centro, que até há pouco detinha! O Futsal coimbrão, hegemónico até há alguns (poucos) anos, na dita Região, começa a entrar em dificuldades... E o pessoal diverte-se, numa "guerrinha de umbigos"! E que tal, dar-mo-nos as mãos e tentar minorar ou eliminar as vicissitudes que terão estado na génese deste abaixamento de resultados? Achando que este é o caminho, por mim, podeis prosseguir! Os frutos, serão colhidos por todos (infelizmente), mas serão de acordo com o que quiserdes... TODOS VÓS!!!
E já agora, porque não aproveitais para fazer dos jogos que faltam, umas quantas festas do Futsal de Coimbra? Nem sempre as vitórias maiores e de futuro são aquelas do imediato!
JUÍZO, TODOS!!! Até de arbitragem já se vem aqui escrever, quando me parece não ser razoável. Mas como em Portugal, os árbitros servem para tudo, não é de estranhar!!!

Abraços, um excelente fim de semana desportivo e VIVA O FUTSAL!

António Cardoso - Árbitro

Anónimo disse...

Havia 1% de probabilidades de o pavilhão ruir.

Anónimo disse...

deixem se de insinuações e acusações parte a parte e opinioes de merda......... vou deixar aqui uma pergunta importante para jogadores, tecnicos e dirigentes, mas mais importante para os jogadores amadores..... voces por acaso conhecem o tipo de seguro desportivo que os clubes têm ou da AFC? deixem de provocaçoes e pesquisem este assunto, pra no futuro nao terem nenhuma surpresa menos agradavel,,,,,,,,,

Anónimo disse...

António Cardoso árbitro internacional a fazer um comentário deste género?? n me parece!!!

kto ao pavilhão e as horas da final four não vos faz mal nenhum acordar cedo de vez em quando... só faz é bem...as finais femininas tb já foram a essa hora e ngm morreu por causa disso... o único problema é k pode levar menos gente ao pavilhão!!!

o pavilhão é espectacular mas se n tiver ngm a assistir é como os outros todos!!!

Anónimo disse...

Bruno 5, quando disse que só havia uma equipa a praticar futsal, estava a referir-me apenas e só às distritais!

Que não sei se ainda te lembras, tem os piores árbitros do mundo que deixam jogar até ao limite da agressão. Se já jogaste na 1a distrital saberás que é assim. Pior, se por algum acaso as equipas chegam às 5 faltas, só em casos muito raros assinalam a 6a falta, isto é absolutamente verdade.

Anónimo disse...

Sim senhor! Um cavalheiro que traz um tema interessante e com substrato, à discussão: SEGUROS DESPORTIVOS! Mas em tudo que é realmente importante, nem só o que importa relevar é o conteúdo. E a forma, quantas vezes mas quantas, assume também um papel preponderante... e aí, o cavalheiro, boçal e desrespeitoso para com aqueles que vem acusar, espalhou-se ao comprido!

Cumprimentos, Shark

Anónimo disse...

Sr. António Cardoso
Errar é humano, portanto os árbitros também podem errar. Pessoalmente admiro-o como árbitro, pois até quando erra tem nível, mas não tenha dúvidas nenhumas de que colegas seus cometem injustiças imperdoáveis, sou adepto de um clube com equipas de vários escalões e custa muito vermos colegas seus internacionais (Gustavo Sousa) apitarem jogos de formação e dizerem que vem apitar jogos de papelão, pode-o ser para ele mas não o é para quem anda a disputar um campeonato, seja ele de que escalão for. Portanto penso que a AFC deveria fazer um acompanhamento a árbitros deste tipo, pois lida com miúdos que por vezes e nos dias que correm não são fáceis de lidar.

Bruno Santos disse...

Primeiro gostaria de dizer que cada um utiliza o pseudónimo que quiser... Assim como há miccoli's, também pode haver pessoas a usar outro nome, e porque não "ACardoso". Já que é idolo ou referência para muitos, poderão também usar o seu nome. Esta é a primeira ressalva, portanto os únicos comentários que se tem a certeza que pertencem ao autor serão aqueles que eu receber por mail, ou com login.
Relativamente aos seguros, é um tema interessante mas aqui os clubes são os primeiros culpados... Se a Associação pedisse 200€ por cada seguro, a primeira reacção era protestar e muito... É que de um seguro em que se paga 35€ nos seniores não se pode esperar muito... Todos temos a consciência do tipo de seguro que temos, por isso se quisermos melhor, ou se propoe outra alternativa à associação ou cada clube faz o seu próprio seguro, pois é livre de o fazer.

Anónimo disse...

Caro Senhor Anónimo:
Não entendi o motivo da estranheza do ACardoso escrever qualquer coisa, aqui...
Decerto não ficou incomodado por ter posto o dedo na ferida e dizer que Coimbra está, pelo menos quantitativamente, a perder terreno face a outras zonas, vide resultados recentes.
Decerto não se sentiu incomodado pelo meu desejo de pacificação e união entre TODOS...
O que certamente não observou foi que estava a escrever num local que não seria o adequado. E se for ao espaço apropriado, verá a minha opinião assumida sem anonimatos e sucintamente fundamentada em termos fisiológicos. Porque se pretender aprofundar estas questões (fisiológicas, técnicas, etc.) deverá procurar outrém, porque não estou interessado nessa prelecção!

Abraços, um excelente fim de semana desportivo e VIVA O FUTSAL!

António Cardoso - Árbitro

PS: Em relação aos aspectos focados por outro Sr Anónimo, recuso-me a responder. Sei que alguns Árbitros são pouco dignos na sua função. E a dignidade não se mede pelo estatuto, mede-se pelos valores defendidos! Eu respondo por mim e toda a gente sabe que, seja qual for o jogo que vou arbitrar, o encaro como o mais importante do Mundo, nesse momento. Jamais me expressaria nesses termos, até porque ninguém é obrigado a andar por cá. Mas todos somos obrigados a respeitar, enquanto andarmos, os demais agentes. E os outros agentes, respeitam os Árbitros, mesmo aqueles que andam no mesmo patamar, logo, com as insuficiências naturais de quem começa?
Perguntem por aí quem é o primeiro a chegar aos pavilhões, onde até espero pelas equipas; perguntem como encaro, quer administrativamente quer na vertente prática, todo e qualquer jogo; perguntem como é o meu/nosso aquecimento pré-competitivo! A menos que vá de outro jogo, o que altera muitas destas situações, obviamente!
Já agora, perante dislates proferidos, ao que me diz, por alguns pseudo-juízes, deu conhecimento à entidade organizadora, ou ficamos todos pelo diz-que-diz?

Anónimo disse...

Sr ACardoso,
Penso que algumas exposições já foram feitas à nossa associação, e quais foram os resultados? Também reconheço que a AFC passa por um período dificíl a nível de arbitragem pois os recursos humanos são poucos. Penso que os clubes não reclamam mais devido a dificuldades financeiras, pois para protestar um jogo temos de pagar, para se pedir um relatório do jogo temos de pagar, é um dos males pelo qual todo o país está a passar tudo é a pagar e as dificuldades são cada vez maiores.
Quando fiz o meu comentário não foi de forma alguma para o atingir, pois como referi anteriormente admiro-o muito e gostaria que arbitrasse sempre o meu clube, pois já nos arbitrou diversas vezes e nunca perdemos um jogo consigo, quase que nos serve de amuleto.

Anónimo disse...

Ah, assim é fácil! Se nunca perdeu, comigo a arbitrar, seria estranho, no mínimo...
Sem ironia, agora: é mais ou menos pacífico que a maioria dos clubes pretendesse na condução dos seus desafios, árbitros dos escalões mais elevados. Mas, POR PRINCÍPIO, REPITO, POR PRINCÍPIO, se os clubes estão num patamar regional será porque não se alcandoraram ainda a outros superiores. Isto é, estão num processo de aprendizagem, primeiro, de evolução, depois e sempre. CERTO? Então, porque razão não terão que estar os Árbitros no mesmo status? E porque não teremos todos que aprender a lidar com isto? É tudo natural...
Ah, já agora, seria interessante a todos quantos criticam de forma pouco elegante (para não chamar grosseira) a arbitragem da AFC, fazer este exercício: verifiquem quais e quantos jogos de Top, da Divisão mor do Futsal Português são arbitrados por Árbitros NOSSOS! E quantos jogadores, técnicos e que tais jogam nesses patamares...
E então? Chegaremos a alguma conclusão ou assobiamos para o lado?

Saudações Desportivas,
ACardoso - Árbitro

Anónimo disse...

Então está a querer dizer que árbitros que apitam à mais de cinco anos ainda estão em fase de aprendizagem??

e olhe que existem vários àrbitros com cinco e mais anos de casa e mesmo assim não aprenderam mt...

Ou se calhar têm um processo de aprendizagem mesmo MUITO lento...

Anónimo disse...

Então está a querer dizer que árbitros que apitam à mais de cinco anos ainda estão em fase de aprendizagem??

e olhe que existem vários àrbitros com cinco e mais anos de casa e mesmo assim não aprenderam mt...

Ou se calhar têm um processo de aprendizagem mesmo MUITO lento...

Anónimo disse...

há aki calhau k so entendem o k querem entender da maneira k lhes interessa ... possa.... lol

Anónimo disse...

Caro Sr. Anónimo das 15:11:

E os jogadores e técnicos, alguns que aqui andam há décadas? Não estão em aprendizagem, agora e sempre? Se calhar não, e então estará explicada a questão de alguns resultados e da qualidade, referida por VÓS, do Futsal distrital! Independentemente disso, no abstracto, se cá andam foi porque não conseguiram ir para patamares mais elevados. Tal como os clubes que eles arbitram, não lhe parece?
Mas uma coisa lhe garanto: ninguém mais do que eu, está preocupado e imbuído de espírito de evolução, de trabalho, de rigor, por parte dos nossos Juízes. E se alguém duvida, venha ver... Já existe trabalho para mostrar, embora possa tardar a frutificar! Mas também vós sois parte da solução, não crê? Não queira fazer é parte do problema...
Abraço e parabéns pela educação evidenciada, apesar da divergência!

ACardoso

Anónimo disse...

cfsc o:7 ervedalense
cfs 1:4 joao veloso
uniao 4:3 miranda