quinta-feira, outubro 19, 2006

Proposta à AF Coimbra (Repescagem na Taça)

Recentemente (no inicio desta semana) remeti à AF Coimbra uma proposta para a alteração da forma como é feita a repescagem de equipas Taça... Quem normalmente não comparece aos sorteios ñ faz ideia como a repescagem é feita... Acontece que nas duas últimas épocas assisti a alguns sorteios e a repescagem foi feita sempre de forma aleatória, ou seja colocam-se todos os derrotados num saco e tira-se à sorte as equipas a repescar... penso que desportivamente não é justo pois pode acontecer o caso de uma equipa que luta pela eliminatória até à última (perde nas grandes penalidades, por exemplo) não seja repescada e outra que tenha perdido por uma grande diferença de golos seja repescada... Actualmente para efeitos de repescagem perder nas grandes penalidades ou perder por uma diferença de 10 golos é exactamente o mesmo... A proposta enviada foi no sentido de se alterar um pouco esta situação... e também o facto de os clubes não saberem oficialmente antes da eliminatória quantas equipas serão repescadas (só se tem sabido no sorteio seguinte)...
Deixo aqui parte do texto enviado:
O número de equipas nos diferentes escalões dos Campeonatos Distritais de Futsal permite quase sempre que haja algumas equipas a repescar nas diferentes eliminatórias da Taça AF Coimbra… Tendo como base a alguns sorteios a que assisti, nas duas últimas épocas, parto do principio que as equipas a repescar são sempre repescadas aleatoriamente (com a mesma probabilidade) sem se ter em conta o resultado na respectiva eliminatória. Penso que é uma lacuna nos regulamentos, pois as equipas que mais próximo estiveram de passar (as que por exemplo vão a prolongamento / grandes penalidades) deveriam ser as primeiras a ser repescadas… além disto há ainda o facto de não sair em comunicado oficial o número de equipas a repescar após cada eliminatória.
Assim venho propor duas situações:
A 1ª passa por indicar aos Clubes através de comunicado oficial o número de equipas que serão repescadas em cada eliminatória da Taça AF Coimbra para que se saiba se haverá equipas a repescar ou não.
A 2ª passa por mudar os critérios de repescagem pois penso que iria beneficiar (e muito) o espectáculo:
Nos moldes em que estamos uma equipa que perder uma eliminatória por 15-0 e uma que perca por exemplo 5-4 após grandes penalidades terão a mesma probabilidade de serem repescadas, o que penso estar incorrecto pois desportivamente quem esteve mais próximo de passar deveria ter mais hipóteses de repescagem. Assim a minha proposta passa por fazer uma classificação das equipas eliminadas no final de cada eliminatória de modo a se obterem as equipas a repescar, tendo em conta os seguintes critérios.
Grupo 1: Equipas que perderam nas grandes penalidades;
Grupo 2: Equipas que perderam no prolongamento;
Grupo 3: Equipas que perderam no tempo regulamentar;
Depois dentro de cada um dos grupos os critérios de Classificação seriam os normais para uma eliminatória da Taça (por exemplo):
1. Diferença entre golos marcados e sofridos;
2. Maior número de golos marcados (Premiava quem mais golos marcasse);
3. Mais pontos na eliminatória (Premiava quem pontuava num dos jogos);
4. Sorteio;
Após efectuar essa classificação as equipas seriam colocadas numa classificação geral da eliminatória começando pelo grupo 1, seguidas das do grupo 2 e depois as do grupo 3. As equipas a repescar seriam as primeiras da classificação. Na minha opinião é uma forma mais justa de repescar pois assim passariam à eliminatória seguinte as equipas que mais próximo estiveram de o fazer.
Penso que isto beneficiaria o espectáculo pois sendo eliminatórias a duas mãos: uma equipa que perca o 1º jogo por 5 ou 6 golos de diferença, naturalmente na 2ª mão irá quase somente cumprir calendário… pois como actualmente é feita a repescagem ser eliminado por 1 ou 15 golos de diferença é igual pois a repescagem é aleatória…Com esta alteração as equipas tentariam sempre reduzir a diferença e tornaria alguns jogos um pouco mais interessantes, pois havendo equipas a repescar pela diferença de golos nunca nenhuma equipa estaria completamente eliminada até ao apito final! Aliado a isto há ainda o facto de aleatoriamente se poder repescar uma equipa que tenha perdido a eliminatória por 10 ou 15 golos de diferença e se deixe de fora uma equipa que tenha perdido nas grandes penalidades… penso que desportivamente seria uma injustiça. Até em termos de espectáculo na eliminatória seguinte fará mais sentido estar presente uma equipa que tenha lutado até ao fim para passar do que uma equipa que tenha perdido a eliminatória por uma diferença maior. Esta alteração seria também uma forma de premiar quem mais perto esteve de passar a eliminatória.
A 1ª eliminatória já está próxima e penso que ainda se vai a tempo de mudar a maneira de repescar, pois deste modo o espectáculo sairia beneficiado. Como treinador e espectador tenho a certeza que esta alteração agradaria a todos os Clubes... pois a repescagem beneficiaria que mais procurou a eliminatória seguinte!

7 comentários:

Anónimo disse...

Bruno, quanto a mim penso que tens toda a razão, mas já imaginaste que se por acaso há resultados combinados?
Imagina que nos séniores (penso que vai haver três equipas repescadas), já viste que não era dificil haver clubes que combinassem o resultado (empate na 1ª mão e empate na 2ª, prolongamento e empate, desempate por penalidades).
Penso que este sistema evita isso mesmo. Outra coisa é por exemplo jogarem os dois primeiros da honra e os dois últimos da 1ª divisão) tanto faz em femininos como em masculinos) e que o clube da honra perdia por dois e da 1ª por um.
É lógico que este sistema não é justo, mas de qualquer maneira tem sempre o efeito da sorte e do azar que costuma caracterizar as Taças. Quem ganha continua quem perde ainda pode ser que lá vá.
Um abraço, Fernando Filipe

Bruno Santos disse...

Claro que os resultados combinados são sempre uma hipótese… mas não acredito que alguém combine resultados… Pelo menos quem anda no Futsal com gosto e não com interesses.
A melhor solução para mim passaria por uma alteração de fundo dos regulamentos que institua pré-eliminatórias e acabe com as repescagens… mas tal só é possível numa das próximas épocas pois mexe muito com regulamentos das competições. Assim e para já a solução que propus seria mais justa que o que vigora actualmente!
Tal proposta passaria por na 1ª eliminatória ter que haver 64, 32, 16 ou 8 equipas. Sempre que o número fosse diferente far-se-ia uma pré-eliminatória que eliminaria o excesso, ficando as restantes equipas isentas. Aqui podia-se adoptar as regras da Taça de Portugal em que sempre que der a pré-eliminatória seria entre as equipas dos escalões mais baixo, quando há mais do que uma divisão.
Por exemplo este ano em Seniores Masculinos com 27 equipas fazia-se uma pré-eliminatória com 5 isentos e 22 jogos (apuravam 11) e ficavam as 16 equipas (Como está ficou 1 isento, são apuradas 13 e repescadas 2)!
Em Seniores Femininos são 17 equipas… fazia-se uma pré-eliminatória com 1 jogo (Entre 2 equipas da 1ª) e 15 isentos (As 10 da Honra + 5 da 1ª) para se ficar com as 16 equipas (Como está ficou 1 isento, são apuradas 8 e repescadas 7)!
Em Juniores são 9 equipas… Faria mais sentido uma pré-eliminatória com um jogo… e 7 isentos… (Ficou 1 isento, são apuradas 4 e repescadas 3!)
Em Iniciados por acaso ninguém vai ser repescado! São 15 equipas e as contas dão certinho! (7 apurados e 1 isento)
Em Infantis são 14 equipas… Faria mais sentido pré-eliminatória com 6 jogos e duas isentas… Vão ser apuradas 7 e uma repescada!
Em Escolas são 13 equipas… Faria mais sentido pré-eliminatória com 5 jogos e três isentas… Como está ficou 1 isenta, são apuradas 6 e uma repescada!
Quanto a mim esta seria a solução ideal… E que irei propor lá para o meio da época para ver os regulamentos são alterados para que possa vigorar no próximo ano! As repescagens fazem pouco sentido pois quando se joga por eliminatórias não faz sentido eliminar a mesma equipa duas vezes ou então eliminar uma equipa e depois ser eliminado pela equipa que já se tinha eliminado!

Anónimo disse...

Com esta proposta que fazes já estou totalmente de acordo.
É muito mais lógico.
Fernando Filipe

Anónimo disse...

agora sim. De acordo tb. O maior entrave irá ser a alteração dos regulamentos. Sabes que em cadeira cómoda não convém levantar pó..
fica tudo enevoado e depois alguns podem não querer ser vistos. Outros podem não querer que outros os vejam... Um abraço ao Fernando Filipe e ao Bruno. João Graça

Anónimo disse...

Peço desculpa de incomodar, mas o Tototaça acabou de sair!

Anónimo disse...

Estou de acordo contigo.

Apesar de eu achar essa cena da repescagem uma treta..
Eu jogo numa equipa em que a taça só nos trás contras.
Despesas... Lesões e Castigos....
E por azar, temos a infelicidade de sermos constantemente respescados....
Aliás já existiram épocas em que isso aconteceu duas vezes seguidas.

Um abraço,

Tiago Gomes

Anónimo disse...

Se se chama eliminatoria aos jogos da taça... normalmente e a eliminar... quem perde uma eliminatoria nao deve jogar mais! Por isso vamos a acabar com as repescagens! Ou entao chamem outro nome... Uma coisa e certa, como se tem visto está mal, uma solucao e fazer um acerto [com pre-eliminatoria] a 64,32,16 ou 8 equipas...