domingo, dezembro 23, 2007

Balanço 1ª Divisão Masculina - Série B (1ª volta)

Gatões
Ainda não os vi jogar mas com apenas 1 empate em 8 jogos estão no bom caminho para a divisão de Honra. É a grande surpresa da série e tem uma boa vantagem para gerir. Tem um calendário complicadissimo na 2ª volta pois joga fora de casa com os 3 outros candidatos (Ribeira, Santa Clara e Domus).

Ribeira de Frades
Uma equipa que joga de uma forma que não aprecio muito mas em casa é eficaz! Fora de casa já não se pode dizer o mesmo. Começaram mal, foram recuperando e estão já no 2º lugar! Têm também uma 2ª volta muito complicada, com 5 jogos fora (em que 3 deles são frente ao Santa Clara, Domus e Conimbricense) e apenas 3 em casa (2 deles frente ao Gatões e á complicadissima equipa do Neves).

Domus Nostra
Era já candidato e tem confirmado esse estatuto, tendo tido uma ligeira quebra na parte final da 1ª volta. Tem uma 2ª volta em que poderá rectificar os pontos perdidos fora pois defronta em casa o Gatões e o Ribeira. Poderá pagar na 2ª volta o facto de ser uma equipa menos experiente e fruto disso poderá falhar mais facilmente nos jogos decisivos.

Santa Clara
Apesar de estar em 4º lugar é a equipa com melhor calendário! Recebe o Ribeira, Domus e Gatões e poderá rectificar os resultados menos positivos da 1ª volta. O seu campo causa algumas dificuldades de adaptação aos adversários, o que poderá ser uma vantagem. Se mantiverem a invensibilidade em casa poderão estar entre os 2 primeiros no final.

Atlético das Neves
A outra surpresa positiva da série. Uma equipa que ainda não pratica um futsal atractivo mas está melhor que nos últimos anos e isso tem-se traduzido em melhores resultados. Consegue quase intrometer-se na luta pela subida mas será dificil fazerem melhor que o 5º lugar.

Meãs
Equipa formada este ano e conseguiu já duas vitórias. Tem como aspecto negativo o factor casa que não deixa que lá se pratique bom futsal, nem que o colectivo se sobreposnha ao individual... São a pior equipa em casa, e talvez com um factor casa positivo pudessem ainda lutar pelo 5º lugar.

Conimbricense
A grande desilusão da série... Aqui surge a máxima: "Uma equipa é mais do que a soma das qualidades individuais dos seus atletas"... Uma equipa recheada de bons valores individuais mas tem rendido pouco... Apenas duas vitórias sobre os dois últimos deixam o Conimbricense praticamente fora da luta pela subida. Talvez a aposta passe agora pela Taça e por fazer uma 2ª volta condizente com a valor da equipa, para que no próximo ano possam estar com um colectivo muito forte. Se assim for ainda poderão roubar muitos pontos aos primeiros e complicar a luta no topo da tabela.

Corticeiro de Cima
O Corticeiro está a fazer o seu campeonato e deverá continuar a evoluir para que num futuro próximo possa aspirar a lugares mais cimeiros. Dificilmente conseguirá retirar pontos aos primeiros.

Lagonense
Á imagem da época passada parece que de jogo para jogo consegue obter melhores resultados. Tem um inicio de 2ª volta com equipas do "seu" campeonato, o que em caso de resultados positivos poderá ajudar a que frente aos primeiros provoquem alguma surpresa.

12 comentários:

Anónimo disse...

"recheada de bons valores individuais"...quem?(sobre o teu comentario a equipa do sport)

Anónimo disse...

Diz-me, por favor, quem são os jogadores individuais fabulosos que o Sport tem. É que tirando o número 10 não vejo lá ninguém decente, daí a classificação vergonhosa deles.

Bruno Santos disse...

Pelo menos o João Relvão, o Olavo, o Marcos Dionisio e o Pedro Aires são conhecidos de toda a gente... Os restantes, já que foram reforços, certamente seriam mais valias! Espero ter esclarecido.

Anónimo disse...

Tenho que discordar. O Olavo anda nisto do futsal há muito tempo, só tenho pena que com tantos anos disto ainda não tenha aprendido a jogar futsal. O Marcos Dionisio, deve ser o Marquitos (ex serpinense), é um indisciplinado que muitas vezes prejudica mais do que ajuda, o Pedro não sei quem é. Desses, só o Relvão vai conseguindo fazer alguma coisa, não estou a contar com o júnior Renato, quanto a esse, e quero que saibam o quão eu lamento o que vou dizer a seguir, terá que procurar outro clube, um que o ajude a ser o que pode ser, um excelente jogador de futsal. Não vai ser, com toda a certeza, no Sport que o vai conseguir. Ele pode, aliás, tenho a certeza que ele adora o Sport, por tudo o que se passou, mas está na altura de largares as canadianas e seguires pelo teu próprio pé. Posto isto só me resta desejar "Boas Festas" para todos!!

Anónimo disse...

Em relação à análise feita da 1ª volta da serie b da 1ª divisão, gostava de discoradr de algumas opiniões que o Bruno Santos.
1ª - As melhorse equipas apraticar futsal são santa clara, sem dúvida e o CA Neves.
2ª o gatões segundo dizem tem boa equipa e tem tido alguma sorte nos jogos, mas a sorte faz parte.
3ª O Ribeira de Frades, meu deus...., fazem jogos qeu são umam iséria, para já fazem muito uso do fisico, e os árbitros deixam passar muita coisa, em casa então os árbitros tremem todos...uma desgraça... Equipa que ganha quando pressiona os árbitros, jogo pelo jogo ...nada.
4ª Relativamente ás outras equipas, concordo com a sua opinião.

Feliz Natal e um Bom Ano 2008

Anónimo disse...

quem é o pedro aireS?na realidade o melhor jogador do sport é mesmo o junior que definitivamente como jogador merece mais...muito mais.mas mesmo assim nao tou a ver individualidades no sport..

Anónimo disse...

Boa tarde Bruno
Falando um pouco de futsal acho que a tua opinião é correcta em vários aspectos...mas em outros!!!
Desculpa discordar quando dizes q a ribeira joga de uma forma que pouco aprecias (mas q tem dado resultado)...caso não saibas o campo da ribeira é de dimensões reduzidas logo um pouco mais complicado de jogar futsal.(ou algo parecido).Muito está a equipa da ribeira a fazer, pois treinar em campo reduzido e depois jogar de 15/15 dias num campo com outras dimensões não é facil...na questão tactica os jogadores da ribeira cumprem bem pois contra equipas q joguem futsal a ribeira joga de outra maneira (pergunta ao alfarelense q levou uma lição tactica em soure - 2ª mão da taça)...RIBEIRA
e não me alargando mais, bom natal e boas entradas para todos...
PS:
para quando um entrevista ao grupo da ribeira...sucesso garantido...

Bruno Santos disse...

Em outros... Só te referiste à Ribeira... Eu não disse que a Ribeira era uma equipa que jogava mal ou qq coisa parecida... Simplesmente disse que não aprecio a sua forma de jogar! É uma questão apenas de opinião pessoal e nada mais...
A questão de treino que falas... Em campo reduzido os atletas são obrigados a pensar mais depressa e podem evoluir mais rapidamente... A maioria das equipas de nivel superior (1ª Divisão por ex.), e apesar de ter um campo grande, faz parte do treino em espaço reduzido! Ainda temos o Brasiil onde os campos sãopequenos e se joga futsal... Há algumas desvantagens mas no balanço geral dá mais ou menos equilibrado...
P.S. Caso não saibas já treinei e já joguei na Ribeira durante uns anos e até se conseguiram fazer coisas giras (Equipa do IPC).

Anónimo disse...

o anonimo k esta a dizer k o neves e uma das equipas k joga utsal,esta a assassinar o futsal td...por amor de deus, n f***** mais o futsal

Anónimo disse...

Para quando uma análise ás equipas da série A ? Estou curioso. Aguardo ansiosamente.
Filipe

Anónimo disse...

FALTA BALANÇO SÈRIE A .PARA QUANDO ? GOSTAMOS DE LER AS TUAS OPNIÕES .
UM ABRAÇO
AIRES

Bruno Santos disse...

Poderás matar a tua curiosidade quando acabar a 1ª volta! ;)