quinta-feira, março 09, 2006

Congresso Dia Futsal no ISMAI

Estive ontem presente no Congresso "Dia Futsal no ISMAI", o qual fez parte do meu constante processo de aprendizagem... O Congresso contou diversas personalidades de relevo:
André Teixeira - Treinador do S. C. Braga;
Paulo Tavares - Treinador da Fundação J. Antunes;
Mário Brito - Presidente da A. R. Freixieiro;
Pedro Paraty - Áribitro Internacional;
Orlando Duarte - Seleccionador Nacional;
Pedro Dias - Comentador de Futsal da SportTV;
Prof. Barros da Cunha - Professor do Curso de Desporto do ISMAI.
e ainda um treinador dos distritais do Porto que veio falar um pouco da sua experiência.
Foram abordados diversos temas dos quais foram tiradas muitas conclusões... Pedro Dias abordou um pouco a evolução do Futsal e falou da sua evolução nos "media"... O mais importante que retirei foi que o futsal tem evoluído muito mas como tudo na vida está a atingir a sua plenitude e se alguns aspectos não forem modificados iremos entrar em declinio... De modo a tentar que se identificassem alguns problemas que se vivem actualmente no futsal foi solicitado a cada um dos restantes oradores que identificassem problemas ligados à modalidade. Mário Brito falou um pouco da gestão do seu clube e no final identificou problemas que já não são novidade para ninguém e que estão a prejudicar a modalidade:
Defendeu que cada orgão social da Federação e de cada Associação Distrital deve ter 1 pessoa ligada ao Fustal e que perceba de Futsal... além disto deveria de haver um organismo autonomo dentro de cada Associação e Federação para gerir o Futsal, organismo que seria composto por 2, 3 pessoas eleitas apenas pelos clubes de Futsal. Todas estas mudanças podem levar a que o Futsal seja "menos Futebol e mais FUTSAL".
André Teixeira falou um pouco da formação... dentro disso falou dum aspecto que por vezes se fala pouco... é que normalmente num clube tenta-se contratar um bom treinador para os Séniores e para a formação normalmente é "Um ex-jogador de Futebol de 11" ou "Um director que gosta de trabalhar com os miúdos"... duas personalidades que normalmente nem as regras de Futsal sabem! Mas é assim na maior parte das equipas de formação. Além deste problema levantou o problema da falta de qualidade de muitos dos àrbitros de Futsal.
Pedro Paraty falou da necessidade de se perceber que a arbitragem no Futsal e no Futebol de 11 são coisas totalmente diferentes... além disso levantou os seguintes problemas do futsal: Os dirigentes da arbitragem deveriam ser provenientes do Futsal, assim como os conselhos de arbitragem deveriam ser formados por pessoas votadas pelos àrbitros e não pelos clubes.
Paulo Tavares falou da integração dos jovens no seu clube... quanto aos problemas encontrados no Futsal... Os Dirigentes... Normalmente não são grandes gestores e não sabem o que é o Futsal... Para a maior parte dos dirigentes Futsal é Futebol com 5 jogadores... Muitos nem as regras de Futsal sabem!
O jovem treinador da A. F. Porto falou da realidade do que é treinar uma equipa dos distritais... e levantou problemas que também temos cá em Coimbra: A falta de cronometristas (Foi remediado com o alargamento do tempo de jogo para 30') e a falta de Pavilhões...
O Tema de Orlando Duarte era " O futsal ainda pode evoluir tacticamente?" e falou um pouco da evolução táctica.
Foi um congresso com partes muito interessantes do qual deu para tirar muitas conclusões... Uma delas é que a gestão do Futsal em Portugal tem que mudar... e rápidamente. É necessário colocar no Futsal pessoas do Futsal e não do Futebol... para que se evolua... As Associações e Federação têm que rápidamente colocar pessoas a gerir o Futsal da confiança dos clubes de Futsal, ao contrário do que se passa actualmente... este problema já o tinha levantado no blog do advinho há uns meses atrás! Coisas como taxas de compensação e outros custos não podem ser iguais no Futebol de 11 e Futsal... e neste momento são! Basta ver o a diferença entre o ordenado de um profissional de Futebol de 11 e o de um profissional de futsal. E a formação de atletas tem que mudar... mas disso vou escrever Sábado num artigo com a análise ao Campeonato Distrital de Infantis cujo titulo será: "Campeonato Distrital de Infantis - Formação ou Deformação?"

7 comentários:

O Adivinho disse...

Pois, Bruno, é tudo muito lindo quando se está num congresso ou palestras e se ouve muita gente a falar daquilo que as pessoas querem ouvir, mas infelizmente em Portugal daí resulta...nada! Já me convenci que sem uma Federação autónoma, o futsal será o que é ou pior, pelo menos, em Coimbra, será pior seguramente!!! Será que era pedir muito olhar aqui para os nossos vizinhos espanhóis, que em poucos anos, com um bocadinho de organização e interesse pela modalidade, com uma Liga autónoma, chegaram rapidamente ao topo?

O Adivinho disse...

Já agora Bruno, informamos que inicialmente o Cernache tinha uma equipa de Escolas inscrita para participar, mas a Direcção foi surpreendida pelo facto de que se constituiu uma série única com 17 clubes!? em que muitos deles eram de localidades a mais de 70 km. Como o clube é pobre, não havia possibilidade e desistiu, como o fizeram mais 6 colectividades. Porque é que não se perguntou aos clubes interessados como pretendiam o campeonato? (Tamos a falar de formação base!!). Sabem ainda qual foi a sanção da AFC?? Durante mais 2 (dois) anos, o clube está IMPEDIDO de poder inscrever equipa de Escolas!!!

Anónimo disse...

Desculpa adivinho, mas é pura mentira, o Cernache ter desistido porque tinham deslocações a 70 Km, a unica equipa que fica a 70 Km, e o Espariz, e o Cernache só lá ia uma vez. Pior está o Espariz e não desistiu. A desculpa dos directores do Cernache, foi que os miudos foram para o futebol 7.
E não desistiram assim tantas equipas, as unicas que desistiram foi o Cernache e o Ança.
E se o Cernache e Ança não tivessem disistido, haveria 2 séries.

Anónimo disse...

alguem tem que por os olhos na AF Porto!

O Adivinho disse...

Ó anónimo, parece que o Cernache, o Ança, o Lordemão e Granja do Ulmeiro são 4 equipas e não 2. E é mentira que se não tivessem desistido seriam 2 séries, porque as multas aplicadas e que vêm nas circulares que estão disponíveis no site da AFC é por desistirem DEPOIS do sorteio. Sou Adivinho mas não sou inventor e antes de falar vou verificar do que falo, pra não dizer asneiras! Quanto aos 70 km... é que as carrinhas para irem também têm de vir... ora 35+35=70, né?

O Adivinho disse...

Ó Anónimo, desculpa ainda insistir, mas numa coisa tens razão, parece mesmo que o futebol de 7 tirou muitos miúdos ao futsal. Se calhar os directores do Cernache fizeram mal em ter duas modalidades no mesmo escalão numa freguesia tão pequena. Se calhar agora já aprernderam que não se consegue fazer omeletes sem ovos..., mas até é pena, porque acho que aquela direcção tem tentado fazer formação e os putos parece que só gostam é de computadores, com os jogos virtuais e outras coisas...

Anónimo disse...

Adivinho. Informa-te, porque na categoria de Escolas só desistiram, o ança e o cernache.
E se foram penalizados pela AFC, mereceram, porque não tiveram respeito pelas outras equipas, desistiram depois do sorteio realizado.
E quanto as distâncias que dizes terem de fazer. o Cernache seria sempre o mais benificiado, porque fica ao centro, em relação a soure, miranda do corvo e coimbra (onde existem várias equipas) e também de alfarelos e granja do ulmeiro..
Ficavos muito bem o castigo aplicado.